segunda-feira, 2 de março de 2020

VIDA SAUDÁVEL, um verdadeiro martírio!

[Nota: Lúcia Senna respondeu aos comentários; é necessário clicar em "carregar mais" para ler as respostas]

por LÚCIA SENNA | Escritora e Cantora | Cronista do Mundo Botafogo

Já que o ano só começa depois do carnaval, FELIZ ANO NOVO!

Entrei 2020 cumprindo as promessas que fiz em 2019 e que, a bem da verdade, estavam na agenda desde 2018. Todas se referem a levar uma vida mais saudável. Ah, como é duro levar uma vida saudável. Pra começar, significa renunciar aos prazeres da mesa, deixar os excessos de lado, não exagerar na dose, ou seja:  jamais enfiar o pé na jaca. E que graça tem a vida sem overdose alimentares?

Dietas são sempre drásticas. Deve ser por isso que os nutricionistas usam e abusam dos diminutivos na tentativa inútil de suavizar o nosso calvário. E que tal saborear um franguinho ensopadinho acompanhado de uma saladinha de jiló? Ou uma carninha insossa com purê de chuchuzinho? Cautela com as frutinhas. Elas têm alto teor de açúcar. Portanto, a metade de uma perinha é o quanto basta por dia.

Cruz credo, isso é um verdadeiro martírio. Esses nutricionistas são desumanos e querem nos ver em grande sofrimento, comendo o pão que o diabo amassou.

Prazeres da mesa renunciados, sigo arrastando-me pelas ruas de Botafogo, com o firme propósito de matricular-me na academia mais próxima de casa, onde vou malhar diariamente. Na entrada da sala de musculação, encontro um cartaz bastante antipático: “CHEGA DE MIMIMI e bora MALHAR”. Um professor, coberto de músculos, se aproxima de mim e, sem nenhum mimimi, pergunta-me: “Bora malhar?”. Bora, respondi. Coloca-me na esteira e some entre os inúmeros aparelhos de tortura.

O ambiente parece-me bastante insalubre. O cheiro de suor vindo de corpos obesos é insuportável. Sem dúvida, enfiaram o pé na jaca no final de semana e, agora, querem transpirar a culpa em cima de mim? CARAMBA! Na próxima aula, com a desculpa do coronavírus, vou vir de máscara. Por ora, prendo a respiração e tento abstrair-me examinando a vizinha de esteira: jovem, bonita e arrogante. Tão arrogante que malha sem suar, numa postura altiva de quem está plainando sobre as nuvens, sentada em um belo tapete mágico. Além de tudo, tem cabelos lisos e puxados num bonito rabo de cavalo.  Antipatizei na hora.

Em frente aos espelhos há uma enorme concentração de sarados. Tiram selfies, passam em revista os bíceps e tríceps e caem de quatro por si próprios ao darem mais uma penúltima sacada na barriga de tanquinho. É preciso reconhecer que, além de não gostar do clima de academia, detesto malhar. Meu organismo jamais liberou a tal da Endorfina, hormônio do bem estar que dizem aflorar logo depois de exercícios físicos. Pra mim, isso aí é “fake news”, taoquei?

Mas se pensas que vou desistir da minha abençoada vida saudável, estás enganado. Yoga é a minha praia. Sim, a Yoga é relaxante, acalma a mente, exercita o poder de concentração, a coordenação motora, ativa a memória e é pra lá que vou.

Sai o BORA MALHAR e entra PARA SE CONECTAR, DESCONECTE. Que benção! Quanta sabedoria!

A aula começa e todos já estão sentados sobre os calcanhares. A posição é torturante, mas aguento firme. Agora, minha gente, sinistro mesmo é a chamada POSTURA DA MONTANHA. Uma voz calma e doce nos orienta a manter os joelhos flexionados tanto quanto o necessário para manter a coluna o mais reta possível. Depois, deixar a cabeça cair pesadamente, relaxando a língua e a mandíbula, mantendo os pés separados na distância dos quadris, sem deixar de puxar a barriga e as costelas, respirando pausadamente, ao mesmo tempo que... SAIO DO RECINTO ENLOUQUECIDA DE CÃIBRA NOS CALCANHARES, TORCICOLO NAS MANDÍBULAS, RESPIRAÇÃO OFEGANTE, DOR POR TODO O CORPO E COM A CERTEZA ABSOLUTA  QUE YOGA NÃO É PRA AMADOR.

Penso que as promessas de início de ano são feitas para não serem cumpridas e, consequentemente, gerar culpa. Os fogos de artifício ainda brilham nos céus e, aqui embaixo, as criaturas pulam as sete ondinhas, comem romãs e fazem mil promessas. Avé Maria! Entrar o ano sem uma lista interminável de promessas seria um sacrilégio!   E promessa não cumprida – que beleza! – é culpa pro resto do ano.
Digo isso, pois parece que há um prazer mórbido em não realizar o prometido, apenas e tão-somente pra se sentir culpado. A razão dessa loucura?  Faço a menor ideia. Talvez considerem que não seja de todo ruim viver numa espécie de purgatório, limpando o caminho da alma em direção ao paraíso. Sei lá!  Vai saber...   
Quanto a mim, declaro solenemente que, sem nenhuma culpa, desisto de perseguir a tal “fonte inesgotável de prazer” que viria através de novos hábitos de vida.

Deitada na rede da varandinha, sedentária em tempo integral e devorando um sanduba tamanho família, me vem um sentimento estranho e perturbador:  uma culpa gigantesca de não estar sentindo culpa nenhuma.

102 comentários:

Anónimo disse...

Lucia Senna, você nasceu pra brilhar!
Cronista excelente e intérprete única dos seus próprios textos. Tenho ido ao You Tube e confesso que fiquei maravilhado com a sua voz rouca e sensual, sem falar na dicção perfeita.
Parabéns!
Guilherme.

Anónimo disse...

Amiga, você é uma delícia. Como sempre traz um texto envolvente e que nos faz dar boas risadas.BEIJÃO!
Eliana

Anónimo disse...

Oi, Lúcia
Olha, caríssima cronista, vida saudável é conviver com uma pessoa inteligente e bem humorada como você. O resto é MARTIRIO.
ANONIMO CONVICTO

Anónimo disse...

Lucia, minha querida
Que crônica mais inspirada...
As vezes me pergunto se vives mesmo todas essas experiências divertidas ou se é,única e exclusivamente, fruto da tua fértil imaginação. Mas o que quer que seja, o resultado é maravilhoso.
Beijos da Clara.

Anónimo disse...

Lucia Senna,
Boa noite,
Venho te parabenizar pelo texto tão inspirado e que retrata o comportamento
de muita gente. Tens total razão quando dizes que vida saudável é sinônimo de sofrimento. Claro que é bem engraçado,pois à primeira vista parece estar em desacordo. Mas, são essas brincadeiras que fazes com os opostos é que dão um toque especial aos textos.
Grande abraço,
MÁRIO

Anónimo disse...

Lu, identificação total com a crônica.
O melhor das tuas crônicas é que lendo me vejo na situação. Também detesto academia e detesto mais ainda essas gurias jovens , de corpo perfeito,.que malham sem suar. São absolutamente intratáveis kkkkk.
BEIJÃO, SANDRA.

Anónimo disse...

Louquita ,
Estou me esbaldando de rir com a história dos gordos da academia e seus odores insuportáveis. Já compraste a máscara para enfrentar a próxima aula torturante ou vais continuar no sedentarismo abençoado? Kkkk
BEIJINHOS,
Silvia

Anónimo disse...

Alô, Lúcia Senna
O " arremate" que dás para as crônicas são surpreendentes. Vens sempre pelo avesso do que esperamos e a magia se faz. És um sucesso, garota. Parabéns!
EDSON

Anónimo disse...

Kkkkk, já começo rindo porque semana passada fui a um nutricionista ( estou com o colesterol um pouco alto) que me prescreveu exatamente um franguinho grelhado com saladinha de alface etc...
Tuas crônicas são as nossas caras. Estava conversando sobre isso com a Beth que concordou plenamente. Muito legal, amiga. SANDRA.

Anónimo disse...

Lucia Maria de Sena Costa, porque razão não gostaste da YOGA? És muito irrequieta e YOGA requer disciplina e um pouco de concentração para fazer os exercícios. Devias persistir pois não há nada melhor que a Yoga para quem quer ter uma vida saudável. Eu sou testemunha do bem que ela faz. Vá se CONECTAR , criatura kkkkk.
Beijo, minha querida

Anónimo disse...

