segunda-feira, 30 de outubro de 2017

O jornalixo da imprensa esportiva

por MAURO AXLACE
aqipossa.blogspot.com

A ‘FlaPress’ se aproveita do leitor que não quer pensar ou raciocinar. A Imprensa suja só informa aquilo que ela quer que o torcedor acredite.

Independentemente de quem escreve ou de onde é o jornalista, o que sempre se pode notar é que existe um pensamento ‘FlaPress’ no jornalismo, sem necessariamente ser proposital. O jornalista, seja quem for, sabe que não deve bater de frente com o Flamengo. Sabe também que existem assuntos, ou marcas, para cada outro time e que essas marcas são bem vistas no jornalismo corrompido, conhecido por jornalixo.

O tapetão é aceito na maioria das vezes por torcedores, se ligado ao Fluminense. Quem não está tão familiarizado com o dia a dia dos clubes, e às vezes até mesmo do seu próprio time, terá imensa dificuldade de ligar o tapetão, o STJD, e afins, ao Flamengo. Mas é justamente o rubro negro, o time mais ajudado pelo tribunal. Ou alguém lembra de alguma punição ao time vermelho e preto? Mas com certeza, lembra de várias absolvições.

A sina de ficar só no cheirinho, por exemplo, eles ligam ao Vasco. Sim, ao Vasco, com a fama de vice, que nada mais é que "morrer na praia", ou o atual cheirinho do Flamengo. Esse assunto está engasgado na Imprensa carioca, afinal, o Vasco não foi vice nas últimas vezes, mas sim, campeão Carioca, aliás, Bi. O vice atual é o Fluminense. (2017) Tem coisas que não dá pra inventar. Não tem como inventar um vice do nada para o Vasco. Mas quantas vezes você leu no site da Globo que o Flamengo tem mais vices que o Vasco? Nunca. Mas tem. Basta contar. Mas isso dá trabalho e a ‘FlaPress’ sabe disso. Então ela finge que mastiga e passa apenas o que ela quer que o torcedor engula.

Estádios vazios são ligados ao Botafogo, que também leva a fama de não ter títulos importantes, ou quando disputam um, como a Libertadores, são sempre colocados como o time que está apenas sonhando. Mas pra quem não sabe, a campanha do Botafogo em 2017 na competição máxima sul-americana, foi melhor que 11, das 13 campanhas rubro-negras ao longo da história. E não é só isso. A última campanha do Flamengo, que foi superior à do Botafogo em 2017, aconteceu em 1984, ou seja, faz agora, 33 anos que o Flamengo não faz campanha melhor que a do Botafogo.

Dizer que o Botafogo só não venceu uma Libertadores no passado porque o adversário que o eliminou era nada menos que o Santos implacável e impecável de Pelé, não dizem. Nem muito menos citam os 4 títulos alvinegros de peso igual ao do queridinho Flamengo, em um Mundial não oficial. Muito menos os mesmos títulos para o Vasco e Fluminense. O Flamengo não é, como dizem, o único carioca com título mundial não oficial. É simplesmente o último carioca a conquistar um desses. Mas como dissemos, a ‘FlaPress’ mastiga e cospe o que ela quer que os outros engulam.

Manter de vez em quando essas marcas nos times, para que o torcedor se mantenha sempre controlado, é característica da ‘FlaPress’. Não necessariamente feita por quem sabe de fato o mal que está fazendo ao Futebol, mas por aqueles que pensam estar fazendo nada mais que o Jornalismo para o qual foram preparados, sem desconfiar que na verdade estão fazendo o verdadeiro jornalixo.

Fonte: http://aqipossa.blogspot.pt/2017/10/o-jornalixo-mediocre-da-imprensa-esportiva.html

3 comentários:

Aqipossa Informativo disse...

Excelente! Obrigado, amigo Rui.

SA!

Ruy Moura disse...

Eu que agradeço a tua permanente colaboração e a tua enorme amizade!

Abraços Gloriosos.

Sempre Botafogo disse...

Prezado Rui Moura

Um texto fantástico esse do Mauro Axlace!
Direto! Sem rodeios!
E com incontestáveis argumentos que até os cegos podem enxergar.

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...