sexta-feira, 31 de maio de 2019

DRAMAS BOTAFOGUENSES (5/7): da sede vendida e dos futebolistas na década de 1970

HECTOR LUGANO, mendigo em 1976
Em 1955 o argentino Lugano foi goleiro do Botafogo. Nesse ano o Botafogo fez a 1ª excursão à Europa e Lugano foi considerado o melhor goleiro que atuou em solo da antiga Checoslováquia. Essa excursão inicou-se com um grande atraso do Constellation, da Panair do Brasil, à chegada ao aeroporto de Barajas, e os jogadores mal tiveram tempo de tirar o paletó e a gravata e vestirem o uniforme. O torcedor madrilenho já iniciara uma sonora vaia devido ao atraso quando, para sua absoluta surpresa, Lugano e Dino da Costa entranm em ampo à frente da equipe carregando a bandeira de Espanha. Os aplausos foram muitos e o espanto ainda maior quando, apesar da estafante viagem, o Botafogo impos um empate por 2x2 ao Real Madrid. Anos depois, em 1964, Lugano foi acolhido por Luiz Carlos Deibler no seu apartamento de Porto Alegre, a pedido de amigos, em virtude de o antigo goleiro ter grandes dificuldades financeiras. Em 1976 Lugano foi encontrado como mendigo nas Pedras da Urca pelo seu antigo amigo Antônio Maria Filho, que o levou ao hospital, mas uma tuberculose avançado acabou por ser fatal para o grande goleiro.


SEDE VENDIDA EM 1977
No dia 30 de janeiro de 1976, Charles Borer assinou a venda da mítica sede de General Severiano à companhia Vale do Rio Doce para saldar dívidas feitas por corpos gerentes absolutamente incapazes, tendo o Clube sido remetido para o distante subúrbio de Marechal Hermes. Desde aí, ano após ano, o Botafogo arrastou-se sem sede e sem rumo. Porém, após muitas lutas travadas pela reconquista do mítico Casarão, conseguiu-se regressar definitivamente em 1994, um ano antes da conquista do campeonato brasileiro de futebol.


VALTENCIR, falecido no campo em 1978
Waltencir Senra, bicampeão carioca em 1967-1968, e ainda hoje o 4º atleta que mais atuou pelo Glorioso, logo que saiu do Botafogo faleceu em pleno gramado. Em 1978, durante um jogo entre a sua equipe, o Colorado, e o Grêmio Maringá, Valtencir dividiu uma bola com o meio-campista Nivaldo, da equipe maringaense, quando foi atingido com uma joelhada involuntária e sofreu uma ruptura na coluna cervical. Socorrido à pressa, não resistiu e morreu antes de chegar ao hospital, aos 31 anos de idade. Abalado com a morte do colega de profissão, Nivaldo foi internado em estado de choque na mesma unidade hospitalar.

Leia mais sobre Valtencir em https://mundobotafogo.blogspot.com/2010/12/waltencir-453-jogos-pelo-glorioso.html


Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo).

Série: esculturas de areia (49)

Campeãs Cariocas de Vôlei Feminino - 1946

Instantâneos de Eunice Machado (27)

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Botafogo 4x0 Sol de América

O Sol de América é muito fraco, ou o Botafogo jogou muito bem. Quero acreditar que ocorreram ambas as coisas e que o Botafogo se começa a encaixar melhor. Pode não ser, mas desejo muito que seja.

A fragilidade dos paraguaios começou cedo, e cedo se mostraram incapazes de articular jogadas entre defesa, meio campo e ataque, remetendo-se aos processos defensivos, que de pouco lhes valeram.

Desde logo o gol madrugador definiu praticamente o rumo da classificação à fase seguinte, e o Solde América, temeroso, centrou-se na defesa e tomou rapidamente o 2º gol que definiu o placar da 1º tempo. Se vindos do intervalo os paraguais tiveram algumas ilusões de poder marcar 3 gols, rapidamente foram confrontados com goleada logo ao início do 2º tempo, exatamente aos 52 minutos.

E, claro, o 4º gol, que liquidou definitivamente a fatura, acabou por chegar, e sendo de Diego Souza fica-se na enorme desconfiança de que só mesmo este Sol de América poderia permitir lambanças especiais ao atacante não-goleador.

Espera-se que Eduardo Barroca esteja conseguindo acertar um padrão de jogo, mas teme-se pela sua insistência em certos atletas que são mais de 2ª divisão do que titulares de uma equipe botafoguense.

Avante, Glorioso da Estrela Solitária!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 4x0 Sol de América
» Gols: Cícero, aos 7’, Luiz Fernando, aos 28’, Bochecha, aos 52’ e Diego Souza, aos 71’
» Competição: Copa Sul-americana
» Data: 29.05.2019
» Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
» Público: 13.543 pagantes; 15.386 espectadores
» Renda: R$ 352.526,00
» Arbitragem: Esteban Ostojich (Uruguai); Assistentes: Nicolas Taran (Uruguai) e Gabriel Popovits (Uruguai)
» Disciplina: cartão amarelo – Richard Franco e Salcedo (Sol de América)
» Botafogo: Gatito Fernández, Fernando, Carli, Gabriel e Gilson; Cícero, João Paulo e Alex Santana (Gustavo Bochecha); Luiz Fernando (Lucas Barros), Erik e Diego Souza (Igor Cássio). Técnico: Eduardo Barroca.
» Sol de América: Rubén Escobar; Ivan Villalba, Federico Acuña, Milcíades Portillo e Walter Clar (Vera); Federico Jourdan, Edgar Ferreira, Richard Franco e Mario Otazú; Ruiz Díaz (Óscar Giménez) e César Villagra (Salcedo). Técnico: Javier Sanguinetti.

Soberbo trio de ataque!

Série: amor com razão e emoção (49)

Sporting – recorde das maiores goleadas em todas as competições

O Sporting Clube de Portugal é o clube português que detém as maiores goleadas em todas as competições portuguesas de futebol e em competições da UEFA.

MAIOR GOLEADA DO CAMPEONATO DE PORTUGAL
Sporting 18x0 Torres Novas (1927/1928)

MAIOR GOLEADA DO CAMPEONATO NACIONAL / I LIGA
Sporting 14x0 Leça (1941/1942)

MAIOR GOLEADA DA TAÇA DE PORTUGAL
Sporting 21x0 Mindelense (1970/1971)

MAIOR GOLEADA DA TAÇA DA LIGA
Sporting 6x0 União da Madeira (2017/2018)

MAIOR GOLEADA DA SUPERTAÇA DE PORTUGAL
Sporting 6x1 Sporting Braga (1981/1982)

MAIOR GOLEADA DAS PROVAS DA UEFA
Sporting 16x1 Apoel (1963/1964, atual Liga Europa)

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo).

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Botafogo campeão da Taça Guanabara de Clubes de Futmesa

Imagem: Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro

A equipe do Botafogo sagrou-se campeã invicta da Taça Guanabara de Futebol de Mesa, correspondente ao 1º turno do Campeonato Estadual de Clubes de Futebol de Mesa – modalidade 3 Toques, organizado pela Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro, que decorreu no dia 26 de maio de 2019.

A equipe do Botafogo, composta por Diego Américo, Elinto Pires, Altanir Júnior e Sérgio Falcometa, estreou-se empatando com a equipe do Botafogo-B e venceu seguidamente o Fluminense FC, o CR Vasco da Gama e o Clube dos 500.

Eis a classificação final da Taça Guanabara:

1º BOTAFOGO FR ‘A’: 10 pontos
2º CR Vasco da Gama: 9 pontos
3º Clube dos 500: 6 pontos
4º Fluminense FC: 3 pontos
5º Botafogo FR ‘B’: 1 ponto

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo); Fonte: Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro.

Série: esculturas de areia (48)

1952: Botafogo 2x0 Dínamo Zagreb

Da esquerda para a direita: em pé - Gérson, Osvaldo, Nilton Santos, Araty, Ruarinho e Juvenal; agachados - Paraguaio, Geninho, Ruben Bravo, Zezinho e Braguinha.
Imagem: Reprodução/Revista Esporte.

Série: Coisas & Loisas (350)

terça-feira, 28 de maio de 2019

Botafogo conquista 6 ouros em duas regatas do estadual

Reprodução: Facebook de Johnny di Botafogo

Perdida inevitavelmente a hegemonia do remo brasileiro para o Flamengo, que arrebatou diversos atletas botafoguenses, somos agora a 2ª força estadual e provavelmente a 2ª força nacional.

As duas primeiras regatas ocorreram na Lagoa Rodrigo de Freitas nos dias 31.03.2019 e 26.05.2019 e o Botafogo conquistou as seguintes medalhas de ouro:

MEDALHAS DE OURO – 1ª REGATA

Single Skiff – Infantil / Feminino – 500m
1º BOTAFOGO FR – B (Victor Granado Alves Itagiba), em 1’49”
2º CR Flamengo – A (Pedro Lucas da Silva Moura), em 1’51”3
3º CR Flamengo – A (Juan Batista Nogueira), em 1’51”9

8 Com – S23 – 2.000m
1º BOTAFOGO FR – A (Lucas Vertheim Ferreira, Daniel Afonso Kelly da Silva, Gabriel de Souza, Bernardo Timm Boggian, Melquíades Pinto Paiva Neto, Erick dos Santos Oliveira, Leandro Tíndaro Costa de Souza, Heitor dos Santos Araújo e Santiago Ibeas), em 6’09”
2º CR Flamengo – B (Piedro Xavier Tuchtenhagen, Lucas Morais Ribeiro, Neemias Marques Aguiar, Luiz Felipe Faria, Warley Rocha Costa Vieira, Iago Rodrigues Costa, André Luiz Martins Abreu, Marcelo Augusto Evangelista Ribeiro e André Luís Oliveira Araújo), em 6’16”
3º CR Flamengo – A (Facundo Nicolas Mezquita Duarte, José Reinaldo Machado Brito, Vitor Delfior Falcon, Pedro Henrique Alves de Souza Ferreira, Roberto M. Mollinedo Hevia, Bruno Soares de Oliveira, Davidson Carlos dos Santos Pereira, Yan Costa Ferreira de Sá e Lucas Ribeiro dos Santos), em 6’29”

MEDALHAS DE OURO – 2ª REGATA

Single Skiff Júnior A feminino – 2.000m
1º BOTAFOGO FR  A (Thalita Rosa Soares)
2º CR Flamengo  B (Evelen da Silva Cardoso)
3º CR Flamengo  A (Mariana FunariMacedo)

4 Sem Sub-23 masculino – 2.000m
1º BOTAFOGO FR  A (Lucas Verthein, Daniel Afonso Kelly, Gabriel de Souza e Bernardo Timm Boggian), em 6'47"
2º CR Flamengo  A (Iago Rodrigues Costa, Vítor Delfior Falcon, Neemias Marques Aguiar e Warley Rocha Costa Vieira), em 6'49"
3º Botafogo FR  B (Leandro Tíndaro Costa de Souza, Heitor dos Santos Araújo, Melquíades Pinto Paiva Neto e Jonathan da Silva Rodrigues), em 6'52"

Double Skiff Júnior B masculino
1º BOTAFOGO FR  A (Marcelo Barbosa de Almeida e João Maurício Antunes Alves Costa)
2º CR Vasco da Gama  A (João Pedro Cabrera dos Santos e João Vinícius Ferreira Batista)
3º CR Flamengo  A (NikolasHugo Duarte e João Vítor Sirqueira Lopes)

Four Skiff Aberto
1º BOTAFOGO FR  A (Lucas Verthein, Uncas Tales Batista, Diego Nazario e Thiago Pereira de Carvalho), em 6'22"
2º CR Flamengo  A (Marcos Óscar Alves de Oliveira, Fábio José Santana Moreira, Willian Karllos Giareton e Emanuel Dantas Borges), em 6'28"
3º CR Flamengo  B (David Faria de Souza, Samuel Lucas Ferreira de Melo, Maciel Costa da Silva e Pedro Henrique Alves de Souza Ferreira), em 6'37"

Classificação Geral no conjunto das duas regatas realizadas:

1º CR Flamengo, 332 pts.
2º BOTAFOGO FR, 227 pts.
3º CR Vasco da Gama, 172 pts.

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo).

Série: amor com razão e emoção (48)

Do futebol e seus telhados de vidro ao Botafogo…

Reprodução: Internet

Seguindo o exemplo de «um dos fundadores da corrupção do futebol» (ler Patrícia Faermann em https://jornalggn.com.br/memoria/havelange/), o ex-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, foi banido de qualquer atividade relacionada com futebol pelo Comité da FIFA.

Marco Polo terá de pagar ainda uma multa de 890 mil euros (cerca de 4 milhões de reais). De acordo com o Lance, Del Nero violou os artigos 21 (suborno e corrupção), 20 (oferta ou aceitação de presentes ou outros benefícios), 19 (conflitos de interesse), 15 (lealdade) e 13 (regras gerais de conduta) do Código de Ética da FIFA.

Parabéns ao futebol brasileiro que continua acalentando, em favor dos bolsos e de interesses pessoais, empresariais e clubistas, a corrupção pantanosa que grassa há décadas no país e adultera a verdade esportiva.

E como o Botafogo de Futebol e Regatas é o ‘patinho feio’ do futebol carioca por obra e graça da mídia flamenguista e de outros interesses empresariais e de oligarquias internas, é fácil profetizar o nosso futuro se não inaugurarmos uma estrutura profissional duradoura e resiliente no Clube.

Série: Coisas & Loisas (349)

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Com que máscara eu vou?

[Nota Preliminar: O 'blogger' apresenta os comentários sequencialmente, e após o 50º comentário é necessário clicar em "carregar mais" no final da página para que apareçam todos. Em geral, os comentários que aparecem sem respostas já as têm, mas como ultrapassaram o 50º comentário é necessário o referido clique para que apareçam nos respectivos locais de resposta e se possam ler, voltando atrás se for o caso. Ao serem ultrapassados os 100 comentários é necessário clicar duas vezes em "carregar mais" para se obter todos os comentários.]

por LÚCIA SENNA
Escritora e Cantora
Cronista do Mundo Botafogo

Ah, as máscaras sociais... quem, em sã consciência, pode abrir mão delas no dia a dia? Só os loucos seriam capazes de tamanha ousadia. Só os loucos aceitam ser avaliados pelo que realmente são. Se assim não fosse, loucos não seriam. Falta com a verdade, segundos os especialistas, quem diz que jamais usou uma máscara no teatro da vida. Elas, se usadas com moderação, são essenciais à nossa saúde mental.

Uma amiga, aflita diante de um primeiro encontro amoroso, quer saber a minha opinião sobre que máscara deve usar para a excitante ocasião. Incrédula com o pedido, digo que deve se vestir do seu melhor sorriso e ser o mais espontânea possível. O ar de desprezo pelas minhas palavras é tão grande que resolvo mudar o rumo da prosa e, em tom de ironia, falo que há uma máscara bombando entre os que gostam de cultuar o corpo nas academias: a da Musa Fitness.

Essa “persona” tem o corpo malhado, refeições balanceadas, leva vida saudável e é felicíssima. Ela gosta da ideia, mas pondera que, sendo sedentária ao extremo e um tantinho depressiva, a máscara ficaria bem apertada.  Implora por outra sugestão. Abro o meu pacotinho de maldades e aconselho-a a usar a campeã de audiência nas mídias sociais: a “Dona do Pedaço”.

E o que faz a “Dona do Pedaço”? Ela quer se passar por uma pessoa antenada. Cheia de informações do Google, opina sobre tudo, assiste todos os filmes em cartaz, mas não absorve nada de nada. Resume seus comentários a um mero ‘legal’. Entusiasmada e pestanejante, sai correndo na esperança de ainda encontrar uma no mercado paralelo.

Fico imaginando com que máscara irá ao encontro o seu namorado casual. Talvez, em frente ao espelho, já tenha se decidido por alguma, na suposição que lhe trará recompensas. Será que irá de “Homem-Gourmet”? Esse “persona” é um entendedor de boas mesas, de boas bebidas, vinhos em especial. É um velho recurso masculino, mas que ainda faz charme no eleitorado feminino. É bom dar uma lida nas 12 lições básicas sobre vinhos. Caso contrário, a máscara pode cair no momento exato em que o garçom lhe oferecer o primeiro gole da garrafa.

Outra possibilidade é a de intelectual. Esse tipo apresenta um ar constantemente entediado diante das mediocridades alheias. Para compor o personagem é bom andar com um calhamaço de oitocentas páginas debaixo do braço. Máscara ideal para quem não tem assunto. Passa a imagem de que todos estão aquém do seu nível intelectual e, portanto, não há chances de diálogo, exceto com ele mesmo. Quando muito, dará um meio sorriso das “bobagens” que dizes.

Na verdade, somos todos mascarados. Impossível viver uma vida inteira de cabelos ao vento, peito aberto e rosto nu, em um mundo cada vez menos prazeroso e mais hostil. Só não vale permitir que elas se transformem numa segunda pele. Aí, sim, ficariam realmente perigosas.

Conheço um que já não consegue se desgrudar da máscara e, hoje, mais parece um personagem de novela açucarada. Ele encarna o Fofo boy, um cara politicamente correto, que não se cansa de ajudar ceguinhos a atravessar as ruas e juntar o lixo que os outros deixam pelo chão. Ouve todos os chatos do bairro, é profundo nas suas observações e pasmem... jamais fala mal de quem quer que seja. As mulheres olham e dizem em coro: “Ai que foooooofo!!!”. Mas são unânimes em afirmar que o fofo só serve para amigo e nada mais.

Comenta-se que usava a surrada máscara de Bad Boy. Rejeitado pela mulherada, radicalizou investindo na de fofo boy, apostando – em vão – na conquista de mocinhas sonhadoras...

Finalizo com um depoimento pessoal, confessando que quando quis dar uma de mulher versada em obras de arte, foi um verdadeiro fiasco. Aconteceu ao conhecer os quadros pintados pelo filho do professor de literatura. Depois de parar diante de cada obra e fazer pose de entendida, o rapaz quis a minha opinião. Com um ar levemente esnobe (exigência da máscara) manifestei-me dizendo que, para quem não tinha grandes pretensões, estava razoável.

O moço, minha gente, tinha todas as pretensões possíveis. TODAS! Estava, inclusive, de viagem marcada para a Inglaterra, onde ia aperfeiçoar os seus estudos numa das melhores escolas de arte do mundo. O talento dele era simplesmente indiscutível! Naquele momento me senti despida, diante da cruel realidade. Meu ridículo personagem saiu de cena sob intensas vaias.

Na rua, ainda me lembro, uma brisa de primavera, fez cócegas no meu rosto nu. Sorri feliz. Uma deliciosa sensação de liberdade tomou conta de mim...

Arbitragens (I): antevisão do desastre em 2019

«As arbitragens de Palmeiras x Botafogo e Flamengo x Athletico são os fatos óbvios de que o campeonato brasileiro de futebol de 2019 será tecnologicamente a confirmação e o robustecimento da inética, do antiesportivismo e da impunidade que reina e se aprofunda ano após ano. Do estrelato mundial de 1958 ao desastre absoluto em 2019.» – Mundo Botafogo.

Botafogo!!!

Série: Coisas & Loisas (348)

domingo, 26 de maio de 2019

Livro 83: ‘Cronologia 21’

SINOPSE

Nilton Stemp é carioca de Itabirito/MG, tem 51 anos, é publicitário, escritor e poeta. Defende a tese de que o Botafogo é realmente uma "Predestinação Celestial" e foi buscar na civilização maia os elementos para fundamentar a declaração proferida pelo grande jornalista Armando Nogueira. Acredita que o elo entre aquela civilização e a nossa são os acontecimentos presenciados na noite do dia 21 de Junho de 1989.

Quando resolvi escrever meu primeiro livro, estava determinado a provar que o Botafogo era - de verdade - uma Predestinação Celestial. Mergulhei fundo nos fatos e tive como testemunha as tais coisas que "só acontecem" com ele, a civilização maia e os números 7, 12 e 21. 

Em "Deuses Em Jogo" demonstrei como o livro sagrado deles - o Popol Vuh - embasava minha teoria ao contar a história da criação do mundo numa batalha envolvendo um jogo de bola, como se sugerisse uma verdadeira ponte temporal até a nossa geração!

Cronologia 21 é um complemento a tudo isso, porque ratifica e alinha os acontecimentos, de forma clara e objetiva, e decodifica "o segredo" escondido na mensagem, vinda insistentemente até nós por meio de sinais, sob a forma de números.

Este mistério tem nome e sobrenome: Sobrenatural de Almeida! 

Descubra como, onde e quando os contemporâneos "irmãos gêmeos" derrotaram os "deuses do submundo" e entenda porque você não escolheu, mas foi escolhido, para torcer por um clube que tem como símbolo uma criação divina!

DADOS DO PRODUTO

Título: Cronologia 21
Autor: Nilton Stemp
Língua: Português
Editorial: Um livro para torcedores do Botafogo
Formato: Papel

Série: Coisas & Loisas (347)

Blogues Botafogo: o que existe e o que deixou de existir

Decidi facultar aos leitores um panorama dos blogues – exclusivamente dos blogues – botafoguenses, tendo sido analisadas as publicações de 40 blogues que haviam solicitado troca de endereços com o Mundo Botafogo desde 2008 à atualidade.

A situação atual desses 40 blogues é a seguinte:

60,0% - Foram suspensas as publicações [24]
32,5% - Estão fora de circulação [13]
07,5% - Possuem publicações atualizadas [3]

Tal significa que 92,5% dos blogues botafoguense entraram em inércia. Dos 24 blogues com publicações suspensas, os anos em que as publicações cessaram apresentam a seguinte distribuição:

2018: 4
2017: 2
2016: 1
2015: 1
2014: 4
2013: 2
2012: 2
2011: 5
2010: 3

Esses blogues nunca funcionaram de modo efetivo e regular por períodos superiores a 3 anos.

Acrescentando o Mundo Botafogo aos 3 blogues em pleno funcionamento, obtém-se os seguintes resultados de tipo e periodicidade:

»»» Blogue A (Mundo Botafogo): Blogue de informação diária sobre o passado e o presente do Botafogo em todos os desportos, bem como etiquetas culturais de literatura, poesia e entretenimento, sendo o maior acervo do Botafogo de Futebol e Regatas na Internet. Registra 53% dos acessos no conjunto dos 4 blogues, alcançando 5,5 milhões de acessos e é o blogue que continua crescendo mais na atualidade.

»»» Blogue B: Blogue de informação diária exclusivamente sobre o futebol do Botafogo no presente. Registra 30% dos acessos no conjunto dos 4 blogues, tendo ultrapassado recentemente os 3 milhões de acessos.

»»» Blogue C: Blogue de informação semanal (um artigo) focando ocorrências passadas e apresentando alguns resultados do presente. Registra 5,4% dos acessos no conjunto dos 4 blogues, tendo ultrapassado recentemente os 550 mil acessos.

»»» Blogue D: Blogue de informação ocasional sobre o futebol do Botafogo, não evidencia a regularidade dos anteriores. Registra 1,6% dos acessos no conjunto dos 4 blogues, situando-se atualmente em pouco mais de 165 mil acessos.

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo).

Bruno Fernandes, o supercraque meio-campista

O Sporting Clube de Portugal conquistou a Taça da Liga e a Taça de Portugal da temporada futebolística de 2018-2019, enquanto Bruno Fernandes, capitão da equipe de futebol, tornou-se o meio-campista mais goleador de todos os tempos em uma única temporada europeia oficial:

1º BRUNO FERNANDES (SPORTING, português), 2018/2019: 33 gols
2º Alex (Fenerbahçe, brasileiro), 2004/2005: 29 gols
3º Frank Lampard (Chelsea, inglês), 2009/2010: 27 gols
4º Vassilios Tsiartas (AEK, grego), 1995/1996: 26 gols
5º António Oliveira (Sporting, português), 1981/1982: 22 gols

A título de curiosidade destaca-se que nos 7 jogos disputados pelo Sporting na Taça de Portugal, o craque da temporada 2018-2019, Bruno Fernandes, marcou um gol em cada um dos 7 jogos realizados, feito inédito no país.

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo).

sábado, 25 de maio de 2019

Botafogo 0x1 Árbitro FC

Na imagem, Salih Durum decidiu ‘expulsar’ o árbitro durante o campeonato turco; faltou um atleta botafoguense destituído de medo que o tivesse feito hoje. Talvez ficasse para sempre na Galeria de Honra do Botafogo de Futebol e Regatas por se defender honradamente contra toda a maldade destes energúmenos que transitam pelo desporto impunemente e favorecem a atribuição de vitórias e títulos a quem não os merece. O nojo invade-me cada vez mais quando se trata de dizer algo sobre tais personagens vegetativos em forma inapropriada de gente.

A IMPUNIDADE GRASSA EXPONENCIALMENTE SEM NENHUM RESPEITO!!!
UMA PORNOGRAFIA FUTEBOLÍSTICA SEM NENHUM RESPEITO PELO DESPORTO!!!
O OUTRORA BRILHO DO FUTEBOL BRASILEIRO VIROU ESCURO PÂNTANO DA VERGONHA!!!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x1 Árbitro FC
GOL: Gustavo Gómez, aos 61' (Árbitro FC)
» Competição: Pornô chanchada futebolística
» Estádio: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
» Data: 25.05.2019
» Árbitro: 'Palmeiras' (PR); Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Clóvis Amaral da Silva (PE); Árbitro de vídeo: 'Palmeiras' (PR)
» Público: 33.143 espectadores
» Renda: R$ 2.320.830,00
» Disciplina 'palmeirense': cartão amarelo João Paulo, Gilson, Gustavo Bochecha, Leonardo Valencia, Flávio Tênius, Fernando, Gabriel, Gatito Fernández, Cícero, Diego Souza, Gustavo Ferrareis (Botafogo)
» BOTAFOGO FR: Gatito Fernández, Fernando, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Cícero, João Paulo (Yuri) e Alex Santana; Leonardo Valencia (Gustavo Ferrareis), Diego Souza e Luiz Fernando (Igor Cássio). Técnico: Eduardo Barroca.
» ÁRBITRO FC: ​Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan (Antônio Carlos) e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Bruno Henrique; Lucas Lima (Moisés), Zé Rafael (Gustavo Scarpa) e Dudu; Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...