domingo, 18 de setembro de 2011

Botafogo 1x1 Flamengo

Porque é que o Botafogo entrou recuado no segundo tempo, Caio Júnior? E porque é que a seguir, uma e outra vez, hoje como ontem, errou novamente a leitura de jogo e substituiu tão mal por duas vezes, Caio Júnior?

A ousadia tem lugar reservado na história, mas os covardes jamais serão lembrados.

[PS: Proponho que em cada competição que o Botafogo entre se inicie na classificação com seis pontos negativos; assim, com a entrega antecipada dos seis pontos ao Flamengo em cada competição, talvez dê para planear de outra maneira a possibilidade de sermos campeões – o que acham disso, companheiros?]

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x1 Flamengo
» Gols: Loco Abreu 25’ (Botafogo); Jael 4’ (Flamengo)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)
» Data: 18.09.2011
» Público: 20.805 pagantes
» Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ); Assistentes: Dibert Moisés (RJ) e Rodrigo Joia (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo – Renato (Botafogo); Alex Silva, Airton e Renato Abreu (Flamengo)
» Botafogo: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes (Lucas Zen) e Maicosuel (Cidinho); Herrera (Everton) e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.
» Flamengo: Felipe; Leonardo Moura, Welinton, Alex Silva e Junior Cesar; Aírton (Maldonado), Willians, Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Jael). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

11 comentários:

Émerson disse...

Uma vergonha!
Caio Júnior entregou um jogo ganho ao adversário.
Treinador fraquíssimo!

Aqipossa Informativo disse...

Rui, não pude ver o jogo dessa vez. Estive fora e ouvi pela rádio Tupi. (como era bom ouvir jogos pelo rádio, mas até nas rádios já estão pedendo a vergonha e a FlaPress já aparece)

Ouvi apenas o segundo tempo, entre os 15 e 35 mintuos. Foi o que pude acompanhar. Logo após um ataque do Fogão ser disperdiçado, e o locutor declarar que "por sorte a bola não entrou, (olha a FlaPress aí) o Caio Junior já preparava as substituições. Éverton, não...

Tirar o Felipe Menezes também?!? Imaginei os milhões de botafoguenses pensando a mesma coisa: O Caio está querendo perder o jogo.

E olha que eu nem ouvi o primeiro tempo.

Ps. O Loco Abreu andou conversando com Túlio Maravilha?

Gil disse...

Rui,

Nunca pensei em ver um jogador pior que o lucio flavio. O felipe menezes é mais lento e parece ter menos sangue que o lento flavio.
Concordo mais uma vez contigo! Caio jr. entregou o jogo!

É duro escrever isso, mas o atual Botafogo tem medo de jogar contra os cathartiformes.
Ano passado os cathartiformes ficaram livres do rebaixamento por diferença de quatro pontos. Nós demos esses quatro pontos. Uma derrota e um emparte.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Rui, a nítida impressão que tenho nos últimos anos é que há uma ordem pro Botafogo não vencer esse lixo. O Caio Jr parece aquele tipo de maestro que tendo uma boa orquestra nas mãos resolve inventar. O resultado é que a música fica ruim e a orquestra toca mal. O pior é que eu conheço maestros assim. E técnicos de futebol também. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Entregou, sim, Émerson. E se não entregou mais jogos é porque a qualidade dos atletas e o seu próprio esquema tático (que é inicalmente bom) superam as asneiras de ´leitura' de jogo.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

É assim, Mauro: o Caio copiou um modelo tático europeu que funciona e faz bons 1ºos tempos; no 2º tempo resolve sempre inventar e estragar o seu próprio trabalho. É simples. Claro como água cristalina.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ah... E porque que é que ele faz isso, mauro? Também é simples: sabe imitar, mas não sabe criar.

Uma boa imitação precisa sempre de inovação ao contexto para que é transportada. O Caio Júnior não conhece a metodologia do benchmarking...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Nem mais, Gil. Eu detesto este Botafogo frente ao Flamengo. É uma imitação absolutamente típica dos anos sessenta, mas ao contrário: até à ditadura o Flamengo borrou-se com o Botafogo durante décadas; depois da ditadura e da Flaglogo é o Botafofgo que se borra todo. Inexplicável e inconcebível,sabendo nós que o Flamengo não tem a raça que anunciam, não tem a qualidade que muitos quereriam, nem a categoria que a mídia gostaria que tivesse. Um fiasco. Mas um fiasco ligeiramente menor do aquele que o Botafogo faz ano após ano contra os cathartiformes.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Sergio, é mesmo isso: a orquestra é boa, a pauta está bem escrita, mas o homem resolve atuar a meio para estragar a segunda metade do concerto.

Abraços Gloriosos!

Lewis Kharms disse...

Rui, o que me irrita com relação à constante referência que Caio Jr faz a um ‘modelo europeu’ é o fato da teoria não transpor o plano conceitual. Se todos os elementos que configuram em essência um modelo não forem aplicados, não há modelo. O futebol apresentado pelo time do Botafogo faz o discurso do treinador soar como falácia.

Na prática, somente o componente “valorização da posse de bola” é posto em prática como norma, seja pela forma como o time encara as saídas de bola ou pelo toque inteligente no meio campo. Diria que faltam coordenação defensiva, articulações de ataque bem treinadas, jogadas de contra-ataque desenhadas, o estudo prévio do adversário, em suma, o que percebo no atual modelo tático dos times europeus, desde 2000 – quando comecei a notar semelhanças, principalmente em relação aos sistemas de defesa.

Somando-se a isso a evidente falta de leitura dos jogos e a insistência em assegurar vaga para jogadores de qualidade duvidosa, cria um quadro em que o Botafogo se torna uma equipe banal, irregular e, portanto, não confiável.

O constante desempenho abaixo da própria média quando o adversário é o de domingo suscita suspeitas de que existam pressões de bastidores agindo contra os interesses do clube. Apesar de ainda não termos meios de tirar nossas suspeitas do terreno da especulação, um velho dito popular serve bem ao caso: “Onde há fumaça, há fogo”.

Pena que não é o “Fogo” que queríamos.

Saudações botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Assino por baixo, Luiz. Muito boa análise.

Apenas penso que o Caio tem mais umas noções de futebol europeu além da posse de bola, e procura aplicar. O problema é que ele é mesmo mediano e não treina bem a ligação defesa, meio e ataque. Mas, na verdade, neste século ainda não vi alguém conseguir fazer isso no Botafogo. Nem em nenhum outro clube brasileiro. Além, evidentemente, de Caio não conhecer realmente as modernas metodologias de treino.

No entanto, penso que apesar de tudo o modelo ensaiado pode dar resultado se a covardia não tolher as ousadias indispensáveis. E será Caio ousado? Ainda não vi isso... Só o ouço dizer que estamos a evoluir e está satisfeito com empates... fraca ambição...

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...