O Botafogo conquistou o seu primeiro torneio internacional de futebol no dia 24 de janeiro de 1960 ao vencer o Áustria de Viena por 2x1, com gols de Paulinho Valentim e Zagallo.
Eis a campanha invicta do Glorioso:
BOTAFOGO 1x0 MILLONARIOS (Colômbia)
» Gol: Quarentinha 61’
» Competição: Torneio Internacional da Colômbia (Quadrangular de Bogotá)
» Data: 10.01.1960
» Local: El Campin, Bogotá
» Público: 50.000 mil
» Árbitro: Sr. Orrego
» Botafogo: Ernâni, Cacá, Zé Maria, Nílton Santos e Chicão (Ademar); Pampolini (Ayrton) e Édison; Garrincha, Paulinho Valentim (Amoroso), Quarentinha e Zagallo (Amarildo). Técnico: Paulo Amaral.
» Millonarios: Centurión, Ávila, Zuluaga e Gallegos; González e Díaz; Larraz, Alvarez, Marcolini (Klinger), Marino (Veja) e Acevedo (Garcia). Técnico: não informado.
BOTAFOGO 4x2 INDEPENDIENTE SANTA FÉ (Colômbia)
» Gols: Quarentinha 9’ e 35’, Paulinho Valentim 64’, Amarildo 77’ (Botafogo); Bustamante 56’ e Panzutto 80’ (Independiente)
» Competição: Torneio Internacional da Colômbia (Quadrangular de Bogotá)
» Data: 17.01.1960
» Local: El Campin, Bogotá
» Árbitro: Sr. Gallo
» Botafogo: Ernâni (Adalberto), Cacá, Zé Maria, Nílton Santos e Chicão (Ademar); Ayrton (Paulistinha) e Édison; Garrincha, Paulinho Valentim, Quarentinha e Zagallo (Amarildo). Técnico: Paulo Amaral.
» Independiente Santa Fé: Fernández, Alvarez (Aponte) e Milne; Sánchez, Acevedo e Silva; González, Campana, Panzzuto, Perazzo e Bustamante. Técnico: não informado.
BOTAFOGO 2x0 ÁUSTRIA DE VIENA (Áustria)
» Gols: Paulinho Valentim 41’ e Zagallo 73’
» Competição: Quadrangular de Bogotá
» Data: 24.01.1960
» Local: El Campin, Bogotá
» Árbitro: Sr. Amaya
» Botafogo: Ernâni, Cacá, Zé Maria, Nílton Santos e Chicão; Pampolini e Édison; Garrincha (Amoroso), Paulinho Valentim, Amarildo e Zagallo (Bruno). Técnico: Paulo Amaral.
» Áustria de Viena: Gartner (Schweda), Nilsson e Stotz; Hirnuschrot (Bluzt), Losser e Medveth; Bernsdtsson, Fiala, Nemec, Riggler e Vargo. Técnico: não informado.
O Torneio Quadrangular de Bogotá (Colômbia) terminou com a seguinte classificação geral:
1° BOTAFOGO (campeão): 6 pontos; 3 jogos, 3 vitórias, 7-2 saldo de gols
2° Independiente Santa Fé: 2 pontos; 3 jogos, 1 vitória, 2 derrotas, 8-9 saldo de gols
3° Áustria de Viena: 2 pontos; 3 jogos, 1 vitória, 2 derrotas, 6-8 saldo de gols
4° Millonarios: 2 pontos; 3 jogos, 1 vitória, 2 derrotas, 2-4 saldo de gols
Súmulas de Pedro Varanda (colaborador do blogue Mundo Botafogo); Fontes: Boletim do Botafogo FR, El Tiempo (Colômbia), O Estado de S. Paulo e O Globo.
1 comentário:
Caro David, com muito gosto faço ligação direta a um blogue representante do melhor clube de Portugal, do 3º maior clube do mundo vencedor de títulos internacionais em todas as modalidades, do 1º clube do mundo com títulos olímpicos em todas as modalidades, do clube que possui 300 filiais em todo o mundo.
Só acho que quem convida é que devia começar a publicar o link do convidado. Mas está bem, inicio eu e vou já fazer a ligação ao seu blogue. Fica a sua promessa.
Abraços Botafoguenses e Leoninos.
Enviar um comentário