O Botafogo conquistou a Taça
Trinta e Um de Março, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 6 de abril
de 1971, vencendo o Vasco da Gama por 4x2.
BOTAFOGO 4x2 VASCO DA GAMA
» Gols: Careca, aos 25’,
Zequinha, aos 30’, Jairzinho, aos 55’ e Paulo Cézar, aos 76’ (Botafogo);
Bougleux, aos 63’ e Dé, aos 69’ (Vasco da Gama)
» Competição:
Campeonato Carioca
» Data:
06.04.1971
» Local:
Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
» Árbitro:
Carlos Costa
» Botafogo:
Ubirajara Motta, Carlos Alberto Torres, Brito, Osmar e Paulo Henrique; Carlos
Roberto e Nei Conceição; Zequinha, Careca, Jairzinho e Paulo Cézar. Técnico:
Paraguaio.
» Vasco
da Gama: Andrada, Fidélis, Moacir, Renê e Eberval; Alcir e Bougleux; Zé Dias
(Luiz Carlos), Dé, Jaílson (Silva Batuta) e Gílson Nunes. Técnico: Paulo Amaral.
Pesquisa de Pedro Varanda
(investigador esportivo e colaborador do Mundo Botafogo); Fontes: JB, JS e Revista Botafogo, n°
229, de junho e julho de 1977.
2 comentários:
Rui, relembrar desses jogos nos dias atuais é um verdadeiro suplício para quem acompanhou esse time de 71, que perdeu por vários motivos: falta de comando fora de campo, armações ao longo do campeonato e roubo no jogo final e o pior de tudo, que em minha opinião decretou a queda do ataque, a covarde agressão do moisés no Jairzinho que o tirou dos últimos jogos. Naquele momento o Furacão estava numa forma esplêndida e, dificilmente não ganharíamos os jogos restantes se o Jairzinho estivesse em campo. Não que o Nílson Dias não fosse bom jogador, mas era inexperiente e substituir o melhor jogador da copa de 70 foi algo ingrato. Em 1971, então com 16 anos, descobri que um campeonato não se ganha apenas dentro de campo e não basta ter um grande time, perdi a fé e a inocência. De todos os roubos que o Botafogo sofreu, esse é um dos que mais me revoltou e revolta, talvez por ter acompanhado o time em todo campeonato e estar presente na única final em que vi o Botafogo ser derrotado, ainda que pela arbitragem. Rui, quando receber o CD, por favor me avise. Abs e SB!
Sergio, se não fosse a gestão desastrada que tínhamos e se tivéssemos o Jairzinho, certamente ganharíamos antecipadamente e o dito juiz não faria o que fez. A falta sobre o goleiro é descarada e o próprio confessou mais tarde que empurrara Ubirajara.
Em 71 eu já não morava no Rio. Regressei a Lisboa em 1969, quando o Botafogo ganhou o seu último título importante até 1989.
O futebol de hoje está cheio de roubos, e se bem que no Brasil é muito descarado, na Europa também se passa muita coisa dentro e fora de campo. Lamento muito no que o futebol se transformou.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário