“Eu pessoalmente tinha uma gana muito grande
do Botafogo, porque na minha época de torcedor do flamengo eu sempre levei
pancada, sempre fui gozado. Eu lembro que eu assisti aquela decisão de 62,
Flamengo x Botafogo, que o Garrincha fez três gols se não me engano, foi 3x0. E
a partir dali nunca mais assisti a um jogo Flamengo x Botafogo. Nós entravamos
para jogar, em frente ao nosso túnel tinha sempre aquela bandeirinha ali 6x0.
Aquilo dava uma raiva.”
“O Botafogo era o clube que mais fez ter
raiva como torcedor. É porque eles ganhavam todas. Na época de torcedor do
Flamengo eles ganhavam todas. Aquele time fantástico do Garrincha, Quarentinha,
depois veio Jairzinho, Gerson e tal, então era só pancada. E o Manga com aquela
história de gastar o bicho antes. E eu tinha ódio do Botafogo. Quando passei a
jogar podia perder para todo mundo, mas ganhar do Botafogo.” – Zico, ex-jogador do Flamengo.
Notas
de Mundo Botafogo:
1.
Zico falou com inteira razão. É por isso que ainda hoje o clássico da
rivalidade é Botafogo x Flamengo, é por isso que o ódio deles cresceu, é por
isso que foi necessário mobilizar muita gente para o Flamengo conquistar
títulos desde o início da Ditadura, caso contrário ainda hoje estariam
apanhando feio.
2.
Porém, ao contrário dele em relação ao Botafogo, eu aprecio certas facetas do
ex-jogador e ex-dirigente Zico – principalmente as suas grandes conquistas nas
Copas do Mundo em que participou e as suas notáveis reestruturações no comando
executivo do seu clube de coração.
23 comentários:
Rui,
Gostei muito do item número 2! kkkk
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Rui,
Uma das façanhas em Copas do Mundo dele foi começar a Copa de 78 como titular e perder a vaga para Jorge Mendonça, não acha?
Também gostei... (rs)
Abraços Gloriosos!
Bem visto, Émerson!
Três copas e... nada! Muito 'parecido' com o que fizeram Nilton Santos, Didi e Garrincha na Seleção.
Abraços Gloriosos!
Eu quero isso tudo no presente, ganhar título, assombrar os adversários... Cansada desse Museu de Memória. Orgulhosa sempre, mas um pouco cansada.
Beijo, Rui.
Caro Rui, veja se consegue uma foto da arquibancada do maraca com a velha bandeira surrada dos 6 x 0, ela foi objeto de amor e odio. Eu amei aquela velha bandeira.
cezar
Ora, o mais famoso perdedor de pênaltis no Brasil e na França, será homenageado, Rui, pelo AQIPOSSA.
3 de Março está chegando. Muita coisa que está escondida sobre esse Franguinho de Quentinha, quer dizer, galinho de Quintino, está para ser revelada...
Quem conhece o AQIP sabe o que esperar.
Forte abraço, Rui.
Mauro.
Absolutamente de acordo, querida Milene. Ma diz-se que "quem não tem cão caça com gato". Ora, com as más performances da diretoria no futebol, a contratação de atletas que nunca servirão para coisa nenhuma e um treinador do calibre de Oswaldo, o melhor mesmo é recordar o passado. Já o anúncio da Kodak dizia que "recordar é viver".
E ainda há as arbitragens. Já viste que vai apitar o nosso jogo no domingo?! Nada mais nada menos do que o sujeito que não expulsou o Juan que agrediu e ameaçou Maicossuel, que por disso não pode jogar o 2º jogo da final e os cathartiformes acabaram campeões. De latão, é certo, mas fizeram o tri.
Não tenho muitas esperanças neste departamento de futebol "reformulado". A não ser que o Seedorf monte a tática e comande o jogo, sendo o Oswaldo o coadjuvante.
Beijos Gloriosos!
Caro anónimo, tentarei encontrá-la.
Abraços Gloriosos!
Fico aguardando ansiosamente, Mauro!
Abraços Gloriosos!
IRMÃO - POIS NÃO É QUE ZICO QUASE FOI JOGADOR DO GLORIOSO
POIS NA ADMINISTRAÇÃO DO NOSSO PRESIDENTE EMIL PACHECO PINHEIRO O MESMO ACERTOU INCLUSIVE AS BASES DO SEU CONTRATO, JÁ QUE NÃO CONSEGUIA FECHAR UM ACORDO COM O TIME DA LAGOA.
AO SABER DISSO MARCIO PRESIDENTE DO FLAMENGO CORREU ATÉ A CASA DE ZICO E PAROU DE FAZER GRACINHA E ASSINOU O QUE ELE PEDIA.
JÁ PENSOU
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS
MARCOS VENICIUS
Irmão, até que me parece ter sido bom assim. Já pensou termos um atleta como esse nas nossas fileiras?!?!?! (rs)
Abraços Gloriosos!
Zico apanhou tanto do Botafogo desde muito antes de entrar em campo. Depois, mais desespero e chororô...
Esse jogador que foi fabricado para alienação do povo não foi torcedor alvinegro por causa do pai, o seu Antunes. Na década de 60, o pai deve ter escondido o filho nos jogos contra o Botafogo:
Foram 42 jogos, e metade deles, 21 jogos, foram vitórias alvinegras. Mais 12 empates e portanto, apenas 9 vitórias do esgoto.
Não é possível que haja gente que acredite que ver 21 derrotas em 10 anos e assistir apenas 9 vitórias não traga algum trauma a um torcedor.
Chora, Zico...
O passado é passado, só serve para recordar e não cometer os mesmos erros na atualidade. Hoje no Botafogo não vejo nenhum jogador com a gana que tinha o Zico em ganhar do time adversário para apagar os erros do passado. O Zico era jogador e torcedor. A maioria dos jogadores hoje não têm alma e coração do time. O que interessa é o mercado. Se jogar bem aumenta o valor, se o time ganhar ótimo.Se não, pouco interessa.
Pelas palavras do OO ele continua com panelinha dentro do time e quem for contra pode ser sacado do time. Escalar o Julio Cesar e não o Jadson como volante e dar declarações como conhecer um e não o outro ("conheço o JC do flamengo e do Cruzeiro ..."). Vem me... por aí. Aguardem!
Entende-se o ódio do Zico, pois as vitórias do Botafogo naquele período sempre foram incontestáveis, sem ajuda nenhuma, apenas na imensa superioridade dos times que o Botafogo tinha nas décadas de 60, 70 e, mesmo nos anos em que estivemos em baixa, ainda assim, sempre foi difícil para os cathiformes nos vencerem. Com exibições de gala, verdadeiros shows de bola e algumas humilhações terríveis, como "bota os cabeçudos na roda" entre outras, naturalmente o ódio do ídolo maior dos cathiformes não poderia ser menor. Hoje, estamos em desvantagem, mas nos últimos 10 ou 20 anos, poucos são os jogos contra o lixo da praia do pinto em que a arbitragem não nos prejudica. Eles descobrira a fórmula de nos vencer, algo que nem os mais astutos ditadores de 64 imaginaram. Abs e SB!
Mauro, o Zico foi um torcedor traumatizado e um atleta amargurado. São Coisas que só o Botafogo consegue fazer.
Por mais que os cathartiformes tentem, Zico nunca teve nem terá o estatuto de Garrincha ou Pelá, apesar da flapress o ter tentado fazer.
Abraços Gloriosos!
Edivaldo, nesse quesito tem razão. Porém, em minha opinião, houve muitos atletas botafoguenses de coração que deram tudo pelo clube. Zico foi apenas um entre muitos botafoguenses e não botafoguenses.
Certo é que hoje não se vê gente com garra. Trabalham todos para a vitrine.
Abraços Gloriosos!
Sergio, o que as arbitragens fazem nos jogos dos cathartiformes devia envergonhar todos e cada um dos brasileiros. Ao invés, ainda procuram desdenhar do Botafogo.
Acho que esse andamento do futebol brasileiro acabará por destruir a imagem futebolística do Brasil no mundo.
Abraços Gloriosos!
Edivaldo, o Monge foi, em minha opinião, o pior treinador do Botafogo nos últimos anos. Não faz nenhum sentido terem ido buscar um homem a treinar japoneses num futebol fraquíssimo e que de títulos a sério, népia. Porque ele ganhou no início da década com um time que havia sido formado e desenvolvido por Vanderlei Luxemburgo.
Abraços Gloriosos!
zico foi um jogador de clube e na seleção brasileira só pagou mico. Em 1978 foi reserva, em 1982 deveria ter ficado na reserva, e em 1986 não deveria nem ter ido, foi e perdeu um pênalti decisivo e o Brasil foi desclassificado. Mico = zico.
Em boa verdade foi um jogador de clube muito bom, mas, em minha opinião, não teve a fibra dos verdadeiros campeões. Tremeu em certos momentos, quer na Seleção quer no Flamengo. E se teve um título de dimensão Continental - o grande da sua carreira, em suas próprias palavras - deve-o a 'Zero' Roberto Wright que apitou o escandaloso Atlético Mineiro x Flamengo em que expulsou cinco alvinegros.
E é azarado: no dia da grande festa dos seus 60 anos o Botafogo ganhou ao Flamengo! Mas consta ser bom cidadão.
Abraços Gloriosos.
Acrescento: também não vingou como jogador no estrangeiro (Udinese), nem como treinador, nem como dirigente (trairam-no dentro do próprio Flamengo). Sobrou-lhe o «poderoso» clube japonês no qual é diretor técnico.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário