quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Botafogo é bairro, palmeiras são árvores
Numa rua de Filadélfia E por falar em Botafogo, o nosso Bairro continua sendo um centro cultural, dinâmico e lindo. É um Bairro maravilhos...

-
por RUY MOURA Editor do Mundo Botafogo 1992: CAMPEONATO BRASILEIRO 26/01/1992. BOTAFOGO 3-1 ATLÉTICO PARANAENSE (PR). Niterói. 01/02/1992. B...
-
Recomendações de André http://www.botafogonews.com AREIA BRANCA / RIO GRANDE DO NORTE ASSOCIAÇÃO RECREATIVA TORCIDA ORGANIZADA B...
-
O Botafogo conquistou o Torneio Internacional da Cidade de Genebra, na Suíça, no dia 7 de agosto de 1984, ao vencer o Everton por 1x0, c...
4 comentários:
Olá Ruy e amigos!
Em outro post imaginei que esse gol fosse em um jogo de 1958, mas o jornal entrega a data.
Agradecer ao José Gonçalves por compartilhar conosco esse golaço!
Foi um jogo do primeiro turno da campeonato, ficou em 2x2.
BOTAFOGO 2 x 2 VASCO DA GAMA
Local: Maracanã
Juiz: Wilson Lopes de Souza
Renda: Cr$ 1.453.403,00
Gols: Garrincha, Didi (pênalti), Livinho e Pinga
BOTAFOGO: Amauri, Thomé e Nilton Santos; Servílio, Beto e Pampolini; Garrincha, Didi, Paulinho Valentim, Édson e Quarentinha.
VASCO DA GAMA: Hélio, Paulinho e Bellini; Cléver, Laerte e Orlando; Sabará, Livinho, Almir, Valdemar e Pinga.
Técnico: Martin Francisco
Abração Ruy!
O José Gonçalves envia sempre coisas interessantes. A sucessão de diagramas é bem sugestiva. Obrigado pela súmula.
Grande abraço.
Sobre o Garrincha fica a minha indgnação de um documentário sobre o Pelé (não vi mas li protestos) que ao falar da copa de 62 não há nenhuma referência ao verdadeiro artífice do título: Garrincha.
Eu pergunto: o que fez Pelé de relevante em 62 a não ser ter uma contusão grave na virilha.
Em 58 ainda podemos falar do golaço contra o País de Gales, mas no mais os personagens foram Didi e Garrincha.
Qual o problema que essa turma tem em relação ao Garrincha.
Outro absurdo que causou indignação ao Amarildo foi o poster da copa de 62 está o Pelé e o Amarildo omitido, quando todos sabemos da importância do Amarildo.
Cada dia o futebol e seus dirigentes me enoja mais. Não consigo mais assistir futebol no país que tanto me encantou na juventude, e ia aí estádio pelo prazer de ver grandes jogadores independente do clube, embora a minha paixão sempre foi o Botafogo. Abs e SB!
É assim, Sergio. A mídia, e especialmente a carioca, faz tudo para minimizar a importância do Botafogo e do Garrincha porque continuam a ter espinhas atravessadas na garganta, porque o Botafogo foi o mais importante clube do país em matéria de Copas do Mundo, e Garrincha o seu diamante mais raro.
Tudo isso também me enoja, Sergio. Pelé ufana-se de ter marcado 1.200 e tantos gols (não há ninguém que tenha marcado 1000 golos em competições oficiais por Clubes e Seleções na categoria principal), o que me dá vontade de rir porque ele conta tudo: amistosos, campeonatos militares, juniores, etc., além de ter participado sobretudo em campeonatos estaduais, enquanto outros grandes goleadores mundiais participaram em campeonatos nacionais que não tinham Botafogo de Ribeirão Preto, Ferroviária, Comercial, Noroeste, XV de Piracicaba, Taubaté, Jabaquara... Ele realmente foi o único atleta tricampeão do mundo em campo, mas... fez um gol na Copa do Mundo de 1962, nada mais! (Zagallo foi tetra, mas em qualidades diferentes: como atleta, como treinador e como coordenador)
Tudo isso é escandaloso e raia o deboche. É por essas e por outras que o futebol brasileiro acabará em trágico suicídio.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário