A linha atacante do Combinado. Da esq. para a dir.: Rongo, Heleno de Freitas, Russo, Romeu Pellicciari e Hércules. Crédito: Jornalheiros.
por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo
Participação de JOSÉ VANILSON JULIÃO & PEDRO VARANDA | Colaboradores do Mundo Botafogo
Há curiosidades do passado longínquo do futebol brasileiro e botafoguense dignas de realce, uma das quais se relaciona com um Combinado Fluminense-Botafogo x Seleção do Rio Grande do Sul.
O Fluminense sagrara-se bicampeão do Rio de Janeiro e agendou um amistoso com a Seleção Gaúcha para as Laranjeiras no dia 11 de dezembro de 1941. Na medida em que o Fluminense tinha vários desfalques devido a convocações para a Seleção do Rio de Janeiro, em competição nacional, convidou o Botafogo para formar um Combinado que atuaria com a Gloriosa Camisa Alvinegra – algo provavelmente impensável no futebol atual –, tendo por base a linha intermédia do Botafogo e a linha avançada do Fluminense.
O Combinado dos rivais mais antigos do futebol brasileiro (Botafogo e Fluminense desde 1906) arrancou um 5x1 no primeiro tempo contra a Seleção Gaúcha, que atuou com muitos erros defensivos e ofensivos, e sem combatividade, mas no 2º tempo os gaúchos redimiram-se, muito devido ao Combinado baixar o seu ritmo, e reduziu a vitória do Combinado para 5x4, tendo Rongo ainda perdido um pênalti favorável aos cariocas.
OS GOLS
Aos 2’ um passe de Noronha a Hércules, que centrou para Rongo que fez um remate rasteiro em diagonal: Combinado1x0.
Aos 3’ Tesourinha entrou rápido numa bola deixada passar por Zarcy e desviou de Capuano para o fundo das redes: 1x1.
Porém, aos 6’, Romeu assistiu Hércules que, à entrada da área, ajeitou a bola e disparou forte para desempatar a partida: Combinado 2x1.
Aos 18’, Russo rematou, a bola bateu ocasionalmente na mão de Alfeu e Mário Vianna, talvez excessivamente rigoroso, assinalou pênalti, que Hércules converteu: Combinado 3x1.
Aos 29’, Heleno de Freitas avançou sobre a área, disparou às redes e ampliou: Combinado 4x1.
Aos 42’ Rongo driblou um adversário, centrou à medida e Hércules, em frente à baliza, recolheu a bola e rematou, batendo no goleiro e entrando para aumentar a goleada: Combinado 5x1.
Aos 46’, numa enorme confusão na grande área carioca, Russinho disparou a curta distância e diminuiu para a Seleção: Combinado 5x2.
Aos 57’, Tesourinha rematou, a bola bateu na mão de Renganeschi e Mário Vianna tornou a assinalar pênalti. Massinha cobrou e converteu: Combinado 5x3.
Aos 80’, após vários ataques dos gaúchos, Tesourinha bateu um escanteio e Russinho deu números finais ao placar: Combinado 5x4.
A FICHA TÉCNICA
Combinado Fluminense-Botafogo 5x4 Seleção do Rio Grande do Sul
» Gols: Rongo, aos 2’, Hércules, aos
6’, 18’ (penâlti) e 42’, e Heleno de Freitas, aos 29’ (Combinado);
Tesourinha, aos 3’, Russinho, aos 46’ e 80’, e Massinha, 57’ (penâlti)
(Seleção do Rio Grande do Sul)
» Competição: Amistoso
» Data: 11.12.1941
» Local: Estádio das Laranjeiras, no Rio de
Janeiro (RJ)
» Público: 3.500 pagantes (estimado), além dos sócios de
Fluminense e Botafogo
» Renda: 18:311$700
» Árbitro: Mário Vianna
» Combinado Fluminense-Botafogo (*): Capuano; Caieira e Renganeschi; Zezé Procópio, Carlos Santamaría e Zarcy;
Rongo, Heleno de Freitas (Pedro
Nunes), Russo, Romeu Pellicciari e Hércules.
» Seleção do Rio Grande do Sul: Alcides (Ivo); Alfeu
(Sampaio) e Vaz; Geraldo, Noronha e Tavares (Brandão); Tesourinha, Russinho,
Massinha, Ruy (Foguinho) e Cascão.
(*) Atletas do Botafogo grafados a negrito; o Combinado atuou com a Camisa do Glorioso.
Confira todos os Combinados com a participação do Botafogo clicando em Combinados com a participação do Botafogo
Fontes: Jornal dos
Sports, 1941; Jornalheiros.blogspot.com, 2017.
4 comentários:
Desculpe o lapso. Andei gripado e "esqueci" desta "participação". Poderia me lembrar a contribuição? (rsrs) PS: grato assim mesmo!
Amigo Vanilson, eu elaborei há algum tempo um texto sobre o combinado Bota-Flu, mas esqueci-me dele no arquivo. Em julho o Vanilson mencionou que a seleção Gaúcha jogara com a camisa do Botafogo, mas na verdade foi o combinado Bota-Flu e o Vanilson deu-me pistas. Entretanto, esqueci-me novamente do artigo e o Pedro Varanda fez um contributo numa publicação recente sobre combinados, e por isso relembrei-me do artigo. Então, entendi que seria justo mencinar ambos como participantes.
Abraços Gloriosos.
Perfeitamente. No caso o Varandas e eu fomos os sujeitos da pauta. (Rsrs)
Abraços Gloriosos, Vanilson!
Enviar um comentário