sábado, 12 de abril de 2008

Botafogo Reptiles e o futebol americano de praia

.
O Futebol Americano é conhecido nos Estados Unidos da América simplesmente como football. É um desporto de equipa muito competitivo que privilegia a velocidade, a agilidade, a capacidade tática e a força física de jogadores que se empurram, se bloqueiam e se perseguem.

Este futebol é frequentemente visto como uma metáfora para a guerra, com muita violência pessoal, jogadores muito possantes a empurrarem-se mutuamente e com uma linha de frente claramente definida, a qual se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipas atacante e defensora. Na verdade, este desporto aproxima-se muito mais do râguebi do que do futebol.

No Brasil, a prática do Futebol Americano teve início nas praias do Rio de Janeiro. No entanto, a falta de acessibilidade aos equipamentos tradicionais e a ausência de espaços apropriados para a prática do desporto, transformaram a estrutura da modalidade.

Nestas circunstâncias, o Futebol Americano foi adaptado e deu origem ao Futebol Americano de Praia (Beach Football). Nesta modalidade a areia amortece boa parte dos impactos, dispensando a presença da maioria dos equipamentos utilizados na prática original do desporto. Recomenda-se apenas um equipamento para proteger a boca, a fim de se evitar lesões em decorrência das quedas.

Entretanto nasceu o Botafogo Reptiles, que já obteve o patrocínio do Botafogo de Futebol e Regatas. Foi durante a temporada de 1999 da NFL que Bernardo Zalan manteve presença pela Internet com algumas pessoas, como André José Adller (Comentarista da ESPN), Vittor Lattiri e Maurício (jogadores do Leme Holes), que o incentivaram a jogar uma ‘pelada' com eles.

Durante o jogo soube que seria criada a Liga Carioca de Futebol Americano para disputa de um campeonato. Então, passado algum tempo, Bernardo teve a ideia de formar uma equipa juntamente com amigos do prédio onde morava. Isso ocorreu na casa do Pedrinho. Formaram uma equipa simples com 11 pessoas e foram disputar um amistoso contra o Barra da Tijuca Firebirds. Durante esse jogo Bernardo conheceu Cláudio que se juntou à equipa. Além dele, Bernardo conheceu Robert, que era o responsável pela formação da liga, e incluiu a equipa no campeonato de 2000.

Em Fevereiro, algumas semanas antes do início do campeonato, a equipa teve a sua primeira reunião oficial na Casa do Cateno, onde Renan sugeriu o nome de ‘Reptiles’, o qual permanece até hoje. Essa reunião teve a presença de Bernardo, Renan, Cateno e Cláudio. Jogou-se o Campeonato de 2000 contra o Rio Guardians, Tijuca Night Hawks e o Rio No Limits, no qual ocorreram derrotas em todas essas partidas, só conseguindo ganhar do Leme Holes e do Barra da Tijuca Firebirds (WO).

No meio do campeonato, Bernardo, que era o presidente da equipa, estava meio ocupado com as suas aulas na faculdade e viu que não estava podendo se dedicar muito à equipa, sugerindo a Schuabb que assumisse o posto de presidente.

Quando terminou o campeonato, a equipa entrou de férias do futebol americano e logo depois recomeçaram-se os trabalhos. Schuabb resolveu aceitar a proposta de Bernardo e como presidente nomeou Renan para técnico e capitão da equipa de ataque, Cláudio para a equipa de defesa e Bernardo dedicou-se ao ‘Time Especial’.

O Botafogo Reptiles conseguiu, entre 2000-2006, vencer quatro campeonatos seguidos, obteve o 2º lugar por três vezes e o 4º lugar uma vez, na estreia. O Botafogo ainda venceu a Taça Rio disputada em 2003 (edição única).

Fontes principais:
http://www.botafogoweb.hpg.ig.com.br/

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...