terça-feira, 9 de agosto de 2011

Botafogo goleia o Sport


“O dia 4 de agosto de 1959 era um dia festivo na Ilha. Uma terça-feira de homenagens. Um amistoso que serviu como parte do pagamento da compra do goleiro Manga pelo Botafogo.

Mas era um amistoso perigoso. O Botafogo trazia a fina-flor do futebol mundial. Garrincha, Nilton Santos, Quarentinha, Zagalo...

Antes da partida, Manga e Bria foram homenageados com um relógio de ouro cada. Mas depois o que se viu foi uma chuva. De gols. Até aos 30' do primeiro tempo houve o show de Mané Garrincha. Então, Quarentinha abriu o marcador. E ampliou três minutos depois: 2x0 Botafogo. Até que não estava de todo mal.

O Sport voltou disposto a virar o marcador no segundo tempo. Mas Garrincha e Paulinho ampliaram. E Rossi sacramentou a goleada nos instantes finais: Botafogo 6x0.

O que era festa transformou-se em briga. E quase que o jogo não termina. Manga jogou o de sempre: Uma barbaridade.”

FICHA TÉCNICA
Botafogo 6x0 Sport Recife (PE)
» Gols: Quarentinha (2), Rossi (2), Paulinho Valentim e Garrincha
» Competição: Amistoso
» Data: 04.08.1959
» Local: Ilha do Retiro, Recife
» Árbitro: Guálter Gama de Castro
» Botafogo: Manga (Adalberto), Cacá (Ademar), Jorge, Nílton Santos e Lucas; Ronald (Paulistinha) e Rossi; Garrincha, Paulinho Valentim, Quarentinha (Édison) e Zagallo (Amarildo). Técnico: João Saldanha.
» Sport Recife: Cazuza, Bria e Cido; Ney Andrade, Dedé e Índio; Ramos, Traçaia (Walter Vieira), Bé, Djalma e Bentancor. Técnico: Dante Bianchi.

Fonte: Diário de Pernambuco; Ficha Técnica: Pedro Varanda, com a colaboração de Carlos Celso de Pernambuco; Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia.

BOTAFOGO 6 x 0 SPORT RECIFE
Data – 04 / 08 / 1959
Local – Ilha do Retiro, Recife
Árbitro – Guálter Gama de Castro
Competição – Amistoso
Botafogo – Manga (Adalberto), Cacá (Ademar), Jorge, Nílton Santos e Lucas; Ronald (Paulistinha) e Rossi; Garrincha, Paulinho Valentim, Quarentinha (Édison) e Zagallo (Amarildo). Técnico: João Saldanha
Sport Recife – Cazuza, Bria e Cido; Ney Andrade, Dedé e Índio; Ramos, Traçaia (Walter Vieira), Bé, Djalma e Bittencourt. Técnico: Dante Bianchi
Gols – Quarentinha (2), Rossi (2), Paulinho Valentim e Garrincha
Obs: O ‘Jornal dos Sports’, o ‘Correio da Manhã’ e ‘O Globo’ omitiram a substituição de Manga por Adalberto
Colaboração de Carlos Celso, de Pernambuco
Fonte: Diário de Pernambuco

Saudações esportivas

Ruy Moura disse...

Obrigado, Pedro.

Abraços Gloriosos!

Jânio Odon de Alencar disse...

A ficha técnica do jogo comete uma grande injustiça,quando o jogador uruguaio Raúl Higino "Bentancor" Ferraro, considerado o maior jogador estrangeiro de todos os tempos do clube rubro-negro, tinha sempre o nome confundido por outro. Nessa ficha colocaram Bittencourt. Para os historiadores, isto causa uma dúvida terrível. Um abraço.

Ruy Moura disse...

Caro Jânio, fui conferir e realmente é Bentancor. Emenda feita.

Abraços Gloriosos.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...