sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Botafogo 0x2 Racing – carga policial no epílogo do desastre bimestral

Twitter / Reprodução.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Epílogo de um bimestre do qual absolutamente nada se aproveitou, evidenciando a total incapacidade de planejamento e de construção do plantel usando os dois primeiros meses do ano como pré-época.

Incapazes de chegar ao ataque, mal treinados e totalmente desorientados estratégica e taticamente em campo, baseando-se em improvisos e lançamentos diretos para atacantes isolados, os nossos atletas vencedores foram sacrificados no altar da lógica americana.

Se Textor foi o primeiro responsável pelo sucesso de 2024, passou a primeiro irresponsável em 2025, atrasando inutilmente o processo de contratação de um treinador, sobre o qual afirmou que seria de categoria mundial.

Afinal, por entre verdadeiros vexames em campo, tratando-se de um campeão sul-americano, e negativas de diversos treinadores, ao fim de dois meses Textor descobriu um treinador praticamente desconhecido no cenário mundial, mas, claro, tem consigo exatamente o que os últimos treinadores tinham – pouco crédito internacional e muitos anos de categorias de base.

Porém, pergunto: de que serviram as experiências de Castro, Lage e Artur Jorge nas bases se a sua dedicação foi total à equipe principal. Não seria mais interessante encontrar um bom treinador de categorias de base – como Fábio Matias – e contratar um treinador centrado na equipe principal recebendo das bases atletas já preparados integrando-os naturalmente?

É um mistério o percurso de entrevistas à distância realizadas por Textor quando no final escolheu Renato Paiva. Não precisava de tanto: na verdade, Renato Paiva já vive no Rio de Janeiro desde 2024 e bastava ter-lhe batido à porta e contratá-lo a partir de 2 de janeiro de 2025.

Finalmente sobre a polícia. Os policiais servem a missão de proteger o cidadão, não de bater em pessoas indefesas que apenas manifestavam a sua dor pela perda da dinâmica vencedora, sem que tivessem exercido qualquer violência que motivasse a brutalidade policial. Se o que está acontecendo ao nosso Clube acontecesse ao Real Madrid ou ao Liverpool, as respectivas torcidas reagiriam de outra maneira, mas os botafoguenses são pacíficos e por isso mesmo não merecem tais atitudes policiais. O assunto não deve ficar esquecido nem impune porque a liberdade de expressão é um dos altos valores da democracia.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 0x2 Racing

» Gols: Zaracho, aos 49’, e Zuculini, aos 69’

» Competição: Recopa Sul-Americana

» Data: 27.02.2025

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Ri de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela); Assistentes: Jorge Urrego (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela); VAR: Juan Soto (Venezuela)

» Público: 30.975 espectadores

» Disciplina: cartão amarelo – Gregore, Jair e Alexander Barboza (Botafogo) e Vietto, Adrián Martínez e Nardoni (Racing)

» Botafogo: John; Vitinho (Mateo Ponte), Jair, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore (Rwan Cruz), Marlon Freitas e Savarino (Newton); Artur (Jeffinho), Igor Jesus e Matheus Martins (Kayke). Técnico: Cláudio Caçapa.

» Racing: Gabriel Arias; Di Cesare (Conti), Colombo e Quirós; Martirena (Mura), Nardoni, Zuculini (Almendra), Vietto (Zaracho) e Gabriel Rojas; Maximiliano Salas e Adrián Martínez (Solari). Técnico: Gustavo Costas.

Botafogo de Cabreúva campeão amador de 2024

Fonte: Portal da cidade de Cabreúva.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Mais um clube Botafogo conquistador. Decidido nos pênaltis, após empate no tempo regulamentar, o Botafogo de Cabreúva conquistou o Campeonato Amador de 2024, tornando-se decacampeão e sagrando-se o maior campeão da cidade.

A partida ocorreu no estádio Antônio Spina, o ‘Suvacão’, no dia 19 de dezembro, contra o Novo Bonfim, terminando empatada por 1x1.

Nas grandes penalidades o Botafogo venceu por 5x4, tendo Carlinhos defendido um pênalti e Wesley marcado o pênalti do título.

Fonte: cabreuva.portaldacidade.com

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Ângela Azevedo conquistou o Grand Slam Juvenil de Taekwondo

Imagens: Instagram angelaazevedo.hop. Montagem do Mundo Botafogo.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Ângela Azevedo, de 15 anos, atleta botafoguense, conquistou o título do Grand Slam Juvenil de Taekwondo, na categoria +68kg, organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo, que decorreu na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2025.

A atleta classificou-se para o Grand Slam através do segundo lugar do Campeonato Brasileiro e do primeiro lugar do Ranking Nacional e assegurou o título inédito, tendo lugar no próximo Campeonato Pan-Americano Juvenil que será disputado no mês de abril, em Querétaro, no México.

Faixa Preta 1º Dan, a jovem campeão já vencera, em 2024, a Copa Engels Teams, a Copa do Brasil e os Jogos Estudantis do Rio de Janeiro.

“é uma sensação muito boa, pois foi a minha primeira vez lutando esse campeonato, e já conseguir esse resultado importantíssimo, foi muito bom! Treinei bastante para isso e agora é continuar me dedicando para alcançar outros objetivos.

Fonte: www.portalgiro.com

Mundo Botafogo questiona, instagram do Clube atende

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

O Mundo Botafogo publicou na semana passada uma imagem dos dez ídolos escolhidos pelo Portal do Clube, acompanhado do seguinte texto:

«Segundo o portal https://botafogofrsocialolimpico.com.br/idolos são dez os jogadores no ‘Hall de Ídolos do Glorioso’. Serão realmente esses os ‘dez mais’? E que critérios foram considerados para o limite de dez ídolos? Será justo, dentre tantos craques forjados pelo Glorioso, destacar apenas dez?»

Eis que desde anteontem o Instagram do Clube anuncia:

«Em nosso site oficial, grandes craques já foram eternizados. Mas agora queremos saber: quem mais merece esse reconhecimento?

Comente aqui o nome do ídolo alvinegro que merece estar no site e nos ajude a construir essa galeria de lendas!»

É o Mundo Botafogo prestando serviço a toda a Comunidade Botafoguense. Aproveite a oportunidade, caro Leitor, e vote nos nossos ídolos: www.instagram.com/botafogosocialolimpico/

Botafogo Samba Clube abre o Carnaval na Marquês de Sapucaí

Malu Torres, a nova Rainha da Botafogo Samba Clube à frente da bateria Ritmo Alvinegro, do Mestre Branco Ribeiro. Fonte: botafogosambaclube.com.br.

A Escola de Samba Botafogo Samba Clube é o primeiro grêmio recreativo de samba de torcedores de um clube de futebol, o Botafogo de Futebol e Regatas, a desfilar na Marquês de Sapucaí, e tem a honra de abrir os desfiles de Carnaval no célebre Sambódromo carioca.

Eis a ordem dos desfiles:

SÉRIE OURO

Sexta-feira (28/02)

BOTAFOGO SAMBA CLUBE

Arranco do Engenho de Dentro

Inocentes de Belford Roxo

Unidos da Ponte

Estácio de Sá

União de Maricá

Em Cima da Hora

União da Ilha

Sábado (01/03)

Tradição

União do Parque Acari

Acadêmicos do Vigário Geral

Unidos de Bangu

Porto da Pedra

São Clemente

Acadêmicos de Niterói

Império Serrano

GRUPO ESPECIAL

Domingo (02/03)

Unidos de Padre Miguel 22h00

Imperatriz Leopoldinenseentre 23h30 e 23h40

Viradouroentre 00h50 e 01h10

Mangueiraentre 02h e 02h20

Segunda-feira (03/03)

Unidos da Tijuca - 22h00

Beija-Flor - entre 23h30 e 23h40

Salgueiroentre 00h50 e 01h10

Vila Isabel entre 02h10 e 02h40

Terça-feira (04/03)

Mocidade Independente de Padre Miguel - 22h00

Paraíso do Tuiuti - entre 23h30 e 23h40

Grande Rio - entre 00h50 e 01h10

Portela - entre 02h10 e 02h40

Fonte: https://gshow.globo.com

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Mercado de contratações: Jair Cunha, zagueiro promissor

Fonte: Instagram transferencias24hras

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Jair Paula da Cunha Filho nasceu no dia 7 de março de 2005, em Orlândia (São Paulo), atua com zagueiro, é destro, mede 1,98m de altura e pesa 81kg.

O atleta foi revelado pelo Santos, jogando desde o Sub-11 ao Sub-20 entre 2016-2023. Nas bases, entre 2015 e 2024, fez o seguinte conjunto de jogos: atuou pelo sub-17 em 17 jogos, entre 2020-2022, e pelo Sub-20 em 60 jogos (e 1 gol), entre 2021-2014.

Jair estreou na equipe principal do Santos no dia 10 de novembro de 2023, na vitória fora de casa sobre o Goiás, por 1x0, gol de Furch as 86’, em partida válida pelo campeonato brasileiro.

A equipe santista formou com João Paulo; Lucas Braga, Joaquim, Messias e Kevyson (Gabriel Inocêncio); Tomás Rincón, Rodrigo Fernández, Jean Lucas (Furch) e Nonato (Lucas Lima); Maxi Silvera (Mendoza) e Marcos Leonardo (Jair Cunha). Técnico: Marcelo Fernandes.

Atributos do atleta. Fonte: www.sofascore.com

Na equipe principal do Santos atuou em 24 partidas no período 2023-2024 e sagrou-se campeão brasileiro da série B em 2024.

No dia 10 de fevereiro de 2025 Jair Cunha foi contratado pelo Botafogo até final de 2028, sendo considerado um promissor zagueiro em ascensão na carreira.

Já como zagueiro do Botafogo seguiu com a Seleção do Brasil para o Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2025, conquistando o título no dia 16 de fevereiro com a vitória do Brasil sobre o Chile por 3x0, gols de Deivid Washington, aos 73’, Pedro, aos 86’, e Ricardo Mathias, aos 88’.

Mapa de movimentação. Fonte: www.sofascore.com

A equipe formou com Felipe Longo; Igor Serrote, Iago Teodoro, Jair Cunha e Arthur Dias; Gabriel Moscardo (Paulinho) e Breno Bidon; Gustavo Prado (Deivid Washington); Pedro e Wesley (Alisson); Rayan (Ricardo Mathias).

Fontes: Instagram transferencias24hras; pt.wikipedia.org; www.ogol.com; www.sofascore.com; www.transfermarkt.pt; www.uol.com.br.

Artefatos (321): MOVNACAG ilustrado

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Mercado de contratações: Santiago Rodríguez, craque anunciado

Fonte: Botafogo / Divulgação.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Santiago Mariano Rodríguez Molina nasceu no dia 8 de janeiro de 2000, em Montevidéu, no Uruguai, atua como meia atacante e ponta esquerda, é destro, mede 1,72m de altura e pesa 62kg.

O atleta foi formado na academia de juniores do Nacional. Não existem dados disponíveis sobre a sua participação nas categorias de base do Nacional à excepção da sua participação no Sub-20, em 2018, quando jogou em 4 partidas, marcou 1 gol e sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América Sub-18.

Na final da Libertadores Sub-18, ocorrida no dia 24 d
e fevereiro de 2018, o Nacional superou o Independiente del Valle por 2x1, gol de gols de Joaho Chávez, aos 44’ e 47’. A equipe formou com Franco Israel; Mathías Taborda, Nicolás Rodríguez, Leandro Lozano e Santiago Merlo; Emiliano Martínez (Emiliano Sosa), Juan Manuel Sanabria (Sebastián Paz) e Joaquín Trasante; Brian Ocampo, Thiago Vecino (Santiago Rodríguez) e Guillermo May. Técnico: Rudy Rodríguez.

Não obstante, a sua qualidade futebolística revelou-se desde cedo, como comprova a sua participação das Seleções do Uruguai nas categorias de base, incluindo a disputa dos Jogos Olímpicos:

» 2014-2015: Uruguai Sub-15 (20 jogos, 4 gols)

» 2016-2017: Uruguai Sub-17 (21 jogos)

» 2018-2019: Uruguai Sub-20 (10 jogos)

» 2020: Uruguai Sub-23 (8 jogos)

Na equipe principal do Nacional estreou oficialmente no dia 4 de fevereiro de 2019, na disputa da Supercopa do Uruguai de 2019, vencida pelo Nacional sobre o eterno rival Peñarol, após empate por 1x1 no tempo regulamentar e na prorrogação, gol de Marcos Angeleri, aos 36’, de cabeça, assistido por Santiago Rodríguez. Na disputa das grandes penalidades o Nacional venceu por 4x3. A partida foi muito dura, tendo o Peñarol recebido 3 cartões amarelos e o Nacional 6 cartões amarelos e 2 vermelhos, entre os quais o de Santiago Rodríguez aos 88’.

A equipe formou com Esteban Conde; Matías Zunino, Matías Viña, Marcos Angeleri, Guillermo Cotugno e Álvaro Pereira; Felipe Carballo, Joaquin Arzura, Chory Castro (Kevin Ramírez e depois Gonzalo Bergessio) e Santiago Rodríguez; Sebastián Fernández (Gabriel Neves). Técnico: Eduardo Domínguez.

Em 2019 Santiago Rodríguez ainda conquistou o Campeonato do Uruguai e a Supercopa do Uruguai.

O Nacional conquistou o campeonato uma vez mais sobre o Peñarol, vencendo-o no dia 15 de dezembro de 2019 por 1x0, gol de Matías Zunino, aos 81’. A equipe formou com Luis Mejía; Armando Méndez, Guzmán Corujo, Mathías Laborda e Matías Viña; Mathías Cardacio, Felipe Carballo, Santiago Rodríguez e Matías Zunino; Gonzalo Castro (Seba Fernández) e Gonzalo Bergessio. Técnico: Álvaro Gutierrez.

Em 2020 Santiago Rodríguez sagrou-se novamente (bi)campeão nacional do Uruguai vencendo o Rentistas por 1x0 no jogo de volta da decisão, gol de Gonzalo Bergessio, aos 40’, após ter vencido o jogo de ida por 3x0 no seu estádio.

Na equipe principal do Nacional, entre 2019-2020, Santiago atuou em 52 partidas e marcou 13 gols.

No dia 3 de novembro de 2020 o Montevideo City Torque contratou Santiago Rodríguez. A sua passagem foi curta pelo Torque, jogando apenas 8 partidas, sem gols. No dia 9 de junho de 2021 o New York City contratou-o por empréstimo.

No New York City Santiago atuou em 69 partidas, anotou 11 gols e fez 15 assistências entre 2021-2022. Em 2021 conquistou a Copa MLS e em 2022 a Copa do Campeões.

A Copa MLS, a 1ª vez conquistada pelo NYC, ocorreu no dia 11 de dezembro de 2021 após empate por 1x1 com o Portland Timbers, gol de Valentín Castellanos, aos 41’, e vitória nas grandes penalidades por 4x2. A equipe formou com Sean Johnson; Alexander Callens, Maxime Chanot, Gudmundur Thórarinsson (Malte Amundsen) e Tayvon Gray; Maxi Morález e Alfredo Morales; James Sands, Valentín Castellanos e Santiago Rodríguez (Ismael Tajouri-Shradi); Jesús Medina (Talles Magno).

Em 2023 regressou ao Torque onde jogou 1 partida e marcou 1 gol, sendo em seguida contratado definitivamente pelo New York City.

Em 2023-2024 atuou pelo NYC em 75 partidas, anotou 23 gols e fez 13 assistências.

Após um ano de 2024 com excepcional desempenho, que evidenciou o crescimento do atleta, o Botafogo contratou-o até 2028.

Aparentemente possui alguma capacidade de criação, de técnica e de definição, mas não ao nível de Thiago Almada, a quem deve substituir. Porém, movimenta-se bastante bem por todo o campo.

Fontes: as.com; capsulas.com.co; en.wikipedia.org; www.auf.org.uy; www.espn.com; www.sofascore.com; www.transfermarkt.pt; www.zerozero.pt.

Vivendo pelo Botafogo

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Botafogo 0x1 Vasco da Gama – estratégia 'perfeita'

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Estávamos todos – departamento de futebol, plantel de futebol e torcedores – desconfortáveis e muito preocupados com a falta de liderança de topo, sem comissão técnica e planejamento inexistente.

Pois bem, ontem entendemos todos finalmente que a visão, a liderança e o planejamento existem ao mais alto nível, tendo em consideração as palavras do acionista maioritário do Botafogo sobre o desinteresse de outras disputas que não sejam o Mundial de Clubes, a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.

Efetivamente, mesmo antes da disputa continental no estádio El Cilindro, a visão, a liderança e planejamento foram inteiramente cumpridos desde o história mal contada sobre um avião na véspera de sermos cilindrados à primeira pelo Pachuca, depois cilindrados na Supercopa do Brasil, cilindrados no jogo de ida na Recopa Sul-americana e, finalmente, cilindrados na classificação do campeonato carioca por oito clubes – escapando-nos de todas essas competições.

Estratégia rapidíssima e eficaz de nos vermos livres do máximo possível de jogos antes do Mundial, da Libertadores e do Brasileirão. Estratégia, sutil, enérgica e perfeita!

Agora sim, vêm por aí uma comissão técnica de nível mundial e reforços fantásticos para suprir as faltas de Thiago Almada, Luís Henrique, Júnior Santos e uma boa parte do plantel que saiu, tudo isso ao mais elevado nível de contratações – estilo ludibriar a concorrência e depois disparar à primeira e abater os oponentes…

FICHA TÉCNICA

Botafogo 0x1 Vasco da Gama

» Gol: Vegetti, aos 18’ (pen.)

» Competição: Campeonato Carioca / Taça Guanabara

» Data: 23.02.2025

» Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público:  16.661 pagantes; 17.329 espectadores

» Renda: R$ 824.861,00

» Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ); Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ); VAR: Grazianni Maciel Rocha (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Cuiabano e Newton (Botafogo) e Philippe Coutinho, Paulinho, João Victor e Payet (Vasco da Gama)

» Botafogo: John; Vitinho (Mateo Ponte), Jair, Newton e Cuiabano; Gregore (Jeffinho), Marlon Freitas e Savarino; Matheus Martins (Kayke), Igor Jesus e Rwan Cruz (Yarlen). Técnico: Cláudio Caçapa.

» Vasco da Gama: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê (Jair) e Philippe Coutinho (Payet); Lukas Zuccarello (Paulinho) Vegetti e Rayan (Pumita Rodríguez). Técnico: Fábio Carille.

Voz de Fogaonet: falta liderança

Crédito: Vitor Silva / BFR.

«A base do time é formada por campeões da Libertadores e do Brasileiro. Esses jogadores têm sofrido baques em 2025, como saída de companheiros, ausência de treinador, preparação atrapalhada, polêmica das premiações, perda da Supercopa do Brasil e terem que ser “treinados” (sic) por Carlos Leiria durante um período. […]

No futebol, não é só apertar um botão de “liga” ou “desliga” para retomar tudo. É um processo. A construção do Botafogo vencedor de 2024 não foi de uma hora para outra, não começou com Artur Jorge. […]

Mais do que nunca, é necessário um treinador. Ainda mais por parecer haver uma ausência de comando, com John Textor distante no início de ano [nota do MB: tratando dos problemas do Crystal Palace e do Lyon], não ter um diretor de futebol forte ou um técnico para tomar a frente dos processos. Falta liderança.» – Fogaonet.

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Botafogo vence Série Prata do Torneio Internacional Pioneiros Sub-16

Fonte: x.com/base_botafogo. Crédito: Henrique Lima / BFR.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

O Botafogo conquistou a Série Prata do II Torneio Internacional de Pioneiros Sub-16, organizado pelo Albion FC na sua Ciudad Deportiva, em Montevideo, no Uruguai, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, derrotando o Racing, anterior campeão do Torneio, por 5x4 nas grandes penalidades.

A competição reuniu 16 clubes de Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. O Brasil foi representado por Barra (SC), Botafogo (RJ), Coritiba (PR), Internacional (RS) e Sfera (SP).

Na história do Torneio os vencedores da Série Ouro foram o Racing (Argentina), em 2024, e o Atletico Nacional (Colômbia), em 2025.

Na 1ª fase o Botafogo do Torneio foi derrotado pelo Coritiba, do Brasil (0x1), Universitario, do Peru (0x2) e Cerro Porteño, do Paraguai (0x1), passando, assim, à disputa da Série Prata.

Na Série Prata a campanha foi a seguinte:

QUARTAS-DE-FINAL

Botafogo 1x0 Defensa y Justicia (Argentina)

Gols: Gustavo Santiago, aos 70’

SEMIFINAIS

Botafogo 2x1 Universitario (Peru)

» Gols: Tchê Tchê e Bernardo Germano

FINAL

Botafogo 0x0 Racing (Argentina) [5x4 pênaltis]

» Gols na disputa por pênaltis: Bernardo, Victor Hugo, Gustavo Santiago, Vinícius Barros e Arthur Miguel (o Racing desperdiçou a última penalidade)

Os Campeões:

Goleiros: Arthur Ferreira (2010) Bruno (2010).

Zagueiros: Bryan (2010) Erick (2009) Tiburcio (2010).

Laterais: Davi Silva (2010) Tchê Tchê (2010) Victor Hugo (2009).

Meio-campistas: Cahel (2010) Pedro Pit (2009) Vinícius Barros (2009).

Atacantes: Arthur Miguel (2009) Bernardo Germano (2010) Cauã Machado (2010) Gustavo Henrique (2010) Gustavo Santiago (2009) Luiz Alberto (2009) Mateus Alves (2009).

Comissão Técnica: Bruno Vinícius (Treinador) Douglas Coelho (Auxiliar técnico) Rodrigo Simão (Preparador físico) Diego Ramos (Preparador de goleiros) Felipe Buá (Médico) Rodrigo Soares (Roupeiro) Gilson Martins (Supervisor).

Fontes: onefootball.comx.com/base_botafogo; youtube – canal do Albion FC.

Voz de Ricardo Perrone

«O Botafogo parece aquela criança que chega na praia, constrói um castelo de areia maravilhoso, cansa de brincar e dá um bico, joga água, destrói tudo. [...] Acho que o Botafogo pode pagar um preço muito caro na temporada pelo que está acontecendo agora.»Ricardo Perrone, colunista.

Nota do Mundo Botafogo: Os reforços estão chegando, mas reforços sem treinador deixa a equipe caminhando para nenhures. Que me desculpem Perrone e Textor, mas a frase correta respeitante ao planejamento 2025 é outra. Começa assim: “O Textor parece aquela criança que…”.

Retrospectiva Botafogo x Vasco da Gama

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

No período de vida do Mundo Botafogo (2007-2024) o Glorioso defrontou o Vasco da Gama em 61 partidas, obtendo 25 vitórias, 15 empates e 21 derrotas, com saldo de gols favorável em 90-77.

PRIMEIRO JOGO

Botafogo 1x3 Vasco da Gama

» Gols: Nilo (Botafogo); Mingote, Paschoal e Cecy (Vasco da Gama)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 22.04.1923

» Local: Campo da Rua General Severiano

ÚLTIMO JOGO

Botafogo 3x0 Vasco da Gama

» Gols: Savarino, aos 9’, Luiz Henrique, aos 12’, e Júnior Santos, aos 70’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 05.11.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público:  28.757 pagantes; 32.007 espectadores

» Renda: R$ 2.351.620,00

» Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ); Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ); VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)

» Disciplina: cartão amarelo – João Victor e Paulo Henrique (Vasco da Gama); cartão vermelho – João Victor (Vasco da Gama)

» Botafogo: John; Vitinho (Allan), Adryelson (Lucas Halter), Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique (Júnior Santos), Igor Jesus (Tiquinho Soares) e Savarino. Técnico: Artur Jorge.

» Vasco da Gama: Léo Jardim; Paulo Henrique (Rojas), João Victor, Léo Pelé e Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Cocão e Payet (Galdames); J. Rodríguez (Alegria), Vegetti (Rayan) e Jean David (Maicon). Técnico: Rafael Paiva.

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Narrativas de emoção e glória (XIX): Como os botafoguenses conquistaram a alegria

In piaui.folha.uol.com.br

O documentarista João Moreira Salles reflete sobre um ano glorioso.

«Os torcedores choravam, riam, rezavam, dançavam, cantavam, se beijavam ou, aturdidos, ficavam em silêncio. Alguns passavam mal, outros desmaiavam e voltavam a si sem acreditar no que acontecia em Buenos Aires naquele dia 30 de novembro de 2024: Botafogo, campeão da Libertadores da América.

“Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira”, escreveu Tolstói em Anna Karenina, para dizer que a felicidade é mais banal que a infelicidade e que a alegria é sempre igual a si própria. Talvez não seja bem assim, reflete o documentarista João Moreira Salles, que assistiu à partida na Argentina: “Naquele momento tive a certeza de que a alegria não é uma coisa só, mas muitas, talvez tantas quantos forem os botafoguenses neste mundo.”

Neste mundo e em outros. Além dos vivos, também os torcedores do Botafogo que partiram estavam no Estádio Monumental de Núñez, na disputa com o Atlético-MG. Familiares e colegas levaram seus rostos e nomes estampados em cartazes ou em camisetas: um pai, uma mãe, uma avó, um irmão, uma amiga, um filho. “Nas horas após o apito final, me senti tão abençoado que, se alguém tivesse pedido, tenho certeza de que poderia sair pelas ruas de Buenos Aires curando os enfermos e multiplicando os pães”, brinca o documentarista.

O ano de 2024 foi um tempo extraordinário para os botafoguenses: o time arrebatou não apenas a Libertadores, mas o título de Campeão Brasileiro. Até lá, foi preciso atravessar um longo deserto (seu último troféu datava de três décadas atrás), o que seus torcedores fizeram com paciência e abnegação quase bíblicas. “Achávamos que as conquistas viriam, mas não para nós. Era coisa para os outros, botafoguenses do futuro”, observa Moreira Salles.

Na piauí deste mês, o documentarista revê os principais lances de uma conquista que, contra as expectativas, se fez no tempo presente. “Nossa experiência nos estádios de 2024 nos levou a entrar em contato com algo novo, estranho e valioso. Havíamos formado uma comunidade de pessoas que, a cada partida, descobria que esperança e alegria eram mais normais do que tristeza e frustração.”

Cobertos de glória, os torcedores agora se perguntam como viver esse inesperado triunfo. Moreira Salles compara: “Num dos romances de Dickens, um personagem pergunta: ‘Quando duas multidões se confrontam aos gritos, o que se deve fazer?’ Prudente, o sr. Pickwick, que dá título ao livro, responde: ‘Grite com a maior delas.’ O botafoguense é o sujeito que prefere gritar com a menor, o que é um modo de estar no mundo e, dependendo da perspectiva, uma posição política.”»

Fonte: https://piaui.folha.uol.com.br/como-os-botafoguenses-conquistaram-a-alegria

Voz de Mansell

«É orgulho para um clube ter jogadores como Alexander Barboza e Savarino em seu elenco. Mostraram após o jogo contra o Racing que são bem mais do que atletas, mas homens que, mesmo sem ofender ou polemizar, conseguem deixar claro o que pensam, se posicionando. Algo raro em um futebol de cordeiros.» – Blog do Mansellfogaonet.com.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...