O jogo decorria com a vitória do Botafogo por 4x2 (2x1 ao intervalo) quando, a 14 minutos do fim, o Botafogo marca o seu quinto gol.
Subitamente o Glorioso é surpreendido por um protesto dos adversários, que se sentaram no gramado, inconformados com o que consideravam gol irregular. Mas a imprensa opinou que no chute de Geninho para gol a bola batera na parte inferior do travessão, entrara na meta e depois saíra. Era mesmo gol.
Em depoimento à época, Flávio Costa, treinador rubro-negro, declarou o seguinte sobre a atitude dos jogadores rubro-negros:
– “Não queria que os jogadores se sentassem no gramado. Estava longe e não pude interferir. Aquilo foi ordem dos dirigentes.”
Porém, a torcida botafoguense não perdoou e fez a sua gozação:
– “Senta, para não apanhar de mais!” – e com esta expressão a partida ficou eternizada como o ‘Jogo do Senta’.

Jogo do Senta
Há quem defenda que foi precisamente nesse jogo que a grande rivalidade entre os dois clubes surgiu, em virtude dos rubro-negros se sentirem vexados.
O tempo escoou-se e o resultado de 5x2 foi homologado oficialmente. A vitória botafoguense foi construída com gols de Heleno de Freitas (2), Valsechi, Walter e Geninho.
O Botafogo alinhou com Ari, Laranjeiras e Ladislau; Ivan, Papetti e Negrinhão; Lula, Geninho, Heleno, Valdesecchi e Válter.
Por sua vez, o Flamengo alinhou com Jurandir, Newton e Quirino; Biguá, Bria e Jaime de Almeida; Nilo, Zizinho, Pirillo, Sanz e Jarbas.
Fontes:
Acervo e pesquisa de Rui Moura
Castro, Alceu Mendes de Oliveira (1951), O Futebol no Botafogo (1904-1950), Rio de Janeiro: Gráfica Milone.
11 comentários:
que maravilha de história!
esse nosso time é fogo mesmo...
kkkkkkkkkk... espera só o Botafogo, no proximo jogo contra o Flamengo dar outra surra neles.
Concerteza eu vou lembrar dessa frase para os Flamenguistas!!! "Senta, para não apanhar de mais!"
Vlw Rui!!!
Rui, sei que vc apoia Renha a presidência, mas se o Renha for apenas vice e o João Pedro Figueira a presidência?
Olá, snoopy!... A seguir vou contar uma história que liga o Bota e o Fla em algumas ocasiões. Desde os primórdios... mas nessa o Fla não leva a pior...
SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES
Amigo Vinícius, parece que o Renha será o dirigente máximo do futebol. Se assim for não é mau de todo, mas confesso que não gosto nada dessa mistura entre política e futebol. Traz sempre maus resultados...
Porém, não fico muito satisfeito por o Renha aceitar um cargo de não presidência... Dá ideia que quer fugir à responsabilidade máxima e ao mesmo tempo continuar a marcar presença. Geralmente isso não me soa bem.
Mas como o que eu quero é o melhor para o Botafogo, esperemos que a opção seja acertada...
SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES
Bem legal Rui, temos um quadro no nosso programa de rádio, chamado prof. prancheta em que relatamos fatos históricos e até sugeri a pesquisa em seu post...muito interessante. Lá no blog tem um bnotafiguense que adora seus posts, o Felipe Souza. indicação dele vir aqui...sds Leandro
Leandro, já fiz hiperligação do Maldita Futebol Clube no meu blogue. As vossas iniciativas são muito interessantes.
Abraços para ti, para o Felipe Souza e para a restante equipa
na epoca do remo os remadores do bota iam a praia do flamengo e chegavam nas gatinhas o que deixava os caras da regiao irados e por isso eles criaram o crf,ou seja o flamengo surgiu por inveja do botafogo sem contar que em algumas regatas o barco do rubro negro virou e eles foram salvos pelos alvinegros demonstrando que a fidalguia e elegancia de nossa agremiação vem de muito tempo
É isso aí, Rafael. Esta semana ainda tornarei a referir esses primórdios entre Bota e Fla a propósito de outro acontecimento ocorrido entre ambos.
SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES
é ja esta 1 x 0.
vai ganhar de ++++.
e q venha o proximo time.
acho q o atletico ja era heinnnn
Léo, o Lúcio Flávio está de volta?...
Saudações botafoguenses
Enviar um comentário