domingo, 27 de abril de 2008

Derrota sem arbitragem inepta

Finalmente os rubros-negros ganharam ao Botafogo com justiça em campo, quer porque tomaram a iniciativa durante a maior parte do jogo, quer porque se aplicaram com mais determinação e mais garra - o que habitualmente costuma pertencer mais ao Botafogo.

Cuca tem tido grandes jogos com notáveis vitórias táticas, mas desta vez optou por remeter a equipa à defesa em virtude de três desfalques (já que Renan se saiu muito bem) e foi Joel Santana que mudou a sorte do jogo ao mudar a estratégia aos 30 minutos da segunda parte.

Na primeira parte eu diria que as duas equipas mereciam sair derrotadas – ambas. Apesar do Flamengo aparecer mais veloz e com mais determinação, apenas aconteceu uma jogada de lance para gol aos 25 minutos, que Renan defendeu muito bem. Aos 43 minutos Renan espalmou outra bola do ataque rubro-negro.

Toda a primeira parte foi muito truncada, faltosa e o Flamengo também receava o Botafogo, apesar de se manter na iniciativa. Porém, alguns dos nossos jogadores estiveram bastante diferentes do habitual. Túlio Souza praticamente não jogou nada, Túlio também não porque jogou numa posição em que não tem bom desempenho, Lúcio Flávio esteve numa tarde para esquecer, não levando praticamente perigo à baliza adversária nem na cobrança de faltas perigosas, Wellington Paulista foi implacavelmente marcado.

O primeiro tempo mostrou-se bastante mau com reflexo nas torcidas, as quais estiveram silenciosas quase todo o tempo. A segunda parte começou bem melhor. Aos 2 minutos Renan realizou uma excelente defesa e aos 4 minutos Zé Carlos ainda levou a bola às redes, mas o gol foi anulado devido a impedimento.

Aos 15 minutos Fábio teve uma cabeçada perigosa à baliza no único passe colocado de Lúcio Flávio, na cobrança de falta. O Flamengo continuou com maior volume de jogo, mas sem levar grande perigo à baliza botafoguense E aos 29 minutos o Botafogo poderia ter aberto o marcador, não fosse a bola embater na trave após chute de Eduardo.

Percebendo que era necessário mudar de estratégia para ganhar o jogo, Joel Santana apostou mais no ataque, substituindo Ibson por Obina, enquanto Cuca respondia com a saída de Zé Carlos e a entrada de Édson para reforçar a defesa.

Em poucos minutos o Flamengo levou o perigo à baliza botafoguense sempre com Obina nas jogadas. E aos 35 minutos, após Eduardo ter avançado demais para uma equipa que optara por defender, o Flamengo ganhou-lhe a bola, fez um contra-ataque rapidíssimo pelo seu lado, Tardelli foi servido à frente e cruzou rasteiro para a área, tendo Obina entrado na corrida e assinalado o gol. Como sempre, Renato Silva chegou atrasado, apesar de ter ido sempre a correr atrás de Obina, e não conseguiu chegar à bola antes do rubro-negro. Boa jogada dos rubros-negros, mas com culpas de Eduardo e Renato Silva.

O Flamengo ainda poderia ter marcado novamente em dez minutos de bom futebol, mas Renan negou um gol quase feito ao defender por instinto para fora. Entretanto, Joel Santana optou por reagrupar o seu meio campo em vez de buscar o segundo gol e o jogo terminou sem mais oportunidades após os 40 minutos.

Apesar da vitória justa, deve-se realçar que o Botafogo ressentiu-se claramente das faltas de Alessandro, Triguinho e, sobretudo, Jorge Henrique, que mesmo não estando a jogar muito bem é um enorme incómodo para as defesas adversárias. Direi que Flamengo começou a ganhar ganhar a partida por 10x7 em termos de titulares desde o início.

Cuca procurou jogar pelo seguro, mas Joel tinha mais armas, lançou-as e ganhou. E os jogadores do Flamengo, além da iniciativa maior de jogo, tiveram mais determinação em vencer, provavelmente porque receiam o seu desempenho no próximo Domingo após uma deslocação ao México a meio da semana.

O jogo foi sempre muito tenso, como é habitual naquele que é hoje em dia o maior clássico do futebol carioca, e a arbitragem não teve erros significativos, realizando uma boa partida.

É de crer que o Botafogo se treine afincadamente durante a semana, que no próximo Domingo jogue com a sua máxima força e possa recuperar o terreno perdido, sagrando-se campeão carioca de 2008.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x1 Flamengo
Gol: Obina 35 2ºT
Estádio Mário Filho, o ‘Maracanã’; 27 de Abril de 2008
Competição: Campeonato Carioca
Arbitragem: Gutemberg de Paula; Ednei Mascarenhas e Wagner de Almeida Santos
Cartões amarelos: Túlio Souza, Renato Silva, Diguinho (Botafogo); Marcinho, Souza, Fábio Luciano, Jaílton (Flamengo)
Botafogo: Renan, Renato Silva, André Luís, Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Eduardo), Diguinho, Túlio, Lucio Flávio, Zé Carlos (Édson), Fábio (Adriano Felício), Wellington Paulista. Técnico: Alexi Stival, o ‘Cuca’
Flamengo: Bruno, Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Cristian, Kléberson (Diego Tardelli), Ibson (Obina), Toro, Marcinho, Souza (Jaílton). Técnico: Joel Santana

12 comentários:

Gil disse...

Rui, por favor, temos um trabalho fundamental essa semana, que é convocar a torcida para comparecer ao MARACANÃ. Nas pesquisas somos a terceira do Rio e em todos os clássicos fomos em menor número. Hoje senti vergonha. Tenho convicção que ganharemos o próximo jogo é só o LF não amarelar, não é uma crítica é uma constatação e o JH preferir o jogo a ficar caindo.Abraços e Sds.,ALVINEGRAS!!!

Anónimo disse...

Caro Rui
Realmente não deu para ganhar e com vários desfalques e também após uma jogada mal efeuada do ataque do Botafogo, proporcionou um contra-ataque mortal que resultou em gol do perna de pau do Obina.
Tôda a fõrça para o 2ºjogo com a volta dos dos titulares
Saudações alvinegras

Rodrigo Federman disse...

Rui, hoje sim, eles venceram com justiça e sem apito amigo.
Mas perderam uma chance de abrir uma boa vantagem. O 1 a 0 foi justo, mas ficou de bom tamanho para o Botafogo, que tem time para recuperar, principalmente com a volta dos nossos titulares. Se bem que pelo que li, é muito difícil o Triguinho e Castillo.
Mas venceremos, amigo!
Só acho que a nossa torcida está em débito para com este time, que provou ser merecedor do nosso incentivo irrestrito.
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Amigo Gil, vamos então fazer campanha para lotar o Maracanã. Penso que o Arena Alvinegra também poderá fzer isso. Vou propor.

Não tenho dúvidas que com o Lúcio Flávio inspirado e o Jorge Henrique determinado, associado a um bom esquema tático, teremos Wellingol na baliza rubro-negra!..

Saudações Alvinegras.

Ruy Moura disse...

Amigo Jorge, como se vê, um erro é fatal em futebol. Aliás, o Diguinho fez outro semelhante e se nao fosse o Tardelli vacilar e perder a bola era 2x0. Todo o cuidado é pouco em finais.

Penso que com os titulares todos o 2º jogo será diferente e a iniciativa pertencerá ao Botafogo. Esperemos que sim...

Saudações Alvinegras

Ruy Moura disse...

Amigo Rodrigo, também penso que o tamanho da derrota foi curto e, portanto, recuperável. Apesar de tudo, o Triguinho pode ser bem substituído e o Castillo não nos fez falta. Penso que o Alessandro e o Jorge Henrique é que são as grandes faltas e esses julgo que jogarão.

Creio que poderemos ser campeões com uma arbitragem mparcial. Embora não sejam 'favas contadas', porque o Flamengo demonstrou, mais uma vez, que é um clube difícil de bater no Maracanã (com ou sem 12º jogador). Talvez uma campanha para a comparência da torcida resulte e a equipa seja presenteada com a presença dos torcedores.

Sei é que vai ser uma semana tensa para os nossos lados. Nunca mais é domingo outra vez!

Saudações botafoguenses

Egberto disse...

Nesse domingo precisamos fazer a nossa parte!
Por isso, iniciei lá no meu humilde blog uma campanha para incentivar a presença dos alvinegros no Maracanã neste domingo.
Se temos que retribuir a dedicação da nossa equipe, a hora é AGORA!

Criei um banner para repassar aos amigos blogueiros, para que estes possam divulgar essa idéia. Segue o link:

>> http://egberto.rabello.googlepages.com/Hora_da_Virada.jpg

Se achar que a idéia é válida, fica aí o pedido...

Abraços e SA!

Ruy Moura disse...

Amigo Egberto!

Já postei. E também postei o apelo do Arena Alvinegra!

Que no Domingo seja uma grande festa e que ganhe o melhor! O Botafogo, claro!!! rsrsrs...

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Francisco Lima disse...

Rui, veja só no que deu o baixo comparecimento da torcida do Botafogo (eu estava lá!) no primeiro jogo da decisão.

Estão pensando em ceder a arquibancada amarela do lado direito do Maraca (atrás do gol)para o Flamengo!

É bom que a diretoria se mobilize para impedir que isto aconteça, pois saiu da boca do superintendente da Suderj e secretário estadual de Esportes, Turismo e Lazer, Eduardo Paes, em entrevista publicada, às 15h28m, no LanceNET:

"A grande superioridade de rubro-negros no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, somada aos apelos sobre a necessidade de haver um espaço maior para comportar os torcedores, parece ter ganho uma atenção especial das autoridades responsáveis pelo espetáculo no Maracanã. Nesta terça-feira, o presidente da Suderj e secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Eduardo Paes, acenou com a possibilidade de ceder um setor a mais aos flamenguistas no intuito de proporcioná-los mais conforto.

"Tal setor seria o amarelo, originalmente cedido aos torcedores do Botafogo e que apresentava um grande "buraco" na partida do último domingo.

"- Eu vou conversar com o pessoal para ver se há a possibilidade de pegar a amarela do setor do Botafogo para os torcedores do Flamengo. Vou conversar com o Busnello (major do Gepe) a respeito disso - informou por telefone ao LANCENET!.

"O grande empecilho para que isso aconteça é o fato de o major do Grupamento Especial de Policiamento em Estádio (Gepe), João Jacques Soares Busnello, já ter dito, anteriormente, que isso não seria possível pois atrapalharia, entre outros fatores, o esquema de segurança do clássico.

"Outra possibilidade seria reservar o setor branco da arquibancada somente para os torcedores do Flamengo. Porém, essa não é a solução predileta de Paes.

"- Há também essa possibilidade de fechar a branca para os torcedores do Flamengo, mas eu, particularmente, não gosto de fechá-la pois fica um clima legal aquela mistura, assim como ocorre lá embaixo (nas cadeiras inferiores, onde torcedores das duas equipes ficam misturados) - opinou.

"Uma reunião entre as autoridades deverá ocorrer no intuito de definir quais medidas serão tomadas, tendo em vista que com o resultado parcial da decisão, a expectativa é de que os rubro-negros compareçam em um número ainda maior."

A matéria pode ser acessada no link: http://www.lancenet.com.br/clubes/BOTAFOGO/noticias/08-04-29/283475.stm?paes-pensa-em-ceder-espaco-aos-rubro-negros

Ruy Moura disse...

Pois é Francisco, a coisa é complicada. Eu sei que há muita gente botafoguense chocada com o que aconteceu, mas eu tenho lido muito sobre as brigas entre botafoguenses e flamenguistas e nem sei bem o que pensar. Ir a um estádio cheio de medo, tendo a necessidade de ocultar a camisa do meu clube, é mau de mais... É suposto que o evento é lúdico e não terror ao vivo...

Mas, enfim, apesar de eu compreender o torcedor, cá vou apelando para que o Maracanã tenha muito mais botafoguenses do que no Domingo passado...

Abraço enorme Francisco!

Wellingol neles!!!

Francisco Lima disse...

Rui, não tem essa. Basta você não passar com a camisola ou bandeira do Botafogo no meio da torcida do Flamengo, ou vice-versa.

Fazer isso aí em Portugal, com as cores do Sporting e Benfica, ou em qualquer outro país, entre times rivais, talvez gerasse confusão.

O segredo é não provocar situações perigosas. Em Lisboa, aposto que você não circula com sua família em bairros de má fama.
O mesmo ocorre por aqui.

Guardadas as devidas proporções, é o que acontece entre qualquer torcida. Há anos, eu, meu irmão e meu filho vamos juntos ao Maracanã. Por superstição, estacionamos o carro sempre no mesmo lugar de fácil acesso, próximo à rampa do Bellini, uma das principais entradas para as arquibancadas do estádio.

Nos jogos com o Flamengo, porém, a entrada dos botafoguenses muda: passa a ser pela rampa da Uerj, do outro lado do Maracanã. Pensa que a gente muda o estacionamento? Que nada! Trajados normalmente, atravessamos aquele mar rubro-negro e só vestimos a camisola do Botafogo na nossa entrada.

Na saída tiramos os mantos alvinegros e fazemos o mesmo percurso até o carro, sem traumas. E vamos vivendo muito bem...

Isso vai se repetir na decisão de domingo, sem tirar nem por. E na hora da vitória, lembrarei dos amigos botafoguenses de além-mar, como você, Rui, que não estarão presentes nesse clima de alegria.

Um grande abraço e saudações alvinegras, caríssimo.

Ruy Moura disse...

Caro Francisco, compreendo perfeitamente os seus argumentos. Eu próprio já estive emmuitas partes do mundo teoricamente perigosos e tomei as precauções necessárias. E nunca fui assaltado sequer E já viajei nas américas do norte, do centro e do sul; na áfrica, na ásia e na europa. Obviamente que a certos sítios não se vai, ou não se vai a certas horas. Porém, nem todas as pessoas arriscam, mesmo tomando precauções. E eu conheço algumas que vão pouco ao futebol porque não querem passar por certas coisas que ocorrem nos estádios de futebol, especialmente em grandes clássicos. Acho que são esses os botafoguenses que ficam em casa. Olham para o futebol de forma lúdica e não gostam do 'prazer mitigado'. Penso que teremos que aceitar, também, a sopções deles.

Abraço grande!
WELLINGOL NELES!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...