sábado, 27 de agosto de 2011

Botafogo 2x1 Fluminense


Faço aqui um parêntesis à decisão de não comentar jogos por um tempo indeterminado.

O Botafogo conseguiu fazer objetivamente um bom 1º turno no campeonato brasileiro e atingiu a cifra de 60% de aproveitamento, tal como Caio Júnior se tinha proposto.

A equipa encontra-se melhor distribuída em campo e com melhor ligação entre as partes, o que de algum modo confirma uma crítica favorável que fiz a Caio Júnior quando começou a introduzir na equipa algumas noções típicas do futebol europeu: mais posse de bola, menos correria, menos jogos emocionalmente ‘eletrizantes’ e mais inteligência racional no saber jogar futebol.

Dito isto continuo a verificar que cada gol dos adversários não é propriamente mérito deles, mas demérito da nossa defesa, que se posiciona mal, não marca em cima e deixa adversários entrarem soltos na área ou cabecearem livremente.

Ademais, continuo desconfiado das opções de Caio Júnior e de algumas leituras de jogo. Em especial, considero que a opção de Alessandro a titular começa a ser simplesmente… absurda! Os amigos/as já viram o que fizeram ambos os jogadores nas duas últimas partidas jogadas por cada um?

Quero acreditar na consistência da equipa depois de alguns desaires absolutamente evitáveis, como as derrotas para o Internacional e o Figueirense. Em especial, quero acreditar que a equipa se manterá humilde, empenhada, combativa, reativa e proativa. Após tantas promessas do novo treinador e algumas desilusões, espero uma maior consistência e uma defesa mais concentrada e de marcação em cima, mantendo, por enquanto, a minha 'confiança desconfiada'.
.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x1 Fluminense
» Gols: Elkeson 56’ e Lucas 63’ (Botafogo); Fred 55’ (Fluminense)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: Data: 27.08.2011
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, ‘Engenhão’ (RJ)
» Público: 17.627 pagantes (22.762 presentes)
» Renda: R$ 437.755,00
» Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (RJ); Assistentes: Rodrigo Pereira Jóia (FRJ) e Ediney Mascarenhas (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo - Márcio Rosário, Fred, Rafael Moura, Edinho (Flu)
» Botafogo: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos (Gustavo), Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel (Cidinho) e Elkeson; Herrera (Felipe Menezes) e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.
» Fluminense: Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Diogo (Martinuccio), Edinho, Souza (Ciro) e Lanzini; Rafael Moura e Fred. Técnico: Abel Braga.

10 comentários:

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

O time mostrou um futebol maduro, moderno e eficiente. Elkeson chama a responsabilidade, dá bons passes dribla e finaliza com primor. Loco Abreu mostrou sua inteligência novamente, dando o passe para Lucas marcar o gol da vitória. Também podemos destacar a excelente atuação de Renato, desarmando e armando as jogadas.
Já posso falar com tranquilidade. Este time é muito melhor que aquele time enganador de 2007, que muitos dizam que jogava bonito, mas no final não valia nada. Esse time aí tem com características o trabalho sério e a humildade, mas não aquela humildade que não dá em nada, mas sim jogadores sérios e comprometidos.
E como falei brincando no facebook, se Alessandro voltar a ser titular, processo o Caio Jr. (risos).
Abraços e bom domingo

Ruy Moura disse...

Concordo na generalidade, Aurélio. Em especial concordo inteiramente com o comentário sobre Alessandro. Treinador que o mantenha a titular, das duas três: ou é um treinador 'anormal' ou...

O Elkeson estabeleceu ligações essenciais que nós não tínhamos. O chutão do tempo do Joel tornou-se absurdo naquela espécie de 1-9-0-1, e finalmente estamos a recompor as ligações.

O Renato é discreto e eficientíssimo. O Loco Abreu é irregular, mas imprescindível. O Marcelo Mattos sempre igual a si próprio: uma montanha de eficácia.

Desejo muito que o Caio Júnior deixe de fazer aquelas escalações horríveis e aquelas substituições 'impróprias para consumo' e o artigo tão favorável que publiquei sobre ele em tempos possa finalmente obter razão.

Abraços Gloriosos!

Émerson disse...

Grande Rui,

Que bom que Maicosuel voltou a jogar bem; como joga bola esse Renato; Antônio Carlos queimou minha língua, e vem demonstrando muita categoria; Fábio Ferreira, que tanto critico, jogou bem, ontem, quando jogou sério; Lucas, muito bem; Mattos, um gigante; Herrera e Abreu, bem; mas quem comeu a bola ontem foi Élkeson. O cara (não sei se estou exagerando) é quase completo.

Lorismario disse...

Rui. Bom começo de volta aos comentários no seu blog. Fraterno abraço. Loris

Ruy Moura disse...

É Émerson, alguns estão em boa forma. Mas continuo a preferir o Gustavo e barraria o Herrera.

Há uma coisa que me intriga: eu não sou favorável à permanência de Anderson Barros como gerente, mas intriga-me como é que um sujeito que tanto mal faz ao Botafogo contratando, por exemplo, Jean Corais por 5 anos e várias outras contratações absurdas, consegue fisgar tipos como Louco Abreu, Elkeson, Marcelo Mattos, Renato, etc. É realmente intrigante, ou haverá alguma linha lógica comum a tais contratações boas e más?...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

'Velho camarada' e amigo Loris, não sei se é um regresso. Depende de passarmos a ser consistentes ou não. Não reconheço a nenhuma equipa de futebol capaz de ser campeão brasieliro. O futebol que jogam é mau. Então, este ano, com este time e com a não qualidade dos adversários, só ficarei satisfeito quando chegarmos à liderança e à conquista do título brasileiro. Menos que isso, lamento, mas não acho que seja realmente bom. Regreso aos comentários se não perdermos jogos por culpa própria.

Abraços Gloriosos!

José Carlos Milito disse...

Agradavelmente surpreso em voltar a ler tua crítica, sempre inteligente, isenta e desprovida de clubismos.
Valeu, Rui!

Julio Melo disse...

Existe uma máxima no futebol que quando um time sofre um gol e logo em seguida empata costuma-se dizer que "o gol veio em boa hora". Meu pai diz que "o gol nunca vem em má hora, só pra quem leva" (o gol sempre vem em boa hora).
Mas ontem digo que o fato de o Botafogo ter empatado logo em seguida foi primordial para a vitória. O fato de o time ter saído atrás e ter virado dará confiança para o grupo seguir lutando pela liderança na tabela.
O time está no caminho certo.
E que belos gols o time fez...
Boa semana a todos.

Ruy Moura disse...

Obrigado, JC Milito. Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Duas coisas realçam, Júlio: os gols bobos que a defesa toma e os gols que marcamos, claramente 'gols de conjunto' em que uns trabalham para os outros e fazem boas jogadas. Espero que estejamos, realmente, no caminho certo.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...