domingo, 10 de julho de 2011

Botafogo 1x1 Bahia

Poucas palavras.

Caio Júnior não conseguiu desenvolver e consolidar o padrão de jogo obtido especialmente contra o Grêmio e contra o São Paulo. As substituições foram novamente um erro. E o fraco padrão de jogo apresentado desta vez não conseguiu suportar as asneiras.

A ganhar, o Botafogo desfigura-se no segundo tempo, perde sentido de posição, continua finalizando horrivelmente. Será porque Elkeson ‘desapareceu’ na 2ª parte? Será porque simplesmente Caio Júnior não soube responder às alterações do técnico do Bahia? Lamentavelmente incompreensível.

Os problemas são os mesmos: a zaga não amadurece, o ataque não afina, a concentração desaparece, a escalação é errada, as substituições equivocadas.

Alessandro e Herrera nem sequer deviam entrar como substitutos, quanto mais como titulares. Lucas é melhor do que Alessandro; a dupla Alex e Caio certamente faria melhor do que Herrera.

Araruama, Léo e Somália são puros delírios do nosso comandante técnico, que parece reeditar os seus antecessores e dar atenção aos empresários dos atletas. Caramba, quando é que um técnico nosso olha exclusivamente para os interesses do time e nada mais?

Ademais, o esquema está errado com um 4-5-1 ou um 4-2-3-1. Um atacante fixo sem qualidade de finalização não serve de nada. Neste time devia jogar-se em 4-4-2 com Alex e Caio dando conta de um ataque mais flexível e dinâmico. E quiçá mais oportunista com a intuição de Alex.

O Atlético Goianense em casa e o Bahia fora são times a quem devíamos ganhar. Mas isso levar-nos-ia ao topo da classificação e teríamos que disputar o campeonato com o Corinthians. E essa ‘coragem’ não existe nem no comando técnico do Botafogo nem nos atletas.

Provavelmente enganei-me na avaliação positiva que, talvez precipitadamente, fiz de Caio Júnior. Estou pensando seriamente em terminar com esta rubrica de análise/avaliação da equipa. Cansa-me analisar sempre as mesmas mazelas. E mais não digo.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x1 Bahia
» Gols: Elkeson 30’ (Botafogo); Fahel 77’ (Bahia)
» Competição: Campeonato Brasileiro de Futebol
» Data: 10.07.2011
» Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
» Público: 32.157 pagantes
» Renda: R$ 787.897,50
» Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS); Assistentes: Erich Bandeira (PE) e Júlio César Rodrigues Santos (RS)
» Disciplina: cartão amarelo – Somália e Márcio Azevedo (Botafogo); Marcone e Lulinha (Bahia)
» Botafogo: Renan, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Thiago Galhardo); Somália (Léo), Lucas Zen, Araruama e Elkeson; Maicosuel e Herrera (Caio). Técnico: Caio Júnior.
» Bahia: Marcelo Lomba, Jancarlos, Titi, Paulo Miranda e Marcos (Maranhão) (Rafael); Fahel, Marcone, Diones e Ricardinho (Gabriel); Lulinha e Júnior. Técnico: René Simões.

18 comentários:

Enéias Teles Borges disse...

O ponto forte é que ainda temos lenha para queimar: Renato, Marcelo Mattos, Loco Abreu, Cortês, Gustavo e outros. Iremos longe. Com calma...

Enéias

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Ele insiste em jogar com um atacante só, isolado, ele insiste em colocar o Somália, ele insiste em usar o Alessandro, ele insiste em usar este goleiro incompetente e deficiente técnico do Renan (quando o Luis Guilherme é muito melhor)..aí fica complicado.

Sergio Di Sabbato disse...

Rui, observações perfeitas da leitura do jogo. Assim como o Convictos ou Aleinados espero que essa turma que vai voltar melhore o time, muito embora ache que o Caio Jr está deixando muito a desejar na leituras das partidas. Abs e SB!

Gil disse...

Rui,

"Araruama, Léo e Somália são puros delírios do nosso comandante técnico, que parece reeditar os seus antecessores e dar atenção aos empresários dos atletas. Caramba, quando é que um técnico nosso olha exclusivamente para os interesses do time e nada mais?"

Simplesmente perfeito!
Entra e sai ano, entra e sai campeonato e vemos as mesmas barbaridades! Até quando?
Não tenho mais esperanças em título e libertadores. Ao final do campeonato a diretoria fará festa por um quinto ou sexto lugar, como sempre.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Caro amigo Enéias, admito que sim, mas entretanto os pontos também se vão queimando... E não se justifica, mesmo com esta equipa, empatar em casa com o Atlético GO.

Por outro lado, todos os anos ouço algo parecido como 'temos lenha para queimar'. E todos os anos somos nós que saímos queimados.

Em todo o caso, admiro a sua calma... Coisa que eu vou fazer o possível por ter no outro mundo...

Abraços Gloriosos!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

De acordo em tudo, Aurélio. Tenho espetrança que o Caio ainda arrepie caminho, porque a estratégia montada estava certa. Não consegue é eficácia com Araruamas, Léos, Herreras isolados e outras peripécias estranhas...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

De acordo, Sergio. O Caio não está 'lendo' bem os jogos. Mas desejo que a razão acompanhe o Enéias - para o nosso bem.

Abraços Gloriosos!

Julio disse...

Não sei, mas as vezes o Botafogo peca nos mínimos detalhes e aí vacila. Rouba dos grandes e entrega aos pequenos.

snoopy em p/b disse...

dentre todas as inquietações, obviamente nenhuma supera a escalação do alessandro.
mas não entendo, também, porque o alex não entra nesse time.
se ele gosta do esquema que aí está, supostamente ofensivo, porque não abre o herrera e joga com o alex centralizado?
francamente...

Ruy Moura disse...

É o Robin dos Bosques do futebol, Júlio. Mas desse Robin não sou apreciador.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Snoopy, estou absolutamente de acordo quanto ao Alex. Eu sou resistente à introdução dos garotos, porque geralmente os treinadores não os acompanham no persurso e atiram-nos para a 'fogueira' em momentos difíceis. Porém, o Alex já evidenciou capacidades para lutar dentro da área. Eu escalaria a dupla Caio e Alex em vez do Herrera. O Herrera pifou definitivamente. Não joga absolutamente nada há 10 meses!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NRA disse...

Bom, a questão é simples. Time que quer ser campeão, ou no mínimo chegar ao G4, não pode levar um gol como aquele do Fahel, um jogador limitado em altura. E, para finalizar, não pode perder um gol como aquele do Fábio Ferreira, numa cabeçada para fora, sozinho diante do goleiro.

Chico da Kombi disse...

Caro Rui, a selemano ferrou o Fogão com a convocação do nosso paredão Jefferson. O jovem Renan, de 1,89m, é muito fraco em bolas altas e vacila muito nos cruzamentos sobre a pequena área.
Estava em Pituaçu, entre os 32.157 torcedores presentes, torcendo pela Estrela Solitária mais linda do universo. \o/

Gloriosas Saudações Alvinegras.

Ruy Moura disse...

De acordo, NRA. Campeões jamais podem deixar os detalhes para os outros.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Sim, Chico, o Renan pode vir a ser bom goleiro, mas não por enquanto. Para mim o reserva do Jeferson é o Luís Guilherme.

Abraços Gloriosos!

Lewis Kharms disse...

Recua o time quando está em vantagem pra se valer de contra-ataques sem ter treinado jogadas ensaiadas pra isso e acaba cedendo o campo de defesa até sofrer um gol? Já vimos esse filme, não faz muito tempo.

É, Rui. Parece que o Caio Júnior é mais do mesmo.

Saudações botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Luiz, eu vi o jogo com muitas interferências, e parte dele só ouvi, mas a minha sensação foi exatamente essa: recuou-se para contra-atacar sem que tenham sido treinados os contra-ataques.

Desejo muito que o esquema europeu possa funcionar e que Caio arrepie caminho.

Abraços Gloriosos!

Botafogo é bairro, palmeiras são árvores

Numa rua de Filadélfia E por falar em Botafogo, o nosso Bairro continua sendo um centro cultural, dinâmico e lindo. É um Bairro maravilhos...