sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Campeão de Terra, Mar e Ar
Imagem enviada pelo nosso amigo Álan Leite, nova ilustração do artigo publicado em http://mundobotafogo.blogspot.com/2008/07/o-campeo-de-terra-mar-e-ar-e-dos-ps.html
Visite a imagem na origem: http://fogo-blog.blogspot.com/2011/09/campeao-de-terra-mar-e-ar.html
O nojo existe...
Caros companheiros botafoguenses, desculpem a porcaria que estou publicando, mas a coisa é tão absoluta da verdadeira cara cathartiforme que talvez mereça a exceção e deva ser publicada neste blogue.
Trata-se de umas linhas (porque poesia não é mesmo) absurdas, incongruentes e repugnantes publicadas num blogue flamenguista no JB. Tirei do blogue de um amigo botafoguense. Leiam, registrem e esqueçam…
Não temos predadores naturais
Somos paupérrimos e odiados
Comemos fetos de animais
Nos bastamos, sem aliados
Nosso cheiro é fétido e repugnante
Mas orgulhamo-nos de tal vero fedor
Perfumaria não nos parece instigante
Divergindo dos que tem alma tricolor
Não temos dó, pudor nem piedade
Maltratamos aos falsos que nos dão a mão
Desconhecemos o que é ter bondade
Quando em jogo nossa amada refeição
Qualquer carne podre nós traçamos
Mamíferos, aves ou suínos
A cachorrada de fato adoramos
E o que dizer (!) dos cadáveres vascaínos
Trazemos mau agouro à população
Que se esconde acovardada; febril
Se se afligem quando surge o Negão
É sinal de que comeremos o Brasil
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
1985: Botafogo, campeão internacional de Berna 'Phillips Cup'
O Botafogo conquistou o Torneio Internacional de Berna – ‘Phillips Cup’, na Suíça, no dia 2 de agosto de 1985, ao vencer o Borussia Mönchengladbach por 5x0, com gols de Baltazar (2), Petróleo, Elói e Alemão.
Eis a campanha invicta do Glorioso:
BOTAFOGO 2x1 YOUNG BOYS (Suíça)
» Gols: Baltazar, aos 55’ e 58’ (Botafogo); Lunde, aos 90’+1 (Young Boys)
» Data: 31. 07. 1985
» Local: Estádio Dankdorf (Berna)
» Árbitro: ?
» Árbitro: ?
» Botafogo: Luiz Carlos, Josimar, Marinho, Oswaldo e Wagner Pepeta; Alemão, Renato (Ademir Fonseca) e Elói; Petróleo (Berg), Baltazar e Antônio Carlos.Técnico: Abel Braga.
»Young Boys: Surbehev, Jonerberg, Wittwer Deat, Weber Martin e Congemarre; Bromian Kort, Bregy Jorgens e Zuftario; Siwek Joachin, Radju e Oradizu (Lunde Lars). Técnico: ?
Notas: 1. Segundo o 'JB', gols de Baltazar aos 60' e 70' e de Lunde aos 89'; 2. Segundo o pesquisador José Ricardo Caldas e Almeida, a equipe do Young Boys alinhou com Urs Zurbuchen, Roland Schönenberger, Jürg Wittwer, Martin Weberee Jean-Marie Conz; Kurt, Beönnimann, George Bregy e Dario Zuffi; Joachin Siwek, Youssef Radi e Rolf Zahnd (Lars Lunde). Técnico: Aleksander Mandziara.
»Young Boys: Surbehev, Jonerberg, Wittwer Deat, Weber Martin e Congemarre; Bromian Kort, Bregy Jorgens e Zuftario; Siwek Joachin, Radju e Oradizu (Lunde Lars). Técnico: ?
Notas: 1. Segundo o 'JB', gols de Baltazar aos 60' e 70' e de Lunde aos 89'; 2. Segundo o pesquisador José Ricardo Caldas e Almeida, a equipe do Young Boys alinhou com Urs Zurbuchen, Roland Schönenberger, Jürg Wittwer, Martin Weberee Jean-Marie Conz; Kurt, Beönnimann, George Bregy e Dario Zuffi; Joachin Siwek, Youssef Radi e Rolf Zahnd (Lars Lunde). Técnico: Aleksander Mandziara.
BOTAFOGO 5x0 BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH (Alemanha)
» Gols: Baltazar (2), Petróleo, Elói (pen.) e Alemão (pen.)
» Data: 02.08.1985
» Local: Estádio Dankdorf (Berna)
» Renda: ?
» Público: 13.400
» Árbitro: ?
» Botafogo: Luiz Carlos, Josimar, Marinho, Oswaldo (Leiz) e Wagner Pepeta; Alemão, Renato e Elói; Petróleo, Baltazar e Antônio Carlos (Helinho). Técnico: Abel Braga.
» Borussia Mönchengladbach: Sude, Bruns, Borowka, Drehsen e Frontzeck; Rahn, Lienen (Krauss) e Hochstaetter; Hannes, Mill e Criens (Pinkall). Técnico: ?
Classificação: 1º BOTAFOGO; 2º Borussia Mönchengladbach; 3º Young Boys; 4º Servette.
Súmulas: Pedro Varanda e Cláudio Falcão (colaboradores do blogue Mundo Botafogo); Fontes: Botafogo F.R., Jornal do Brasil, Jornal dos Sports e O Globo.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Botafogo - banda musical checa
“Botafogo é nome de um bairro do Rio de Janeiro e do famoso clube de futebol brasileiro” – observa Jan Jiráň, explicando porque escolheu essa designação com tanta sonoridade exótica para a sua banda.
“Pode haver algum simbolismo em unir a paixão pelo futebol com o meu amor pela música brasileira. Mas há ainda outra coisa oculta na expressão ‘Botafogo’: algo misterioso, uma nostalgia especial e um ritmo de perfume primaveril” – refere o músico.
Jan Jiráň fez nome musical com o folclore e envolveu-se no teatro, no cinema, ensinou na Academia de Teatro em Praga e jogou futebol.
Várias vertentes influenciaram a sua música, mas a sua amada ‘bossa nova’ continua a ser o estilo. – “Bossa nova está na ordem do dia porque as pessoas começaram a ouvir mais a música latina” – afirma. – “E eu vou ficar fiel aos ritmos brasileiros, mesmo depois de passarem de moda novamente.”
Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
domingo, 25 de setembro de 2011
Botafogo 2x2 São Paulo
Além - e apesar - de Caio Júnior, dois instantes cruciais: Loco Abreu não faz gol com a baliza escancarada aos 60 minutos e Renan larga elementarmente a bola oferecendo gol aos 65 minutos. Em cinco minutos cruciais não fizemos, levamos e acabamos por empatar.
Quando falo de inconsistência e de ocorrências inesperadas que sempre nos ocorrem, é também disso que falo. Ser ‘bom’ não é fazer bem o ´geral’, mas fazer bem o ‘detalhe’.
"Por falta de um prego se perdeu uma ferradura. Por falta de uma ferradura perdeu-se um cavalo. Por falta de um cavalo uma mensagem não foi entregue. Por falta de uma mensagem não entregue perdeu-se a guerra".
"Por falta de um prego se perdeu uma ferradura. Por falta de uma ferradura perdeu-se um cavalo. Por falta de um cavalo uma mensagem não foi entregue. Por falta de uma mensagem não entregue perdeu-se a guerra".
FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x2 São Paulo
» Gols: Loco Abreu 24’ e 40’ (Botafogo); Henrique 65’ e Rivaldo 90’+1 (São Paulo)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 25.09.2011
» Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
» Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF); Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Fabio Pereira (TO)
» Disciplina: cartão amarelo - Juan, Wellington, Piris (São Paulo)
» Botafogo: Renan; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel (Felipe Menezes); Herrera (Cidinho) e Loco Abreu (Lucas Zen). Técnico: Caio Júnior.
» São Paulo: Rogério Ceni; Piris (Jean), Xandão, Rhodolfo e Juan (Rivaldo); Denílson, Carlinhos Paraíba, Wellington e Cícero; Lucas e Marlos (Henrique). Técnico: Adilson Batista.
1984: Botafogo, campeão internacional em Genebra
O Botafogo conquistou o Torneio Internacional da Cidade de Genebra, na Suíça, no dia 7 de agosto de 1984, ao vencer o Everton por 1x0, com gol de Paulo Guilherme.
Eis a campanha invicta do Glorioso:
Botafogo 3x1 Paris SAINT-Germain F.C. (França)
» Gols: Baltazar 15’ e 19', Helinho 30' (Botafogo); Susic 4' (Paris Saint-Germain)
» Data : 06.08.1984
» Local: Stade des Charmilles (Genebra)
» Árbitro: Mr. Dechter (suíço)
» Botafogo: Paulo Sérgio, Josimar, Oswaldo, Paulo Guilherme e Wagner; Ademir Fonseca, Ataíde e Berg (Ondino); Robertinho, Baltazar e Helinho (Luisinho das Arábias).
» Paris Saint-Germain: Baratelli, Couriol, Bathenay, Tanasi e Janvion; Charbonnier, Fernandez e Lanthier; Susic, Niederbacher e Rocheteau. Entraram no 2º tempo: Toko e Bacconier.
Botafogo 1x0 Everton F.C. (Inglaterra)
» Gol: Paulo Guilherme 85'
» Data : 07.08.1984
» Local: Stade des Charmilles (Genebra)
» Árbitro: Mr. Galler
» Botafogo: Paulo Sérgio, Josimar, Oswaldo, Paulo Guilherme e Wagner; Ademir Fonseca, Ataíde e Berg; Robertinho, Baltazar e Helinho. Técnico: Humberto Rêdes.
» Everton: Southall, Harper, Hatcliff, Montfield e Bailey; Heath, Reid e Steven; Richardson, Sheedy (Marshall) e Curran.
Classificação: 1º BOTAFOGO; 2º Everton; 3º Paris Saint-Germain; 4º Servette.
Súmulas: Pedro Varanda e Cláudio Falcão (colaboradores do blogue Mundo Botafogo); Fontes: Botafogo F.R., Jornal do Brasil, Jornal dos Sports, O Globo e Revista Botafogo, nº 244, de novembro/1984.
sábado, 24 de setembro de 2011
Botafogo Dance Ensemble
O Botafogo Dance Ensemble foi fundado em 1986 na Hungria. O grupo alcançou, em três anos, uma posição no pódio da classificação dos clubes de dança da Hungria e, desde então, tem conquistado um dos três primeiros lugares da classificação dos clubes nacionais em cada ano.
O líder do grupo é Tibor Dalotti e os membros do clube são bailarinos com notável sucesso nas competições de jovens, evidenciando níveis elevados de formação técnica. O grupo realizou, em 1993, o seu primeiro sucesso na televisão em uma competição amadora e ganhou popularidade generalizada.
A principal característica do Botafogo Dance Ensemble é o conjunto de danças latino-americanas e a forma competitiva destas. Este é o primeiro conjunto no mundo que prevê apresentações baseadas em modalidades de dança adaptadas às necessidades teatrais, as quais podem ser fonte de divertimento para uma noite inteira.
As sessões de casa cheia parecem provar que esta forma de arte é muito apropriada. A linguagem da equipa é compreensível para todas as pessoas do mundo e o potencial internacional de entretenimento é enorme, admitindo-se que o crescimento do grupo continue em larga expansão.
Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Tabu afundou!
Não vi este jogo de ‘sorte’. Ganhámos porque, como digo, os adversários são todos muito ruins e porque Loco Abreu e a sorte são coisas associadas. Há quem tenha a estrela da sorte consigo, e Loco Abreu tem-na conseguido fazer brilhar neste seu formidável fecho de carreira no Botafogo.
Vencer foi importantíssimo, mostrar que há algum estofo psicológico de ‘campeão’ foi fundamental, mas os foguetes ainda são precoces. Pelo que li tivemos um 1º tempo absolutamente inqualificável e na 2ª parte, mais por sorte do que por sagacidade, as substituições foram positivas. Ganhámos por resistência, mas é preciso trabalhar ainda muito mais e entrar em campo com a convicção dos campeões.
Se ganharmos ao São Paulo… bem… e se todos os botafoguenses lotassem o Engenhão na próxima rodada?!?!?!
FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x0 Grêmio
» Gol: Loco Abreu 66’
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
» Data: 22.09.2011
» Público: 17.324 pagantes
» Renda: R$ 239.410,50
» Árbitro: Alício Pena Júnior (MG); Auxiliares: Helberth Andrade (MG) e Kleber Lúcio Gil (SC)
» Disciplina: cartões amarelos – Lucas, Herrera e Jéfferson (Botafogo); Fernando e André Lima (Grêmio)
» Botafogo: Jéfferson; Lucas (Alessandro), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen, Renato, Elkeson e Maicosuel (Éverton); Herrera (Felipe Menezes) e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.
» Grêmio: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Edcarlos e Bruno Collaço; Fernando (Gilberto Silva), Fábio Rochemback, Marquinhos (Miralles), Douglas e Escudero; André Lima (Brandão). Técnico: Celso Roth.
Botafogo, campeão do torneio início veterano de futsal
O Botafogo conquistou o Torneio Início do Campeonato Veterano de Futsal, vencendo o Palmeiras por 3x1 na decisão.
O Campeonato Veterano de Futsal será disputado pelos seguintes clubes:
Grupo A
» Botafogo, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Vasco da Gama
Grupo B
» Atlético, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Santos
A tabela de jogos é a seguinte:
23.09.2011: Botafogo x Internacional
05.09.2011: Botafogo x Vasco da Gama
14.10.2011: Botafogo x São Paulo
21.10.2011: Botafogo x Palmeiras
28.10.2011: Semifinal
04.11.2011: Final
Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
Não vai dar na Globo...
por Mauro Axlace
Queridos companheiros de luta, alvinegros ou não.
Divulguem por favor, pois a FlaPress não o irá fazer.
É mais uma comprovação da proteção que dão ao time da beira da Lagoa.
A sequência de 10 jogos atual do urubu é a maior do time na história dos Nacionais, mas isso ia estragar, e muito, a imagem do protegidinho, não?
O AQIP acredita que um bom jornalismo deve ter como princípio divulgar a verdade e não escondê-la. E é pensando assim que o AQIP vai mostrar que a imprensa integrante da FlaPress (Globo, Lance!, SporTV, MarcaBR, etc.) não tem limites. A não ser que o limite seja ir até onde não prejudique a imagem do time do Flamengo. O contrário também pode ser observado quando o limite vai até onde não evidencie muito a imagem dos outros, que não o da Gávea.
E o que não vai dar na Globo dessa vez, perguntam vocês. Simples. Todos sabemos que o time da beira da Lagoa, o Flamengo, time dos falecidos Roberto Marinho e Walter Clark, está numa sequência de jogos sem vencer. Já são 10 até agora. Mas… e o que tem a ver isso, perguntam vocês. Novamente é simples, embora seja tão escondido pela FlaPress:
Não deixem de ver o que está tão escondido acedendo a:
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
1970: Botafogo, campeão internacional em Caracas
O Botafogo conquistou o Torneio Triangular de Caracas, no dia 6 de fevereiro de 1970, ao vencer o Spartak Trnava por 2x1, com gols de Paulo Cézar e Humberto.
Eis a campanha invicta do Glorioso:
BOTAFOGO 1x0 SELEÇÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA
(URSS)
» Gols: Roberto, aos
45’
» Competição:
Triangular de Caracas
» Data: 03.02.1970
» Local: Estádio Olímpico
(Caracas)
» Árbitro: José
Varrone
» Botafogo: Cao,
Moreira, Moisés, Leônidas e Waltencir; Carlos Roberto e Nei Conceição;
Zequinha, Roberto, Humberto (Ferretti) e Paulo Cézar. Técnico: Mário Zagallo.
» Seleção da União
Soviética (URSS): Rudakov, Dzodozuaschivili, Shesternev, Lovchev e Kurtsilava;
Serebryanikov e Muntyan; Asatiane, Puzach, Gershhovich (Khmelnitskiy) e
Nodia. Técnico: Gavril Katchalin.
Fontes: Tribuna da Imprensa e José Ricardo Caldas e Almeida.
BOTAFOGO 2x1 SPARTAK
TRNAVA (TCH)
» Gols: Adamec, aos
16’, Paulo Cézar, aos 58’ e Humberto, aos 85’
» Competição:
Triangular de Caracas
» Data: 06. 02. 1970
» Local: Estádio Olímpico
(Caracas)
» Árbitro: Sergio
Chechelev; Assistentes – Ivan Barrios e Renê Muñoz
» Disciplina: Adamac
e Moreira foram expulsos aos 43’ por agressão mútua
» Botafogo: Cao,
Moreira, Moisés, Leônidas e Botinha; Carlos Roberto e Nei Conceição; Zequinha
(Ferretti), Roberto, Humberto e Paulo Cézar. Técnico: Zagallo
» Spartak Trnava: Geryk (Kéketi),
Dobias, Majernik, Jarabek, Hagara, Kuna, Hrusecky, Martinkovic
(Juska) (Kravarick), Svec, Adamec e Kabat. Técnico: ?
Fontes: O Dia e José Ricardo Caldas e Almeida.
Classificação: BOTAFOGO, 4 pts; Seleção da União Soviética, 2 pts; Spart Trnava, 0 pts.
Fichas Técnicas: Pedro Varanda (colaborador do Mundo Botafogo). Fontes: O Dia, Tribuna da Imprensa e José Ricardo Caldas e Almeida.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Vozes de Mendes Campos e de Garrincha
“Ele pega a bola e pára; o marcador sabe que ele vai sair pela direita; seu Mané mostra com o corpo que vai sair pela direita. Às vezes, o adversário retarda o mais possível a entrada em cima dele, na improvável esperança duma oportunidade melhor. Garrincha avança um pouco, o adversário recua. Que faz então? Tenta o marcador, oferecendo-lhe um pouco da bola, adiantando esta a um ponto suficiente para encher de cobiça o pobre João. João parte para a bola de acordo com o princípio de Neném Prancha: como quem parte para um prato de comida. Seu Mané então sai pela direita." – Paulo Mendes Campos, jornalista.
“Só driblo para a direita, e todo mundo vira joão.” – Garrincha, o mais desconcertante futebolista de todos os tempos.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
domingo, 18 de setembro de 2011
Botafogo 1x1 Flamengo
Porque é que o Botafogo entrou recuado no segundo tempo, Caio Júnior? E porque é que a seguir, uma e outra vez, hoje como ontem, errou novamente a leitura de jogo e substituiu tão mal por duas vezes, Caio Júnior?
A ousadia tem lugar reservado na história, mas os covardes jamais serão lembrados.
[PS: Proponho que em cada competição que o Botafogo entre se inicie na classificação com seis pontos negativos; assim, com a entrega antecipada dos seis pontos ao Flamengo em cada competição, talvez dê para planear de outra maneira a possibilidade de sermos campeões – o que acham disso, companheiros?]
FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x1 Flamengo
» Gols: Loco Abreu 25’ (Botafogo); Jael 4’ (Flamengo)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)
» Data: 18.09.2011
» Público: 20.805 pagantes
» Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ); Assistentes: Dibert Moisés (RJ) e Rodrigo Joia (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo – Renato (Botafogo); Alex Silva, Airton e Renato Abreu (Flamengo)
» Botafogo: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes (Lucas Zen) e Maicosuel (Cidinho); Herrera (Everton) e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.
» Flamengo: Felipe; Leonardo Moura, Welinton, Alex Silva e Junior Cesar; Aírton (Maldonado), Willians, Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Jael). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
1968: Botafogo, campeão internacional no México
O Botafogo conquistou o IV Torneio Hexagonal do México, no dia 25 de fevereiro de 1968, ao vencer o Ferencvaros por 3x1, com gols de Jairzinho, Roberto e Gérson.
O atacante Jairzinho, que assinalou seis gols na competição, foi apelidado de 'El Toro', pela torcida mexicana.
Eis a campanha invicta do Glorioso:
BOTAFOGO 2x1 TOLUCA (Bicampeão do México)
» Gols: Roberto 12' e Jairzinho 50’ (Botafogo); Vicente Pereda 75’ (Toluca)
» Competição: Torneio Hexagonal do México
» Data: 06.02.1968
» Local: Estádio Azteca (México)
» Público: 40.000
» Árbitro: Raul Osório
» Botafogo: Cao, Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Waltencir; Carlos Roberto e Afonsinho (Lula); Rogério, Roberto (Humberto), Jairzinho e Paulo Cézar. Técnico: Mário Zagallo.
» Toluca: Florentino, López, Zarate, Mauro (Zavalo) e Pedro Romero; Estrada e Amauri; Arévalo, Romero Reyes, Albino e Vicente Pereda. Técnico: ?
BOTAFOGO 2x2 ESTRELA VERMELHA (Campeão da Iuguslávia)
» Gols: Roberto 13' e Jairzinho 63' (Botafogo); Dzajic 61' e Dzajic 89’ (Estrela Vermelha)
» Competição: Torneio Hexagonal do México
» Data: 11.02.1968
» Local: Estádio Azteca (México)
» Árbitro: Alfonso González Archundia; Assistentes: Rodrigo Lamora e Steban González
» Disciplina: Expulsão de Roberto e Dojvinovski aos 75'
» Botafogo: Manga, Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Waltencir (Paulistinha); Carlos Roberto e Gérson; Rogério (Humberto), Roberto, Jairzinho (Afonsinho) e Paulo Cézar (Lula). Técnico: Mário Zagallo.
» Estrela Vermelha: Dujkovic (Rocic), Krivockua (Rakic), Milicovic, Pavlovic, Dojvinovski, Dragan, Klenkovski, Ostojic (Antonijevic), Lazarovic, Acimovic e Dzajic. Técnico: Millanic.
BOTAFOGO 4x0 SELEÇÃO DE JALISCO (México)
» Gols: Jairzinho 15' e 60’, Roberto 28' e 31'
» Competição: Torneio Hexagonal do México
» Data: 18.02.1968
» Local: Estádio Azteca (México)
» Público: 45.000
» Árbitro: Diego de Leo
» Botafogo: Manga, Moreira, Zé Carlos (Chiquinho Pastor), Leônidas (Dimas) e Waltencir; Carlos Roberto (Afonsinho) e Gérson; Rogério, Roberto (Parada), Jairzinho e Lula. Técnico: Mário Zagallo.
» Seleção de Jalisco: Calderón (Rodríguez), Alejandre, Del Muro (Hernández, depois Peña), Jauregui e Mercado; Díaz e D. Rodríguez; Carlos Calderón, Estrada, Anay e Jara. Técnico: ?
BOTAFOGO 1x0 SELEÇÃO DO MÉXICO (México)
» Gol: Jairzinho 76'
» Competição: Torneio Hexagonal do México
» Data: 22.02.1968
» Local: Estádio Azteca (México)
» Público: 50.000
» Árbitro: Abel Aguilar
» Disciplina: Expulsão de Roberto e Pérez aos 84’
» Botafogo: Manga, Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Waltencir; Afonsinho e Gérson; Rogério, Roberto, Jairzinho e Lula. Técnico: Mário Zagallo.
» Seleção do México: Iniestra, Ramírez, Nuñez, Sanabri e Pérez; Regueiro e González; Bustos, Borja, Fragoso e Padilla. Técnico: ?
BOTAFOGO 3x1 FERENCVAROS (Campeão da Hungria)
» Gols: Jairzinho 37', Roberto 67’ e Gérson (pen.) 50’ (Botafogo); Szucs 82’ (Ferencvaros)
» Competição: Torneio Hexagonal do México
» Data: 25.02.1968
» Local: Estádio Azteca (México)
Árbitro: Domingo de La Mora
» Disciplina: Expulsão de Leônidas e Rakosi (aos 53’) e de Varga e Waltencir (aos 89’)
» Botafogo: Manga, Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Waltencir; Afonsinho (Paulistinha) e Gérson; Rogério (Dimas), Roberto, Jairzinho e Lula. Técnico: Mário Zagallo.
» Ferencvaros: Takacs, Novak, Oancics, Szucs e Havasi; Juhasz e Rakosi; Zsoke, Varga, Albert (Branikovites) e Katona (Fenyvesi). Técnico: Karat.
Súmulas: Pedro Varanda e Cláudio Falcão (colaboradores do blogue Mundo Botafogo); Fontes: Correio da Manhã, El Informador, Jornal do Brasil, Jornal dos Sports e O Globo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)
Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...

-
por RUY MOURA Editor do Mundo Botafogo 1992: CAMPEONATO BRASILEIRO 26/01/1992. BOTAFOGO 3-1 ATLÉTICO PARANAENSE (PR). Niterói. 01/02/1992. B...
-
Recomendações de André http://www.botafogonews.com AREIA BRANCA / RIO GRANDE DO NORTE ASSOCIAÇÃO RECREATIVA TORCIDA ORGANIZADA B...
-
O Botafogo conquistou o Torneio Internacional da Cidade de Genebra, na Suíça, no dia 7 de agosto de 1984, ao vencer o Everton por 1x0, c...