O Botafogo conquistou a Taça do Torneio Rio-São Paulo de futebol no dia 4 de março de 1997, no estádio do Maracanã, ao empatar com o São Paulo por 2x2, com gols de Jefferson aos 11’ e Zé Carlos aos 76’.
Com arbitragem de Oscar Roberto Godói e perante um público de 56.334 espectadores, o Botafogo sagrou-se tetra-campeão da competição inter-estadual alinhando com Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Pingo, França (Zé Carlos), Djair e Sérgio Manoel (Alemão); Bebeto e Túlio. Técnico: Gílson Nunes.
O São Paulo alinhou com Rogério Ceni, Zé Carlos, Capitão, Márcio Santos e Serginho; Sidney, Carlos Miguel, Fabiano (França) e Adriano (Gallo); Dodô e Denílson. Técnico: Nelsinho Baptista.
No jogo da 1ª mão o Botafogo vencera o São Paulo por 3x2 no estádio do Morumbi, com gols de Zé Carlos aos 38’, Sérgio Manoel, 74’ e Jorge Luiz 86’, alinhando com Wagner, Jorge Antônio, Jorge Luiz, Gonçalves, Jefferson, França, Pingo (Tico Mineiro), Djair, Sérgio Manoel (Grotto), Zé Carlos (Robson), Túlio. Técnico: Gilson Nunes.
Pesquisa de Pedro Varanda (colaborador do Mundo Botafogo); a etiqueta ‘Taças’ é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
15 comentários:
Esses torneios regionais eram bem melhores do que estes campeonatos estaduais.
Não tenho nenhuma dúvida sobre isso, Saulo. Ganhar competições que incluem Santos, Palmeiras, Corinthians e São Paulo e os outros três grandes clubes do Rio é muito mais importante do que ganhar torneios estaduais contra os nossos rivais do Rio e Resende, Portuguesa, Bonsuceso, Madureira, América ou Bangu.
Abraços Gloriosos!
Só um adendo, Rui.
O primeiro jogo foi no Morumbi, não no Maracanã :P
Exato JC Milito, engano meu. Corrigi, obrigado.
Abraços Gloriosos!
caro RUY,muitas pessoas dizem que o ultimo titulo de expressao do botafogo foi o titulo brasileiro de 95, mas na minha opiniao RUY, o ultimo titulo expressivo do botafogo foi o do rio sao paulo de 1998, mesmo porque era um torneio que reunia a nata do futebol brasileiro, com todo o respeito a torcedores de clubes fora do eixo rio sao paulo, mas se voce for analisar RUY,de 59 ha 70 quando eram disputados a taça brasil e o robertao apenas duas vezes clubes de fora do eixo rio sao paulo conquistaram essas duas competiçoes da epoca, e se for contar de 71 até hoje teve mais campeoes brasileiros de dentro do eixo rio sao paulo do que de fora, nesse seculo mesmo apenas 2 vezes clubes de fora do eixo rio sao paulo conquistaram o brasileirao, que é a principal competiçao do futebol brasileiro. e é claro outro fator que valorizou muito essa conquista foi o que voce ja citou no seu comentario aí no blog, a inclusao de clubes como corinthians, sao paulo, santos e palmeiras, alem dos nossos 3 rivais do rio. inclusive RUY, existem alguns blogs sobre futebol que tambem dizem que o ultimo titulo expressivo do bota foi o do rio sao paulo de 98.qual sua opiniao sobre isso RUY? abraços gloriosos!
Caro Ali, penso que esse título terá alguma expressão, já que é interestadual e não apenas estadual, mas o prestígio do Rio-São Paulo da década de 60 não tem nada a ver com os torneios da década de 90. Na década de 60 o R-SP era quase um campeonato brasileiro, porque reunia os mais importantes clubes do Brasil e a Taça Brasil não era tão importante quanto o atual Campeonato Brasileiro.
Portanto, em minha opinião, expressivo MESMO a nível nacional foi o título de 1995.
Abraços Gloriosos.
é verdade RUY, naquela epoca o rio sao paulo era quase um campeonato brasileiro, por contar com os principais clubes do brasil da epoca, e outro torneio tambem RUY,que contou com os principais clubes da epoca, e que foi considerada a principal competiçao do brasil, foi a taça dos campeoes estaduais rio-sao paulo, essa competiçao começou a ser disputada bem antes do rio sao paulo ela começou em 1910 e foi até os anos 8o, e o botafogo conquistou essa competiçao 3 vezes: em 1930, 35 e 61. mas é claro que nos anos 80 ela ja nao tinha mais o mesmo valor,mas até a decada de 60 ela ainda era importante,mesmo porque haviam poucas competiçoes no brasil na epoca, era a taça dos campeoes estauais rj sp o torneio rj sp e a taça brasi, e e´claro depois tambem em 67 começou o robertao e foi aonde a competiçao deve ter perdido um pouco do prestigio. abraços gloriosos!
Sem dúvida, Ali. O Robertão foi o precursos do Brasileirão e diminuiu claramente o valor da Taça Brasil e do Torneio Rio-São Paulo. Mas eu vivia no Rio de Janeiro nessa época e lhe garanto que o Torneio RSP era mesmo importante e fascinava os adeptos. Em minha opinião era a competição mais mobilizadora depois dos campeonatos estaduais no Rio e em São Paulo (durante a década de 1960, porque depois perdeu valor). Na década de 60 a Taça Brasil não aquecia muito os corações.
Abraços Gloriosos!
e verdade RUY, alguns blogs sobre futebol falam a mesma coisa. abraços gloriosos!
Não sabia que outros blogues falavam a mesma coisa. Então está confirmadíssimo!
Abraços Gloriosos.
caro RUY, li num blog de um corinthiano ontem, que fala que o assunto que vem sendo comentado na cbf, é sobre a possibilidade deles trazerem de volta o torneio rio sao paulo para o lugar dos estaduais em sp e rj e tambem os torneios interestaduais em outros estados, segundo a cbf isto seria uma forma de trazer mais dinheiro para o caixa dos clubes, ja que nos jogos dos estaduais os estadios tem estado vazios, principalmente no camp. carioca. eu particularmente sou a favor RUY,porque eu acho muito mais legal e importante um rj sp do que esses campeonatos estaduais com times fracos. e voce RUY o que voce acha disso? abraços gloriosos!
Eu minha opinião, um Rio - São Paulo só poderá existir se esses clubes não tiverem que disputar o estadual, porque a carga de jogos é já excessiva.
Abraços Gloriosos!
com certeza RUY,teria que acabar com os estaduais para isto acontecer,e a idéia deles seria trazer o rio sao paulo ja para 2014 no lugar dos estaduais. abraços gloriosos!
Eu apoiaria isso. Já faz pouco sentido os estaduais. Na verdade só serve para os torcedores se chamarem uns aos outros de bostafogo, flamerda, vascôcô e time dos gays.
Sou completamente contra essas manifestações pouco sociais dos torcedores e gostaria muito mais de ver um Botafogo x Santos, ou Botafogo x Palmeiras, do que Botafogo x Olaria, ou Botafogo x Quissamã. Isso sim, seria futebol.
Abraços Gloriosos!
concordo plenamente amigo RUY. abraços gloriosos!
Enviar um comentário