quinta-feira, 31 de maio de 2018

Senhoritas do Futebol (XIII) - Atlético FC

Coleção Octávio Victor do Espírito Santo

Colorido Alvinegro (53)

“A Profecia da Estrela”- Jesus Cristo é Botafogo!


A famosa “Profecia da Estrela” fez despontar no horizonte a Estrela de Belém, o sinal milagroso que, há mais de dois mil anos, revelou aos Três Reis Magos, Melchior, Baltasar e Gaspar, o nascimento de Jesus Cristo, e fez despontar no horizonte do outro lado do mundo a Estrela d’Alva, o sinal milagroso que, há mais de 125 anos, revelou aos Três Reis da Lagoa, Luiz Caldas, João Carlos de Melo (John) e Frederico Lorena (Fritz), o nascimento do Grupo de Regatas Botafogo, precursor do Clube de Regatas Botafogo, que se uniria ao Botafogo Football Club para fundar o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS.

Porém, somente hoje, dia histórico da comemoração do Corpo de Cristo (Corpus Christi), se fez a grande revelação pública da profunda ligação entre os dois eventos, comprovada por imagem fidedigna em pleno Estádio Nilton Santos, da dupla “Profecia da Estrela”:

JESUS CRISTO TORCE PELO BOTAFOGO!

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Senhoritas do Futebol (XII) - SC Mangueira


Coleção Octávio Victor do Espírito Santo

Colorido Alvinegro (52)

Remadores botafoguenses no pódio sul-americano!


O Botafogo esteve representado pelos seus remadores nos XI Jogos Sul-americanos de Cochabamba 2018, realizados pela Organização Desportiva Sul-americana (ODESUR), que estão decorrendo em Cochabamba, na Bolívia.

As provas de remo decorreram entre 25 e 28 de maio e o Brasil obteve 4 medalhas de Bronze, todas elas com a Gloriosa participação de remadores botafoguenses.

Eis as quatro provas em que o Brasil subiu ao pódio:

Double Skiff Sênior Pelo Leve
» 3º Evaldo Becker (BOTAFOGO/Brasil) e Emanuel Borges (BOTAFOGO/Brasil), em 7’03”29

Dois Sem
» 3º Evaldo Becker (BOTAFOGO/Brasil) e Ailson Eráclito (BOTAFOGO/Brasil), em 7’41”69

Double Skiff Peso Leve
» 3º Caroline Corado (BOTAFOGO/Brasil) e Vanessa Cozzi (Brasil), em 8’29”26

Double Skiff
» 3º Dayane Pacheco (BOTAFOGO/Brasil) e Vanessa Cozi (Brasil), em 7’42”

Alexandre Monteiro, o ‘Xoxô’, Coordenador do remo do Glorioso, comandou tecnicamente a Seleção Brasileira em Cochabamba.

Os remadores argentinos do Botafogo também tiveram destaque nos Jogos Sul-Americanos, conquistando três medalhas de prata:

Dois Sem Timoneiro
» 2º Evelyn Silvestre (BOTAFOGO/Argentina)

Quatro Sem Timoneiro
» 2º Evelyn Silvestre (BOTAFOGO/Argentina)

Quatro Peso Leve
» 2º Matias Boledi (BOTAFOGO/Argentina)

Fonte: Portal do Botafogo de Futebol e Regatas.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Colorido Alvinegro (51)

Senhoritas do Futebol (XI) - Palmeiras AC


Coleção Octávio Victor do Espírito Santo

Botafogo x América: a quem interessava abater o campeão carioca em 1911?


Em 02 de julho de 1911, sobre uma partida entre o Botafogo e o América, a diretoria do primeiro publica uma carta que justifica a violência de seus jogadores diante da confusão ocorrida. Num trecho significativo a diretoria escreve que indivíduos

declinavam das características de sportmen, insultando no mais baixo escalão os nossos jogadores e respondendo às espontâneas reclamações das archibancadas, com o emprego de gestos offensivos á moral, somente próprios de indivíduos cuja classificação nos dispensamos de fazer….

…..diante de taes fatos, é bem de ver-se que, não seria possível aos jogadores do primeiro team do Botafogo, por mais esforços que fizessem, manter a compostura conveniente

….A diretoria do Botafogo viu realizadas as suspeitas que tinha por denuncia várias de que o América pretendia lançar mão de todos os meios, lícito ou ilícitos próprios ou não do sportmen, para conquistar a victoria do seu primeiro team”.

Numa outra citação podemos verificar que a violência era comum e que os esforços em contê-las já estavam se tornando uma questão para as forças armadas. Ou seja, já era grae naquele período.

“De novo emittimos estas palavras, referindo-nos ás desagradáveis occurrencias desse match em que até a força armada foi chamada para conter os ânimos dos exaltados… …Somos dos que sempre têm prestado apoio aos referees, porque mais uma vez temos apontado quão árdua e ingrata é essa tarefa”.

Fonte: Jornal do Brasil, 12 de setembro de 1912.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Colorido Alvinegro (50)

Botafogo 5x4: três jogos históricos


BOTAFOGO 5x4 BONSUCESSO
» Gols: Nilo (4) e Paulinho (Botafogo); Leônidas da Silva (3) e Lolô (Bonsucesso)
» Competição: campeonato carioca
» Data: 02.10.1932
» Local: Estrada do Norte, no Rio de Janeiro
» Bonsucesso: Pinheiro, Fernandes (Congo) e Barcellos; Lolô, Otto (Eurico) e Marcello; Carlinhos, Prego, Gradim, Leônidas da Silva e Miro.
» Botafogo: Victor, Benedicto e Rodrigues; Ariel, Martim e Canalli; Álvaro, Paulinho, Carvalho Leite (Almir), Nilo e Celso.
NOTA: Neste jogo o Botafogo sagrou-se campeão carioca de 1932 por antecipação.

BOTAFOGO 5x4 ANDARAHY
» Gols: Álvaro (2), Patesko, Carvalho Leite e Russinho (Botafogo); Mineiro (2), Chagas e Bianco (Andarahy)
» Competição: campeonato carioca
» Data: 26.01.1936
» Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro
» Botafogo: Alberto, Octacílio e Nariz; Affonso (Luciano), Martim e Canalli; Álvaro, Leônidas da Silva (Eurico Viveiros), Carvalho Leite, Russinho e Patesko.
» Andarahy: Diógenes, Baiano (Gomes) e Cazuza; Bethuel, Baby e Venerotti; Chagas, Astor, Romualdo, Bianco e Mineiro.
NOTA: Neste jogo o Botafogo sagrou-se tetracampeão carioca de 1935.

BOTAFOGO 5X4 ATLÉTICO MINEIRO
» Gols: Quarentinha (2), Edson, Garrincha e Paulinho no 2º tempo (Botafogo); Alvinho (3) e Tomazinho no 1º tempo (Atlético Mineiro)
» Competição: Amistoso
» Data: 23.03.1958
» Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
» Botafogo: Adalberto, Beto, Tomé, Servílio, Pampolini, Nilton Santos, Garrincha (Neivaldo), Didi, Paulinho Valentim, Edson (Rossi) e Quarentinha).
» Atlético Mineiro: Mussula, Anísio, Beniro, Ilton, Jair, Nilsinho, Márcio, Paulinho, Tomazinho, Alvinho e Dino.
NOTA: Neste jogo o Botafogo concretizou a maior virada da sua história no 2º tempo, de 0x4 para 5x4, com o gol da virada feito por Quarentinha aos 89 minutos.

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo).

Sporting (XXIII): títulos, títulos e mais títulos


SPORTING BICAMPEÃO EUROPEU DE ATLETISMO FEMININO

Nas últimas quatro semanas o Sporting conquistou títulos em todas as modalidades que disputou, culminando com o bicampeonato europeu de atletismo feminino. Nas duas últimas semanas venceu as seguintes competições:

CAMPEÃO EUROPEU DE ATLETISMO FEMININO

O Sporting revalidou o título sagrando-se bicampeão europeu de atletismo feminino na edição 2018 da Taça dos Campeões na última prova da competição, em Birmingham, nos dias 26 e 27 de maio.

O Sporting venceu 5 das 20 provas, obtendo as seguintes medalhas de Ouro: 800m, Noelie Yarigo (2’04”65); 100m Barreiras, Olímpia Barbosa (13”74); Salto em comprimento, Evelise Veiga (6,54m); Lançamento do Disco, Irina Rodrigues (57,59m); 4x400m, Filipa Martins, Dorothé Évora, Noelie Yarigo e Cátia Azevedo (3’32”62).

A classificação final ficou assim ordenada: 1º Sporting (Portugal), 166 pontos; 2º Enka (Turquia), 164 pontos; 3º Valência Esports (Espanha), 160 pontos; 4º Thames (Inglaterra), 124 pontos; 5º Bracco (Itália), 102 pontos; 6º Sparta (Dinamarca), 94 pontos; 7º Rotterdam (Holanda), 82 pontos; 8º Kladivar (Eslovênia), 81 pontos; 9º CABW (Bélgica), 72 pontos; 10º Spartak (Eslováquia), 54 pontos.

As leoas concluíram as 20 provas do programa com um total 166 pontos, contra 164 das turcas do Enka, em 3h 32 min e 62 seg.

À entrada para a estafeta de 4x400 metros, Sporting e Enka estavam empatados e o título podia cair para qualquer das equipas, mas as velocistas do Sporting não deram hipóteses e a meio da prova já tinham uma vantagem confortável que souberam gerir até ao final.

Além desta prova, as verde e brancas ganharam os 800 m, por Noelie Yarigo, o disco, por Irina Rodriguez, o comprimento, por Evelise Veiga e os 100 m barreiras, por Olimpia Barbosa.

Evelise Veiga, foi quem mais se destacou, ao bater o recorde nacional de sub-23 do salto em comprimento, passando a ser a segunda melhor portuguesa de todos os tempos, apenas atrás de Naide Gomes.

CAMPEÃO DA TAÇA DE PORTUGAL DE FUTSAL

O Sporting, bicampeão nacional, sagrou-se campeão da Taça de Portugal de Futsal Masculino durante a fase Final-8, composta pelas oito melhores equipes, batendo o GD Fabril. Eis a campanha incólume de 5 vitórias em 5 jogos:

1ª Fase

Sporting 5x1 GDC Montenegro
» Gols: André Justino (2), Rodolfo Araújo, Pany e Diogo

Sporting 3x0 Viseu 2001
» Gols: Diogo (2) e Pedro Cary

Final-8

Sporting 4x0 Fundão
» Gols: Fortino, Dieguinho, João Matos e Deo

Sporting 4x2 SL Benfica
» Gols: Diogo, Cavinato, Déo e João Matos

Sporting 6x2 GD Fabril
» Gols: Cavinato (2), Dieguinho (2), Pedro Cary e Pany Varela

CAMPEÃO DA TAÇA DE PORTUGAL DE FUTEBOL FEMININO

O Sporting fez o triplete vencendo a Supertaça no início da temporada, vencendo o campeonato nacional e conquistando agora a Taça de Portugal de Futebol Feminino ao bater o SC Braga por 1x0 na prorrogação. Eis a campanha incólume de 6 vitórias em 6 jogos:

1ª Fase

Sporting 18x1 FC Parada
» Gols: Diana Silva (5), Inês Macedo (4), Patrícia Gouveia (2), Bárbara Marques (2), Neuza Besugo (2), Nadine Cordeiro, Bruna Costa e Beatriz Conduto

Sporting 4x1 Valadares Gaia
» Gols: Fátima Pinto, Tatiana Pinto, Ana Leite e Rita Fontemanha

Sporting 2x1 CF Benfica
» Gols: Diana Silva (2)

Semifinal

Sporting 1x0 Estoril Praia
» Gols: Mariana Azevedo

Sporting 6x1 Estoril Praia
» Gols: Diana Silva (3), Tatiana Pinto, Sharon Wocjcik e Solange Carvalhas

Final

Sporting 1x0 SC Braga
» Gols: Diana Silva

Diana Silva foi a artilheira do campeonato com 11 gols.

CAMPEÃO NACIONAL DE TÊNIS DE MESA

O Sporting sagrou-se tricampeão nacional de tênis de mesa com uma campanha incólume de 22 vitórias em 22 jogos:

Turno
Sporting 4x0 CD 1º Maio
Sporting 4x0 CD São Roque
Sporting 4x1 AR Novelense
Sporting 4x1 ADC Ponta Pargo
Sporting 4x1 Ginásio C. Valbom
Sporting 4x0 Ala Nun’ Álvares
Sporting 4x1 GDSR Toledos
Sporting 4x1 GDCS Juncal
Sporting 4x0 SL Benfica

Returno
Sporting 4x1 CD São Roque
Sporting 4x1 CD 1º Maio
Sporting 4x0 AR Novelense
Sporting 4x0 ADC Ponta Pargo
Sporting 4x0 Ala Nun’ Álvares
Sporting 4x0 Ginásio C. Valbom
Sporting 4x0 GDCS Juncal
Sporting 4x0 GDSR Toledos
Sporting 4x0 SL Benfica

Semifinais
Sporting 3x0 ADC Ponta Pargo
Sporting 3x0 ADC Ponta Pargo

Finais
Sporting 3x1 CD São Roque
Sporting 3x0 CD São Roque

CAMPEÃO NACIONAL DE TRAMPOLIM MASCULINO E FEMININO

O Sporting sagrou-se campeão nacional nos Campeonatos de Trampolim Individual e Sincronizado, vencendo a competição masculina e a competição feminina. As equipas conquistaram 7 Medalhas de Ouro.

CAMPEÃO DA BEACH SOCCER CUP 2018

O Sporting conquistou a Beach Soccer Cup 2018 de futebol de areia com uma campanha incólume de 2 vitórias em 2 jogos:

Sporting 6x3 Leixões
Sporting 5x4 AD Buarcos da Figueira da Foz

Madjer, capitão da equipe e melhor jogador do mundo na atualidade, recebeu o prêmio de melhor atleta do torneio e sagrou-se artilheiro com seis gols.

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo).

domingo, 27 de maio de 2018

Senhoritas do Futebol (X) - SC Mackenzie

«CR7 Champions League»


A Liga dos Campeões bem que poderia ser precedida do prefixo CR7: «CR7 Champions League», porque Cristiano Ronaldo é o maior vencedor da competição (5 títulos), tem o maior número de vitórias (100), é o maior artilheiro de todos os tempos (121 gols), é o recordista de gols em uma única temporada (17 gols em 2013/14) e ontem pela sexta vez consecutiva sagrou-se artilheiro da Champions League com 15 gols.

PARABÉNS, MELHOR DO MUNDO!

Botafogo 1x1 Vitória


Tudo como dantes no quartel de Abrantes

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x1 Vitória
» Gols: Kieza, aos 43’ (Botafogo); Denilson, aos 38’ (Vitória)
» Competição:
» Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
» Data: 27.05.2018
» Público: 4.779 pagantes e 5.857 presentes
» Renda: R$ 129.145,00
» Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP); Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
» Disciplina: cartão amarelo – Matheus Fernandes (Botafogo) e Jeferson, Rhayner, Yago e Neilton (Vitória)
» Botafogo: Jeferson, Marcinho, Yago, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Gustavo Bochecha (Aguirre), Matheus Fernandes, João Pedro (Ezequiel) e Luiz Fernando (Valencia); Kieza. Técnico: Alberto Valentim.
» Vitória: Elias, Lucas, Ramon, Aderllan e Jeferson; José Welison, Rodrigo Andrade, Wallyson (André Lima), Neílton, Rhayner (Lucas Fernandes) e Denilson (Yago). Técnico: Vágner Mancini.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Voz de Zatônio Lahud



O Botafogo sempre inova. Nossos jogadores pararam de jogar futebol bem antes da greve dos caminhoneiros parar o Brasil.” – Zatônio Lahud, o ‘Barão de General Severiano’.

Colorido Alvinegro (49)

Botafogo lança Constelação Alvinegra

Os primeiros 30 Grupos

O Botafogo lançou, no dia 11 de maio, o Constelação Alvinegra, que constitui uma iniciativa para reconhecer grupos de botafoguenses no Brasil e no mundo, tendo sido criado para unir os nossos adeptos fora da cidade do Rio de Janeiro e aproximá-los ainda mais do Glorioso.

Essa aproximação permitirá o eventual suporte e apoio para a realização e divulgação de eventos. Cada estrela deverá ser formada por, no mínimo dez sócios-torcedores adimplentes, o que permitirá que as mesmas atuem como polos locais para captação de novos associados.

Para formar uma estrela, é necessário primeiramente que o coordenador seja sócio. Ele deverá indicar outros nove sócios-torcedores previamente cadastrados no site do Programa Sou Botafogo.

O coordenador de cada estrela terá interlocução direta com um representante do Botafogo, que deverá acompanhar a estrela, fomentando a criação de eventos e outras iniciativas por parte dos membros. As cinquentas primeiras estrelas criadas e oficializadas de fora da cidade do Rio de Janeiro receberão um kit de boas-vindas composto por uma ata de fundação, uma carta do presidente, uma bandeira e um copo personalizado.

CONHEÇA O PROJETO E FUNDE A SUA ESTRELA: www.constelacaoalvinegra.com.br

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Senhoritas do Futebol (VIII) - Americano FC


Coleção Octávio Victor do Espírito Santo

Homenagem a CR7 do cartunista Mário Alberto

Carlos Renaux 5x5 Botafogo: o melhor jogo de futebol em Santa Catarina


Assim ficou conhecido o duelo entre Carlos Renaux e Botafogo na cidade de Brusque em 1958. O Carlos Renaux tinha Júlio Camargo, Esnel (que jogou na Seleção Brasileira), Petrusky e Teixeirinha. Um timaço para o padrão catarinense. A equipe carioca tinha Garrincha, Nilton Santos e Didi, que três meses mais tarde seriam campeões mundiais na Suécia. Um público empolgado e ansioso superlotou o estádio Augusto Bauer.

O Botafogo deu espetáculo e o Renaux aproveitou para fazer gols. Antes de iniciar o confronto, a Rádio Anita Garibaldi de Florianópolis fez uma homenagem a Teixeirinha, de 34 anos. Os ouvintes elegeram ele como o melhor jogador de Santa Catarina.

O primeiro tempo terminou em 4 a 1 para o time brusquense. O placar foi ampliado para 5 a 1 logo no início da segunda etapa. Os torcedores vibravam com a goleada. Melhor preparado fisicamente o Botafogo começou a reação aos 20 minutos e aos 41 conseguiu o empate.

O Atlético Renaux, como também era chamado pela imprensa e a torcida, estava exausto. A substituição de Júlio Camargo por Vicente prejudicou o desempenho da equipe. "Mais dois minutos e eles ganhariam a partida", revela Teixeirinha no livro "O Craque Eterno".

O empate não foi suficiente para entristecer os torcedores. Eles saíram em festa pelas ruas da cidade.

CARLOS RENAUX-SC 5x5 BOTAFOGO-RJ
Data: 30/março/1958
Estádio: Augusto Bauer (Brusque-SC)
Amistoso Interestadual
Árbitro: Antônio Viug (Rio de Janeiro)
Gols: Agenor (8/1), Julinho (17/1), Quarentinha (26/1), Teixeirinha (31/1), Servílio (34/1-contra), Petrusky (4/2), Edson (20/2), Neivaldo (22/2), Didi (27/2) e Didi (41/2).
Carlos Renaux: Mosimann; Ivo e Baião; Tesoura, Gordinho e Esnel; Petrusky (Miltinho), Júlio Camargo (Vicente), Julinho, Teixeirinha e Agenor. Técnico: Alipio Rodrigues
Botafogo: Adalberto; Beto (Ronald) e Domício; Servílio, Pampolini e Nilton Santos (Ademar); Garrincha, Edson, Paulinho (Rossi), Didi e Quarentinha (Neivaldo). Técnico: João Saldanha.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Senhoritas do Futebol (VII) - Andarahy AC


Coleção Octávio Victor do Espírito Santo

Colorido Alvinegro (48)

Botafogo vencedor em futmesa


Rogerinho no pódio

O Botafogo obteve diversos sucessos na Copa Rio de futebol de mesa, na categoria Bola 12 Toques, correspondente à 3ª etapa classificatória do Campeonato Estadual Individual, organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, que decorreu no Estádio Nilton Santos nos dias 19 e 20 de maio de 2018.

MASTER

Série Bronze
1º Roberto Rossi (BFR)
2º Jorge Paulo (AFC)
3º Fausto Tell (AFC)

ADULTO

Série Prata
1º Rogerinho (BFR)
2º Dudu Costa (CRVG)
3º Bira (AFC)

Série Bronze
1º Cau Mendes (BFR)
2º Paulo César (BFR)
3º Elinto (BFR)

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo; Fonte e imagem: FEFUMERJ.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...