.
O Torneio Rio-São Paulo de 1966 terminou com quatro clubes empatados em primeiro lugar – Botafogo, Santos, Vasco da Gama e Corinthians – e foram proclamados campeões.
.
Considera-se que o último jogo do Botafogo, que terminou com a vitória de 3x0 sobre o Vasco da Gama, se tratou de uma decisão. Se o Vasco da Gama tivesse vencido seria o único campeão, independentemente do resultado entre Santos e Corinthians, pelo que o resultado alcançado pelo Botafogo foi, na prática, uma decisão.
.
A campanha botafoguense foi a seguinte:
.
Botafogo 2x3 Fluminense
Gols: Parada (2)
Data: 27/02/1966
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Botafogo: Manga, Joel, Adevaldo, Dimas e Rildo; Élton e Gérson; Jairzinho, Bianchini, Parada e Afonsinho (Arthur)
.
Botafogo 1x2 Flamengo
Gol: Arthur
Data: 02/03/1966
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Botafogo: Manga, Joel, Adevaldo, Dimas e Rildo; Élton e Afonsinho; Jairzinho, Bianchini (Sicupira), Parada e Arthur
.
Botafogo 2x1 São Paulo
Gols: Parada e Jairzinho
Data: 05/03/1966
Local: Pacaembu (São Paulo)
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Dimas e Rildo; Élton e Afonsinho; Jairzinho, Roberto, Parada e Arthur (Sicupira). Obs: Jairzinho foi expulso
.
Botafogo 5x1 Corinthians
Gols: Bianchini (2), Jairzinho (2) e Parada
Data: 10/03/1966
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Botafogo: Manga, Joel (Paulistinha), Zé Carlos, Dimas e Rildo; Marcos e Gérson; Jairzinho, Parada (Sicupira), Bianchini e Roberto (Afonsinho). Obs: Bianchini foi expulso
.
Botafogo 1x1 Santos
Gol: Parada
Data: 13/03/1966
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Botafogo: Manga, Joel (Mura), Zé Carlos, Dimas e Rildo; Marcos e Gérson; Jairzinho (Sicupira), Parada, Bianchini (Afonsinho) e Roberto
.
Botafogo 2x2 Portuguesa de Desportos
Gols: Roberto e Parada
Data: 16/03/1966
Local: Pacaembu (São Paulo)
Botafogo: Manga, Mura, Zé Carlos, Dimas e Rildo; Marcos e Gérson; Zélio, Parada (Humberto), Roberto (Sicupira) e Arthur (Afonsinho)
.
Botafogo 0x0 Palmeiras
Data: 19/03/1966
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Botafogo: Manga, Paulistinha, Zé Carlos, Dimas e Rildo; Élton e Afonsinho; Jairzinho, Parada, Sicupira (Humberto) e Roberto (Zélio)
.
Botafogo 3x1 Bangu
Gols: Roberto, Parada e Gérson
Data: 23/03/1966
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Botafogo: Manga, Paulistinha, Zé Carlos, Dimas (Adevaldo) e Rildo; Élton (Afonsinho) e Gérson; Jairzinho, Humberto (Zélio), Parada e Roberto
.
Botafogo 3x0 Vasco da Gama
Gols: Jairzinho, 43’ 1ºT e 12’ 2ºT e Parada, 17’ 2ºT
Data: 27/03/1966
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 69.960 pessoas
Árbitro: José Mário Vinhas
Botafogo: Manga, Paulistinha, Zé Carlos, Dimas e Rildo; Élton e Gérson; Jairzinho, Bianchini (Zélio), Parada (Sicupira) e Roberto (Afonsinho). Técnico: Admildo Chirol
.
Classificação final: 1º BOTAFOGO, 11 pontos (4 vitórias, 3 empates e 2 vitórias; 19-11 gols); 1º Santos, 11 pontos; 1º Vasco da Gama, 11 pontos; 1º Corinthians, 11 pontos; 5º São Paulo, 10 pontos; 6º Palmeiras, 9 pontos; 7º Flamengo, 8 pontos; 7º Bangu, 8 pontos; 9º Fluminense, 6 pontos; Portuguesa de Desportos, 5 pontos.
.
Durante o torneio jogaram: Afonsinho, Parada, Dimas, Manga e Rildo (9 jogos); Jairzinho (8 jogos); Zé Carlos, Roberto Miranda e Sicupira Júnior (7 jogos); Gérson e Élton (6 jogos); Bianchini e Joel (5 jogos); Arthur, Paulistinha e Zélio (4 jogos); Adevaldo, Humberto e Marcos de Souza (3 jogos); Mura (2 jogos). Técnico: Admildo Chirol.
