Finalmente parece que o modelo europeizado que Caio Júnior empreendeu montar na nossa equipa de futebol começa a dar resultado.
Se os amigos leitores bem se lembram, eu defendi as opções táticas de Caio Júnior:
“Sobre o Caio Júnior já escrevi que não é ‘brilhante’, mas que as suas opções podem constituir um modelo consistente de jogo no médio prazo. Isso foi muito visível já no jogo contra o Flamengo, apesar de a maioria da torcida não ter entendido que se tratava de um novo modelo de jogo sem as emoções ‘vistosas’ de jogos ‘eletrizantes’ que nos levam à perda de controlo dos jogos. Futebol hoje é controlar os jogos, não andar ‘eletrizantemente’ a correr de um lado para o outro e fazer placares de 4x4, 3x3 ou coisa parecida, como fizemos em 2007 e 2008.”
Em seguida, Caio Júnior foi inventando, usando e abusando de Alessandro, escalando também Somália, Araruama, Alexandre Oliveira…
Vieram derrotas contra o Corinthians e o Atlético Paranaense em jogos muito maus, empates sem sentido e, finalmente, o absurdo jogo contra o Figueirense em que dominamos o jogo do início ao fim, mas fizemos dois remates e tomamos dois gols, ressuscitando diversos mortos pelo caminho.
Aí achei que Caio Júnior estava perdido. Porém, o homem deve ter feito exercícios de bom pensamento e, finalmente, deve ter decidido que, após se pensar bem, é necessário ser discernente nas decisões para se chegar ao topo. Então, aprofundou o seu esquema europeizado, deixou de escalar mortos-vivos, treinou o remate de longe, de dentro da área e de cabeça, deixou de inventar nas substituições e passou a errar muito menos na leitura de jogo.
Sobretudo, deixou de jogar ‘eletrizantemente’ com os jogadores a correrem estapafurdiamente atrás da bola e passou a colocar a bola rolando mais, fazendo os gols necessários com muito mais calma e inteligência e controlando os jogos. Agora diz-se que ganhamos ‘sem dificuldade’, com inteligência, persistência, movimento e um posicionamento em campo invejável em termos de organização e maleabilidade.
Foi este Botafogo que vi Caio Júnior ensaiar contra o Flamengo, o Grêmio e o São Paulo, não o Botafogo que se seguiu a ‘ressuscitar mortos’. Ontem, e no penúltimo jogo, vi renascer o Botafogo antes ensaiado.
As peças de que dispomos são genericamente boas e as de reposição são razoáveis, incluindo alguns jovens que merecem oportunidades para se rotinarem na equipa e serem bons substitutos.
Parece que a minha rejeição a misturar-me com a não qualidade e deixar de fazer críticas aos jogos chegou aos ouvidos e aos olhos dos deuses e de Caio júnior… Porque agora este Botafogo tem envergadura para ser campeão, exatamente com o esquema tático que aplaudi em tempos, mas o seu desempenho vai depender muito de duas coisas: (a) do estofo psicológico ao enfrentar os adversários e (b) a capacidade de jogarem mais do que as arbitragens, os dirigentes federativos e a mídia juntos, isto é, temos que jogar psicologicamente e futebolisticamente muito mais do que todos estes nossos adversários, porque os árbitros continuam a ‘errar’ muito nos jogos do Corinthians e do Flamengo, porque a Confederação Brasileira já adia jogos do Botafogo com o absurdo argumento dos desfalques do adversário (isto é coisa de terceiro-mundo…), porque a mídia já fala de ‘prováveis’ transferências de jogadores do Botafogo, ainda hão-de atacar o relvado do Engenhão e inventar outras coisas mais para baixarem a moral e o desempenho dos nossos jogadores.
Espero que o meu regresso à crítica não altere a qualidade futebolística que agora se evidencia em toda a equipa… (rs)
É fundamental BLINDAR os jogadores. Mais do que nunca, é fundamental proteger esta equipa, e o nosso técnico, assim como o gerente de futebol, é absolutamente imprescindível que esteja bem DISCERNENTE durante a segunda volta do campeonato brasileiro de futebol para concretizar este apelo. A concentração até ao fim é fundamental e pode ser o grande diferencial para que consigamos jogar mais do que os adversários, os árbitros, a mídia e os dirigentes desportivos.
Eu creio que o MEU BOTAFOGO será capaz disso!
FICHA TÉCNICA
Botafogo 3x1 Palmeiras
» Gols: Herrera 3’, Gustavo 23’ e Maicosuel 62’ (Botafogo); Marcos Assunção 90’+1 (Palmeiras)
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)
» Data: 31.08.2011
» Arbitragem: Francisco Carlos Nascimento (AL); Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Erich Bandeira (PE)
» Disciplina: cartão amarelo – Cortês e Elkeson (Botafogo); Rivaldo e Cicinho (Palmeiras)
» Botafogo: Jefferson, Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos (Lucas Zen), Renato, Elkeson e Maicosuel (Felipe Menezes); Herrera (Caio) e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.
» Palmeiras: Deola; Cicinho (João Vitor), Henrique, Thiago Heleno (Leandro Amaro) e Gabriel Silva; Chico, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga (Ricardo Bueno) e Rivaldo; Fernandão. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
20 comentários:
Amigo Rui,\
Mais uma vez foste preciso!
Espero que BLINDEM os jogadores para as possíveis armações.
Além das outras equipes, precisamos vencer as cbfs,"anafes" e rede globo.
O time conquistou e conquista a torcida. A cada invertida de bola, lançamento e esforço para chegar naquela bola perdida é aplausos e festa. Será difícil escutar as vaias de tempos atrás.
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
O Botafogo foi rápido, insinuante e mostrou o que é jogar um futebol coletivo. Todos apareceram bem no Glorioso, sobretudo Maicosuel, Loco Abreu, atuando mais como pivô e Lucas, na lateral direita. O time está jogando com seriedade e sem estrelismos, o que é fundamental para quem almeja o topo da tabela.
É um time de operários, sem vaidades, sem arrogância e sem mau-caratismo, como víamos em equipes recentes do Botafogo.
Bacana o seu retorno Rui. Ontem pareceu um jogo treino. Sinto que o time está em franca evolução, é nítido que em muitos momentos nas últimas partidas o time tirou o pé do acelerador e escolheu administrar a partida. Como você bem disse, o receio é com os conhecidos fatores externos que nos últimos anos nos tiraram do trilho. Perdemos muito tempo com Alessandros, Alexandres e afins. Aos poucos Maicosuel está recuperando a confiança, a evolução do time depende de sua ascensão.
Impressiona a qualidade, a facilidade que joga o Renato. Dá gosto de ver um time que joga de forma ofensiva, com dois laterais que atacam, dois volantes técnicos, dois meia armadores que são quase atacantes. O trunfo de Caio Júnior, que faz funcionar este esquema, é que Maicosuel e Elkeson ajudam incansavelmente a marcação e roubam bolas com constância.
Saudações Alvinegras
Muita calma nessa hora. Devemos manter a cabeça no lugar, evitar o oba-oba e o salto alto, que tanto vemos nas bandas da Gávea e do Parque São Jorge.
Mas confesso que estou muito animado com o desempenho da equipe nos últimos jogos e torço para que o time mantenha a regularidade nos jogos no Engenhão e imponha seu futebol também fora de casa.
Saudações .
GJS-DF
Na minha opinião, o único porém é o excesso de passes errados.
Creio que uma correção desse fundamento seria a "cereja do bolo" para os contra ataques.
Pois é, Gil, a blindagem é algo fundamental para quem é atacado em geral mas quer ganhar títulos. Isso tem que ser interiorizado de modo a funcionar. Se não a mídia ganhou como noutras ocasiões.
Abraços Gloriosos!
É verdade, Aurélio. Sempre tenho dito que uma equipa é muito melhor do que certas individualidades aparentemente essenciais mas que são o 'podre' das coisas. Por isso rejeitei, em ocasiões adequadas, Dodô, Leandro Guerreiro, Túlio, Jobson, etc. Com um Botafogo sem muito dinheiro, não quero 'estrelas', quero 'operários'.
Só quando saíu a 'panelinha' que se gerou no tempo do Cuca é que a bagunça terminou dentro do Botafogo. Só falta sair Alessandro, o 'último moicano'...
Abraços Gloriosos!
Tudo o que diz é verdade, Saulo. Tiramos o pé do acelerador pelo menos em 3 ou 4 dos últimos jogos e poupamos o físico dos jogadores para a dureza do campeonato.
Concordo com as observações aos jogadores. Impressiona-me como é que depois de tanto prejuízo em certas contratações que não beneficiaram o clube, o A. Barros foi desencantar sobretudo o Elkeson e o Renato.
O Maicosuel parece em subida gradual. Espero que seja mesmo. E o Herrera jogou um pouco melhor do que tem feito ultimamente.
Abraços Gloriosos!
GJS, o discernimento foi sempre o melhor conselheiro do ser humano. esperemos que sejam todos discernentes até ao fim.
Abraços Gloriosos!
Concordo, Paisano. Depois de se ter afinado o remate e surgido os gols, falta afinar o último passe para gol. Isso far-nos-ia imbatíveis.
Abraços Gloriosos!
Em (b),você falou tudo,Exatamente como eu penso. Botafogo campeão!
Brilhante seus comentarios.para ganhar dessa turma q vc citou, turma de vagabundos, diga-se de passagem, perdoe-me pelo palavreado, o Botafogo vai ter q jogar muita bola e ter a cabeça no lugar.Como o campeonato é longo, algumas equipes, se destacam mês a mês, como foi o nosso caso em agosto.Minha preocupação é se teremos folego para manter essa pegada, esse volume de jogo, sabendo q temos outra competição q é a sulamericana.
Todo o cuidado é pouco, Gustavo. Temos muita gente que odeia a nossa Glória.
Abraços Gloriosos!
Flávio, uma das coisas essenciais num campeonato tão estupidamente duro como o brasileiro devdo ao calendário anual, é a preparação física. Se o Caio souber dosear os 'gastos' e a preparação for bem feita, temos meio caminho andado.
Mesmo que tenhamos uma fase menos boa, surgirá ainda outra boa mais para final, provavelmente.
Abraços Gloriosos!
Rui Moura está de volta. Sentimos sua falta...
Vamos lá, todos juntos.
Blindar o Botafogo é algo que eu sempre defendi. Na minha opinião, o descaso (no mínimo, pois sabemos que é maldade mesmo) com que tratam o Botafogo é e sempre foi prejudicial à curto, médio e longo prazo.
Afasta a torcida, impede que novos torcedores apareçam, desanimam jogadores, derrubam técnicos, deixam mal vistos alguns jogadores, impedem que marcas queiram patrocinar o time, etc, etc, etc... (e já sabemos disso tudo)
Deveríamos ter dirigentes capazes de entender isso. Que fizessem certas regras virarem atitudes. Que colocassem como ideal, que todos dentro do clube entendessem o que a mídia faz. (pra não dizer FlaPress)
Imaginemos que se Loco Abreu, já sendo importante para o regresso da torcida, fosse também um "profeta" que trás à tona todo o tal "descaso".
O que quero dizer é que deveria ser regra, abrir os olhos para tudo o que acontece contra o time e que não é originário de GS.
Esse é o caminho para muitas soluções.
Visitem: Aqipossa
Que bom que o Rui "voltou" a ser botafoguense!
:o)
Exatamente, Mauro. Uma gestão séria e competente está sempre de olhos atentos a tudo o que se relaciona com o BFR e, sobretudo, muita atenção a quem nos quer prejudicar. Isso é tão essencial para nós como 'pão para a boca'.
Abraços Gloriosos!
Chico, Botafoguense sim, sempre, há 51 anos, sem longe nem distância para exercer este amor e mesmo a ida aos jogos do Botafogo. Basta-me entrar num simples avião, coisa que faço amiudadas vezes.
O que não serei nunca é um sujeito que pactua com a não qualidade, com a persistência da cegueira mental, com o exercício das submissões. Sou botafoguense também, porque na década de 1960 o Botafogo não pactuava com essas coisas que hoje pactua muitas e vezes demais.
Abraços Gloriosos!
Rui, concordo inteiramente.
O time está finalmente chegando a um ponto em que começa a parecer confiável.
No meu entender, foi o primeiro jogo em que enfrentamos uma defesa e meio de campo bem organizados, e que vencemos. Contra o Inter não foi assim e os que vieram depois não ofereceram grande resistência, até esta última partida.
Minha teoria: Acredito que a melhor qualidade do Caio Júnior no que diz respeito à preparação tática e estratégica da equipe é a combinação entre o saber escutar e o despojamento, que o permitem incorporar ideias alheias ao seu trabalho, sem que o ego seja ferido. Uma espécie de "despojamento narcíseo-egóico". (rs). E, com isso, demonstra inteligência e sentido prático. Uma boa mescla.
Saudações botafoguenses!
"O time está finalmente chegando a um ponto em que começa a parecer confiável".
Parecer, parece. Será que vai, Luiz?
Análise cirurgica sobre o Caio Júnior: escuta e despojamento são receita indispensável à glória.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário