quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Botafogo 1x2 Defensa y Justicia: a liberdade procurada…

Crédito: Buda Mendes / Getty Images.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Sobre o jogo de ida, no Estádio Olímpico Nilton Santos, escrevi que "a equipe apresentou-se com nove reservas, podendo-se concluir que a comissão técnica deu sinal de a Copa Sulamericana não ter sido eleita para chegarmos à final”.

Dito e feito!

Bruno Lage fez a coisa ao contrário: em vez de resolver o jogo no Rio de Janeiro com meia dúzia de titulares entregou o “ouro ao bandido”, e perdendo na Argentina por 2x1 lançou a equipe ao ataque em busca do empate.

Porém, sejamos francos, essa inversão de tática foi muito inteligente da parte de Bruno Lage, porque a convicção não era nenhuma, nem do lado do técnico nem do lado dos jogadores na medida em que as duas partes queriam ver-se livres da Copa Sulamericana para disputar e conquistar com mais liberdade o campeonato brasileiro, enquanto o Palmeiras tem mais jogos e mais desgaste pela frente.

Na verdade o Botafogo lançou-se ao ataque no final do jogo para escamotear o seu desejo de ser eliminado, dando ao público a ideia de que lutava pela classificação porque há coisas que nunca se podem dizer ou evidenciar abertamente e é necessário manter uma postura que nos legitime socialmente.

Em boa verdade, a tentativa final foi um simulacro para ninguém ficar mal de modo a não ser atacado publicamente. Pessoalmente preferia arriscar a continuidade na Sula mas…

...mas o resultado significa que técnico e jogadores alcançaram um objetivo de maior liberdade para a conquista do Brasileirão. Pela minha parte não critico a opção porque sei – e sinto – o quanto é fundamentalíssimo para o Botafogo a conquista do campeonato brasileiro de 2023.

Estamos juntos! Jogamos juntos! Foco absoluto jogo a jogo!

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x2 Defensa y Justicia

» Gols: Lucas Fernandes, aos 45+2’ (Botafogo); Nicolás Fernández, aos 14’ e 71’ (Defensa y Justicia)

» Competição: Copa Sul-Americana

» Data: 30.08.2023

» Local: Estádio Florencio Sola

» Árbitro: Jhon Ospina (Colômbia); Assistentes: Dionisio Ruíz (Colômbia) e Sebastián Vela (Colômbia); VARJhon Perdomo (Colômbia)

» Disciplina: cartão amarelo -  Diego Costa (Botafogo)

» Botafogo: Gatito Fernández; Di Placido (Mateo Ponte), Philipe Sampaio, Victor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa (Matías Segovia), Marlon Freitas (Gabriel Pires), Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Janderson); Luís Henrique (Carlos Alberto) e Diego Costa. Técnico: Bruno Lage.

» Defensa y Justicia: Bologna; Sant’Anna, Malatini, Cardona e Alexis Soto; Kevin Gutiérrez (Solari, depois Cáceres), Tripichio, Julián López e Barbona (Ramos Mingo); Nicolás Fernández (Lucas Pratto) e Togni (Alanís). Técnico: Julio Vaccari.

Mais Líder!

 
Crédito: Twitter Brasileirão Assaí.

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Camisa Gloriosa nos países bálticos: a mitologia báltica (I)

Representação cultural no Centro Histórico de Riga, capital da Letónia. Arquivo Pessoal, agosto/2023.

compilação e montagem de textos de  RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Há mais de três décadas que viajo habitualmente de férias para países diferentes e desde há vários anos que publico no Mundo Botafogo as minhas viagens passeando a Camisa Gloriosa pelos quatro cantos do mundo, contando histórias locais e mostrando fotografias das viagens envergando as cores alvinegras.

Por efeito da pandemia esse processo internacional foi interrompido e em 2020, 2021 e 2022 não realizei férias no estrangeiro nem tornei a viajar em trabalho para países com os quais mantenho relações acadêmicas e profissionais, efetuando trabalho à distância – pesquisas por meios de entrevistas zoom ou teams e questionário google forms – com o apoio de profissionais locais desses países, integrados nas equipes de pesquisa.

