segunda-feira, 13 de junho de 2011

Botafogo 3x1 Coritiba


A nota positiva do jogo de ontem pelo campeonato brasileiro de futebol foi a vitória e a subida do Botafogo na tabela classificativa. As notícias más não assomaram no horizonte. Resta o resto…

E o resto não é ‘famoso’, por enquanto. Do que vi, continuamos com uma defesa claudicante: enquanto Alessandro continuar a constituir opção, significa que vamos mal de plantel defensivo, e a falta de concentração e de articulação continuam facilitando os adversários. É possível que um atacante receba a bola entre dois defesas, que ficam apenas vendo sem nada fazer, e o adversário ajeita de cabeça para a frente e faz gol?!?!?! Desde há anos – e não há nenhum treinador que resolva esta situação clamorosa – tomamos muitos e ‘bobos’ gols em cada temporada futebolística e em quase todos os jogos.

O meio campo continua sem articular bem as suas peças. O ataque continua frágil, porque enquanto Herrera for opção, também significa que o ataque não tem banco de reservas. Herrera não joga absolutamente nada desde 2010 e, ademais, é quezilento e toma muitos cartões amarelos. A diretoria tem sorte em estarmos ganhando, porque a dispensa de Loco Herrera foi um erro crasso neste início de campeonato.

Quanto a Caio Júnior, confesso que não o vi fazer nada de diferente até agora: o treino tático parece que não funciona e as substituições no segundo tempo não têm sido as melhores. Não temos uma equipa de craques, mas temos gente para fazer uma equipa arrumada, objetiva e eficaz.

Porém, vamos subindo… E vamos continuar torcendo, mas…

FICHA TÉCNICA
Botafogo 3x1 Coritiba
» Gols: Maicosuel 17’, Elkeson 38’ e Alex 90’+3 (Botafogo); Bill 1’ (Coritiba)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 12.06.2011
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, ‘Engenhão’ (RJ)
» Público: 6.332 pagantes (8.390 espectadores)
» Renda: R$ 143.090,00
» Arbitragem: Francisco Carlos Nascimento (AL); Assistentes: Erick Bandeira (AL) e Carlos Titara da Rocha (AL)
» Disciplina: cartão amarelo – Herrera, Marcelo Mattos (Botafogo); Léo Gago, Rafinha (Coritiba); cartão vermelho – Émerson (Coritiba)
» Botafogo: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Lucas Zen, Everton (Cidinho) e Elkeson; Maicosuel (Caio) e Herrera (Alex). Técnico: Caio Júnior.
» Coritiba: Edson Bastos, Jonas, Emerson, Jeci e Lucas Mendes (Eltinho); Willian, Léo Gago (Tcheco), Rafinha e Davi (Geraldo); Éverton Ribeiro e Bill. Técnico: Marcelo Oliveira.
.
Imagem: Sátiro Sodré - AGIF.

12 comentários:

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Agora vemos que o time está engrenando. Maicosuel voltou à decidir as partidas, Elkeson vem provando cada vez mais que é um excelente jogador e Jefferson felizmente não foi para a Copa América, mostrando o quando é fundamental neste time. Herrera já merece um pouco mais de sorte e merece marcar logo pelo Fogão no campeonato, pois se empenhou bastante. Já Alessandro continua sendo incompetente e um jogador sem nenhuma capacidade técnica, que destoa do resto do time.

Júlio disse...

Queria ter ido ao Engenhão ontem mas não deu... então vi o jogo em casa mesmo.

Acho que o time teve um bom volume de jogo, não se abateu com o gol sofrido no início de partida, mas a defesa falhou muito e faltou entrosamento entre a defesa e o goleiro Jefferson que também estava inseguro - não se sei por causa da defesa.
A questão é que o time levou grandes sustos (o resultado final pode ser meio enganador) e Caio Jr deve trabalhar bastante essa semana para arrumar a zaga para o jogo com a carniça, quer dizer, os cathartiformes.

Um abraço e boa semana.

Anónimo disse...

Alô Mundo Botafogo, câmbio, bom dia.

Tudo azul contra o "Coxa branca"

BOTAFOGO F.R. x CORITIBA F.C.
Total de jogos – 43
Vitórias do Botafogo – 15
Vitórias do Coritiba – 14
Empates – 14
Gols do Botafogo – 68
Gols do Coritiba – 61

1° Jogo – 12 / 11 / 1942 – Coritiba 3 a 2 (Amistoso), Belfort Duarte.
Gols do Botafogo: González e Lucas.

Último – 12 / 06 / 2011 – Botafogo 3 a 1 (Camp. Brasileiro), Engenhão.
Gols do Botafogo: Maicosuel, Elkeson (de falta) e Alex.

Maiores goleadas:
18 / 04 / 1991 – Coritiba 3 a 0 (Copa do Brasil), Couto Pereira.

04 / 09 / 1996 – Botafogo 4 a 1 (Camp. Brasileiro), Caio Martins.
Gols do Botafogo: Túlio Maravilha (3) e Clayton.

Decisão:
06 / 12 / 1997 – Empate 3 a 3 (Torneio Festival Brasileiro de Futebol), Couto Pereira.
Gols: Marquinhos, aos 10’, Rogério Barbosa, aos 22’, Jorge Luiz, aos 28’ (1° tempo); Sinval, aos 32’, Basílio, aos 39’ e Jorge Luiz, aos 43’ (2° tempo). Decisão por pênaltis, Coritiba 7 a 6.

Saudações Botafoguenses,
Pedro Varanda.

Lewis Kharms disse...

Se um bom time começa com um bom goleiro, a segunda pedra fundamental é a defesa e essa que temos é garantia de sustos.

As jogadas de ataque não se configuram de maneira articulada e isso se prova pela natureza dos gols que fazemos, em sua grande maioria fruto de iniciativas individuais ou lances fortuitos.

Mas como está escrito e é um fato, subimos na tabela.

Saudações botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Aurélio, sou mais modesto no que respeita à forma do Maicosuel e ao aproveitamento do Herrera. Na verdade, o nosso 'amigo' argentino não tem feito nada, e ainda complica com o seu feitio difícil.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

É isso, Júlio. Mas penso que a 2ª parte foi um pouco fraca. A defesa continua a ser o ponto mais fraco, e o menos abonado de reforços desde há muito tempo. O resultado é enganador, sim.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Obrigado, Pedro.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Isso mesmo, Luiz. Depois de um bom goleiro, o essencial é a defesa. E os ataques com gols têm sido pouco coletivos e muito de resolução individual.

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Caro Rui. Creio que nossa defesa não tem proteção nem pela frente com os volantes e nem por trás pois joga em linha. No jog de ontem o MM não marcou e muito menos armou. O Lucas Zen ainda não tem condição de ser titular do Botafogo. Não gosto do posicionamento da defesa em linha. Com o Joel havia sempre alguem na sobra o que não ocorre com o Caio Jr. Em compensação os chutões para frente estão desaparecendo. Menos mal que ganhamos. Loris

Marcelo disse...

O Botafogo tem que contratar urgentemente, nós só temos 3 zagueiros, o ataque só tem o maicosuel, o Alex e o Caio são até boas opçoes, mas não dá para contar para virar jogo e o meio campo não organiza nada depende muito das arrancadas do Elkison.
temos que contratar logo 2 zagueiros, pois o João Felipe nãoi confiavél, 2 meias ( um para entrar notime) e 1 ou 2 atacantes
rapidamente, pois ano passado já mostrou o quanto sofremos com as contusoes.
Em tempo: a torcida tem que parar de pegar no pé do Somália ele pode ser muito útil.

Ruy Moura disse...

Completamente de acordo, Loris. O grande abcesso que temos tradicionalmente é a defesa. Toma gols bobos atrás d egols.

Também não gosto da defesa em linha. O Joel conhecia bem a fraqueza da defesa e por isso deixava sempre um defesa na sobra.

O chutão está melhorando, sim.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Marcelo: de acordo, de acordo, de acordo. A defesa é pífia pelo menos desde 2007, talvez até muito antes. Os homens de ligação também existem. Penso que a seguir à defesa teríamos que reforçar o ataque. Mínimo: 2 zagueiros, 1 lateral direito e 1 atacante.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...