terça-feira, 31 de janeiro de 2023

BOTAFOGUENSES ANÔNIMOS (38): Joel Martins

por JOSÉ RICARDO CALDAS E ALMEIDA | Colaborador do Mundo Botafogo

Joel Martins da Fonseca nasceu em São João de Meriti (RJ), em 14 de fevereiro de 1935.

Começou sua carreira como centromédio, envergando a camisa do Nacional, de Ricardo de Albuquerque, clube do Departamento Autônomo do Rio de Janeiro.

Tinha 21 anos quando se apresentou ao Coronel Luís Renato e ao Carlos Nascimento que, na época, dirigiam o quadro do Bangu.

Passou por um pequeno estágio nos aspirantes e, em 6 de janeiro de 1957, fez sua estreia no time principal do Bangu, em um amistoso contra o Cruz Preta, de Alfenas (MG).

Foi jogador do Bangu até 27 de dezembro de 1961, no Maracanã, em uma partida válida pelo Campeonato Carioca, contra o América (1x1). Foram 220 jogos com a camisa do Bangu, com apenas um gol marcado (contra a Portuguesa, pelo Campeonato Carioca de 1960). Foi vice-campeão carioca em 1959 e campeão do Torneio de New York em 1960.

Logo depois apresentou-se ao Botafogo.

Sua estreia no Botafogo aconteceu em 6 de janeiro de 1962, em Santiago (Chile), com derrota de 1x0 para o Estrela Vermelha, da antiga Iugoslávia. Formou o Botafogo com Manga, Joel, Zé Maria, Nilton Santos e Rildo; Ayrton (Pampolini) e Didi; Édison, China (Amoroso), Amarildo e Zagalo. Técnico: Marinho Rodrigues.

Seu histórico no Botafogo é o seguinte:

ANO

J

V

E

D

GM

1962

42

29

8

5

1963

45

20

15

10

1964

47

33

5

9

1 (*)

1965

39

20

12

7

1966

51

24

14

13

1967

19

11

3

5

1968

1

0

1

0

TOTAL

244

137

58

49

1

(*) Marcado em 16 de julho de 1964, em Buenos Aires, Argentina, na vitória de 2x0 sobre o Barcelona, da Espanha.

Foi convocado para treinar na Seleção Brasileira que iria disputar a Copa do Mundo, no Chile, em 1962, depois cortado.

Sua última partida pelo Botafogo foi em 29 de junho de 1968, no amistoso contra a Portuguesa-RJ, no estádio de General Severiano.

No Botafogo, ganhou dois títulos de campeão carioca: 1962 e 1967. Além disso, foi campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1962, 1964 e 1966.

Depois que parou de jogar foi treinar as divisões de base do próprio Botafogo, com o qual foi campeão carioca de juvenis nos anos de 1977, 1978 e 1990.

Além desses títulos com o Botafogo, Joel Martins também foi bicampeão brasileiro de juniores nos anos de 1977 e 1978, dirigindo a seleção carioca.

Nesta roda-viva que é a carreira de técnico, Joel Martins dirigiu a equipe principal do Botafogo em sete oportunidades: 1979, 1984, 1986, 1987, 1988, 1990 e 1992.

Além do Botafogo, Joel foi treinador do Goytacaz, de Campos (RJ), do América, do Rio de Janeiro, do CRB, de Maceió (AL), do Paysandu (PA) - onde conquistou o título de campeão brasileiro da segunda divisão, em 1991 -, do Uberlândia (MG), do Gama (DF), do Clube do Remo (PA), do Nacional (AM) e do Tupi, de Juiz de Fora (MG), seu último clube, em 2006.

Teve ainda uma breve experiência internacional, treinando o Al-Jabalain Club, da Segunda Divisão da Arábia Saudita.

Fora dos gramados, Joel foi agraciado com o Prêmio Belfort Duarte, pela antiga CBD (atual CBF), em 21 de julho de 1966.

Fontes: Almanaque do Bangu; Revista do Esporte; Site “O Gol”.

Botafogo 1972

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Lyonnais, Palace e os demais – uma rede desigual

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Em entrevistas passadas John Textor assegurou que o Botafogo de Futebol e Regatas seria a sua estrela maior, seria a sua prioridade no que respeita aos clubes dos quais adquiriu ações.

Todos os botafoguenses lúcidos agradecem a John Textor ter evitado a incontornável falência do Botafogo no ano de 2022, todavia…

Todavia, adquiriu 66% das ações do Olympique Lyonnais dando como garantia de compra, entre outros bens, o Botafogo de Futebol e Regatas. E quando descobriu novos valores jovens, para onde os encaminhou?...

