sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Voz de Rafael Marques: “é o melhor Botafogo que vi na vida”

 
Crédito: Vitor Silva / Botafogo F. R.

«Trabalho no futebol desde 1999, vi o título brasileiro de 1995, aquele time não tinha a variação de jogo desse time, a unidade de grupo desse time. Não sei se a história vai dizer que esse time é melhor que aquele, porque depende do título e porque existe certo romantismo com Túlio Maravilha, Donizete, Wagner, mas posso dizer que esse Botafogo tem um jeito de jogar tão autoconfiante, tão seguro, que é difícil encontrar algo para ser ajustado. É um time que não oscila, mesmo quando não vence compete. Não sei o que o futuro vai dizer, sei o que meus olhos veem. Tudo está se encaminhando para a apoteose, para o êxtase. O Botafogo tem capacidade ímpar de avançar etapa por etapa do Campeonato Brasileiro e alcançar o objetivo. Está fazendo tudo como tem que ser feito. E hoje não tem outros times que mereçam assim como ele alcançar, por irregularidade, oscilação técnica, seja qual for a razão. Como analista, nunca vi um time do Botafogo jogar a bola que esse time está jogando. Acredito no meu avô e no meu bisavô, que falavam dos tempos de Garrincha, foram anos incríveis. Não discuto a história, respeito o que esse clube fez pelo futebol mundial e o quanto tem de responsabilidade por algumas das estrelas na camisa da Seleção Brasileira, mas posso dizer que o que estou vendo é o melhor do time do Botafogo. É melhor que o do Seedorf, que o de Jair Ventura. Joga melhor que os times campeões de 1995, 1993, 1989, 2010. Este é o melhor Botafogo que vi na vida. Eu e milhares de torcedoresRafael Marques, comentarista da Rádio Globo.

4 comentários:

Sergio disse...

Se vivo fosse, o Roberto Porto com certeza compararia com aquele que ele considerava o melhor Botafogo que ele viu, o time campeão de 1962.
De fato esse time está jogando muito bem, bastante consciente do que fazer em campo e com tranquilidade, eu diria que esse time se aproxima muito do time de 67/68, que era um time difícil de ser batido e sabia o momento preciso de definir a partida. Talvez individualmente o time de 67/68 tinha mais jogadores de exceção, afinal daquele time 4 campeões do mundo. ABS e SB!

Anónimo disse...

Concordo com o comentarista. E digo mais: este elenco passa muito mais confiança.

Ruy Moura disse...

Em minha opinião, a equipe de 1962 foi a melhor de todos os tempos: Nilton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo e Zagallo - 5 campeões do mundo, metade da equipe Brasileira bicampeã e com toda a linha de ataque presente.

A equipe de 1967-68 não era tão forte individualmente como a de 1961-1962. Tinha Manga, Gérson, Rogério, Jairzinho e Paulo César Caju, mas não se podem comparar com 1961-1962. Mas do ponto de vista da resiliência a equipe de 1967/68 tem semelhanças com a atual. O funcionamento é semelhante com a equipe de hoje: grande goleiro, defesa sólida e contra ataque letal. Mas julgo que individualmente não me parece possível comparar Perri com Manga (pelo menos por enquanto), Marçal com Valtencir, Marlon Freitas com Gerson, Tiquinho Soares com Jairzinho, Luís Henrique ou Victor Sá com Paulo César Caju.

Em suma, e em minha opinião, a equipe atual não tem semelhanças individuais com as equipes da década de 1960, mas certamente que ao nível de mentalidade e resiliência assemelha-se à equipe de 1967-1968. Até o ex-treinador se assemelha ao treinador Zagallo, de certo modo retranqueiros e apostando em transições letais.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Que me recorde, a equipe que passou mais confiança antes desta foi a de 1989-1990. Emminha opinão, nem a de 1995 passou essa confiança, porque na verdade o vestiário estava partido em dois, e o próprio Montenegro confessou a sua surpresa pela conquista do campeonato.

Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...