terça-feira, 8 de setembro de 2009

A 3º maior goleada do mundo

.

Todos sabemos que o Botafogo detém o recorde de goleadas no Brasil desde 1909 ao vencer o S. C. Mangueira por 24x0 num jogo do campeonato carioca.

Porém, esta também é uma das maiores goleadas em todo o mundo em jogos oficiais entre clubes.

Formalmente, a maior de todas as goleadas verificou-se em 2002, em Madagáscar, quando o AS Ademar venceu o Stade Olympique de L’Emyme por 149x0 – sim, meus amigos, cento e quarenta e nove a zero!

Porém, todos os gols foram marcados pelos jogadores do próprio SOE que, exercendo uma atitude de protesto, marcaram os 149 gols na própria baliza. Andaram 90 minutos a correr do meio campo para a sua baliza enquanto os adversários observavam… Pelo menos os jogadores do SOE mostraram a sua veia contra-goleadora e uma inegável preparação física que lhes permitiu marcar um gol a cada 36 segundos.

Se não considerarmos esse jogo, que realmente não foi jogado por duas equipas, as cinco maiores goleadas do futebol mundial foram as seguintes:

» 36x0: Arbroath vence o Bom Accord em 1885 (Escócia).
» 35x0: Dundee Harp vence o Aberdeen Rovers em 1885 (Escócia).
» 24x0: Botafogo vence o Mangueira em 1909 (Brasil)
» 24x0: Tevalte Tallin vence o Kalev Sillamae em 1993 (Estónia)
» 24x0: Guam Shipyard vence o No Ka Oi em 2007 (Guam)

Na maior goleada de sempre entre clubes, ocorrida a 12 de Setembro de 1885, o avançado John Petrie, que jogava na posição de Mané Garrincha, assinalou 13 gols, recorde do mundo que permanece, e a equipa do Arbroath Football Club, sob uma chuva persistente, alinhou com John Milne; Bill Collie e Tom Salmond; Hem Rennie, Jim Milne Junior e Dyken Bruce; John Petrie, Johnny Tacket, Jim Marshall, David Crawford e Jim Buick.

Consta que o goleiro John Milne, conhecido por ‘olhos de águia’, esteve quase o tempo todo à baliza resguardado pelo guarda-chuva de um amigo.

Por coincidência, a goleada do Dundee ao Aberdeen por 35x0 ocorreu no mesmo dia 12 de Setembro de 1885. Ambos os jogos eram válidos pela Copa da Escócia.

Na goleada do Botafogo, Gilbert Hime assinalou 9 gols e foi recordista do Brasil em gols num único jogo até 1976, quando Dadá ‘Maravilha’ apontou 10 gols num só jogo.

Fonte
Acervo e pesquisa de Rui Moura

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...