Giovanna Waksman, a grande revelação feminina, rumou aos Estados Unidos para estudar e jogar e com destino futuro – dito pelo próprio Textor – no plantel do Lyonnais. Jeffinho, a grande revelação masculina, rumou a França, ao mesmo Lyonnais.

Previsivelmente o nosso futebol continuará a evoluir – se John Textor assim quiser –, mas não nos iludamos, porque será um processo lento, difícil e de conquistas incertas.

Não é mau a chegada de atletas do nível de Adryelson, Lucas Fernandes, Lucas Perri, Marçal, Segovia, Tiquinho Soares, Victor Cuesta, entre outros…

Porém, em matéria de revelações e de atletas de nível superior aos mencionados, não parece que seja o Botafogo a beneficiar da ‘rede Textor’, mas sim a ‘rede Textor’ a buscar revelações no Brasil para o Olympique Lyonnais, em primeiro lugar, e para o Crystal Palace, em segundo lugar. Botafogo e Molenbeek serão municiadores desses dois clubes, isto é, satélites do Lyonnais e provavelmente também do Palace.

Neste contexto, a Eagle Fotball não perde Jeffinho, e na vitrine da Europa pode ganhar muito dinheiro em futura transferência do Lyonnais para outro clube europeu, mas o Botafogo sim, perde Jeffinho.

Em suma, ao Olympique Lyonnais… tudo!

Ou haverá alguma outra jogada secreta que nos escapa a todos?!... Parece-me que não, que se trata exclusivamente do lucro da Eagle Football em detrimento da componente desportiva.

Se me enganar, ficarei muito feliz!

A TORCIDA que se manifeste seriamente contra tais manobras, porque as tradições do Botafogo no futebol mundial são muito maiores do que as dos outros clubes da Eagle Football, e o seu lema é OUSAR PARA VENCER!

domingo, 29 de janeiro de 2023

Botafogo 1x0 Fluminense: a vitória da estratégia

Ele, novamente! Crédito: André Durão / ge.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Uma vez mais, FUTEBOL: todo o mundo da mídia dando a vitória ao Fluminense como é costume, e o Botafogo vencendo o clássico na inteligência e… com o precioso contributo do ‘monstro’ LUCAS PERRI!

Que estratégia de entrada deveria ter escolhido o Botafogo?... Atacar, tomar a ofensiva e o Fluminense em contra ataque inaugurar o marcador?... Defender, passar por ‘covarde’ como parte da torcida gosta de rotular, mas defender bem e esperar o momento de vazar impiedosamente a baliza tricolor em contra ataque?...

Em boa verdade estivemos perante duas equipes com futebol de estilo europeu, racional, calculista e não de correria como fizeram Botafogo e Madureira. E nem por isso deixou de ser uma partida permanentemente emocionante quase do início ao fim, jogando-se com a razão e a emoção. E, pensei eu ao fim do 1º tempo, 45 minutos sem o Fluminense ter tido uma verdadeira chance de fazer gol e Lucas Perri sem ter realizado uma única defesa importante.

Aliás, a melhor oportunidade da 1ª parte, talvez a única desses 45 minutos, foi de Gabriel Pires aos 9’ com uma cabeçada a sair rente à baliza. O Fluminense teve muito mais posse de bola, situação assumida claramente pelo Botafogo, que, creio, foi a aposta certa contra uma equipe bem estruturada e de certo modo previsível nos seus ataques. Tão previsível que foi ineficaz, não tendo nenhuma finalização realmente perigosa.

Em todo o caso, as equipes encaixaram uma na outra, uma preferencialmente atacando, outra preferencialmente sem dar espaços ao Fluminense e à espera do seu momento de glória. O resultado foi muitos ataques ineficazes do Fluminense e muitas defesas eficientes do Botafogo. Resultado justo ao intervalo.

No 2º tempo o Fluminense entrou com o mesmo registro e arrancou um pênalti logo aos 3’. Tudo poderia encaminhar-se para a inauguração do marcador, mas… Lucas Perri existe! Numa defesa difícil e extraordinária o goleiro continua a firmar-se ao manter a baliza inviolável.

E com isso o Fluminense desarticulou-se e o Botafogo aproveitou para atacar, como estava previsto, na primeira oportunidade que tivesse. Ela apareceu aos 12’, mas Tiquinho Soares chutou mal de voleio e perdeu a oportunidade; aos 13’ Tiquinho tornou a falhar, após cruzamento de Piazon, cabeceando facilmente para as mãos do goleiro do Fluminense.

Porém, a equipe insistiu num momento que sentia ser crucial para marcar e, num contra ataque veloz, Tchê Tchê lançou Victor Sá que, a galope em direção à baliza, tocou com efeito à esquerda do goleiro e marcou o gol da vitória.

O Fluminense partiu para cima do Botafogo, que sofisticou ainda mais a sua marcação e a capacidade de não dar espaços ao adversário e, entretanto, chegou a parada técnica que acalmou o Fluminense.

Daí para a frente, no reatamento não se passou nada de relevante. O Fluminense atacando sem eficácia, o Botafogo marcando e defendendo com tal eficiência que, por exemplo, ninguém deu por Cano em campo. O Fluminense efetuando diversas substituições, Luís Castro respondendo à medida; o Fluminense jogando tudo por tudo, o Botafogo controlando as jogadas do Fluminense e não prescindindo do ataque, lançando Matheus Nascimento e Carlos Alberto para colocar a defesa do Fluminense em alerta para não tomar o gol da ‘matança’ do jogo.

Em suma, uma estratégia adequada de entregar a bola ao Fluminense durante dois terços do jogo, controlando-o; Lucas Perri ao mais alto nível; defesa concentrada e cobrindo todos os espaços; ataque atento ao momento de glória; e, note-se, um Botafogo com uma capacidade física melhor que a do Fluminense, como já mostrara no último jogo.

Pelo que foi exposto, resultado certo, e a equipe conseguindo um duplo objetivo: continuar a época de preparação e, simultaneamente, jogar muito a sério contra o Fluminense para mostrar à torcida que a esperança existe e pode ser reforçada e efetivada se Textor contratar os jogadores que Castro pediu e ele havia prometido.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x0 Fluminense

» Gols: Victor Sá, aos 60’

» Competição : Campeonato Carioca (Taça Guanabara)

» Data: 29.01.2023

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 25.965 pagantes; 28.068 espectadores

» Renda: R$ 1.099.017,50

» Árbitro: Bruno Mota Correia; Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis

» Disciplina: cartão amarelo – Marçal, Piazon, Tchê Tchê, Rafael e Gabriel Pires (Botafogo); cartão vermelho – Fernando Diniz e David Braz no banco (Fluminense)

» Botafogo: Lucas Perri; Rafael (Daniel Borges), Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Danilo Barbosa), Patrick de Paula (Marlon Freitas) e Gabriel Pires; Victor Sá (Carlos Alberto), Lucas Piazon e Tiquinho Soares (Matheus Nascimento). Técnico: Luís Castro.

» Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Arthur), Nino, Manoel (Lima) e Calegari (Guga); André, Martinelli, Yago Felipe (Keno) e Ganso (Giovanni Manson); Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Retrospecto Botafogo x Fluminense (e súmulas 2007-2022)

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

O Botafogo defrontou o Fluminense em 373 jogos, obtendo 122 vitórias, 113 empates e 138 derrotas, com saldo de gols desfavorável em 518-566.

No período de vigência do Mundo Botafogo (2007-2023) o nosso Clube defrontou o Fluminense em 63 partidas, obtendo 22 vitórias, 18 empates e 23 derrotas, com saldo de gols desfavorável em 63-66.

ÚLTIMO JOGO

Botafogo 2x2 Fluminense

» Gols: Eduardo, aos 40’, e Jeffinho, aos 51’ (Botafogo); Ganso, aos 75’ (pen), e Matheus Martins, aos 81’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 23.10.2022

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito; Daniel Borges, Adryelson, Cuesta e Marçal; Gabriel Pires, Patrick de Paula e Eduardo (Del Piage); Júnior Santos, Jeffinho (Victor Sá) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.

SÚMULAS SÍNTESE DE TODOS OS JOGOS 2007-2022

Botafogo 1x0 Fluminense

» Gols: Diguinho, aos 66’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 18.03.2007

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Júlio César; Joílson, Juninho, Alex e Luciano Almeida (Asprilla); Túlio, Diguinho, Lúcio Flávio (Leandro Guerreiro) e Zé Roberto; Jorge Henrique (Luís Mário) e DodôTécnico: ‘Cuca’.

Botafogo 2x1 Fluminense

» Gols: Dodô, aos 51’ e 78’ (Botafogo); Alex Dias, aos 27' (Fluminense)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 30.06.2007

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Júlio César, Joílson, Alex, Juninho e Luciano Almeida (Renato Silva); Leandro Guerreiro, Túlio (Diguinho), Lúcio Flávio e Ricardinho (André Lima); Zé Roberto e Dodô. Técnico: 'Cuca'.

Botafogo 0x2 Fluminense

» Gols: Leandro Guerreiro, aos 4’ (contra), e David, aos 17’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 23.09.2007

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Roger; Joílson (Alessandro), Alex, Renato Silva e Luciano Almeida; Coutinho (Moreno), Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio e Jorge Henrique; Dodô e Reinaldo (Adriano Felício). Técnico: ‘Cuca’.

