O Botafogo foi perfeito em muitas ocasiões, mas houve um dia de Glória maior na vida do Botafogo de Futebol e Regatas, um dia de perfeição absoluta.
Foi no dia 22 de dezembro de 1957.
Nesse dia, Paulo Antônio Azeredo era presidente, Carlito Rocha dirigente, João Saldanha treinador, Paulo Amaral preparador físico, Aloísio Birruma roupeiro, Neném Prancha filósofo da bola, Garrincha, Didi e Nilton Santos os magos da futebol, Quarentinha o maior goleador botafoguense de todos os tempos, Paulinho Valentim o maior artilheiro de uma final de campeonato carioca de futebol e entre os jornalistas e comentaristas desportivos contavam-se Armando Nogueira, Oldemário Touginhó, Roberto Porto e Sandro Moreyra.
E nesse dia da conquista do campeonato estadual com a maior goleada de uma decisão carioca da ‘Era do Profissionalismo’, o irreverente Manequinho tornou-se símbolo do Glorioso para sempre!
QUEREMOS O NOSSO BOTAFOGO DE VOLTA!
8 comentários:
Ok Mundo Botafogo.
Então vamos recordar agora a decisão de 1910. 'Vovô disse que vibrou muito na goleada de 1910'.
'Também disse que os tricolores ficaram desesperados e nove jogadores abandonaram o clube, em 1911'. 'Vovô bandido diriam os tricolores', hein?
BOTAFOGO 6 x 1 FLUMINENSE
Data: 25 de setembro de 1910
Local: Rua Voluntários da Pátria, Rio de Janeiro
Árbitro: A. W. Hassell
Competição: Campeonato Carioca
Gols: Abelardo de Lamare (3), no 1° tempo; Lulú Rocha (contra), Décio Viccari (2) e Mimi Sodré, de cabeça, no 2° tempo
Botafogo: Coggin, Edgard Pullen e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulú Rocha e Lefévre; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré
Fluminense: Waterman, Ernesto Paranhos e Félix Frias; Nery, Gallo e Mutzenbecher; Millar, Oswaldo Gomes, Edwin Cox, Gilbert Hime e Alberto Borgerth
Obs: 1. Maior goleada em decisões de campeonatos do Rio de Janeiro no amadorismo; 2. Botafogo, campeão do Rio de Janeiro (1910).
Saudações Alvinegras.
Perfeito mesmo.
Linda postagem.
bj
Obrigado, Pedro.
Abraços Gloriosos!
Uma postagem linda para uma linda leitora!
Beijos Gloriosos!
meu querido o nosso Botafogo vai muito bem obrigado, com um trabalho honesto, profissional sim, e mais importante, sem pessimismo e choradeira do passado, saudações alvinegras
meu querido o nosso Botafogo vai bem obrigado, como sócio e torcedor que nunca vaia posso lhe assegurar, com competencia e profissionalismo sim, e principalmente sem pessimismo e choradeira de administrações passadas!!Saudações alvinegras!!!
Caro El Loco Lobo [Lobo é devido El Lobo?], não estou inteiramente de acordo com as suas obervações.
Concordo absolutamente com "sem pessimismos e choradeiras"!, mas não concordo sobre a referência a administrações passadas. A choradeira é exclusivamente 'made in Cuca', apenas contagiou impropriamente algumas pessoas. Entre as quais Túlio e Bebeto, mas a administração de Bebeto foi a melhor de todas desde o tempo do Emil Pinheiro. Lembre-se que quando ele entrou não tinhamos dinheiro para luz nem papel higiénico, e em pouco tempo chegamos a liderar o Brasileirão.
Quanto a irmos bem, aceito que talvez a gente vá 'menos mal', isto é, 'razoavelmente'. Para mim, bem e muito bem é haver consistência, não ouvir disparates os membros da diretoria, é ter uma comissão técnica de futebol capaz, é ter um gerente de futebol que não contrate algumas das 'avestruzes' que tenm contratado.
Para mim, ir bem é muito mais do que isto. Não me fico pela razoabilidade, não pactuo com o 'satisfaz mais'. Ou uma coisa é mesmo boa ou é necessário mudá-la - foi isso que fiz em toda a vida. E nós temos muito que mudar, porque o nosso trabalho não é realmente 'profissional'. O presidente é um amador (dito por ele próprio), o André Silva é um ignorante do futebol (dito por ele próprio) e o Anderson Barros escuso-me a comentar - exceto quando for demitido do Botafogo.
O meu Botafogo é aquele que está na postagem, não é o Botafogo que anda aos 'trancos e barrancos' e tanto faz grandes sucessões de vitórias como grandes sucessões de derrotas, tanto nos leva à crença absoluta como à desilusão total. Essa não é a gestão que almejo para o meu clube.
A 'minha' gestão tipo [incluindo a financeira, e não as nossas finanças de buraco] chama-se Paulo Antônio Azeredo...
Como a unanimidade é burra, ainda bem que discordamos, porque é assim que um clube, um partido, um país, a humanidade, crescem.
Abraços Gloriosos!
Meu querido amigo El Loco Lobo, ainda um acréscimo: o Bonsucesso agora vai bem, mas... vai bem ao seu nível de clube entre a 1ª e a 2ª divisão carioca. O meu Botafogo irá realmente bem quando conseguir, com consistência [e não mera obra casuística], disputar as competições internacionais com qualidade de candidato aos títulos.
O meu Botafogo tem um nível e um patamar que não se compadece com a razoabilidade, mas com a grandeza da sua história.
[PS: Sobre a 'honestidade' da administração penso que o presidente e o André Silva são efectivamente honestos na sua vontade de fazer melhor, mas a 'vontade' de fazer melhor não quer dizer que façam realmente melhor]
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário