domingo, 20 de outubro de 2019

Rio de Janeiro tão esportivo quanto o Botafogo!

Sede do Club de Regatas Botafogo.

por VICTOR ANDRADE DE MELO
História do Esporte, 15.09.2015

Na passagem de 1900 o Club de Regatas Botafogo tornava-se um decano do remo brasileiro, que desenvolveu as modalidades aquáticas de remo, natação, saltos ornamentais e polo aquático.

Entretanto, o Botafogo Football Club nascera e dando origem ao atual Botafogo de Futebol e Regatas. Pois bem, na imagem vemos […] o mítico estádio da Rua General Severiano.

Sede de General Severiano, 1925.

Lembremos que ali bem próximo do Guanabara e do Botafogo fora construído o Pavilhão de Regatas, uma iniciativa de Pereira Passos, inaugurado em 1905, instalado entre as Ruas D. Carlota (atual Visconde de Ouro Preto) e São Clemente, aproximadamente onde está na imagem marcado em verde (na ocasião já fora destruído). Vejam abaixo uma das muitas lindas fotos que existem do Pavilhão.

Postal de A. Ribeiro. Coleção Klerman Wanderley Lopes.

Bem pertinho do Pavilhão […] se encontrava a sede de uma importantíssima agremiação, uma das mais importantes da história do remo na cidade, o Clube de Regatas Guanabarense, fundado em 1874, dando sequência à experiência dos anteriores Clube de Regatas e Clube Guanabarense. A última sede ainda está de pé, hoje ocupada por uma escola (durante anos foi o famoso Andrews).

Sede do Guanabarense ocupado pelo Andrews, década de 1970. Acervo Fundação Rui Barbosa.

Pois bem, esse clube ofereceu também corridas de velocípedes (antecedentes da bicicleta) e patinação. Mas já que estamos falando daquela imagem, citemos que outro clube semelhante existia na mesma Praia de Botafogo, o Velódromo Guanabara, que também acolheu um museu de cera (Pantheon Ceroplástico) e um cinema. Inaugurado em 1893, chamava a atenção por sua pista de cerca de 200 metros. Na imagem, vemos marcado em amarelo o provável lugar do Velódromo Guanabara, na esquina de Rua São Clemente. Abaixo, uma propaganda do local.

Revista Teatral, 15 set. 1894.

A patinação foi também praticada num dos mais belos edifícios que foram construídos na Praia de Botafogo, até hoje lembrado nas referências orais, o Pavilhão Mourisco. […] Abaixo vemos uma foto da edificação (bem como, ao fundo, do Pavilhão de Regatas).

Pavilhão Mourisco. Acervo Biblioteca Nacional. Uma bela animação do Pavilhão pode ser vista em https://www.youtube.com/watch?v=KKcC2IIfjUo.

Voltemos à imagem. […] Pois bem, já com a Avenida das Nações Unidas construída, o bairro acolheu algumas provas de automobilismo. Realizado em 1956, o Circuito de Botafogo acabou de alguma forma aproveitando o entusiasmo que cercava o Circuito da Gávea, que se extinguira dois anos antes. A competição despertou interesse e atraiu grande público. O afluxo foi tão intenso que as autoridades municipais, inclusive o prefeito Negrão de Lima, tentaram cancelar a prova no dia, por preocupações com a segurança. Depois de muita negociação, acabou-se mantendo a competição, só que com metade da extensão inicialmente prevista (caiu de 30 para 15 voltas).

Acervo Paulo Scali

Acervo Última Hora

78Se a imagem fosse um pouquinho maior para a esquerda […], poderíamos ainda falar do iatismo e da aviação, praticados no Fluminense Yacht Club, tema que abordaremos em outra ocasião, até porque já está longa essa charadinha esportiva.

Não posso concluir sem fazer referência, contudo, a algo que o Maurição identificou. Nas suas respostas, ele falou de corridas de cavalos na região. Eu retruquei que foram na Praia da Saudade, um pouco mais adiante. Ele lembrou que leu em um artigo meu que houvera corridas por ali também…verdade! Valeu, Maurição!

Com largada na altura da Rua São Clemente e chegada na antiga casa da Carlota Joaquina (hoje seria localizada na esquina com Marquês de Abrantes), em 1825 foram realizadas corridas de cavalos em homenagem a Charles Stuart, que viera trazendo o acordo de reconhecimento da independência brasileira por parte de Portugal. A ocasião contou com a presença das maiores autoridades da ocasião, inclusive do imperador d. Pedro I, merecendo destaque em todos os jornais da época (para quem quiser saber mais, ver aqui http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/18308/15941).

De fato, poucos lugares no Rio de Janeiro são tão esportivos quanto Botafogo!

Fonte: https://historiadoesporte.wordpress.com/2015/09/15/charadinha-esportiva-numero-2-setembro-de-2015/

Sem comentários:

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...