Lucia Senna,
Mais uma crônica para nos tirar da chatice do dia a dia e podermos, aos poucos, descontrair as sobrancelhas. À medida que avançamos na leitura vamos tirando a carranca do rosto e , descontraídos, terminar o texto já com um sorrisão na cara. Vida sedentária é GIRO, como gostas de dizer.
Abração pra ti e outro pro Ruy.
João Martini

Anónimo disse...

Sou da turma que odeia dieta e academia de musculação. Portanto, tua crônica caiu redondinha como as cervejas que gosto de beber nos finais de semana.
Parabéns pela forma sempre leve e divertida que imprimes aos textos.
Grande e Glorioso abraço,
JAYME.

Anónimo disse...

É surpreendente como sempre trazes temas que tanto interessa aos jovens quanto aos não tão jovens assim rsrs.
Digo isso pois as minhas filhas de 15 e 17 anos apreciam bastante as crônicas.
Podes ter certeza que já estais investindo nas gerações futuras.
Saudações Gloriosas,
Renato.

Anónimo disse...

Oi, Lúcia
Fonte inesgotável de prazer é, sem dúvida, deitar numa redinha , comendo um sanduba tamanho família e sem culpa nenhuma. Achei delirante o final da crônica rsrsrs.
Abraços do ALCEU.

Anónimo disse...

Oi, prima!
Sensacional! Hoje estava meio pra baixo mas ao ler o texto , desanuviei geral.
Você nasceu para alegrar a vida dos outros. Nossa família que o diga rsrs.
Beijos, querida.
Claus

Anónimo disse...

Olha, já tentei Yoga e , sim , ê um verdadeiro martírio. Tive que rir com a tua história na aula. Também sai com cãibras e torcicolos. Rede é o caminho da felicidade kkkkk
VAL

Anónimo disse...

Lúcia
Gostei da imagem. Kkkk
Dá crônica, não preciso nem dizer que...ADOREI. Malhar é minha onça e além de tudo, como tu , não gosto do clima, especialmente das garotas jovens que não suam quando estão na esteira. Porque será, heim? Kkkkk
Beijão da BEL.

Anónimo disse...

Oi, Lúcia
Também estou atrasado com as minhas promessas de final de ano. Gostei muito do que escreveste sobre promessas/ culpa/ Purgatório. Muito interessante.
Bom pra refletir sobre essas questões e tentar entender a razão desse tal prazer mórbido. Abraços.

Anónimo disse...

Legal demais!
Abraços e saudade!
CHESCA

Anónimo disse...

Gosto muito quando abro o blogue e dou com um texto teu. Penso que não precisas ir em busca de VIDA SAUDÁVEL pois quem tem uma cabeça saudável como tu,tem tudo. Teus textos falam por si só.
Grande abraço, ALCEGLAN!

Anónimo disse...

Oi, Lúcia
Ótima crônica.
Comigo acontece o seguinte:pago a academia e não vou. Pronto,já me sinto bem. Problema resolvido Kkkk Ok
Grande abraço do RODRIGO.

Anónimo disse...

Oi, Lúcia
Parabéns pelo talento de escrever crônicas sempre inteligentes e bem humoradas. Bom humor , nos dias de hoje,
é coisa rara e tens pra dar e vender.
É sabido que tudo o quanto um escritor ou uma escritora escreve é sempre biográfico. Daí, a minha conclusão sobre o teu perfil.
Até,

Anónimo disse...

Lúcia, sempre Lúcia! Preciso dizer mais?
Abraços Gloriosos!
Mauro Fernandes.

Anónimo disse...

Amiga maluquete,
Crônica hilária! Kkkkk
E o que mais poderia eu esperar de ti, além de escritos hilários?..kkkk
Levanta dessa rede e BORA MALHAR, sua preguiçosa KKKKK
TE ADORO, QUERIDONA!
TATY ( QUEBRA BARRACO) kkkk

Anónimo disse...

Agora que o ano começou pra valer, vou me matricular na academia aqui perto. Mas sem nenhum entusiasmo. Não sei mesmo a razão de nos sentirmos compelidas a fazer promessas na passagem do ano. Que coisa mais bocó! É melhor mesmo rir da situação pois , na verdade, tenho vontade é de chorar. KKKKK
BEIJÃO DA EDNA

Anónimo disse...

Que bom você aparecer em plena segunda feira. Segundas são dias pesados mas se temos uma crônica de LUCIA SENNA, tudo fica mais palatável, mais refrescante.
Que a sua semana seja tão leve quanto os seus textos...
THADEU.

Anónimo disse...

