As fragilidades
permanecem sem nenhum progresso técnico ou tático. Se o entrosamento não for
operado durante esta competição, então o futuro pode estar comprometido. A
capacidade de ensino e de aprendizado parecem não mostrar potencialidades de performances
crescentes na equipe. Sobra-nos a crença, coisa muito emocional e pouco racional.
E os temores para o futuro também, apesar de quatro vitórias em quatro jogos.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x0 Resende
» Gols: Luís Henrique, aos
12’
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 13.02.2016
» Local: Estádio
Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
» Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ); Auxiliares: Daniel
Pereira (RJ) e Marcello Costa (RJ)
» Público: 2.507 pagantes
» Renda: R$37.855,00
» Disciplina: cartão
amarelo – Luís Henrique (Botafogo); Muriel e Baéz
(Resende)
» Botafogo: Jefferson, Luís Ricardo, Carli, Emerson Silva e
Diogo Barbosa; Bruno Silva e Rodrigo Lindoso; Nuñez, Lizio (Lucas Zen) e Gegê
(Leandro); Luís Henrique (Ribamar). Técnico: Ricardo
Gomes.
» Resende: Arthur, Muriel (Yan), Marcelinho, Thiago Salles
e Kim (Itacaré); Léo Silva, Gustavo Moura (Baéz), Robinho e Marcel; Douglas Caê
e Wandinho. Técnico: Ailton
Ferraz.
6 comentários:
Rui, meu nobre. O time é horroroso montado com sobras do mercado sul-americano , as piores. Falta capacidade/competência para encontrar soluções decentes . O que não pode é encher os bolsos de empresários com lixos sul-americanos e com Gegê , Lucas Zen , etc . Futuro tenebroso, amigo .
Também tenho imensos receios, Celso Ricardo. E não confio na direção do departamento de futebol na figura de Antônio Lopes. Parece-me haver mais relações de 'amiguismo' do que relações de 'competência'. O único que me parece capaz de dar um chute no balde é o presidente, mas... enfim... não sei que dizer... Abraços Gloriosos.
A defesa parece sólida e o time até parece calmo no toque de bola, mas é mais que urgente a volta de Neilton e a estreia e Salgueiro, assim como a vinda de reforços para ataque e meio de campo.
Abraços
Sempre que vejo um time sendo montado eu me lembro de uma frase do Saldanha no dia do jogo do Botafogo 2X 2 Vasco em 89, quando o Emil vendeu o Maurício, "para se fazer um bom time se leva anos, mas para destruí-lo, bastam apenas alguns minutos". É bom lembrarmos que o time de 89 começou a ser montado anos antes e, o time que seria campeão em 89 e 4º lugar no brasileiro, era praticamente o mesmo de 88. Com 4 jogos não julgo nem para o bem nem para o mal, é preciso mais tempo, pois no próprio Botafogo há inúmeros exemplos de jogadores e times que fizeram sucesso depois de amadurecer. Poderia escrever vários e vários casos, mas talvez um dos mais interessantes é o de 68, cujo time começou a ser montado em 63 e, em 66 ainda entrosando o time que seria bi bi 67/68, , tomou uma goleada histórica do fluminense.
O atual time do Botafogo é realmente muito aquém das nossas tradições, mas há esperança em alguns valores que ainda não jogaram, e creio que com um trabalho e muita transpiração o objetivo deste ano possa ser alcançado: ficar na 1ª divisão. É triste para um clube outrora gigante, mas é a nossa realidade. Não creio em nenhum título esse ano. É bom lembrarmos das dificuldades do Botafogo em 2004, que só não caiu por milagre, ou o Palmeiras a dois anos atrás. Agradeçamos ao nefasto a nossa atual situação..
Não creio que sem dinheiro seja possível alçar grandes vôos em termos de contratações, pois além de não termos grandes nomes no cenário nacional, os que são um pouco melhores custam muito caro, o que ocorre também no mercado sul americano. O que o Botafogo vem fazendo são contratações onde não há multa rescisória ou salários astronômicos. Muitos falam em criatividade para contratar, concordo, mas onde? Sempre citam jogadores dos times de menor investimento, mas quando vestem a camisa alvinegra o peso é tão grande que sempre temos grandes decepções.
Longe de estar satisfeito com a situação atual e longe de querer defender a atual diretoria, mas se olharmos alguns resultados país afora, veremos elencos mais qualificados que o do Botafogo com resultados pífios. Palmeiras, Santos, Grêmio, Fluminense, etc.
O pior de tudo é que além das dificuldades do clube, muitas criadas dentro do próprio clube por muitos que se dizem botafoguenses apaixonados, ainda há uma extrema má vontade dos poderes públicos, fato que não é nenhuma novidade, mas parece que atualmente a coisa se avolumou. Ninguém esperava que o Botafogo voltasse logo a 1ª divisão, menos ainda que fosse campeão. Os mais otimistas já vislumbravam a séria C, e ainda esse ano achavam que o clube cairia no carioca.
Repito: é preciso aguardar mais um pouco, é o que diz a minha experiência. E tem mais, nada posso fazer a não ser torcer, e é isso que vou continuar fazendo, e mesmo sendo torcedor do BFR, mantenho o otimismo.
sò mais duas coisinhas: o exemplo vergonhoso dos marginais que vestem o pano de macumba vermelho e preto hoje em S. Januário depredando o patrimônio do Vasco. Os mulambos com várias contratações de peso!!!! Acabaram de tomar um sacode do Vasco e estão 4 pontos atrás do Botafogo. Nosso time é fraco, é, mas não tem nenhum bicho papão, afinal, é o futebol nacional dos 1X7.Abs e SB!
Sim, Sergio, com o nível do futebol nacional não existem bichos papões. Sei que o problema financeiro é descomunal, mas pode-se contratar bem por pouco dinheiro se o Botafogo tivesse observadores pelo Brasil fora e pelo mundo. Há muitos e vários exemplos: quem conhecia o Hulk quando o Porto o contratou e depois vendeu por milhões e o levou até à Seleção Brasileira; o atual e im+prescindível avançado Slimani do Sporting, que atuava na 2ª divisão da Argélia e era completamente desconhecido, já marcou 18 gols esta temporada, é desejado por imensos grandes clubes europeus e já vale mais de 15 milhões de euros. Foi comprado por 300 mil euros...
O problema é que o departamento de futebol é muito mal dirigido há anos e emergem muitos interesses financeiros de bastidores. As contratações são feitas mediante DVD, que não espelham a realidade. por exemplo, o DVD do Salgueiro mostra exibições de há um monte de anos atrás. Agora já tem 32 anos e isso pesará alguma coisa certamente.
Na Europa, antes de ser comprado, um jogador é acompanhado pelos clubes interessados durante meses. Veem o atleta jogar em casa e fora, contra um grande clube e um médio ou pequeno. geralmente são, pelo menos, seis observações. Por isso é que os jogos - por exemplo, em Portugal - estão sempre sendo visitados por agentes de clubes como Manchester, Juventus, PSG, Arsenal, etc.
Em suma, vamos esperar, mas não dou muito crédito às competências do departamento de futebol alvinegro.
Há 'maracutaias' em excesso no futebol brasileiro...
Abraços Gloriosos.
Eu gosto dos times 'tranquilos', Aurelio, mas este parece-me calmo demais... Não gosto do futebol de ataque, ataque, ataque... sem fim... Gosto do futebol articulado entre todos os setores, consistente, com dinâmica de jogo e garra individual. Eu não vejo a nossa dinâmica de jogo nem a garra. Parecem 'animais de sangue frio'...
Se a equipe continuar sem progredir - como é costume, aliás, nas nossas equipes (ver brasileirão 2ª série 2015) - não vai ser mole o ano de 2016. Esta equipe, como joga, pode ter que lutar para não descer de divisão. A não ser que o RG - o que duvido - consiga dar um espírito coletivo tão forte que anule as insuficiências individuais. E esse deveria ser mesmo o caminho para uma equipe composta por Jeferson e mais dez...
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário