segunda-feira, 25 de abril de 2016

25 DE ABRIL SEMPRE!

25 DE ABRIL SEMPRE!

O editor do blogue Mundo Botafogo foi militar (em regime de serviço obrigatório) na Revolução de 25 de Abril que devolveu a liberdade e a democracia ao povo português após uma longa noite fascista (Foto: imagem do editor em 1974 com o uniforme de gala num tempo de juventude marcada por bigodes e suíças)

6 comentários:

Sergio disse...

Rui, nessa foto você tá com porte de galã, parece artista de cinema. Parabéns aos portugueses pela data histórica. Espero que a vossa democracia seja mais sólida que a nossa sempre combalida democracia, sempre golpista, ou seja, estamos muito longe de um estado verdadeiramente democrático. Rui, também servi em 1974, e não foi um ano fácil. Porém, tive a sorte de servir apenas no contingente e fui parar no IME e trabalhei em escritório, muito embora tivesse que tirar serviço, às vezes ao lado do bondinho do Pão de Açúcar. Infelizmente as informações eram tão omitidas que nós soldados conscritos não tínhamos a menor noção do que acontecia de fato no país. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Também me diziam isso quando era jovem... (rsrsrs) E as meninas repetiam muito... (rsrsrs)

Agora a sério: a democracia portuguesa é sólida, muito sólida. Veja que eu, sempre com uma palavra a acrescentar aos diálogos, não votei no atual presidente da república (ele é de centro-direita) e até agora revejo-me completamente nos seus discursos - não acrescentaria nem retiraria nada. Ele é muito inteligente, culto, com sentido institucional e até insta a direita a estabelecer acordos nacionais com a esquerda! E, claro, eu concordo, porque há questões nacionais que não podem ser postas em causas nem à esquerda nem à direita. Um país é um país, não é uma esquerda nem uma direita. E ele tem uma visão e noºão estratégica de centro direita culta e democrática muito interessante. O primeiro-ministro - que é de esquerda - foi aluno dele e... ambos se admiram! Ambos incorruptíveis e eticamente irrepreensíveis. Estou bastante satisfeito com eles. Desejaria que o Brasil tivesse dois políticos com o estilo deles à frente do Governo e da Câmara dos Deputados. Ah, é verdade, o presidente da Câmara dos Deputados cá do sítio (Assembleia da República), com quem já trabalhei dentro e fora do Governo, também é incorruptível, ex-governante e ex-embaixador em Paris. Todos têm dado provas políticas ao longo das décadas. O problema que o país defronta refere-se apenas à crise financeira e, sobretudo, à ingerência que a União Europeia faz nos países do sul, pressionando a realização de políticas neoliberais, o que não faz com os países com mais peso político... (Inglaterra, França e Alemanha).

Abraços Gloriosos.

Sergio disse...

Rui, não me estranhe, mas não tenho nenhum preconceito em elogiar um homem pela sua beleza, mas não sou chegado.
Quanto a nossa política infelizmente temos mais um bando de oportunistas corruptos do que estadistas, seja centro, esquerda, direta. Também acho que não há mal nenhum da orientação política ser de qualquer posição, desde que se pense no bem estar do povo, do país. Um dos deputados estaduais que mais admiro é do psdb, partido que eu detesto, mas esse deputado sempre tem sido de uma enorme correção. O grande problema de grande parte da nossa direita e grande parte da população que a apoia é uma tendência fascista e entreguista. Pouco importa a nação ou a população menos favorecida, a prática é: farinha pouca é bobagem, meu pirão primeiro. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

rsrsrs... Não elogie homem, pode contagiar!!!! rsrsrs... Claro que eu também não tenho nenhum problema em elogiar um homem pela sua beleza ou por qualquer outro aspecto!!! Atores: um do passado - Alain Delon; um do presente - George Clooney. Mas... claro... em vez deles preferia conhecer a Sofia Loren e a Angelina Jolie!!! (rsrsrsrsrs)

É isso, Sergio: há uma direita perfeitamente aceitável, civilizada, democrática, discreta, assim como há esquerdas de fugir a sete pés. Por exemplo, os conservadores alemães, com Adenauer à frente, implementaram a Alemanha social que ainda hoje perdura; ao contrário, Stalin foi a destruição pura e dura sem olhar a quem. Concordo que a direita, o centro e a esquerda brasileiras são, genericamente, muito pouco cultas e, consequentemente, sem estofo para governar uma nação em direção ao bem-estar. Confesso que nunca fui propriamente 'apaixonado' pela Dilma ou pelo Lula, mas penso que o que estão fazendo com eles é destruir o edifício institucional e jurídico do país com consequências incontornáveis para o futuro. Dilma pode não ter estofo para estar à frente do país, mas isso decide-se em eleições e não com impugnações que até já contagiaram o poder jurídico, e aí o país afunda sem lei nem rei. E tudo para evitar antidemocraticamente que Lula seja reeleito em 2018. Quando a democracia não é res+eitada, está em aberto o desrespeito por tudo e por todos.

[PS: Também me parece que todos querem o tal pirão, em excesso, diga-se, porque um país dessa dimensão e com tais recursos dava para fazer boa vida a uns 300 milhões de brasileiros e ainda assim haver gente rica. Se a Suécia, a Suíça, a Áustria ou a Holanda dão boa vida aos cidadãos sem terem grandes recursos naturais, que dizer do que o Brasil poderia oferecer aos seus cidadãos?]

Abraços Gloriosos.

Jatahy disse...

Grande Rui,também gostei da foto saber que participou deste momento.
Tive a satisfação de chegar a Lisboa num 25 de abril e me emocionei com as comemorações, ainda tenho um cravo que trouxe daí.
Um grande abraço.
Osmar (Jatahy)

Ruy Moura disse...

Jatahy, eu também tenho um cravo do dia 25 de abril e outro do dia 1º de maio. Emoção incontida até hoje. Um grande e glorioso abraço, extensivo à esposa.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...