Sinistro ê passar dias, semanas, sem ler uma crônica tua. Elas, sim, são verdadeiras fontes inesgotáveis de prazer.
Gabriel, um fã entre tantos...

Anónimo disse...

Parabéns, Lúcia Senna, pelas ótimas sacadas. Gostei quando escreves que na frente dos espelhos estão os sarados dando a PENULTIMA olhada na barriga de tanquinho - a última jamais acontecerá pois haverá mais uma sempre. Boa,muito boa!
ANGELO NUNES.

Anónimo disse...

Estava lendo os diversos comentários que você recebeu e vou concordar em gênero, número e grau com o primeiro, feito por GUILHERME. Ele disse tudo o que eu teria pra dizer. Abraços Gloriosos.
JOSÉ DANTAS.

Anónimo disse...

Amiga, acabei de ler a crônica. Que leitura agradável, gostosa, divertida demais. Tens o dom da escrita e estás bombando no YOU Tube. Mereces todo esse sucesso, QUERIDONA. Fico feliz por ti.
Beijocas.
Carmem.

Anónimo disse...

Não suporto Academia mas tenho a maior inveja de quem frequenta com regularidade e fica com corpão malhado, sem gordura localizada, sem celulite , sem coisa nenhuma. Se eu pudesse contratar alguém pra malhar por mim, seria o ideal...kkkkk.
Ah, já ia esquecendo de dizer o principal : ADOREI A CRÔNICA!
SUELY.

Anónimo disse...

Oi, amiga
Já ia dormir, resolvi acessar o blogue e tive uma bela surpresa : estavas lá, brilhante e hilária, como de costume.
Há tempos desisti de levar uma vida saudável.Gosto mesmo é de ser sedentária e comer bobagens. Só me falta uma rede e viver sem culpa, mas isso ainda não consegui. Quem sabe um dia, né? RSRSRS
BEIJÃO DA CELINA

Anónimo disse...

Lúcia,
Tentei Yoga como uma segunda opção de me exercitar, não só fisicamente mas controlar a mente através da respiração e tudo o mais que já estamos cansadas de saber. Não consegui. Sou desatenta e desconcentrada. Só assisti a duas aulas.
Ao ler a crônica, ri muito com a parte que descreves o teu desespero com a POSTURA DA MONTANHA kkkk. Como bem dizes,YOGA NÃO É PRA AMADOR.
BEIJÃO DA BETH.

Anónimo disse...

Bom dia,
Parabéns, Lucia!
Suas crônicas cômicas são de muito bom gosto. Grande abraço. Aloísio.

Anónimo disse...

Feliz Ano Novo, amiga!
É o ano já começou bem animado com promessas não cumpridas, como manda o figurino. A novidade é que não há mais culpa no cartório. Obaaaaaa!
Bjs da TETÊ

Anónimo disse...

Lúcia, bom dia!
Já modificaste o meu dia com um texto bem bolado sobre a tal duríssima vida saudável. A vida é curta e o melhor que temos a fazer é aproveita- la da forma que nos der prazer.E, cá pra nós, comendo franguinho e carregando peso na academia,é dramático rsrs
Um abraço ,

Anónimo disse...

Melhor do que ler as crônicas da Lúcia é ouvi- la no YouTube lendo pra gente. Recomendo para o pessoal do blog. É muito bom mesmo. Abraços Gloriosos,
ANCELMO

Anónimo disse...

Oi, Lulu
BORA MALHAR? CHEGA DE MIMIMI E BORA MALHAR KKKKKK
DELÍCIA de TEXTO!
JOANNA

Anónimo disse...

LUCIA, o título da crônica já diz tudo.
Você resumiu tudo no título kkkk
Cultivar hábitos saudáveis é mesmo SINISTRO.
LÉO MACHADO.

Anónimo disse...

Prima querida,
Amo os seus textos. Simples assim.
Valeu!
Dóris

Anónimo disse...

Depois de tantas mensagens , fica difícil escrever algo que ainda não tenha sido escrito. Desisto de ser original e digo tão- somente que embora não seja de deixar comentários, sou fã do teu estilo e da interpretação que imprimes aos textos.Abração,
ARTHUR

Anónimo disse...

Sou diferente da galera do blog. Gosto de malhar e de alimentos saudáveis. A crônica tem sua graça mas não estimula as pessoas a optarem por uma vida saudável. É a minha sincera opinião.
Obrigado e desculpa a sinceridade.
Carlos Leal.

Anónimo disse...

CARAMBA! Rsrsrs
Os obesos metem o pé na jaca e depois transpiram nas nossas caras ...kkkkk
Muito engraçado.
Bjs ANA

Anónimo disse...

Discordo do comentário acima. A cronista não tem a função de educar o mundo. Ela apenas escreve sobre o seu modo de sentir, sem estar se preocupando com a humanidade. Desculpa a sinceridade , colega de blog.
WALMIR.

Anónimo disse...

Lucia, Muito bom os dois parágrafos sobre o sentimento de culpa. Parece mesmo que gostamos de viver em pecado.
Coisas da religião católica.
Parabéns! Abraço grande.

Anónimo disse...

Alô, Lúcia Senna
A vida sem OVERDOSES não tem nenhuma graça. Overdose de bom humor, overdose de alegria, overdose de LUCIA...isso é que é viver. ..
Abraços,
Júlio Baptista

Anónimo disse...

Lúcia, se você quer que todos tenhamos uma vida sem stress, bem humorada e risonha, então faça uma crônica a cada dia. Assim, ficaremos bem mais tolerantes com os desmandos que nos cercam aqui na nossa cidade, outrora maravilhosa.
ABRAÇOS,
MAURO FEITOSA

Anónimo disse...

Está muito engraçado a crônica!Super Legal!!! Quem está sedentária sou eu, a verdade é que me deu vontade de voltar a fazer ginástica, fazer dietas, sofrer este martírio...Adoro o que você escreve. Bjs. Sonia Costa

Anónimo disse...

Bom dia,Lúcia
A máxima da YOGA é : PARA SE CONECTAR, DESCONECTE. Eu diria que pra se desconectar do mundo, o melhor e mais rápido é ter um texto seu por perto. Suas crônicas são SAUDÁVEIS!
DEMÉTRIUS

TAdeu disse...

POLITICAMENTE INCORRETA CONTRA A MARÉ !!!!!! ��������

Lúcia Costa disse...

Nossa,Guilherme, um elogio desses é pra guardar embrulhado em papel de seda , dentro de uma caixa revestida de veludo e abrir todas as vezes que ,por alguma razão, o astral baixar.
Mil vezes obrigada. Grande abraço,

Lúcia Costa disse...

Oi,amiga
Levar um texto leve aos meus leitores e que os faça rir , é algo que persigo pois a vida, por aqui, está bem pesada. Beijão

Lúcia Costa disse...

Que delícia de comentário, caro ANONIMO CONVICTO. Mas saiba que também tenho momentos em que fico insuportavelmente chata e mau humorada kkkk.
Valeu! Grande abraço,

Lúcia Costa disse...

Oi,Clara
Bem, ás vezes sim, outras não. Um pouco de invencionice faz parte da vida de qualquer pessoa que goste de escrever.
Ficou claro? Kkkk
Beijao, minha linda.

Lúcia Costa disse...

Brincar com ideias contraditórias dá pano pras mangas. Muitas vezes, apelo para esse recurso. E se dizes que dá um toque especial aos textos, tanto melhor. Obrigada,Mário
Abraços Gloriosos,

Lúcia Costa disse...

Intratáveis, Sandrinha!Absolutamente intratáveis! Kkkkk
Beijocas,

Lúcia Costa disse...

Oi,prima
Por enquanto, no sedentarismo abençoado. Quem sabe ,podemos ir juntas? Uma carregando a outra e as duas se arrastando pelas ruas de Botafogo? Kkkk
Vamos pensar no assunto,ok?
Bjs, prima.

Lúcia Costa disse...

Venho pelo avesso? Que GIRO!
Taí,Edson, gostei do comentário!
Um abraço pelo lado direito kkkk
Obrigada ,

Lúcia Costa disse...

Parece que todos os nutricionistas só sabem prescrever franguinho e saladinha. Que falta de criatividade!
Assim,acabamos desistindo e o colesterol não abaixa nunca. Oh, vida! Kkk
Beijão,

Lúcia Costa disse...

O problema, minha amiga, é que pra se CONECTAR é preciso DESCONECTAR.
E DESCOBECTAR - SE não é pra qualquer um não. Sou conectada , o que se há de fazer?
Beijão,

Lúcia Costa disse...

Bom demais saber que a partir de um texto meu, substituís a carranca por um sorrisão no rosto. O que mais uma cronista poderia ouvir de melhor?
Obrigada, João.
Forte abraço,

Lúcia Costa disse...

Teu comentário também caiu redondinho como as cervejas que NÃO tomo jamais.
Kkkkk
Valeu , Jayme.
Abraços,

Lúcia Costa disse...

Poxa, dessa eu gostei! Preciso mesmo conquistar a partir de já , meu público futuro. Abraços para as meninas e outro grande pra ti.

Lúcia Costa disse...

Isso é que é vida, não é Alceu?
O resto é...MARTÍRIO KKKKK
GRANDE ABRAÇO,

Lúcia Costa disse...

Acho que herdei da MARIINHA. Ela sim, era um verdadeiro evento.
Obrigada , primo.
Beijão

Lúcia Costa disse...

Só ter que sentar sobre os calcanhares já é torturante.kkkk
Mas, quem consegue vencer esse primeiro desconforto e passar pela POSTURA DA MONTANHA, acaba por obter os maravilhisos beneficios da YOGA.
Pena que eu não fui além e cai da montanha kkkk
Beijos, queridona

Lúcia Costa disse...

Não sei, Bel. Acho que é o cúmulo da arrogância , alguém ficar horas na esteira e sem derramar um único pingo de suor. Revoltante! Kkkk
Beijos,Belzinha.

Lúcia Costa disse...

Se chegares a alguma conclusão, por favor, me diga. Só levantei a questão mas não tenho a menor ideia dos porquês.
Obrigada.
Abraço,

Lúcia Costa disse...

Saudades também,
Beijos, querida.

Lúcia Costa disse...

Obrigada, ALCEGLAN.
Tens sempre um elogio pra me dar e eu fico muito feliz por isso.
Forte abraço,

Lúcia Costa disse...

Que forma boa de resolver problemas.
Melhor ainda é pagar alguém para fazer os exercícios por nós. Caramba!
Como não tinha pensado nessa excelente ideia ainda? Kkkk
Grande abraço,Rodrigo.

Lúcia Costa disse...

Cultivar o bom humor é quase questão de sobrevivência. É o que tento fazer no meu dia a dia. Além do mais, como dizia a minha mãe, ninguém vence chorando, não é mesmo?
Obrigada pela participação.

Lúcia Costa disse...

Muito gentil você!
Obrigada.
Abraços Gloriosos,

Lúcia Costa disse...

Levanto nada.
Vou ficar aqui, nesse balanço delicioso , lendo os comentários dos meus caros leitores e até de uma tal de TATY que, de acordo com o que dizem por aí , apesar de ser muuto maluquete , é gente boa. Kkkkk
Beijos, lindona!

Lúcia Costa disse...

Te aconselho a não te matriculares.
É dinheiro jogado fora pois vais acabar não indo. Ou será que estou enganada? Tomara que consigas me surpreender .TOMARA, AMIGA?
BEIJÃO.

Lúcia Costa disse...

Obrigada, Thadeu.
Teus elogios me fazem um bem...
Gloriosos Abraços,

Lúcia Costa disse...

Que comentário tão gentil!
Muito obrigada, Gabriel !
Grande abraço,

Lúcia Costa disse...

Sim, os sarados não saem da frente do espelho. Olham- se pela penúltima vez,vezes sem conta kkkk
Valeu!
Grande abraço,

Lúcia Costa disse...

E tudo quanto eu disse pro Guilherme, digo também pra ti.
Só saberás quando o RUY MOURA, meu querido editor, publicar. Mistério...
Kkkk
Abraços,

Lúcia Costa disse...

Tenho certeza disso, minha querida amiga.Beijo carinhoso ,

Lúcia Costa disse...

Também ando com imensa vontade de contratar um dos sarados pra malhar por mim. O problema é que eles não saem dos espelhos. Kkkkk
BEIJÃO,

Lúcia Costa disse...

Espero que consigas, Célina.
Ser sedentária e não se sentir culpada por esse fato é simplesmente divino.kkkk
Beijos,

Lúcia Costa disse...

Não, Beth, definitivamente ,Yoga é só pra " profissa" Kkkk.
BEIJÃO.

Lúcia Costa disse...

Obrigada,Aloísio.
Abraços Gloriosos,

Lúcia Costa disse...

Ano novo e SEM NENHUMA CULPA no cartório. Que possamos dar um " chega pra lá " nesse eterno sentimento de culpa e nos livrarmos dele pra sempre! Obaaaa!
Beijão,

Lúcia Costa disse...

