terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Botafogo 1x0 São Paulo: os significados de VAR e FIFA no futebol brasileiro

Reprodução / Internet

O descaramento do árbitro ao marcar um PÊNALTI ABSOLUTAMENTE INEXISTENTE mostra como a arbitragem brasileira persiste o seu auto destino de morar na cloaca da história do futebol.

O Botafogo foi sonegado durante vários jogos no início do campeonato, o que prejudicou a motivação, o desempenho e até provocou mais disparates administrativos na ânsia de se evitar a descida de divisão. E ninguém me convence da não intencionalidade da sistemática sonegação, que indicia claramente o desejo de travagem da rota para a solução S/A.

Na Europa o VAR serve para corrigir, no Brasil serve para mentir ou omitir. VAR não significa «Vídeo Assistante Referee», mas sim «Vídeo de Arrumar Resultados» seja por mentira ou omissão.

E se o árbitro é FIFA, como se anunciava na súmula, certamente no Brasil não deve significar Fédération Internationale de Football Association, mas sim Flagrante Intenção de Fabricar Aberrações.

E como a CBF não faz nada para dignificar o futebol em nenhum capítulo, a credibilidade do futebol brasileiro nos grandes centros internacionais é igualzinha a zero!

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x0 São Paulo

» Gol: Matheus Babi, aos 57’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 22.02.2021

» Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC); Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Éder Alexandre (SC); VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

» Disciplina: cartão amarelo  Rafael Navarro e Luiz Otávio (Botafogo) e Bruno Alves, Hernanes, Léo e Igor Gomes (São Paulo); cartão vermelho -  Reinaldo (São Paulo)

» Botafogo: Diego Loureiro; Kevin, Marcelo Benevenuto, Sousa, Hugo; Kayque (Matheus Babi), Luiz Otávio (Barrandeguy), Warley (Davi Araújo), Bruno Nazário (Cesinha), Ênio; Rafael Navarro (Matheus Nascimento). Técnico: Lúcio Flávio.

» São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran (Igor Vinícius), Bruno Alves (Hernanes), Arboleda, Reinaldo; Luan, Tchê Tchê, Gabriel Sara (Galeano), Igor Gomes (João Rojas); Luciano, Toró (Léo). Técnico: Marcos Vizolli.

2 comentários:

Émerson disse...

Ruy,
Poucas vezes vi tamanho descaramento! É revoltante assistir a um roubos desses e não ter a quem recorrer...
O Botafogo foi roubado durante quase todo o campeonato. Logicamente, isso não exime de culpa Mularrej e o comitê indigestor, mas o que houve é que o Botafogo foi sabotado, a despeito do pior plantel da nossa história. Sabotado pelos inimigos externos, de todos conhecidos, e pelos inimigos internos, esses a lograrem êxito em não perder a boquinha no clube.
Mas, apesar de tudo, vejo luz no fim do túnel. O futebol que a garotada jogou ontem, foi alentador.
Achei boa a escolha de Chamusca, e, se não tem sido brilhante, Durcésio vem superando as expectativas (quem não eram nenhuma), e está tentando, como pode, melhorar a estrutura do clube. Dou a ele o benefício da dúvida.
Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Exatamente, Émerson. Sonegados ano após ano, mas esse ano foi deboche demais e tão escandaloso que nem dá para medir. A CBF e a arbitragem não têm nenhuma vergonha, e quem não tem vergonha também não tem que ser respeitado.

E não há quem ponha cobro às vergonhas sucessivas que o país atravessa. É como se fosse um grande barco sem rumo pronto a encalhar num recife de coral ou a embater contra um qualquer iceberg...

O futebol brasileiro encontra-se em estado comatoso...

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...