domingo, 19 de outubro de 2008

Manoel dos Santos para o mundo às 16 horas de 18 de Outubro de 1933

.

O meu querido amigo César Oliveira enviou-me a comprovação do nascimento de Mané Garrincha para que não restem dúvidas sobre as várias versões que correm sobre o seu nome e data de nascimento.

O texto é do seguinte teor:

“O nome de Garrincha, conforme a certidão de nascimento do Cartório do Sexto Distrito da Comarca de Magé, em Piabetá (RJ), indica que MANOEL (COM "O") DOS SANTOS – e não Manuel Francisco dos Santos, conforme grafado pela imprensa – nasceu às 16 HORAS do dia 18 DE OUTUBRO DE 1933, "em sua residência no lugar denominado PAU GRANDE (sic...), filho de AMARO FRANCISCO DOS SANTOS e MARIA CAROLINA DOS SANTOS, neto de JOSÉ FRANCISCO DOS SANTOS e ANTONIA MARIA DOS SANTOS (lado paterno) e AGOSTINHO FERREIRA DOS SANTOS e MARIA CAROLINA DOS SANTOS (lado materno). O pai dele foi ao cartório fazer o registro. Foram testemunhas Joaquim da Silva Costa e Antonio Pio Teixeira.”

Cesar Oliveira, no texto que me enviou, acrescenta: “Por que sei isso? Porque Roberto Porto, quando trabalhava no Jornal dos Sports, mandou Marcos Eduardo Neves (então, um "foca") a Magé para levantar a certidão de nascimento de Garrincha.”

4 comentários:

Saulo disse...

Bela informação. Esse é o nosso eterno Mané. Nesse momento deve está triste com os jogadores do Botafogo que caiu muito de rendimento.

Ruy Moura disse...

O Mané nunca está triste, Saulo. O Mané era a ALEGRIA DO POVO. O Mané viveu poucos anos, mas viveu muito. A brincadeira e a alegria acompanharam-no sempre - era a alegria dos companheiras também (hei-de mostrar isso ainda no blogue). Ademais, nós não sabemos ainda, mas 'ele sabe' o traçado glorioso do nosso futuro!!!

Por isso deve estar sorrindo matreiramente acerca de nós, ignorantes ainda desse glorioso futuro!

Saudações Gloriosas!

Cara de 30 disse...

Meu bisavô, um médico que prestava serviços à comunidade de Pau Grande, foi quem fez o parto de um certo Manoel que por lá nasceu. Ele, meu bisavô, obviamente, deve ter morrido satisfeito por ter trazido ao mundo o deus do futebol. :)

Ruy Moura disse...

Quem diria, meu amigo! Interessantíssimo. Não há nenhum relato sobre, pois não?... Era interessante faze-lo...

Saudacões Gloriosas

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...