Sim,é dramático.
Portanto, deixemos o franguinho de lado e nos agarremos a uma suculenta e saudável picanha bem temperada e...BOM APETITE! KKKK
ABRAÇOS

Lúcia Costa disse...

Poxa, Ancelmo, muito obrigada pela divulgação. Forte abraço,

Lúcia Costa disse...

Bora balançar na rede da varandinha?
Bora, Joana? Deixa de lado os mimimis e vem curtir uma redinha. Te garanto que não vais mais querer outra vida. Queres apostar?
Beijocas.

Lúcia Costa disse...

Adoro pensar nos títulos que darei aos textos. Fico muito gratificada quando vejo que acertei. Que bom,Léo!
Confesso que também, sem falsa modéstia, gostei bastante.
Gloriosos Abraços,

Lúcia Costa disse...

Amei teu comentário, minha prima.
Simples assim! Kkk
Beijocas,

Lúcia Costa disse...

Ainda que não sejas de deixar comentários, deixaste um muito bacana e cheio de estilo. Giro!
Obrigada,Arthur
Abraços,

Lúcia Costa disse...

Não, Carlos, comentários sinceros e honestos são super bem vindos. Portanto, não há razão para me pedires desculpas. Só digo que não tenho a pretensão de estimular ninguém a fazer o que quer que seja. Se pretensão tenho é a de escrever textos descontraídos, bem humorados, leves e que partam de minhas próprias vivências. Sou cronista e não educadora.
Mas quero dizer que gostei do teu comentário e espero que partícipes outras vezes. Grande abraço,

Lúcia Costa disse...

Podem, Ana?
Não, não podem. Ou podem? Kkkkk
BEIJÃO,

Lúcia Costa disse...

Oi, Walmir
Nosso caro amigo do MUNDO BOTAFOGO, como o seu próprio nome já diz , é uma pessoa LEAL às suas convicções. E isso é louvável. Afinal, é aquela velha história: " o que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho? "
Grande abraço e obrigada pelo apoio.

Lúcia Costa disse...

Culpa e pecado são conceitos pesados demais e que só nos fazem mal. Afastemos esses cálices de nossas vidas e vivamos livres , leves e soltos, de preferência deitados numa redinha, cantando modinhas e sendo feliz. Abraços,

Lúcia Costa disse...

E overdose de comentários à lá JULIO BAPTISTA!KKK
Obrigada e grande abraço,

Lúcia Costa disse...

Se eu fizesse uma crónica a cada dia certamente irias enjoar dos textos.
Seria uma OVERDOSE NEFASTA de LUCIA SENNA e logo irias sugerir ao RUY que me desse umas férias prolongaaaaadas.kkkkkk.
Obrigada,Mauro, pelo carinhoso comentário. Grande abraço,

Lúcia Costa disse...

Obrigada, AMIGA.
Faça como eu. Ou melhor : não faça como eu. Vá se exercitar e comer comidinha sem sal
Enfrente o martírio e...tenha uma vida insossa kkkkkkk
Beijos.

Lúcia Costa disse...

Adorei teu comentário.
Crônica saudáveis é bem bacana!
Obrigada,DEMETRIUS.
FORTE ABRAÇO,

Lúcia Costa disse...

Sim, certamente o correto, nesse caso, é mesmo fazer atividade física e se alimentar saudavelmente. Mas como ando bastante enjoada do tal do POLITICAMENTE CORRETO, resolvi vir pelo avesso e reivindicar o meu direito de, SEM NENHUMA CULPA, ser POLITICAMENTE INCORRETA e FELIZ.
Obrigada pela participação.
Grande abraço,

Ruy Moura disse...

Muito obrigado, João!
Um grande abraço também para ti!

Anónimo disse...

Fala sério amiga, sei que é só brincadeira. Você leva muito a sério sua alimentação e atividade física. Porém, imagino que trazemos no DNA a motivação pra malhação. Ou gosta e faz com vontade ou não gosta e faz de qualquer jeito. É como comer salada, ou gosta e come com vontade ou não gosta e empurra goela abaixo.
De toda forma, malhar hoje mais do que nunca é fundamental. Goste ou não. Vamos malhar. EUNICE. Bjs.

Neném Prancha: a história de uma vida (I)

Fonte e autoria desconhecida / Reprodução Internet. « O pavilhão alvi-negro não tremulou a meio-pau. Com os jogadores de férias e o Mara...