quinta-feira, 27 de junho de 2024

Botafogo 2x1 Bragantino – rodada feliz!

Crédito: Vitor Silva / Botafogo.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Em primeiro lugar destacar a simultaneidade da nossa vitória e da derrota dos superfavoritos Flamengo e Palmeiras, o que nos mantém no G4 apenas a um ponto da liderança.

Em segundo lugar destacar a extraordinária dupla Eduardo/Tiquinho cujo entendimento foi perfeito e contrariou tudo aquilo que ambos não tinham feito nos últimos tempos, surpreendendo-me inesperadamente e exibindo-se a alto nível – Eduardo regressando com os seus espetaculares gols de meia distância e Tiquinho jogando novamente de costas para a baliza com a precisão de um garçom. Surpreendente!

Não obstante, não foi um grande jogo do Botafogo. Primeiro porque uma distração colocou-nos a perder aos 6’ de jogo, baralhou a nossa estratégia e deixou-nos desorientados por um tempo, até que a equipe reagiu e aos 20’ Tiquinho fez de Garçom, Eduardo escapou à marcação e disparou para o ângulo direito da baliza adversária, empatando a partida em 1x1.

O restante do 1º tempo não consistiu numa grande exibição do Botafogo, mas aguentou-se razoavelmente e teve a sorte do Bragantino ter perdido duas das três grandes oportunidades de que desfrutou. Já na reta final da 1ª parte John saiu mal da baliza, foi batido e o atacante bastava empurrar para a baliza deserta, mas Bastos salvou de carrinho no último microssegundo.

Entretanto Bastos lesionou-se e Cuiabano substituiu a posição de Marçal que foi para o lugar de Bastos, atuando surpreendentemente na zaga e mostrando que pode ser um recurso desse tipo em caso de necessidade.

E depois, aos 51’, eis novamente a dupla Eduardo/Tiquinho a fazer das suas. De costas para a baliza, Tiquinho dá um ligeiro toque na bola para a entrada de Eduardo que remata de novo espetacularmente, rubricando, talvez, o gol mais bonito da rodada.

Daí em diante parecia que o Botafogo estava jogando fora e defendia a vitória com unhas e dentes ante uma pressão paulista que criou pelo menos mais três oportunidades de gol, todas salvas por John, que assim se redimiu de alguns erros que terá que corrigir com o tempo.

Mais um jogo de ‘arrancar os cabelos’ como faria o Cri-Cri, mas face às contrariedades que temos tido pode-se dizer que foi uma vitória vinda no momento certo e mostrando que a equipe tornou a lutar inconformada com o Bragantino ter aberto o placar – e assim conseguir a virada –, tanto na base da técnica de Eduardo e Tiquinho como na resiliência de toda a equipe.

Ganhar do Vasco da Gama seria reconsolidar o nosso bom início de campeonato, mas como em futebol tudo pode acontecer… quero dizer, até podemos ganhar novamente! (rs)

FICHA TÉCNICA

Botafogo 2x1 Bragantino

» Gols:  Eduardo, aos 20’ e 51’ (Botafogo); Lucas Evangelista, aos 6’ (Bragantino)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 26.06.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Ri de Janeiro (RJ)

» Público: 11.705 pagantes / 13.333 espectadores

» Renda: R$ 497.980,00

» Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC); Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC); VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

» Disciplina: cartão amarelo – Marçal e Lucas Halter (Botafogo) e Helinho, Lincoln e Pedro Henrique (Bragantino)

» Botafogo: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos (Cuiabano – Intervalo) e Marçal; Danilo Barbosa, Marlon Freitas e Tchê Tchê; Luiz Henrique (Diego Hernández), Eduardo (Patrick de Paula) e Tiquinho Soares. Técnico: Artur Jorge.

» Bragantino: Lucão; Jadsom (Lincoln), Pedro Henrique, Eduardo e Luan Cândido (Nathan Mendes); Raul (Eric Ramires), Juninho Capixaba e Lucas Evangelista; Helinho (Nacho Laquintana), Thiago Borbas (Talisson) e Vitinho. Técnico: Pedro Caixinha.

2 comentários:

Sergio disse...

Apesar dos desfalques, do cansaço e da necessidade da improvisação, o time do Botafogo lutou até o fim em busca do bom resultado
Jogo difícil, mais uma vitória com a cara do Botafogo. Pela atuação de alguns jogadores como o Marçal, Eduardo com dois golaços e Tiquinho com duas assistências magistrais, não é aconselhável descartar jogadores do elenco como tem sido sugerido por vários torcedores apocalípticos, pois depois da derrota contra o Criciúma, li alguns comentários tais como: "esse time é horroroso, vai brigar para não cair" ou " esse time vai ser goleado pelo Palmeiras", " Tiquinho;e Eduardo tem ser mandados embora", " chega de Marçal".Mas nada como um jogo após o outro e, uma rodada como a de ontem mostra que a competição é difícil e que o bom senso é sempre bem vindo. Criticar um time e seus jogadores por um resultado adverso da maneira como muitos torcedores fazem mostra quem falta de discernimento muito grande. Mesmo não sendo uma grande partida do Botafogo, o importante foi a vitória e a luta para consegui-la contra um time muito bem montado e difícil de ser batido. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Isso é verdade, Sergio, mas os nossos adversários também têm atuado de 3 em 3 dias, e o Bragantino, segundo percebi ontem, também teve desfalques. O que valeu foi mesmo reagir ao gol inaugural e começar bem o 2º tempo para virar resultado.Mo mais, vejo muitas deficiências. Esperemos que com os reforços já garantids e utros que eventualmente ainda venham, possams ser sso duro de roer até ao fim da temprada.

Quanto aos torcedores que clamam constantemente "Fora!" já os conhecemos à distância... São mais desbocados do que torcedores propriamente ditos. Torcedor, torce. Esses que mencionou são 'expulsadores'.

Abraços Gloriosos.

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...