Retomei este ano plenamente as atividades pré-pandemia, mostrando novamente a nossa Camisa Gloriosa ao mundo, e eis-me viajando de férias pelos países bálticos – Lituânia, Letónia e Estónia, vizinhos fronteiriços dos Estados ditatoriais da Bielorrúsia/Belarus e da Rússia, com potenciais e reais comportamentos bélicos que levaram os Países Bálticos a integrar a União Europeia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para se defenderem de possíveis invasões.

Os povos bálticos ou baltos, definidos como falantes de uma das línguas bálticas, um ramo da família de línguas indo-europeias, são os descendentes de um grupo de tribos indo-europeias que colonizou a região entre o baixo Vístula, o alto Duina Ocidental e o rio Dnieper no litoral sudeste do mar Báltico.

Os milhares de lagos e pântanos nesta área contribuíram para o isolamento geográfico dos bálticos nesta região, e as línguas bálticas retiveram várias características arcaicas e conservadoras. Entre os povos bálticos estão os modernos lituanos, letões e estónios – todos bálticos orientais.

Torre / Miradouro no Centro Histórico de Vilnius, capital da Lituânia. Arquivo Pessoal, agosto/2023.

Em todos os países do mundo existem lendas, mitos e religiões que contam estórias extraordinárias representando as suas crenças em Deuses, Demónios, influências Solares e Lunares nas suas vidas, seja no que respeita ao seu quotidiano, ao seu futuro ou à crença na eternidade sob as mais diversas formas.

Antes da cristianização dos povos bálticos, que foram os últimos povos da Europa a converterem-se ao Cristianismo, e que ainda hoje são os povos com mais práticas pagãs, a mitologia báltica assumia um conjunto de crenças e ritos bálticos originados nos tempos pré-históricos – derivados da religião proto-indo-europeia – e que foi sendo assimilada pelo cristianismo, até ao início da idade moderna.

As fontes do seu conhecimento são indiretas e baseadas em canções e festas do folclore popular, crônicas missionárias, vestígios arqueológicos e crônicas de povos vizinhos (principalmente germânicos e russos), histórias folclóricas, estudos etimológicos e mitologia comparada.

As divindades do panteão báltico podem ser divididas em três ramos, que representam a expansão e a dispersão geográfica dos povos bálticos desde a sua origem até à Idade Média, havendo divindades prussianas, lituanas e letãs, muitas das quais constituem variantes locais da mesma figura, mas há deuses específicos para cada povo.

A mitologia báltica é notável pelo papel atribuído aos animais e a outros elementos naturais no seu culto, porquanto as figuras do ambiente são deificadas e adoradas através de sacrifícios, monumentos e festivais.

O fogo desempenhava um papel central como agente de mudança, morte e vida, razão pela qual ardia permanentemente nos antigos templos bálticos.

Dievas, Deus do céu brilhante, era a principal divindade sob o qual existem divindades menores. A sua cosmologia consiste numa árvore cósmica, coroada por símbolos do Cosmos e com o tronco guardado por cavalos e serpentes.

De acordo com estas religiões, quando um ser humano morria, sobrevivem o ‘vele’, que viaja para a região dos mortos, e a ‘siela’, um princípio vital que permanece na região dos vivos e é reanimado em animais ou plantas.

Fontes da série “Camisa Gloriosa nos países bálticos”: https://en.wikipedia.org; https://es.abcdef.wiki; https://es.wikipedia.org; https://it.wikipedia.org; https://pt.wikipedia.org; https://travelshelper.com; https://www.itinari.com; https://www.magnusmundi.com

Eduardo, o craque do mês de agosto

Crédito: Jorge Rodrigues / AGIF.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Tiquinho Soares foi eleito tetra-craque do mês em abril, maio, junho e julho pelo Brasileirão Assaí. Lesionado o artilheiro do campeonato brasileiro de futebol, eis que a SporTV elege Eduardo como craque do mês de agosto após eleger Tiquinho Soares como craque do mês em abril, maio e julho (em junho foi eleito Luis Suárez).

Botafogo na ponta em todos os domínios do futebol brasileiro 2023!

Voz de corintiano néscio

«Tirando o Tiquinho e o Diego Costa, só tem jogador meia boca em fase iluminada... Qualquer um dos caras que saírem desse time não vai fazer sucesso em lugar nenhum, todos são bem medíocres... Mas correm como se não houvesse amanhã, é bizarro...». – Rodolpho O (@rodolpho.o), torcedor corintiano.

Fonte: https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/1412024/time-do-botafogo-e-inacreditavel

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Botafoguenses eleitos na 21ª rodada: Brasileirão Assaí

 

Diego Costa, Craque da Rodada.

por Brasileirão Assaí

Brasileirão Assaí – 21ª Rodada (100% torcedores):

EQUIPE DA 21ª RODADA

Lucas Perri;

João Pedro (Grêmio), Gustavo Gómez (Palmeiras), Adryelson e Hugo (Goiás);

Raphael Veiga (Palmeiras), Pepê (Grêmio), Gabriel Pires (Botafogo) e Paulinho (Atlético-MG);

Diego Costa (Botafogo) e Luis Suárez (Grêmio).

Técnico: Bruno Lage (Botafogo).

CRAQUE DA RODADA

Diego Costa

GOL DA RODADA

Luís Henrique 

GARÇOM DA RODADA

Hugo

Crédito das Imagens: Twitter Brasileirão Assaí.

Botafoguenses eleitos na 21ª rodada: ESPN

Seleção Bola de Prata 2023 ao final da 21ª rodada. Crédito: ESPN.

por Brasileirão Assaí

Prêmio ESPN Bola de Prata (40% estatísticas + 60% jornalistas):

SELEÇÃO DA 21ª RODADA DO BOLA DE PRATA

Lucas Perri (Botafogo);

Guga (Fluminense), Adryelson (Botafogo), Víctor Cuesta (Botafogo) e Juninho Capixaba (RB Bragantino);

Gabriel Pires (Botafogo), Marlon Freitas (Botafogo), Raphael Veiga (Palmeiras) e Guilherme (Goiás);

Lucero (Fortaleza) e Paulinho (Atlético-MG).

Técnico: Bruno Lage (Botafogo).

SELEÇÃO DO BOLA DE PRATA 2023 AO FINAL DA 21ª RODADA

Lucas Perri (Botafogo);

Mayke (Palmeiras), Adryelson (Botafogo), Víctor Cuesta (Botafogo) e Juninho Capixaba (RB Bragantino);

Villasanti (Grêmio), Marlon Freitas (Botafogo), Raphael Veiga (Palmeiras) e Arrascaeta (Flamengo);

Tiquinho Soares (Botafogo) e Luis Suárez (Grêmio).

Técnico: Abel Ferreira (Palmeiras).

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Botafogo 3x0 Bahia: o Céu não quer esperar…

Crédito: Arthur Barreto.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Assisti a vários melhores momentos do jogo e escrevo antes de ver a gravação do jogo completo, mas parece-me que o que vi correspondeu a uma excelente partida de futebol, e não só pela parte do Botafogo – o Bahia apresenta um futebol que já não é compatível com a sua má classificação, e vai subir.

Como dizia alguém, neste Brasileirão o Botafogo não tem lances espetaculares, não faz gols espetaculares, não tem craques espetaculares – tem uma equipe cascuda, resiliente e seja qual for a escalação todos são atacantes, todos são zagueiros, todos são meio-campistas.

Ontem houve um futebol solto, jogadas simples e um ‘matador’ que faltava, com sorte nos ressaltos que, apesar disso, não evitaram que a bola entrasse na baliza. Aparentemente um segundo tempo mais forte e um terceiro gol raro, inesperado, simples e eficaz. Quantos gols marcamos durante o campeonato driblando o goleiro e fazendo a bola apenas deslizar para o fundo das redes?...

O Luís Henrique, que eu tenho apreciado pouco, teve um momento Glorioso de futebol. Tomara que seja o ponto de partida para se tornar o jogador que tantos consideram poder vir a alcançar um nível muito bom.

Maior craque do que LH ontem, só mesmo a torcida! Torcida maioritariamente ao lado do lado bom, que é o lado de apoiar, entusiasmar e fortalecer a equipe em campo. Nota 10 para a festa que os torcedores fizeram no Niltão!

Toda a equipe é ‘feroz’ e é quase injusto destacar alguém, mas ainda assim digo que a duvidosa contratação de Diego Costa mostrou-se cirúrgica e o staff respetivo está de parabéns com o acerto.

O outro elemento a destacar é o treinador. Da crítica li antes que ele não deveria mudar nada para não colocar em causa o que já fora feito. Mas ele mudou. Reinventou a equipe. Fê-la jogar mais solta e simultaneamente mais ligada e mais rápida.  Faltava isso. E como Lage abdicou da Copa Sul-americana – ganhá-la seria pura sorte após a mensagem passada no jogo contra o DyJ – então as possibilidades aumentam por menor desgaste da equipe e mais tempo para afinar a estratégia, a tática e a execução no campeonato brasileiro.

Crédito: Arthur Barreto.

Continuo defendendo que só nos devemos preocupar com o presente, vivendo-o intensamente e pensando ‘treino a treino, jogo a jogo’ até que o desiderato se concretize. Mas que a confiança está aumentando entre nós, não há dúvida, e o Céu está ao alcance!

Que a alegria de jogar permaneça ao mais alto nível!

FICHA TÉCNICA

Botafogo 3x0 Bahia

» Gols: Diego Costa, aos 4’, e Diego Costa, aos 51’ e 76’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 27.08.2023

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 35.556 pagantes; 39.610 espectadores

» Renda: R$ 1.322.700,00

» Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP); Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP); VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

» Disciplina: cartão amarelo – Diego Costa e Janderson (Botafogo) e Mingotti, Cauly e Yago Felipe (Bahia)

» Botafogo: Lucas Perri; JP Galvão (Mateo Ponte), Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Danilo Barbosa) e Eduardo; Matías Segovia (Diego Hernández), Diego Costa (Janderson) e Victor Sá (Luís Henrique). Técnico: Bruno Lage.

» Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido; Rezende, Thaciano (Yago Felipe) e Cauly (Léo Cittadini); Ademir (Everaldo), Mingotti (Vitor Jacaré) e Rafael Ratão (Biel). Técnico: Renato Paiva.

O Clube que transformou o futebol brasileiro

 

domingo, 27 de agosto de 2023

Retrospecto Botafogo x Bahia (e fichas técnicas 2011-2022)

Créditos: Elson Souto.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

SÍNTESE DE TODOS OS JOGOS (1935-2022): 69 jogos, 25 vitórias, 20 empates e 24 derrotas; saldo de gols favorável em 82-72.

1ª JOGO

Botafogo 4x3 Bahia

» Gols: Carvalho Leite (2) Patesko e Octacílio (Botafogo); Servílio, Tintas e Ito (Bahia)

» Competição: Amistoso

» Data: 30.10.1935

» Local: Campo da Graça, em Salvador (BA)

» Botafogo: Alberto (André), Albino e Nariz; Affonso, Luciano e Canalli; Álvaro, Leônidas da Silva, Carvalho Leite, Pirica (Octacílio) e Patesko.

Fonte aqui: 1935: Taça Juracy Magalhães 

OS JOGOS

30.10.1935: Botafogo 4x3 Bahia
15.01.1942: Botafogo 3x1 Bahia
25.01.1942: Botafogo 1x2 Bahia
13.04.1946: Botafogo 1x0 Bahia
02.09.1956: Botafogo 1x1 Bahia
23.07.1958: Botafogo 1x0 Bahia
01.02.1959: Botafogo 1x0 Bahia
10.06.1960: Botafogo 1x0 Bahia
12.06.1960: Botafogo 0x0 Bahia
17.10.1963: Botafogo 0x1 Bahia
20.10.1963: Botafogo 2x0 Bahia
26.10.1963: Botafogo 3x0 Bahia
30.10.1963: Botafogo 0x0 Bahia
16.12.1964: Botafogo 1x0 Bahia
27.10.1968: Botafogo 0x1 Bahia
05.11.1969: Botafogo 1x2 Bahia
06.12.1970: Botafogo 4x0 Bahia
31.03.1971: Botafogo 4x2 Bahia
05.09.1971: Botafogo 1x0 Bahia
04.10.1972: Botafogo 1x1 Bahia
27.10.1973: Botafogo 0x0 Bahia
05.06.1974: Botafogo 0x0 Bahia
16.07.1975: Botafogo 0x1 Bahia
15.09.1976: Botafogo 0x0 Bahia
19.01.1977: Botafogo 0x1 Bahia
29.01.1978: Botafogo 0x0 Bahia
02.04.1978: Botafogo 1x1 Bahia
09.03.1980: Botafogo 2x3 Bahia
01.10.1981: Botafogo 2x3 Bahia
29.04.1984: Botafogo 0x0 Bahia
31.01.1985: Botafogo 1x1 Bahia
13.03.1985: Botafogo 0x2 Bahia
28.05.1985: Botafogo 0x0 Bahia
21.11.1987: Botafogo 2x2 Bahia
24.11.1988: Botafogo 1x0 Bahia
12.07.1990: Botafogo 0x1 Bahia
15.07.1990: Botafogo 1x1 Bahia
11.10.1990: Botafogo 0x1 Bahia
02.03.1991: Botafogo 0x0 Bahia
19.02.1992: Botafogo 3x1 Bahia
06.10.1993: Botafogo 0x1 Bahia
05.11.1993: Botafogo 3x0 Bahia
27.09.1994: Botafogo 1x1 Bahia
22.11.1995: Botafogo 2x0 Bahia
25.08.1996: Botafogo 2x1 Bahia
21.09.1997: Botafogo 1x3 Bahia
04.11.2000: Botafogo 0x2 Bahia
09.08.2001: Botafogo 3x2 Bahia
28.09.2002: Botafogo 2x1 Bahia
10.07.2011: Botafogo 1x1 Bahia
08.10.2011: Botafogo 2x2 Bahia
07.07.2012: Botafogo 3x0 Bahia
30.09.2012: Botafogo 0x2 Bahia
05.06.2013: Botafogo 1x2 Bahia
22.09.2013: Botafogo 1x2 Bahia
04.05.2014: Botafogo 0x1 Bahia
17.09.2014: Botafogo 2x3 Bahia
25.07.2015: Botafogo 1x1 Bahia
31.10.2015: Botafogo 1x0 Bahia
28.05.2017: Botafogo 1x0 Bahia
27.08.2017: Botafogo 2x1 Bahia
10.06.2018: Botafogo 3x3 Bahia
21.09.2018: Botafogo 1x2 Bahia
03.10.2018: Botafogo 2x1 Bahia
20.10.2018: Botafogo 0x1 Bahia
02.05.2019: Botafogo 3x2 Bahia
25.09.2018: Botafogo 0x2 Bahia
30.09.2020: Botafogo 1x2 Bahia
08.11.2020: Botafogo 0x1 Bahia

FICHAS TÉCNICAS (2007-2022)

No período de vida do Mundo Botafogo (2007-2022) o Glorioso defrontou o Bahia em 20 partidas, obtendo 6 vitórias, 4 empates e 10 derrotas, com saldo de gols desfavorável em 25-29.

Fontes das Fichas Técnicas 2011-2022: Lance! e O Globo.

2011

Botafogo 1x1 Bahia

» Gols: Elkeson, aos 30’ (Botafogo); Fahel, aos 77’ (Bahia)

» Competição: Campeonato Brasileiro de Futebol

» Data: 10.07.2011

» Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)

» Botafogo: Renan, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Thiago Galhardo); Somália (Léo), Lucas Zen, Araruama e Elkeson; Maicosuel e Herrera (Caio). Técnico: Caio Júnior.

Botafogo 2x2 Bahia

» Gols: Alex, aos 55’, e Caio, aos 57’ (Botafogo); Souza, aos 28’, e 60’ (Bahia)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 08.10.2011

» Local: Estádio São Januário (RJ)

» Botafogo: Renan; Lucas (William), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel; Alex e Caio. Técnico: Caio Júnior.

2012

Botafogo 3x0 Bahia

» Gols: Cidinho, aos 6' e 45', e Elkeson, aos 47'

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 07.07.2012

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, ‘Engenhão’ (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Vítor Júnior (Sassá), Andrezinho e Cidinho (Fellype Gabriel); Elkeson (Jadson). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 0x2 Bahia

» Gols: Fahel, aos 17', e Hélder, aos 85’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 30.09.2012

» Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)

» Botafogo: Jefferson; Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson (Vítor Júnior), Lodeiro (Rafael Marques), Seedorf (Bruno Mendes) e Andrezinho; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

2013

Botafogo 1x2 Bahia

» Gols: Vitinho, aos 7’ (Botafogo); Fernandão, aos 40’ e 68’ (Bahia)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 05.06.2013

» Local: Estádio Lourival Baptista, em Aracaju (SE)

» Botafogo: Renan; Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Júlio César; Marcelo Mattos (Renato), Fellype Gabriel (Bruno Mendes), Seedorf, Vitinho (Andrezinho) e Rafael Marques. Técnico: Oswaldo Oliveira.

Botafogo 1x2 Bahia

» Gols: Edílson, aos 30’ (Botafogo); Fernandão, aos 81’, e Obina, aos 86’ (Bahia)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 22.09.2013

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf (Hyuri), Lodeiro (Henrique) e Rafael Marques; Elias (Alex). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

2014

Botafogo 0x1 Bahia

» Gols: Maxi Biancucchi, aos 58’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 04.05.2014

» Local: Estádio Fonte Nova, Salvador (BA)

» Botafogo: Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Júnior César; Gabriel, Bolatti, Lodeiro (Jorge Wagner) e Daniel (Wallyson); Zeballos (Ferreyra) e Emerson. Técnico: Vagner Mancini.

Botafogo 2x3 Bahia

» Gols: Sheik, aos 29' e 42’ (Botafogo); Dankler, aos 31' (contra), Maxi Biancucchi, aos 72', e Branquinho, aos 90' (Bahia)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 17.09.2014

» Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Dankler, Bolívar, André Bahia e Júlio César; Airton (Bolatti), Gabriel e Ramírez; Rogério (Wallyson), Emerson e Zeballos (Yuri Mamute). Técnico: Vagner Mancini.

2015

Botafogo 1x1 Bahia

» Gols: Luís Henrique, aos 28' (Botafogo); Kieza, aos 51' (Bahia)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 25.07.2015

» Local: Estádio Fonte Nova, em Salvador (BA)

» Botafogo: Jefferson, Luís Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Jean; Dierson, Willian Arão, Fernandes (Rodrigo Lindoso), Gegê (Daniel Carvalho) e Octavio (Lulinha); Luís Henrique. Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 1x0 Bahia

» Gol: Neilton, aos 50'

» Competição: Campeonato Brasileiro série B

» Data: 31.10.2015

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Luís Ricardo, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Camacho (Diego Jardel), e Daniel Carvalho; Neilton (Lulinha) e Sassá. Técnico: Ricardo Gomes.

2017

Botafogo 1x0 Bahia

» Gols: Bruno Silva, aos 43’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 28.05.2017

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Victor Luís; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, João Paulo (Gilson) e Camilo (Matheus Fernandes); Rodrigo Pimpão e Joel (Guilherme). Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 2x1 Bahia

» Gols: Roger, aos 12' e Bruno Silva, aos 90’+1 (Botafogo); Renê Jr., aos 15' (Bahia)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 27.08.2017

» Local: Estádio Fonte Nova, em Salvador (BA)

» Botafogo: Gatito Fernández, Arnaldo, Carli (Marcelo), Igor Rabello e Victor Luís (Gilson); Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo e Marcos Vinícius (Guilherme); Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.

2018

Botafogo 3x3 Bahia

» Gols: Kieza, aos 12' e 51’, e Valência, aos 85’ (Botafogo); Régis, aos 45'+3, Vinícius, aos 73', e Allione, aos 90'+3 (Bahia)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 10.06.2018

» Local: Estádio Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

» Botafogo: Jefferson; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso (Marcelo), Matheus Fernandes e Leo Valencia; Rodrigo Pimpão (Luiz Fernando), Rodrigo Aguirre e Kieza (Brenner). Técnico: Alberto Valentim.

Botafogo 1x2 Bahia

» Gols: Rodrigo Pimpão, aos 61’ (Botafogo); Ramires, aos 4', e Clayton, aos 59' (Bahia)

» Competição: Copa Sul-americana

» Data: 21.09.2018

» Local: Estádio Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

» Botafogo: Diego, Luís Ricardo, Marcelo Benevenuto, Igor Rabello e Gilson; Jean (Aguirre), Rodrigo Lindoso e Bochecha; Rodrigo Pimpão (Marcinho), Brenner e Valencia (Luiz Fernando). Técnico: Zé Ricardo.

Botafogo 2x1 Bahia

» Gols: Rodrigo Pimpão, aos 26', e Luiz Fernando, aos 39' (Botafogo); Edigar Junio, aos 32' (Bahia)

» Competição: Copa Sul-americana

» Data: 03.10.2018

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Saulo, Marcinho, Carli, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes (Renatinho) e Bochecha (Marcelo Benevenuto); Rodrigo Pimpão, Kieza e Luiz Fernando (Aguirre). Técnico: Zé Ricardo.

Botafogo 0x1 Bahia

» Gols: Edigar Junio, aos 48’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 20.10.2018

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Saul; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Igor Rabello e Gilson; Jean (Erik), Gustavo Bochecha (Brenner), Rodrigo Lindoso e Luiz Fernando; Rodrigo Pimpão (Marcos Vinícius) e Kieza. Técnico: Zé Ricardo.

2019

Botafogo 3x2 Bahia

» Gols:  Erik, aos 29', João Paulo, aos 35', e Cícero, aos 45'+2 (Botafogo); Arthur Caíke, aos 5', e Ernando, aos 83' (Bahia)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 02.05.2019

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández, Marcinho, Carli, Gabriel e Gilson; Bochecha; João Paulo, Cícero (Luiz Fernando), Rodrigo Pimpão (Leonardo Valencia) e Erik (Alex Santana); Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca.

Botafogo 0x2 Bahia

» Gols: Artur, aos 23', e Élber, aos 62’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 25.09.2019

» Local: Estádio Fonte Nova (BA)

» Botafogo: Gatito Fernandéz, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Cícero, João Paulo (Gustavo Bochecha) e Diego Souza (Rickson); Rodrigo Pimpão, Lucas Campos (Lucas Barros) e Victor Rangel; Técnico: Eduardo Barroca

2020

Botafogo 1x2 Bahia

» Gols: Pedro Raul, aos 90'+1 (Botafogo); Gilberto, aos 42' e Élber, aos 86’ (Bahia)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 30.09.2020

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Diego Cavalieri; Kanu, Rafael Forster, Sousa (Davi Araújo); Kevin (Barrandeguy), Rentería (Warley), Caio Alexandre, Victor Luís; Bruno Nazário, Pedro Raul, Kalou (Rhuan). Técnico: Paulo Autuori.

Botafogo 0x1 Bahia

» Gols: Rodriguinho, aos 90’+4

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 08.11.2020

» Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

» Botafogo: Saulo; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luís; Zé Welison (Luiz Otávio), Caio Alexandre e Bruno Nazário; Kelvin (Kalou), Guilherme (Davi Araújo) (Éder Bessa) e Matheus Babi. Técnico: Flávio Tênius.

Da fórmula criadora à gestão destruidora

por DINAFOGO | Colaborador do Mundo Botafogo | Coluna “Botafogo nisso!” Bom dia, Blog! Esse é mais um daqueles textos tristes e cheios d...