.
Artilheiros: Parada (8 gols), Jairzinho (5 gols), Bianchini (2 gols), Roberto Miranda (2 gols), Arthur (1 gol), Gérson (1 gol). Total: 19 gols.
.
Fontes:
Acervo e pesquisa de Auriel de Almeida, Eduardo Santos, Marcelo Albuquerque, Pedro Varanda e Roberto Nahal
Acervo e pesquisa de Rui Moura
Jornais: Correio da Manhã, Jornal dos Sports, O Estado de São Paulo, O Globo, O Jornal
18 comentários:
Muito obrigado.
Está ótimo, viva o Botafogo!
O próximo é de 1998 (Rio-SP).
Ruy, se nós enviarmos as escalações de Botafogo e Mangueira, 24 a 0, de 1909, com o escudo do Mangueira você publica?
Fontes:
Acervo e pesquisa de Auriel de Almeida, Eduardo Santos, Marcelo Albuquerque, Pedro Varanda e Roberto Nahal
Acervo e pesquisa de Rui Moura
Olá, amigo! Viva o Botafogo!
O próximo é de 1998. Eu tenho o costume: resultados e goleadores de todos os jogos, escalação do último jogo, artilheiros, etc. Mas não tenho as escalações dos outros jogos, nem alguns pormenores que a equipa de pesquisa captou.
Quanto ao Mangueira, é claro que publico. Aliás, está na forja, só que vou postando por opções. Sobre os 24 a 0 vou abrir a etiqueta das maiores goleadas. E o Mangueira é das primeiras. Para publicação tenho o seguinte: resultado, goleadores, local, data, juiz, escalações do Botafogo e do Mangueira e ainda a foto digitalizada para publicação da equipa do Mangueira nesse famoso dia! Com o escudo o artigo fica completo - é também uma forma de homenagearmos a simpática equipa do Mangueira.
Fico aguardando o envio.
Saudações botafoguenses
Vamos ficar devendo o escudo.
Mas tem num outro site, não estou conseguindo enviar.
BOTAFOGO 24 x 0 MANGUEIRA
Data – 30 / 05 / 1909
Local – Rua Voluntários da Pátria
Árbitro – Antônio Miranda
Competição – Campeonato Carioca
Botafogo – Coggin, Raul Rodrigues e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulú Rocha e Edgard Pullen; Henrique Teixeira, Flávio Ramos, Monk, Gilbert Hime e Emmanuel Sodré.
Mangueira – Luiz Guimarães, José Perez e Carlos Mongey; Victor, Jonas Cunha e Justino Fortes; Alberto Rocha, João Pereira, Menezes e Maranhão.
Gols – Gilbert Hime (9), Flávio Ramos (7), Monk (2), Lulú Rocha (2), Raul Rodrigues, Dinorah, Henrique Teixeira e Emmanuel Sodré.
Obs: O S. C. Mangueira (das cores vermelha e preta) atuou com 10 jogadores.
Fontes: Súmula da Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA) arquivada
na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Gazeta de Notícias e O Paiz.
Ordem dos gols: Gilbert Hime, Gilbert Hime, Gilbert Hime, Monk, Dinorah, Gilbert Hime, Gilbert Hime, Flávio Ramos, Flávio Ramos, Flávio Ramos, Gilbert Hime, Emmanuel Sodré, Gilbert Hime, Raul Rodrigues, Lulú Rocha, Gilbert Hime, Flávio Ramos, Gilbert Hime, Monk, Henrique Teixeira, Flávio Ramos, Flávio
Ramos, Lulú Rocha e Flávio Ramos.
Fonte: Gazeta de Notícias.
Botafogo 1 x 0 Palmeiras,
Dá-lhe Fogão!
Caros amigos, obrigado! No entanto, devo referir que a minha fonte - Lance! - indica nomes muito diferentes para o Mangueira (Barroso, Pérez e Loth; Mongey, Alberto e Paulo; Brandão, Coelho, Levy Orlando e Zairo), bem como para o arbitro (H. Wood). Porque razão será?...
Saudações botafoguenses
Rui Moura,
A súmula foi encontrada na CBF com o Sr. Milton da Biblioteca. Nós também ficamos surpresos ao verificar várias súmulas de 1906, 1908 e 1909 sem autores de gols, mas com as assinaturas dos jogadores e do árbitro. Os autores dos gols foram encontrados nos periódicos citados, Gazeta de Notícias e O Paiz.
