À esquerda - Taça do Campeonato Estadual; à direita, debaixo para cima - Taças Rio, Guanabara e Campeonato Estadual
1º Ato: Taça Guanabara de 1997
O Botafogo conquistou a Taça Guanabara no dia 30 de março de 1997, no estádio do Maracanã, ao vencer o Vasco da Gama por 1x0, com gol de Gonçalves.
Com arbitragem de Carlos Elias Pimentel e perante um público de 88.404 espectadores (81.893 pagantes), o Botafogo alinhou com Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
O Vasco da Gama alinhou com Carlos Germano, Pimentel, Tinho, João Luís e Felipe; Luisinho (Pedrinho), Fabrício, Juninho Pernambucano e Ramon; Almir (Mauricinho) e Edmundo. Técnico: Antônio Lopes.
O Botafogo ganhou a Taça com 12 vitórias em 12 jogos.
2º Ato: Taça Rio de 1997
O Botafogo conquistou a Taça Rio no dia 4 de maio de 1997, no estádio do Maracanã, ao empatar com o Fluminense por 0x0.
Com arbitragem de Carlos Elias Pimentel e perante um público de 80.916 espectadores (72.643 pagantes), o Botafogo alinhou com Botafogo: Wagner, Wilson Goiano (Bruno Carvalho), Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.
O Fluminense alinhou com Adílson, Ronald (Luiz Henrique), Vágner, Márcio Costa e Jorge Luiz; Paulo Roberto, Cadu, Yan (Roger) e Nildo (Marcelo); Alcindo e Roni. Técnico: Valdir Espinosa.
3º Ato: Campeonato Carioca de 1997
O Botafogo conquistou a Taça do Campeonato Carioca de futebol no dia 8 de julho de 1997, no estádio do Maracanã, ao vencer o Vasco da Gama por 1x0, com gol de Dimba.
Com arbitragem de Sidrack Marinho dos Santos e perante um público de 16.854 pagantes, o Botafogo alinhou com Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton (Marcelo Alves); Bentinho e Dimba (Róbson). Técnico: Joel Santana.
O Vasco da Gama alinhou com Caetano, Pimentel, Moisés, Alex e Felipe; Luisinho, Fabrício, Juninho Pernambucano (Luiz Cláudio) e Ramon (Brener); Pedrinho e Edmundo. Técnico: Antônio Lopes.
Pesquisa de Pedro Varanda (colaborador do Mundo Botafogo); a etiqueta ‘Taças’ é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
2 comentários:
Como explicar públicos de 80.000 ou mais nas taças GB e Rio e na final só 16.000? O que que aconteceu este ano que o campeão das 2 taças não levou o caneco direto? Foi mais uma manobra do Vasco para forçar um jogo extra?
Lembro de ir a esses jogos mas não detalhes do campeonato. Refresque minha memória aí, companheiro Ruy!
Caro amigo, são coisas do futebol que desde há 50 anos está a sempre a mudar de regras e denominações de torneios. A confusão do costume.
O campeonato de 1997 teve três turnos antes da fase final (!!!!). Os vencedores: Botafogo: Taça Guanabara (1º Turno); Botafogo: Taça Rio (2º Turno); Vasco da Gama: 3º Turno. O Botafogo entrou com cinco pontos numa decisão à melhor de 7 pontos. No primeiro jogo, o Vasco venceu por 1x0, mas no segundo jogo o Botafogo venceu e atingiu os sete pontos – tornando-se campeão.
Talvez por causa destas regras malucas as pessoas pensassem que ainda haveria mais jogos e não compareceram.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário