segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Zagallo, 80 anos

Em homenagem a Zagallo divulgo o pedido de Vitor Daltro, Assessor de Comunicação da Textual Corporativa, sobre o Programa do Sócio no canal Premiere a respeito da comemoração dos 80 anos de Mário Zagallo, bicampeão do mundo enquanto atleta do Botafogo de Futebol e Regatas. Segue o texto.

O “Programa do Sócio” da próxima terça-feira, dia 9, é especial para celebrar as oito décadas do velho lobo Zagallo, com a presença do ex-jogador, ex-treinador e ex-auxiliar técnico da seleção brasileira no estúdio do apresentador Sergio Lobo. A lenda viva do futebol responde as perguntas dos assinantes Premiere FC e fala sobre sua carreira no futebol. A homenagem conta também com uma série de depoimentos de Carlos Alberto Torres, Leandro, Abel Braga e Edinho e o quadro “Datas Importantes” mostra a vitoriosa trajetória de Zagallo como jogador e treinador. O “Programa do Sócio” especial com Zagallo vai ao ar às 23h no canal Premiere e excepcionalmente não terá entrevistas nos centros de treinamento.

Mário Jorge Lobo Zagallo foi o primeiro a conquistar a Copa do Mundo pela seleção brasileira como jogador (1958 e 1962), treinador (1970) e auxiliar técnico (1994). Supersticioso, o botafoguense Zagallo adota o 13 como número da sorte e jogou em apenas três times, todos do Rio de Janeiro: América-RJ, Flamengo e Botafogo.

Em sua época de jogador era conhecido como “Formiguinha”, pois atuava em todas as posições ajudando a armar grandes lances. Conquistou cinco campeonatos Cariocas. Pelo Flamengo em 1953, 1954 e 1955 e pelo Botafogo em 1961 e 1962. Foi no alvinegro carioca que jogou ao lado de craques como Garrincha, Didi e Nilton Santos e contra ídolos como Pelé, todos seus companheiros de seleção brasileira.

Como treinador também passou pelo Flamengo e pelo Botafogo, além da seleção brasileira. No Botafogo foi campeão Carioca em 1967 e 1968, mesmo ano em que conquistou a Taça do Brasil, o Campeonato Brasileiro da época. Quatro anos depois, em 1972, levou o troféu de campeão Estadual para o Flamengo, feito que realizaria novamente 29 anos depois, em 2001. No mesmo ano foi campeão da Copa dos Campeões, também pelo rubro-negro.

10 comentários:

Júlio disse...

O comentarista da Rádio CBN Alvaro Oliveira Filho postou ontem um seu Twitter que a próxima estátua no Engenhão; mais do que merecido.

"Vascodequatro" tem 13 letras.
#pra sempre Zagallo.

Ruy Moura disse...

Júlio, Zagallo para sempre; mas há outra faceta dele com a qual os botafoguenses nunca alinharam. Eu falo depois...

Abraços Gloriosos!

PC Filho disse...

Rui, faltou citar a vitoriosa passagem de Zagallo como técnico do Fluminense, onde venceu a Taça Guanabara e foi campeão carioca em 1971.

FLAVIO SILVEIRA disse...

Rui, eu não engulo o Zagallo, apesar de reconhecer q ele tem uma historia no clube.Tirando o fato q o acho antipatico, mas isso não vem ao caso, ele mostrou ontem, q tem uma certa estrela com o Botafogo.Não engulo, o fato de quando treinador do Flamengo, em 85, ao nos vencer por 6 a 1, estampou o placar no vestiario com esparadapros, dizendo-se vingado, pela derrota de 72.Q ele se sentia assim, era um direito dele, o q não gostei foi a forma, com um certo odio, q ele se referiu ao Botafogo, como o já havia feito no titulo de 71, com o Fluminense.Reconheço a historia dele no clube, mas tenho minhas restrições a enxerga-lo como um autentico alvinegro.

Émerson disse...

Rui,
Eu não gosto de Zagallo, principalmente porque algumas vezes esnobou o Botafogo e sempre esteve ao lado de figuras abomináveis, como Havelange e Rica$$o Teixeira.
Além de tudo, é framenguista!
Um clube com tantos craques poderia, e deveria, homenagear com estátuas gente como Heleno de Freitas, Manga, Sebastião Leônidas, Mauro Galvão, Amarildo, Quarentinha, Didi...

Émerson disse...

Rui,
Mudando de assunto:
O que o sr. achou das cadeiras vermelhas, no Engenhão? Não estão concluindo a obra de caracterizar o nosso estádio para nossos "co-irmãos", como gosta de propalar nosso digníssimo presidentista?

Ruy Moura disse...

PC Filho, o texto corresponde integralmente ao original que me foi enviado. Limitei-me a reproduzir em itálico.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Flávio e Émerson, o Zagallo não é flamenguista, mas torcedor do América FC.

Também não simpatizo com Zagallo - depois conto porquê -, mas é património do bicampeonato do mundo, do bi-bi de 1967-68 e da Taça Brasil. Não é pouco.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ah... e foi tricampeão do mundo em 1970 à conta dos títulos com o Botafogo.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Émerson, se é verdade o que o Bebeto de Freitas dizia acerca de não s epoder mudar a cor das cadeiras devido ao conteúdo do contrato, penso que devia haver uma torcida a impugnar o ato. Cadeiras vermelhas no Engenhão não é só pouca vergonha, é pecado clubista.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...