quarta-feira, 8 de junho de 2011

Walter Alfaiate, botafoguense e botafoguista

por Luís Pimentel
Jornalista e escritor
Rio de Janeiro, 07.06.2011

Ele nasceu em Botafogo, seu bairro e time do coração. “Meu Botafogo querido/Tudo em ti é real”, como diz o samba. Mas adorava viver e bater pernas em Copacabana (sua alfaiataria era ali, na Galeria Ritz, e o seu bar preferido também era o bom e velho Bip-Bip, na Almirante Gonçalves) e se apresentar na Lapa, especialmente no Carioca da Gema.

Cantor e compositor, nascido e criado em Botafogo, bairro pelo qual era apaixonado, o homem que faria 81 anos neste 7 de junho — e que a MPB perdeu no dia 27 de fevereiro do ano passado — era uma das mais belas vozes da Música Popular Carioca (e brasileira, naturalmente). Do time e do gabarito de Ciro Monteiro e de Roberto Silva.

O seu último disco chama-se Tributo a Mauro Duarte — produzido por Ruy Quaresma, saiu pelo selo CPC —, onde o incansável magnata supremo da elegância rende homenagem a um velho amigo de batalhas e de juventude, o saudoso Mauro Duarte (1930-1989), o mineiro mais carioca que Botafogo já hospedou, imperador da Bambina e de todas as quebradas da São Clemente. Nele, o melhor da obra de Mauro e seus grandes parceiros, Walter Alfaiate (então Walter Nunes) entre eles.

O CD primeirão, ‘Olhaí’, veio à luz quando Walter beirava os 70 anos, graças ao empenho pessoal dos compositores Marco Aurélio e Aldir Blanc, que criaram um selo para viabilizar a façanha. Aldir ainda fez, juntamente com Paulinho da Viola, o samba carro-chefe ‘Botafogo, chão de estrelas’ para o ferrenho botafoguense (do time) e botafoguista (do bairro).

Naquela ressaca carnavalesca de 2010, a música brasileira, que ainda se refazia da perda de Luiz Carlos da Vila, perdeu um grande craque. Mas ‘sacode, Carola’, que a luta continua.


Leia mais sobre Walter Alfaiate em http://mundobotafogo.blogspot.com/2010/03/walter-alfaiate-para-sempre.html

2 comentários:

Júlio disse...

Pela fita azul no chapéu Walter Alfaiate ele ou é Portela ou Vila Isabel.

Ruy Moura disse...

Sim, Júlio, ele era da Portela.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...