terça-feira, 19 de agosto de 2008

O Botafogo e eu


por Paulo Mendes Campos

"Que partilhemos defeitos e qualidades comuns, não há dúvida. Nos meus torneios, quando mais preciso manter os números do placar, bobeio num lance, faço gol contra, comprometo, tal qual o Botafogo, uma difícil campanha.

A mim e a ele soem acontecer sumidouros de depressão, dos quais irrompemos eventualmente para a euforia de uma tarde luminosa.

Sou preto e branco também, quero dizer, me destorço para pinçar nas pontas do mesmo compasso os dualismos do mundo, não aceito o maniqueísmo do bem e do mal, antes me obstino em admitir que no branco existe o preto e no preto, o branco.

Sou um menino de rua perdido na dramaticidade existencial da poesia; pois o Botafogo é um menino de rua perdido na poética dramaticidade do futebol.

Há coisas que só acontecem ao Botafogo e a mim. Também a minha cidadela pode ruir ante um chute ridículo do pé direito do Escurinho.

O Botafogo tem uma sede, mas esqueceu a vida social; também eu só abro os meus salões e os meus jardins à noite silenciosa.

O Botafogo é de futebol e regatas; também eu sou de bola e de penosas travessias aquáticas.

O Botafogo é um clube com temperamento amadorístico, mas forçado, a fim de não ser engolido pelas feras, a profissionalizar-se ao máximo; também sou cem por cento um coração amador, compelido a viver a troco de soldo.

Reagimos ambos quando menos se espera; forra-nos, sem dúvida, um estofo neurótico. Se a vida fosse lógica, o Botafogo deixaria de levar o futebol a sério, fechando suas portas; eu, se a vida fosse lógica, deixaria de levar o mundo a sério, fechando os meus olhos.

O Botafogo é capaz de quebrar lanças por um companheiro injustiçado pela federação; eu aguardo a azagaia de uma justiça geral.

O Botafogo pratica em geral o 4-3-3; como eu, que me distribuo assim em campo; no arco, as mãos, feitas para proteger minha porta; na parede defensiva, meus braços, meu peito aberto, meus joelhos e meus pés; no miolo apoiador, trabalho com os pulmões e o fígado; vou à ofensiva com a cabeça, a loucura e o coração. Falta um, Zagallo. Em mim, essa energia sem colocação definida é a alma indo e vindo, em distinta, atônita, sarrafeada, desmilingüindo-se até o minuto final.

O Botafogo é capaz de cometer uma injustiça brutal a um filho seu, e rasgar as vestes com as unhas do remorso; como eu. O Botafogo põe gravata e vai à macumba cuidar de seu destino; eu meto calção de banho e vou à praia discutir com Deus. O Botafogo não se dá bem com os limites do sistema tático; tem que ser como eu, dramaticamente inventado na hora.

Miguel Ângelo é botafogo, Leonardo é flamengo, Rafael é fluminense; Stendhal é botafogo, Balzac é flamengo, Flaubert é fluminense; Bach é botafogo, Beethoven é flamengo, Mozart é fluminense. Sem desfazer nos outros, é com eles que eu fico, Miguel, Henrique, João Sebastião. Dostoievsky é Botafogo, Tolstói é flamengo (na literatura russa não há fluminense); Baudelaire é fluminense, Verlaine é flamengo, Rimbaud é botafogo; Camões não é vasco, é flamengo, Garrett é fluminense, Fernando Pessoa é botafogo. Sim, Machado se Assis é fluminense, mas no fundo, no fundo, debaixo da capa cética, Machado, um bairrista, morava onde? Laranjeiras!

O Botafogo é paixão, é Brasil, é confusão. Campos Paulo Mendes é paixão, Brasil, confusão. O Botafogo conquistou um campeonato esmagando inesperadamente o Fluminense de 6 a 2; uma vez, enfrentei um dragão enorme e entrei no castelo encantado.

O Botafogo, às vezes, se maltrata, como eu; o Botafogo é meio boêmio, como eu; o Botafogo sem Garrincha seria menos Botafogo, como eu; o Botafogo tem um pé em Minas Gerais, como eu; o Botafogo tem um possesso, como eu; o Botafogo é mais surpreendente do que consequente, como eu; ultimamente, o Botafogo anda cheio de cobras e lagartos, como eu.

O Botafogo é mais abstrato do que concreto; tem folhas secas; alterna o fervor com a indolência; às vezes, estranhamente, sai de uma derrota feia mais orgulhoso e mais Botafogo do que se houvesse vencido; tudo isso, eu também.

Enfim, senhoras e senhores, o Botafogo é um tanto tantã (que nem eu). E a insígnia do meu coração é também (literatura) uma estrela solitária."

Fonte
http://geocities.com/beijospratorcida/botafogo.htm

19 comentários:

snoopy em p/b disse...

bonito texto. parabéns ao autor!

quero destacar um trecho:
"O Botafogo é um clube com temperamento amadorístico, mas forçado, a fim de não ser engolido pelas feras, a profissionalizar-se ao máximo".

é a mais pura verdade, infelizmente.

tenho muitas críticas a atual diretoria neste aspecto.
certa vez, o montenegro deu uma entrevista assumindo que os diretores do clube, ele incluso, eram amadores na paixão, como se isso fosse uma proeza.

chega dessa história!

queremos profissionalismo, pois só com ele conquistaremos os títulos que têm fugido.
não dá mais para tamanho amadorismo...

grande abraço!

Ruy Moura disse...

Snoopy, assino embaixo!!!

O nosso amadorismo vem especialmente desde a oposição que fizemos à profissionalização. Penso mesmo que as únicas vezes que tivemos atitudes profissionais foi durante as presidências do Paul Antônio Azeredo. Por isso é que nos estatutos do Botafogo ele é designado o 'Presidente dos Presidentes'.

O Ney Fanco é um excelente exemplo de profissionalismo e modernidade. Pelo menos nisso temos que parabenizar a diretoria, que se esforçou sempre por escolher treinadores capazes (não acertaram com o Geninho, mas emendaram logo a mão).

Agora ou ler a sua coluna no Cantinho Botafoguense. Julgo que já deve lá estar.

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Zêro Blue disse...

Amigos Rui e Snoopy, vem ai uma grande batalha para a qual estamos indo desfalcado de 6 jogadores:

Espinosa (com sel. Equador)
Romulo (tornozelo fraturado)
Charles (levou c. vermelho)
Fabricio (suspensao automatica)
Wagner (machucado)
Ramires (na sel. olimpica)


Vai ser duro pra nos vencermos seu time que ta invicto ha 7 jogos e com 5 vitorias consecutivas, osso durissimo.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS – ESTAMOS CHEGANDO
Sou Cruzeirense - Site - Tudo sobre o clube que manda em Minas
Sou Cruzeirense - BLog - Tudo sobre o clube que manda em Minas
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Rodrigo Federman disse...

Muito bom texto!
E eu só faço coro ao que vc, Rui, e o Fábio comentaram!
Abs e SA!!!

Anónimo disse...

Rui, no texto do PMC a única coisa que não concordo é dizer que Beethoven seria Flamengo. A múica e o temperamento Beethoviano se encaixa muito mais com o torcedor botafoguense. Ao contrário, o grande J.S. Bach, não se encaixa muito no perfil botafoguense, nem tão pouco de qualquer torcedor de futebol. Eu diria que o Kantor de Leipzig seria apreciador de jogos de xadrez, Grande abraço e SA!

Ruy Moura disse...

Carlão, só hoje dei conta disso. Que o Cruzeiro está muito desfalcado. Mas lembra-se de eu lhe ter pedido a desforra logo a seguir ao Bota perder com os Celestes?... Pois... Até que está na hora da gente também ganhar!... Eheheh...

Mas futebol nunca tem vencedor antecipado... não dá para embandeirar em arco antes do jogo... por isso o Bota tem que ir com a humildade costumeira e fazer valer o seu orgulho futebolístico...

Abração. Saudações esportivas.

Ruy Moura disse...

Rodrigo, o texto é excelente, mas o PM Campos estava mesmo maluco no dia em que o escreveu!... Porque é um texto maluco! Gloriosamente maluco!!!

Que o Ney, mais o goleiro e os outros todos até ao extremo esquerdo, sejam felizes amanhã!!!

Abraços botafoguenses.

Ruy Moura disse...

Sergio, tendo em consideração que sou Beethoviano... concordo!...

Mas que o PMC acertou em cheio quanto ao Fernando Pessoa ser botafoguense, não tenho dúvida nenhuma!... Porque o Pessoa é a essência das coisas...

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Anónimo disse...

Ué?
O Botafogo também jogou super desfalcado contra o Cruzeiro, certo?
"Deixa nós agora, uai!"

snoopy em p/b disse...

rui,

tenho uma proposta a fazer para o amigo carlão:
considerando que vitória de 1 x 0 é goleada pra mim e descontando que jogamos o primeiro jogo também todo desfalcado, proponho ganharmos de 1 x 0, tal qual foi no mineirão, e ficamos todos quites. hehehe
afinal, precisamos mais da vitória do que ele.

e aí, carlão? hehe
abraço, amigo!

rui,
fico lisonjeado pelo seu elogio ao texto no cantinho botafoguense.
vindo de ti, fica com um algo a mais.
obrigado e vamos pra vitória logo mais!!!

forte abraço!

Ruy Moura disse...

Amigo snoopy, a coluna que escreveu é mesmo muito boa, porque tem lá todo o seu carácter e educação associados a uma escrita com alma. E de sentido lógico também.

Deixe-me dizer-lhe que se a sua noiva duvidasse eventualmente do que você é capaz de fazer por ela, eu não duvido. Quem suspende um blogue do clube amado por causa das tarefas nupciais só pode amar muito a futura esposa e ser capaz de tudo por ela. E isso não tem preço!

Se hoje jogarmos com humildade contra um adversário que é globalmente capaz e jogarmos com orgulho o nosso futebol, a vitória é muitíssimo provável. E que seja de goleada: 1x0 !!!

Abração amigo com saudações botafoguenses

Rodolfo Nunes disse...

muito bom!
tenho um blog da uma olhada quando puder e comemte se der!

http://arquibancadafc.blogspot.com/

Ruy Moura disse...

Olá, Rodolfo. Lá irei à arquibancada!

Abraços!

Zêro Blue disse...

Não vai dar pra aceitar suas propostas amigos.

Acontece que estamos no encalço do Grêmio e qualquer pontinho é bem vindo por isso o máximo que eu aceitaria de bom grado é um empate, embora mesmo o empate seja um resultado muito difícil pra nós em vista, não só dos desfalques, mas de ser o jogo no Engenhão e estar o Bota num momento tão bom.

Hoje seremos inimigos, mas só nos 90 min, que vença o melhor, e que o melhor seja o Cruzeiro.

Abraços aos Amigos Snoopy e ao anfitrião Rui Moura.

Jogo Aberto disse...

hoje vai ser um grande jogão mesmo.
cruzeiro esta com um boa equipe o botafogo esta subindoooo,.

cruzeiro qurendo se aproximar mais do LIDER e o bota querendo derrubar o cruzeiro.

vai ser um grande jogão

snoopy em p/b disse...

carlão,
eu quis propor um acordo. você não aceitou.
então, devo lamentar por isso e torcer para que ganhemos assim mesmo... hehehe
precisamos mais do que vocês da vitória.
seremos adversários logo mais, mas só pelos 90 minutos.
e torço sim para que vença o melhor, mas que o melhor seja o botafogo.
outro abraço pra ti!

rui,
sobre minha noiva, eu não a comparo com o botafogo porque não tem comparação, embora eu ache que ela não acredite nisso... hehe
o botafogo está em mim. é uma paixão que vem de berço. já fiz e faço loucuras para acompanhá-lo.
mas, apesar disso, não tem comparação.
a minha noiva é meu forte, minha segurança.

mas, ainda que cada um em seu lugar, os dois tomam conta dos maiores momentos de alegria que tenho. e, em se tratando de botafogo, não importa se perde ou ganha.

amigão, forte abraço!

Ruy Moura disse...

Carlão! Amigo! Tire seu 'cavalinho da chuva'!... Porque o melhor será o Botafogo!!! Eheheh...

Mas não conte comigo para seu inimigo nos 90 minutos... É que no esporte não tenho inimigos mas... adversários... eheheh... E fora dos 90 minutos somos amigos!

Abraços.

Ruy Moura disse...

Léo, eu gostava que fosse um jogão, sim. Mas por vezes a coisa sai furada... Especialmente quando dois adversários são bons e estudam-se demasiado e jogam menos do que deviam. Vamos torcer para que não seja assim e as torcidas desfrutem de um bom jogo.

Saudações esportivas

Ruy Moura disse...

Snoopy, eu também adoro o BFR e também não faço comparações dessas. São coisas tão diferentes que não dá para comparar. Vale tão simplesmente a pena é fruir ambos: a noiva e o BFR. E às vezes sofrer com ambos... eheheh... O prazer e a dor andam sempre a par, não é mesmo?...

Abração e que logo à noite você esteja muito feliz quando for dormir!!!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...