Aliás, vou lhe dizer que encontramos também uma súmula enviada pelo SC Mangueira para a Liga, do dia 27 de maio (quinta-feira) e a outra que lhe passamos.
Veja a de quinta-feira (27-05-1909) com assinatura dos seguintes jogadores do SC Mangueira:
Luiz de Carvalho
José Peres
Loth Silva
Mário Maranhão
Raul Maranhão
Paulo Araújo
Oscar Coelho
Alberto Imbuzeiro
João Pereira
Jonas Cunha
Carlos Mongey
Ok?
Grande Vitoria do nosso Botafogo.
Saudações Botafoguenses.
Rui Moura, leia novamente, por favor, obrigado.
A súmula foi encontrada na CBF com o Sr. Milton da Biblioteca. Nós também ficamos surpresos ao verificarmos várias súmulas de 1906, 1908 e 1909 sem autores de gols, mas com as assinaturas dos jogadores e do árbitro. Os autores dos gols foram encontrados nos periódicos citados, Gazeta de Notícias (de junho) que também informou que o SC Mangueira havia atuado com 10 jogadores.
Aliás, vou lhe dizer que encontramos também uma súmula enviada pelo SC Mangueira para a Liga, do dia 27 de maio (quinta-feira) e a outra que lhe passamos.
Veja a de quinta-feira (27-05-1909) com assinatura dos seguintes jogadores do SC Mangueira:
Luiz de Carvalho
José Peres
Loth Silva
Mário Maranhão
Raul Maranhão
Paulo Araújo
Oscar Coelho
Alberto Imbuzeiro
João Pereira
Jonas Cunha
Carlos Mongey
Ok?
Grande Vitória do nosso Botafogo.
Saudações Botafoguenses.
Pois é, são tempos muito antigos e as informações são desencontradas às vezes. Creio ter lido que a federação carioca não tem súmula srelativamente a imensos jogos que foram realizados nessas épocas. Considerarei, então, a vossa opção de pesquisa e postarei com os vossos dads.
Foi uma bela vitória, sim. Posso estar enganado, mas depois do Autuori foi a melhor contratação de treinador que o BFR fez (embora o Levir Culp também tenha sido uma boa opção, mas foi num ano excepcional de 2º divisão).
SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES
caro RUY, será que foi justa essa divisao de titulo do rjsp de 1966? o que voce achou disso?rtslya
Quatro campeões ex-aequo é absurdo, não é Ali? Deveria encontrar-se um modo de desempatar. Por exemplo, em vez do quadrangular com seis jogos fazia eliminatórios sorteando adversários e fariam duas semifinais e uma final. Semifinais à quarta-feira e final ao domingo, por exemplo.
Abraços Gloriosos.
Acrescento: são atitudes como as de 1966 que desprestigiam os torneios.
Abs.
é verdade amigo RUY, é um absurdo mesmo viu, e pelo jeito naquela epoca faltava organizaçao por parte das federaçoes,e como voce disse, esse tipo de atitude tira o prestigio dos torneios mesmo. abraços gloriosos!
Sempre faltou organização, Ali. Conheço bem o futebol carioca, em especial, desde os seus primórdios e organização foi coisa que nunca existiu. A federação carioca nem as súmulas dos jogos tinha. Foi necessário pesquisar nos jornais para resgatar a história. Na década de 1960 João Saldanha apelou à modernização do futebol brasileiro. Mas até hoje ficou-se apenas à mercê do nascimento de novos craques. Organização e estruturas inadequadas fizeram o declínio do futebol brasileiro no mundo. E ainda não aprenderam. As decisões de exceção da CBF beneficiando, sem critério, os clubes 'queridos', é sinal de terceiro-mundismo e pouca esperança numa organização estruturada.
Abraços Gloriosos.
é verdade amigo RUY, concordo.
Senhores, Sou Neto do Jogador Jorge Carvalho (Zagueiro) eu queria saber em que ano ele jogou e se tem foto dele.
Segue o meu email: renan.souto19@gmail.com
Agradeço.
Lamento, Renan, mas não tenho essa informação. Abraços Gloriosos.
Boa madruga!
Jorge Carvalho "Perninha" (zagueiro) jogou em 1958-1959-1960 pelo BFR.
Obrigado, companheiro. Vou passar a informação.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário