domingo, 23 de junho de 2024

Botafogo 1x2 Criciúma

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Não assisti ao jogo com o Criciúma por conta de compromisso social inadiável. E perante o resultado e os comentários que li, nem sequer me atrai efetuar quaisquer comentários sobre o terceiro jogo consecutivo em que o Botafogo não reeditou os bons desempenhos que vinha mostrando.

Não obstante, faço notar que nos 5 últimos gols assinalados por nós Bastos balançou as redes por duas vezes e Cuiabano, Lucas Halter e Júnior Santos foram os demais marcadores. Isto é, em 5 gols, 4 foram da linha defensiva e 1 da linha ofensiva. Isso não é normal numa equipe que pretende propor jogo e estar entre os melhores.

Deixo, assim, apenas a resposta que dei ao meu amigo Sergio sobre o seu comentário aquando da publicação da análise ao jogo contra o Athletico:

«Esse é um dos problemas: meio campo criativo. Mas há outro que, em minha opinião é tão ruim ou pior – meias e atacantes com muito pouca capacidade de definição a gol. Então, são os defensores que têm que subir e marcar os gols que os atacantes perdem - e algumas dessas perdas são 'escandalosas'.

Eduardo e Tiquinho, que eram dois suportes importantes do extinto Castro, pouco ou nada têm feito há meses. Os jovens, mal acompanhados nas bases pelo Lúcio Flávio, chegam à equipe principal e evidencia-se a falta de apoio que tiveram na sua preparação. Enfim, muitos problemas que não se resolvem em duas penadas

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x2 Criciúma

» Gols: Lucas Halter, aos 54’ (Botafogo); Barreto, aos 9’, e Arthur Caíke, aos 83’ (Criciúma)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 22.06.2024

» Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)

» Público:  16.256 espectadores

» Renda: R$ 792.000,00

» Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP); Assistentes: Daniel Luís Marques (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP); VAR: Wagner Reway (ES)

» Disciplina: cartão amarelo – Alexander Barboza, Gregore e Óscar Romero (Botafogo) e Tobias Figueiredo, Claudinho, Allano e Gustavo (Criciúma)

» Botafogo: John; Mateo Ponte (Damián Suárez), Bastos, Alexander Barboza (Lucas Halter) e Cuiabano (Hugo); Gregore, Tchê Tchê e Óscar Romero; Luiz Henrique (Eduardo), Tiquinho Soares (Diego Hernández) e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.

» Criciúma: Gustavo; Jonathan (Claudinho), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Ronald (Marquinhos Gabriel) e Trauco; Eder (Arthur Caíke), Bolasie (Allano) e Matheusinho (Fellipe Mateus). Técnico: Claudio Tencati.

2 comentários:

Sergio disse...

Ontem o time foi muito mal, parecia cansado e desinteressado da partida, perdeu a intensidade tão características até o jogo contra o Fluminense, ganhou do Grêmio mas a exibição deixou a desejar, e para piorar, o Romero foi um desastre, responsável direto pelos gols tomados, em especial o segundo, que foi de uma bizarrice sem tamanho. Já escrevi e repito: o Romero é jogador para metade do segundo tempo, começando o jogo tem sido um desastre, é indolente.
Outra coisa que chamou a atenção foi que o time parecia cansado e, se era para poupar, que se poupasse mais jogadores, pois agora é o momento em que se pode ser derrotado. Infelizmente parece que ao não poupar o Junior Santos que vem numa sequência de jogos sem parar, saiu contundido, e tomara que não seja algo mais sério, mas sair andando de muletas não é bom sinal. Lembrando que o Botafogo tem 4 jogos a mais que a maioria das equipes do brasileiro por causa da pré Libertadores.
De um modo geral ninguém foi bem, mas os piores foram o Cuiabano, Matei Ponte e o vencedor da mediocridade, Romero.
Salta aos olhos a necessidade de um elenco com melhores opções e, se não reforçar com qualidade na segunda janela a coisa vai ficar complicada. Eu sei que montar um elenco forte leva tempo e demanda muita despesa, coisa que devido as dividas sendo equacionadas, investir pesado é algo para alguns anos. Mas apesar disso, para dois anos de reconstrução do clube, temos que admitir que o Botafogo está melhor do que poderíamos esperar.
Mas se olharmos para alguns resultados inesperados neste campeonato difícil, como a goleado do Vasco no São Paulo, a goleada do Vitória sobre Atlético Mineiro e outra resultados surpreendentes, temos que admitir que o futebol não é uma ciência exata,vê como diziam os antigos" futebol é uma caixinha de surpresa.
Uma observação: vendo o jogo Portugal 3X0 Turquia, me chamou a atenção para o lance do terceiro gol, quando o Cristiano Ronaldo poderia ter finalizado, mas prefiriu dar a bola para um companheiro melhor colocado. Yarlen, Jefinho, aprendam com o mestre, os craques sempre pensam na melhor opção e na equipe. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Obrigado pelo seu comentário. Além de eu nã ter visto o jogo, também não vi os melhores momentos sabendo de uma derrota feita de mau jogo. Não fazia a mínima ideia que o Romero conseguia estar em dois gols do Criciúma. Iss énotavelmente ruim. Oessoalmente eu considerava que ele tinha qualidade e vi boas assistências, mas ten essa características de lentidão e se não se empenhar pode mesmo chegar ao desleixo dadas as suas características.
É veradde que o Botafogo está melhor do que poderíamos esperar após um campeonato carioca medíocre, mas,pel que li, ou os jogadores estão a ficar cansados ou passa-se algo meias que não faço ideia o que seja. Porque de repente, de jogos bons, passamos a jogos apenas 'toleráveis', e parece que o de ontem nem tolerável foi.

Também li de raspão essa história sobre o CR7, mas confesso que não assisti a aos jogos da Seleção Portuguesa, nem aos melhores momentos. E nem sei se irei ver. Tenho muito que fazer e cada vez mais ligo menos às Seleções - brasileira e portuguesa. Na verdade, sou simplesmente apaixonado pelo Botafogo há 62 anos e simpatizo muito com o Sporting. Assisto a todos os jogos do Botafogo (salvo alguma excepção, e mesmo de outras modalidades - ainda hoje assisti à final do vôlei de praia com Talita e Taiana conquistando a medalha de ouro) e na Europa assisto a alguns jogos do Sporting. Fora isso, acompanho, sem preferências, apenas por prazer, alguns jogos da Liga dos Campeões e do Campeonato Inglês quando são grandes embates. E não tenho grande paciência para as mídias desportivos, que são geralmente muito tendenciosas.

Vamos torcer para que o mês de julho nos possa dar novas alegrias.

Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...