segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Os clubes de futebol e novas formas de produzir a informação desportiva – estudo de casos Benfica, Botafogo e PSG (VI)


por FERNANDO VANNIER BORGES
Centro de Pesquisa e Estudos Sociais da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Conclusão

Ao formar redações internas e criar o seu próprio conteúdo, clubes de futebol passaram a integrar o mercado de media. Para isso, seguindo a tendência de especialização da sua mão-de-obra e racionalização da sua organização, as instituições desportivas contratam profissionais com formação académica e experiência prévia no campo jornalístico. Ao trabalhar nos canais de comunicação dessas organizações, eles passam a produzir conteúdos e fazer uma comunicação que está entre a prática jornalística, o marketing e a comunicação institucional.

Os resultados mostram que a produção da informação obedece ao mesmo tempo a lógicas próprias dos clubes, mas também a constrangimentos abrangentes do jornalismo. O percurso académico, a experiência e rotinas profissionais são muito semelhantes a jornalistas desportivos, contudo a influência do marketing e a forte ligação com o clube afastam o profissional do clube das práticas deontológicas do jornalismo. Embora existam alguns condicionantes à produção de informação nos clubes, como a relação com os adeptos nas vitórias e nas derrotas, algumas das pressões económicas e a tendência ao soft-news é geral ao jornalismo.

Com base na investigação na Benfica TV, Botafogo TV e PSG TV, foi possível notar um padrão na produção da informação, que encontra eco na mudança de paradigma para um jornalismo de comunicação. Primeiramente há uma preocupação em produzir conteúdos informativos com legitimidade, em alguns casos, reivindicando uma maior responsabilidade do que na imprensa desportiva. Em segundo lugar, o formato dos textos, o seu volume de produção e os momentos de circulação obedecem a rotina dos adeptos e seus estados de alma, evidenciando um grande cuidado em agradar às audiências, que são vistas como clientes. Essa forma de lidar com o público é representativa de uma grande influência do marketing, que é corroborada quando os conteúdos são produzidos e formatados de acordo com imagem de marca dos clubes. Por fim, a informação tratada como um produto que deve satisfazer os desejos da audiência assume uma forma mais divertida, sem grandes críticas ou problematizações, feita por adeptos e para adeptos, ela serve, sobretudo, para unir a todos e levar o clube adiante.

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BORGES, F. V. (2019). Os clubes de futebol e novas formas de produzir a informação desportiva. In Media, comunicação e desporto. Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, nº 8, p. 124-129. https://doi.org/10.14195/2183-6019_8_8

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