Imagem enviada pelo nosso amigo Álan Leite, nova ilustração do artigo publicado em http://mundobotafogo.blogspot.com/2008/07/o-campeo-de-terra-mar-e-ar-e-dos-ps.html
Visite a imagem na origem: http://fogo-blog.blogspot.com/2011/09/campeao-de-terra-mar-e-ar.html
5 comentários:
Boa tarde.
Até o dirigente do BFR erra ao informar os títulos do Glorioso na flâmula. Assim não dá!
SB.
Deve ter sido algum fluminense que desjaria suprimir-nos em 1911 e fez o lapso...
Abraços Gloriosos!
O ano certo é 1912 campeão carioca pela Associação de Futebol do Rio de Janeiro
O Paissandu é considerado também campeão de 1912 pela Liga Metropolitana de Esportes Atleticos
Boa noite.
Pela directoria da Associação foi feita a encommenda na casa H. L. Lange, de 22 medalhas, sendo 11 de ouro e 11 de prata para os vencedores do campeonato. Fonte: JB (de 20-10-1912).
Aos jogadores serão conferidas medalhas de ouro e ao club uma custosa taça de prata. Fontes: Jornal do Commercio e Jornal do Brasil.
O Botafogo Football Club campeão da Associação de Football do Rio de Janeiro (AFRJ), ante-ontem (anteontem), enviou emissário ao Paysandu Cricket Club vencedor do certame da Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA), a fim de desafiá-lo para sensacional encontro.
O Paysandu recusou terminantemente. Fonte: Jornal do Brasil (de 15-11-1912).
SB
Boa.
Ao longo da história do futebol três clubes se recusaram enfrentar o Botafogo: em 1907, o Fluminense FC; em 1912, o Paysandu CC (atual PAC); em 1964, o Santos FC;
TORNEIO RIO-SÃO PAULO – 1964
A Federação Carioca de Futebol (FCF) consultou a Federação Paulista de Futebol (FPF) sobre a possibilidade ou ser disputado no próximo dia 8, no Pacaembu, o segundo jogo Santos x Botafogo para decisão do torneio do ano passado. No próximo dia 11, de acordo com a tabela, Botafogo e Santos jogarão no Maracanã pelo mesmo torneio de 1965.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) informou que vai ouvir o Santos FC e os demais clubes na reunião convocada para a próxima segunda-feira.
Fontes: Jornal dos Sports e O Globo (de 03-04-1965).
O Santos FC não jogará amanhã – A Federação Paulista de Futebol comunicou a Federação Carioca de Futebol, que o Santos não poderá aceitar o jogo com o Botafogo amanhã, dia 8, em virtude de seu quadro estar esgotado, com a verdadeira maratona a que vem sendo submetido.
Fonte: O Globo (coluna Notícias do Dia, página 16), de 07-04-1965.
Santos, 8 (O Globo) – Durante quarenta minutos, os profissionais santistas participaram de individual na manhã de ontem, na Vila Belmiro, sob a direção do professor Júlio Mazei. A Nota auspiciosa foi o reaparecimento de Lima que, ao retirar-se declarou encontra-se em boas condições. Além de Mengálvio, Coutinho, Haroldo, Gilmar e Zito, também o zagueiro Ismael foi poupado devido à contusão no jogo com o Vasco. Pelé ficou igualmente, embora não esteja sob cuidados médicos, hoje está marcado novo individual, às 8h e 30min, seguido de bitoques. Os jogadores dispensados anteontem pela direção do clube, isto é, Silas, Íris, Almir, Gonçalo e Maneco, ainda não sabem o seu destino, mas a maioria já tem propostas de agremiações do interior do Estado.
Fonte: O Globo (de 08-04-1965).
Botafogo e Santos foram os campeões do Torneio Rio-São Paulo de 1964.
Fontes: Jornal do Brasil (de 23-09-1970 e 29-08-1976) e Jornal dos Sports (de 17-05-1975)
SB
Enviar um comentário