Botafogo 2x0 Fluminense

» Gols: Wellington Paulista, aos 28’, e Lúcio Flávio, aos 46’ (pen.)

» Competição: Campeonato Carioca, Semifinal

» Data: 16.02.2008

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Castillo, Alessandro, Renato Silva, Ferrero e Triguinho; Diguinho, Túlio, Lúcio Flávio e Zé Carlos (Fábio); Jorge Henrique (Edson) e Wellington Paulista (Fábio). Técnico: ‘Cuca’.

Botafogo 3x1 Fluminense

» Gols: Wellington Paulista, aos 46’, Lúcio Flávio, aos 63’ (pen.), Jorge Henrique, aos 90+1’ (Botafogo); Allan, aos 70’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 30.03.2008

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Castillo, Abedi (Índio), Renato Silva, André Luís, Triguinho, Diguinho, Túlio Souza (Eduardo), Lúcio Flávio, Jorge Henrique, Wellington Paulista, Fábio. Técnico: ‘Cuca’.

Botafogo 1x0 Fluminense

» Gols: Renato Silva, aos 85’

» Competição: Campeonato Carioca – final da Taça Rio

» Data: 20.04.2008

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Castillo, Alessandro, Renato Silva, André Luís; Triguinho (Túlio Souza); Diguinho, Túlio (Leandro Guerreiro), Zé Carlos (Fábio), Lúcio Flávio; Jorge Henrique, Wellington Paulista. Técnico: ‘Cuca’.

Nota: Botafogo bicampeão da Taça Rio.

Botafogo 0x0 Fluminense

» Gols: -

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 20.06.2008

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Castillo, Renato Silva, Ferrero e Leandro Guerreiro; Alessandro (Túlio Souza), Túlio (Vanderlei), Diguinho, Lúcio Flávio e Triguinho; Carlos Alberto e Wellington Paulista (Fábio). Técnico: Eugênio Souto, o 'Geninho'.

Botafogo 1x1 Fluminense

» Gols: Carlos Alberto, aos 28’ (Botafogo); Edcarlos, aos 90+1’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 28.09.2008

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Castillo; Alessandro, Renato Silva, André Luís e Luciano Almeida (Thiaguinho); Túlio (Eduardo), Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio e Zé Carlos; Carlos Alberto (Fábio) e Wellington Paulista. Técnico: Ney Franco.

Botafogo 1x0 Fluminense

» Gols: Fahel, aos 42’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 25.02.2009

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Renan; Emerson, Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro (Túlio Souza), Fahel, Leo Silva (Batista), Maicosuel (Lucas Silva) e Thiaguinho; Reinaldo. Técnico: Ney Franco.

Botafogo 1x2 Fluminense

» Gols: Maicosuel, aos 71’ (Botafogo); Alan, aos 79’, e Conca, aos 90’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 28.03.2009

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Renan, Emerson, Juninho e Wellington (Gabriel); Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Léo Silva (Diego) e Thiaguinho; Maicosuel e Reinaldo. Técnico: Ney Franco.

Botafogo 0x1 Fluminense

» Gols: Fred, aos 88’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 07.06.2009

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Renan, Alessandro (Júnior), Emerson, Juninho e Eduardo; Leandro Guerreiro, Fahel, Thiaguinho (Léo Silva) e Lúcio Flávio; Tony (Laio) e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

Botafogo 0x0 Fluminense

» Gols: -

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 13.09.2009

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Emerson, Juninho e Fahel; Alessandro (Thiaguinho), Leandro Guerreiro, Jônatas, Lúcio Flávio (Renato) e Eduardo; Reinaldo (Ricardinho) e André Lima. Técnico: Estevam Soares.

Botafogo 1x2 Fluminense

» Gols: Herrera, aos 35' (pen.) (Botafogo); Fred, aos 61’, e Mariano, aos 83' (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 07.03.2010

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Fábio Ferreira, Wellington e Fahel; Jancarlos, Leandro Guerreiro, Eduardo (Caio), Lúcio Flávio (Edno) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Botafogo 3x2 Fluminense

» Gols: Loco Abreu, aos 4’, Fahel, aos 60’, e Caio, aos 70’ (Botafogo); Fred, aos 27’ e 30’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca – semifinal da Taça Rio

» Data: 10.04.2010

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Somália (Marcelo Cordeiro); Leandro Guerreiro, Fahel, Sandro Silva (Edno) e Túlio Souza (Caio); Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Botafogo 1x1 Fluminense

» Gols: Renato, aos 75' (Botafogo); Emerson, aos 59' (Fluminense)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 25.07.2010

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Antônio Carlos, Fahel (Caio) e Danny Morais; Alessandro, Leandro Guerreiro, Somália, Lúcio Flávio (Renato) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Edno (Edson). Técnico: Joel Santana.

Botafogo 0x0 Fluminense

» Gols: -

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 17.10.2010

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Antônio Carlos (Danny Morais), Danny Morais e Márcio Rosário; Alessandro (Caio), Leandro Guerreiro, Somália, Lúcio Flávio (Edno) e Marcelo Cordeiro; Jobson e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Botafogo 3x2 Fluminense

» Gols: Renato Cajá, aos 23’, Loco Abreu, aos 56’ (pen.), e Herrera, aos 63’ (Botafogo); Rafael Moura, aos 30’ e 44’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Estadual

» Data: 07.02.2011

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, João Filipe (Arévalo), Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Marcelo Mattos, Bruno, Renato Cajá (Everton) e Márcio Azevedo (Somália); Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Botafogo 2x1 Fluminense

» Gols: Elkeson, aos 56’, e Lucas, aos 63’ (Botafogo); Fred, aos 55’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: Data: 27.08.2011

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos (Gustavo), Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel (Cidinho) e Elkeson; Herrera (Felipe Menezes) e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.

Botafogo 1x1 Fluminense

» Gols: Felipe Menezes, aos 11’ (Botafogo); Fred, aos 4’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 04.12.2011

» Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes, Elkeson e Maicosuel; Loco Abreu. Técnico: Flávio Tênius.

Botafogo 1x1 Fluminense [pen. 3x4]

» Gols: Elkeson, aos 73' (Botafogo); Leandro Euzébio, aos 79' (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca – semifinal da Taça Guanabara

» Data: 23.02.2012

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Caio), Renato, Andrezinho e Elkeson (Lucas Zen); Herrera e Loco Abreu. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 1x1 Fluminense

» Gols: Elkeson, aos 17’ (Botafogo); Fred, aos 34’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 01.04.2012

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Andrezinho (Jobson), Renato, Fellype Gabriel e Elkeson (Caio); Herrera. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 1x4 Fluminense

» Gols: Renato, aos 8’ (Botafogo); Fred, aos 43’, Sobis, aos 57’ e 65’, e Marcos Júnior, aos 83’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 06.05.2012

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel e Maicosuel (Jadson); Elkeson (Caio) e Loco Abreu (Herrera). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 0x1 Fluminense

» Gols: Rafael Moura, aos 62'

» Competição: Campeonato Carioca

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 13.05.2012

» Botafogo: Jefferson; Gabriel (Caio), Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Elkeson (Herrera), Fellype Gabriel e Maicosuel; Loco Abreu (Vitinho). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 1x1 Fluminense

» Gols: Andrezinho, aos 66’ (Botafogo); Fred, aos 53’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 15.07.2012

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Lennon); Lucas Zen (Jadson), Renato, Vitor Júnior, Andrezinho e Cidinho (Fellype Gabriel); Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 0x1 Fluminense

» Gols: Fred, aos 72’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 06.10.2012

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Jadson (Vitor Júnior), Gabriel, Fellype Gabriel (Lodeiro), Andrezinho e Seedorf; Elkeson (Rafael Marques). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 1x1 Fluminense

» Gols: Bolívar, aos 73' (Botafogo); Wellington Nem, aos 42' (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 27.01.2013

» Botafogo: Jefferson, Gilberto, Antônio Carlos, Bolívar e Márcio Azevedo (Júlio Cesar); Marcelo Mattos, Jadson (Seedorf), Fellype Gabriel, Lodeiro e Andrezinho (Vitinho); Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 1x0 Fluminense

» Gols: Rafael Marques, aos 40'

» Competição: Campeonato Carioca – final da Taça Rio

» Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)

» Data: 05.04.2013

» Botafogo: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Júlio César (Lima); Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf (Lucas Zen) e Fellype Gabriel; Rafael Marques (Vitinho). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Notas: 1. O Botafogo conquistou o título de Campeão Carioca, venceu a Taça Rio e arrecadou a Taça João Saldanha, atribuída pelo Lancenet; 2. Seedorf bateu um pênalti no travessão.

Botafogo 1x0 Fluminense

» Gol: Seedorf, aos 84'

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Itaipava Arena Pernambuco, no Recife (PE)

» Data: 07.07.2013

» Botafogo: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf (André Bahia) e Vitinho (Elias); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 1x1 Fluminense

» Gols: Bolívar, aos 13’ (Botafogo); Biro Biro, aos 2’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 02.10.2013

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel (Lucas Zen), Lodeiro (Octávio), Seedorf e Rafael Marques; Henrique (Gilberto). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 3x0 Fluminense

» Gols: Henrique, aos 32' e 65’, e Bolatti, aos 67'

» Competição: Campeonato Carioca

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 23.02.2014

» Botafogo: Helton Leite; Lucas (Lodeiro), Dankler, André Bahia e Júnior César; Aírton (Gabriel), Bolatti e Renato; Gegê (Jorge Wagner) e Daniel; Henrique. Técnico: Eduardo Húngaro.

Botafogo 2x0 Fluminense

» Gols: Daniel, aos 64', e Zeballos, aos 67'

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 17.08.2014

» Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

» Botafogo: Jefferson; Edilson, Bolívar, André Bahia e Júnior César (Júlio César); Airton, Gabriel, Ramírez e Daniel (Rogério); Zeballos e Ferreyra (Bolatti). Técnico: Vagner Mancini.

Botafogo 0x1 Fluminense

» Gols: Edson, aos 74’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 15.11.2014

» Botafogo: Jefferson; Régis, Dankler, André Bahia e Sidney (Bruno Correa); Marcelo Mattos, Andreazzi (Bolatti), Gabriel e Carlos Alberto; Murilo e Jobson (Gegê). Técnico: Vágner Mancini.

Botafogo 1x3 Fluminense

» Gols: Jobson, aos 29’ (Botafogo); Kenedy, aos 36, Gerson, aos 69’, e Fred, aos 84’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 08.03.2015

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Gilberto, Diego Giaretta, Renan Fonseca e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Tomas (Sassá) e Diego Jardel (Gegê); Jobson (Tassio) e Bill. Técnico: René Simões.

Botafogo 1x2 Fluminense

» Gols: William Arão, aos 85' (Botafogo); Fred, aos 41' e 74’ (pen.) (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca (semifinais)

» Data: 11.04.2015 

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Alisson e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Tomas (Rodrigo Pimpão) e Elvis (Fernandes); Jobson (Sassá) e Bill. Técnico: René Simões.

Botafogo 2x1 Fluminense [9x8 pênaltis]

» Gols: Fernandes, aos 5', e Bill, aos 22' (Botafogo); Jean, aos 43' (pen.) (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca – semifinal da Taça Rio

» Data: 18.04.2015

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Marcelo Mattos, William Arão, Fernandes (Luís Ricardo) e Elvis (Gegê); Rodrigo Pimpão (Jobson) e Bill. Técnico: René Simões.

Botafogo 2x0 Fluminense

» Gols: Gegê, aos 6’, e Ribamar, aos 23’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 24.02.2016

» Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Luís Ricardo, Joel Carli, Emerson Santos e Diogo Barbosa; Aírton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Gegê e Ribamar; Luís Henrique. Técnico: Ricardo Gomes.

Botafogo 1x1 Fluminense

» Gols: Ribamar, aos 48’ (Botafogo); Gum, aos 90’+2 (Fluminense)

» Competição: Taça Guanabara – Campeonato Carioca

» Data: 13.03.2016

» Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Luís Ricardo, Carli, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva (Fernandes) e Rodrigo Lindoso; Salgueiro (Neilton) e Gegê; Ribamar. Técnico: Ricardo Gomes.

Botafogo 1x0 Fluminense

» Gols: Ribamar, aos 62'

» Competição: Campeonato Carioca (semifinal)

» Data: 24.04.2016

» Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Luís Ricardo, Emerson (Renan Fonseca), Joel Carli e Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê e Leandro (Fernandes); Salgueiro e Ribamar (Diego). Técnico: Ricardo Gomes.

Botafogo 0x1 Fluminense

» Gol: Fred, aos 50’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

» Data: 28.05.2016

» Botafogo: Helton Leite; Luís Ricardo, Emerson Silva, Emerson Santos e Victor Luís; Fernandes, Bruno Silva, Marquinho (Sassá) e Leandrinho (Neilton); Salgueiro (Gervasio Nuñez) e Ribamar. Técnico: Ricardo Gomes.

Botafogo 1x0 Fluminense

» Gols: Neilton, aos 49’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 07.09.2016

» Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Sidão, Diego (Marcelo), Joel Carli, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Airton (Victor Luís), Bruno Silva, Dudu Cearense e Camilo; Neilton e Sassá (Vinícius Tanque). Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 2x3 Fluminense

» Gols: Roger, ao 15' e 26' (Botafogo); Richarlison, aos 57' e 61', e Renato Chaves, aos 68' (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 23.03.2017

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Saulo; Marcinho, Emerson Silva, Joel Carli (Renan Fonseca) e Victor Luís; Airton, Bruno Silva, Montillo (Guilherme) e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger (Sassá). Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 3x1 Fluminense

» Gols: Igor Rabello, aos 1’, Dudu Cearense, aos 26’, e Sassá, aos 47’; Richarlison, aos 88’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 09.04.2017

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández, Fernandes, Renan Fonseca, Igor Rabello e Gilson; Dudu Cearense, Rodrigo Lindoso (Matheus Fernandes), João Paulo e Camilo; Guilherme (Pachu) e Sassá (Vinícius Tanque). Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 1x0 Fluminense

» Gols: Roger, aos 38’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 12.07.2017

» Botafogo: Jefferson, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes (Fernandes) e João Paulo; Marcos Vinícius (Camilo), Rodrigo Pimpão e Roger (Guilherme). Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 1x2 Fluminense

» Gols: Marcos Vinícius, aos 1’ (Botafogo); Marcos Júnior, aos 61’, e Matheus Alessandro, aos 87’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 04.11.2017

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernandez; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Matheus Fernandes, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e Rodrigo Pimpão; Marcos Vinícius e Brenner. Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 0x0 Fluminense

» Gols: -

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 20.01.2018

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, João Paulo e Léo Valencia (Rodrigo Lindoso); Luiz Fernando (Leandro Carvalho), Rodrigo Pimpão (Ezequiel) e Brenner. Técnico: Felipe Conceição.

Botafogo 0x3 Fluminense

» Gols: Pedro, aos 12’, Marcos Júnior, aos 56’, e Jadson, aos 90’

» Competição: Campeonato Carioca – final da Taça Rio

» Data: 25.03.2018

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Marcinho (Luís Ricardo), Igor Rabello, Marcelo Benevenuto e Moisés; Marcelo (Rodrigo Pimpão), Rodrigo Lindoso, Luiz Fernando, Leonardo Valencia e Marcos Vinícius (Renatinho); Brenner. Técnico: Alberto Valentim.

Botafogo 2x1 Fluminense

» Gols: Rodrigo Lindoso, aos 26', e Kieza, aos 63’ (Botafogo); Pedro, aos 32' (Fluminense)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 14.05.2018

» Botafogo: Jefferson; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso (Jean), Matheus Fernandes, Luiz Fernando e Renatinho (Gustavo Bochecha); Kieza e Brenner (Aguirre). Técnico: Alberto Valentim.

Botafogo 0x1 Fluminense

» Gols: Digão, aos 10’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 09.09.2018

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Saulo; Marcinho (Luís Ricardo), Marcelo Benevenuto, Igor Rabello e Moisés; Matheus Fernandes (Rodrigo Pimpão), Gustavo Bochecha e Rodrigo Lindoso; Luiz Fernando (Brenner), Erik e Kieza. Técnico: Zé Ricardo.

Botafogo 1x1 Fluminense

» Gols: Alex Santana, aos 46' (Botafogo); Ganso, aos 24' (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 17.03.2019

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan; Jean (Gustavo Bochecha), Cícero (João Paulo) e Alex Santana; Erik, Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão) e Diego Souza. Técnico: Zé Ricardo.

Botafogo 1x0 Fluminense

» Gols: Alex Santana, aos 71’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 11.05.2019

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández, Fernando, Joel Carli, Gabriel e Jonathan; Gustavo Bochecha, Alex Santana (Rickson), Cícero, Rodrigo Pimpão (Yuri) e Erik (Leonardo Valencia); Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca.

Botafogo 0x1 Fluminense

» Gols: Yony González, aos 34'

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 06.10.2019

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández; Marcinho, Carli, Gabriel e Gilson; Cícero, Gustavo Bochecha (Léo Valencia), João Paulo e Diego Souza; Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão) e Vinícius Tanque (Victor Rangel). Técnico: Eduardo Barroca.

Botafogo 0x3 Fluminense

» Gols: Nenê, aos 9’ e 19’, e Wellington Silva, aos 35’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 09.02.20

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández, Barrandeguy (Thiaguinho), Joel Carli, Marcelo Benevenuto e Danilo Barcelos; Caio Alexandre (Alex Santana), Cícero (Igor Cássio) e Bruno Nazário; Warley, Luís Henrique e Pedro Raul. Técnico: Alberto Valentim.

Botafogo 0x0 Fluminense

» Gols: -

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 05.07.2020

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernandez; Barrangeguy, Kanu, Marcelo e Danilo Barcelos; Caio Alexandre (Cícero), Honda e Bruno Nazário; Luiz Fernando (Lecaros), Luís Henrique (Rafael Navarro) e Pedro Raul. Técnico: Paulo Autuori.

Botafogo 0x1 Fluminense

» Gols: Michel Araújo, aos 73’

» Competição: Amistoso

» Data: 25.07.2020

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández (Diego Cavalieri); Barrandeguy, Marcelo Benevenuto, Kanu e Guilherme Santos; Caio Alexandre (Luiz Otávio), Danilo Barcellos (Lecaros), Honda e Bruno Nazário; Luiz Fernando (Cícero) e Pedro Raul (Babi). Técnico: Paulo Autuori.

Botafogo 1x1 Fluminense

» Gols: Matheus Babi, aos 69’ (Botafogo); Evanilson, aos 56’ (Fluminense)

» Competição: Amistoso (Taça Gerson e Didi)

» Data: 01.08.2020

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández; Barrandeguy, Marcelo Benevenuto (Rafael Forster), Kanu e Victor Luís; Caio Alexandre, Honda (Luiz Otávio) e Bruno Nazário (Lecaros); Rhuan, Luís Henrique e Pedro Raul (Matheus Babi). Técnico: Paulo Autuori.

Botafogo 1x1 Fluminense

» Gols: Caio Alexandre, aos 73’ (Botafogo); Kevin, aos 44’ (contra) (Fluminense)

» Competição: Campeonato Brasileiro.

» Data: 04.10.2020

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu, Victor Luís; Rafael Forster (Sousa), Rentería (Pedro Raul), Caio Alexandre (Luiz Otávio); Rhuan (Warley), Matheus Babi, Kalou (Ênio). Técnico: Bruno Lazaroni.

Botafogo 0x2 Fluminense

» Gols: Lucca, aos 66’, e Wellington Silva, aos 90+7’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 24.01.2021

» Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Diego Cavalieri; Marcelo Benevenuto, Kanu, Rafael Forster (Barrandeguy); Kevin, José Welison (Rafael Navarro), Caio Alexandre, Victor Luís (Cícero); Bruno Nazário (Davi Araújo); Matheus Nascimento (Ivan Angulo), Matheus Babi. Técnico: Eduardo Barroca.

Botafogo 0x1 Fluminense

» Gols: Nino, aos 48’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 17.04.2021

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Douglas Borges; Jonathan (Gabriel), Kanu, Gilvan e Paulo Victor; Luiz Otávio, Rickson e Ricardinho (Warley); Ronald (Ênio), Marco Antônio (Felipe Ferreira) e Matheus Nascimento (Marcinho). Técnico: Marcelo Chamusca.

Botafogo 1x2 Fluminense

» Gols: Kanu, aos 21’ (de cabeça) (Botafogo); Willian Bigode, aos 53’ (de cabeça), e Luccas Claro, aos 63’ (de cabeça) (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca – Taça Guanabara

» Data: 10.02.2022

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu e Hugo (Jonathan); Barreto, Fabinho (Breno) e Erison (Raí); Luiz Fernando (Vitinho), Diego Gonçalves e Matheus Nascimento (Gabriel Conceição). Técnico: Enderson Moreira

Botafogo 0x1 Fluminense

» Gols: Arias, aos 80'

» Competição: Campeonato Carioca - Semifinais

» Data: 21.03.2022

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges, Philipe Sampaio, Kanu e Jonathan Silva (Hugo); Kayque (Breno), Barreto (Fabinho), Luiz Fernando e Chay; Rikelmi (Vinícius Lopes) e Matheus Nascimento (Erison). Técnico: Lúcio Flávio.

Botafogo 2x1 Fluminense

» Gols: Erison, aos 45+2’e 90’ (Botafogo); Cano, 90+6’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Carioca – Semifinais

» Data: 27.03.2022

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: ​Douglas Borges; Daniel Borges, Philipe Sampaio, Kanu, Jonathan Silva (Hugo); Kayque (Juninho), Barreto (Romildo); Luiz Fernando (Gabriel Conceição), Chay, Rikelmi (Vinícius Lopes); Erison. Técnico: Lúcio Flávio.

Botafogo 0x1 Fluminense

» Gols: Manoel, aos 82’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 26.06.2022

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández; Kanu (Daniel Cruz), Joel Carli, Cuesta; Saravia, Tchê Tchê, Del Piage (Luís Oyama), Hugo; Vinícius Lopes, Matheus Nascimento (Erison), Chay (Jeffinho). Técnico: Vítor Severino.

Botafogo 2x2 Fluminense

» Gols: Eduardo, aos 40’, e Jeffinho, aos 51’ (Botafogo); Ganso, aos 75’ (pen), e Matheus Martins, aos 81’ (Fluminense)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 23.10.2022

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito; Daniel Borges, Adryelson, Cuesta e Marçal; Gabriel Pires, Patrick de Paula e Eduardo (Del Piage); Júnior Santos, Jeffinho (Victor Sá) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.

Jefferson: o maior craque botafoguense do séc. XXI

[Atualização, pós-aposentadoria, da biografia publicada em 2013] por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Jefferson de Oliveira Galvão...