O Botafogo conquistou a Taça de campeão da Conmebol no dia 30 de setembro de 1993, no estádio do Maracanã, ao vencer o poderoso Peñarol na cobrança de grandes penalidades.
Após empate de 1x1 em Montevidéu, com gol de Perivaldo, o Botafogo tornou a empatar no Rio de Janeiro por 2x2, com gols de Eliel e Sinval para o Botafogo e Bengoechea* e Otero para o Peñarol. No desempate por grandes penalidades o Botafogo venceu o Peñarol por 3x1.
Com arbitragem de Francisco Lamolina e assistência de Aníbal Hay e Osvaldo Carlomagno, perante um público de 45.000 pessoas e 26.276 pagantes, o Botafogo alinhou com William, Perivaldo, André Santos, Cláudio Henrique, Clei (Eliomar), Nelson, Suélio e Eliel; Alesio (Marcos Paulo); Sinval e Marcelo Costa. O técnico da equipa foi Carlos Alberto Torres.
.
O Peñarol alinhou com Rabadja, Tais, Gutiérrez, De Los Santos e Da Silva; Baltierra, Perdomo (Ferreyra), Bengoechea (Rehermman) e Dorta; Otero e Rodriguez. O técnico foi Gregorio Perez.
.
Na decisão por grandes penalidades o Botafogo venceu por 3x1; marcaram Suélio, Perivaldo e André Santos pelo Botafogo e Da Silva pelo Peñarol. Desperdiçaram Sinval (Botafogo) e Ferreyra, Gutiérrez e De Los Santos (Peñarol).
.
O Peñarol alinhou com Rabadja, Tais, Gutiérrez, De Los Santos e Da Silva; Baltierra, Perdomo (Ferreyra), Bengoechea (Rehermman) e Dorta; Otero e Rodriguez. O técnico foi Gregorio Perez.
.
Na decisão por grandes penalidades o Botafogo venceu por 3x1; marcaram Suélio, Perivaldo e André Santos pelo Botafogo e Da Silva pelo Peñarol. Desperdiçaram Sinval (Botafogo) e Ferreyra, Gutiérrez e De Los Santos (Peñarol).
* Segundo O Dia, gol de Perdomo; Súmulas de Pedro Varanda (colaborador do Mundo Botafogo); Fontes: Revista da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Jornal do Brasil, Jornal dos Sports e Rede Bandeirantes; A etiqueta ‘Taças’ é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
18 comentários:
Rui, só discordo quanto ao publico, q foi de 45 mil pagantes, mas havia quase 60 mil no maraca nesse dia.Lembro disso, pois a torcida foi fundamental na virada do time, nessa partida.Uma epoca em q a torcida jogava com o time, mesmo q horroroso.....
Acredito plenamente em si, meu amigo, porque as informações sobre público são sempre muito pouco fiáveis. Mas aprece que oficialmente é o que se pode considerar.
Abraços Gloriosos!
Oi.
Eu não sabia que a taça tinha sido conquistada em 29-09-1990.
SB.
Alô.
Eu acho que a CONMEBOL foi conquistada em 30-09-1993, enfim...
SB.
Lapso meu, anónimo. Obrigado. A data é 29.09.1993.
Abraços Gloriosos!
E por que será que no ingresso do jogo consta 30-09-1993 e não 29 e os jornais de 01-10-1993 disseram, O GLORIOSO É CAMPEÃO SUL-AMERICANO?
SB
A minha fonte é de 29.09 e o nº de espectadores é muito menor do que o que parece ter sido realmente.
Então, peço ao Pedro Varanda que esclareça, por favor, os dados publicados, para que possam ser fidedignos.
Abraços Gloriosos!
Eu tinha 8 anos e me lembro bem desse jogo. Como foi bom ganhar um título internacional. Já passou da hora do Botafogo voltar a vencer e que seja na Sulamericana, que era a Conmebol.
O Capita fez milagre com esse time aí...
O Nelson é aquele da "patolada"? hahah
Caro Rui, falta um "i" no nome do Suelio.
:o)
Gloriosas Saudações Alvinegras.
Oi.
BOTAFOGO 2 (3) x 2 (1) PEÑAROL
Data: 30 / 09 / 1993
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Renda: Cr$ 8.585.800,00 / Público: 45.000 (26.276 pagantes)
Árbitro: Francisco Lamolina
Assistentes: Aníbal Hay e Osvaldo Carlomagno
Competição: Copa (Taça) CONMEBOL
Gols: Bengoechea*, 34’, Eliel, 52’, Sinval, 72’ e Otero, 90’
Cartões amarelos: Cláudio Henrique e Nélson (Bota); Bengoechea e Perdomo (Peñarol)
Botafogo: William Bacana, Perivaldo, André Santos, Cláudio Henrique e Clei (Eliomar); Nélson, Suélio e Eliel; Aléssio (Marcos Paulo), Sinval e Marcelo Costa. Técnico: Carlos Alberto Torres. Suplentes: Wagner, Eliomar, China, Fabiano, M. Paulo.
Peñarol: Rabajda, Tais, Gutiérrez, De Los Santos e Da Silva; Baltierra, Perdomo (Ferreyra), Bengoechea (Rehermann) e Dorta; Otero e Rodríguez. Técnico: Gregorio Pérez. Suplentes: Diaz, Olveira, Consani, Ferreyra e Rehermann.
Obs: Decisão por pênaltis, Botafogo 3 a 1. Marcaram Suélio, Perivaldo, André Santos (Botafogo) e Da Silva (Peñarol). Desperdiçaram Sinval (Botafogo), Ferreyra, Gutiérrez e De Los Santos (Peñarol). *Segundo ‘O Dia’ e ‘O Globo’, gol de Perdomo
Nota: Botafogo, campeão da Copa Sul-Americana (CONMEBOL) – 1993
Fontes: Revista da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), Jornal do Brasil, Jornal dos Sports e Rede Bandeirantes
SB
É verdade, Saulo. Já passou muito da hora. Precisamos de um título nacional e outro internacional. Mas pelo andar da carruagem... nem um regional...
Abraços Gloriosos!
Fez sim, Júlio. Mas o time não era tão mau como foi anunciado. Era mediano e havia espírito de equipa. É esse espírito que ganha muita coisa, e que nós não temos tido. Só temos jogadores que querem montra, ou que são individualistas ou que dizem disparates. Salva-se a discrição de Jefferson, a inteligência de Abreu e pouco mais...
Abraços Gloriosos!
Obrigado, Chico.
Abraços Gloriosos!
Obrigado, Pedro.
Abraços Gloriosos!
Grande Rui!!!
E aonde está está taça????
Infelizmente, em nossa sala de troféus, ela não se encontra!!!!
abraços!!!
Você estava jogando nesse time ?
Pra dizer que era horroroso , provavelmente, pra falar merda e melhor ficar quieto , só quem viveu sabe oq esse time fez pra ganhar esse título ... Estrutura entre outras coisas !
Meu amigo, peço-lhe que da próxima vez substitua a expressão 'merda' por uma das outras expressões do riquíssimo vocabulário português, sem recorrência a expressões socialmente menos interessantes. Afinal, podemos debater ideias contrárias sem ofender nem desconsiderar os nossos leitores botafoguenses. Esta linha editorial tem garantido que os comentários sejam de elevado nível ético com leitores de elevado nível cívico.
Grande e glorioso abraço!
Enviar um comentário