quinta-feira, 12 de março de 2020

1989: Taça Nilton Santos

por PEDRO VARANDA
Pesquisador e Colaborador do Mundo Botafogo

O Botafogo recebeu a Taça Nilton Santos, atribuída pelo Jornal dos Sports em comemoração dos seus 58 anos, em jogo válido pelo Campeonato Carioca, empatando com o Vasco da Gama por 0x0.

BOTAFOGO 0x0 VASCO DA GAMA (RJ)
» Gols: –
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 12.03.1989
» Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
» Público: 46.926 espectadores
» Renda: Ncz$ 30.868,00
» Árbitro: Wilson Carlos dos Santos; Assistentes: Cláudio Vinícius Cerdeira e Léo Feldman
» Botafogo: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gottardo, Mauro Galvão e Marquinho; Carlos Alberto Santos, Luisinho e Paulinho Criciúma; Maurício, Mazolinha e Jéferson Gaúcho. Técnico: Valdir Espinosa.
» Vasco da Gama: Acácio, Paulo Roberto, Célio Silva, Leonardo e Lira; Zé do Carmo, França e Geovani (Ernâni); Vivinho, Roberto Dinamite (Sorato) e Bismarck. Técnico: Orlando Lelé.

Nota: O Botafogo recebeu a Taça Nílton Santos da direção do periódico em comemoração aos 58 (Cinqüenta e Oito) Anos do Jornal dos Sports. Fontes: Jornal dos Sports, Rádio Globo e Revista Placar.

4 comentários:

Sergio disse...

Esse jogo me lembro bem. O Botafogo massacrou o Vasco, nunca vi perder tantos gols como naquele dia, e que eu me lembre, o Vasco não deu nenhum chute a gol.
O curioso desse dia foi eu ter ido ao jogo com meu irmão, um sobrinho e o namorado argentino de uma das minhas sobrinhas, e esse namorado dela era torcedor do River Plate e foi disposto a torcer pelo Vasco pela semelhança da camisa, mas com 10 minutos de jogo se tornou botafoguenses graças a bela exibição do Botafogo naquele dia. Deu raiva e uma imensa frustração aquele empate. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Pois é... 0x0 e... uma montanha de gols perdidos. Onde já vi isso durante este ano?!... É imensamente frustante quando as oportunidade são clar+issimas e desperdiçam. Mas se o goleiro tivesse falhado uma única vez que fosse ficava para a história a sua culpabilidade, não a de um ataque perdulário. É talvez essa a razão de eu ser fã de goleiros. Muito mais fã de Manga que de Garrincha ou Didi ou Nilton Santos ou Gérson. E como hoje goleiro ganha competições por defesa de pênaltis nas decisões, então o seu papel tornou-se gigantesco. Quando um goleiro é homenageado com o prêmio de Melhor Futebolista do Mundo?...

Abraços Gloriosos.

Sergio disse...

É verdade, goleiro parece ser o único jogador sem o direito de errar. Ano passado no jogo contra o Internacional o time perdeu uns 4 ou 5 gols daqueles "feitos", o Gatito falhou e o Botafogo perdeu o jogo, e a culpa pela derrota foi dele e não dos gols perdidos pelos atacantes.
Sobre o melhor do mundo, sempre escolhem um atacante, mas se esquecem que há jogadores que sem um bom meia que os municie não existe bom atacante que consiga fazer gols, assim como muitas vezes um time só sai vitorioso pela atuação de um goleiro, mas no futebol nunca veem o conjunto, só quem marca gols. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Talvez fossemais justo não haver Prêmio de Melhor Jogador do Mundoporquecomparar posições diferentes é muito difícil.A haver prêmios desses seria mais justo quatro prêmios: Melhor Goleiro, Melhor Defesa, Melhor Meiocampista, Melhor Atacante. Mas a mania da verticalidade e do topo dos topos nas cabeças da humanidade impede a pluralidade. Ser o melhor, ser o melhor, ser o melhor... enquanto o 2º melhor e o 3º melhor do mundo já não contam... e por aí vai...

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...