O jogo de ontem provou que os botafoguenses são os melhores do mundo desde que o clube e o time os saiba honrar.
Das 1.000 ou 2.000 almas penadas e persistentes que iam ao Engenhão em certos jogos, bateu-se o recorde de assistência num jogo contra um adversário muito simpático mas que nem sequer desperta as emoções dos grandes jogos.
E, diga-se, o time respondeu à medida, efetuando uma exibição bastante segura, típica de quem quer disputar o título. E não apenas disputar uma vaga na Libertadores, como apregoam os comentaristas (?) cathartiformes.
Pela primeira vez, desde 2006, acredito que temos equipa e, sobretudo, arcaboiço psicológico para vencer o campeonato. Não vai ser fácil, apesar do time bem razoável que temos, porque estarão todos contra nós e a BLINDAGEM da equipa é absolutamente essencial.
Porém, um time que faz um primeiro gol com aquela eficácia, um time que faz uma jogada como a que precedeu o gol de Loco Abreu, é certamente candidato ao título.
Um time com dois selecionados (e mais dois que felizmente não foram convocados – Elkeson e Renato) é algo que não nos ocorre há muito tempo. Se acrescentarmos Loco Abreu pelo Uruguai, temos 3 selecionados e mais 2 potenciais: não é pouca coisa. Além de outros atletas aceitáveis como Antônio Carlos ou Gustavo ou mesmo os recém-promovidos à equipa principal.
E embora me possa custar, tal como a outros botafoguenses, tenho que reconhecer que o saldo de Anderson Barros é bastante bom em 2011. Houve reforços, e bons. Temos que o saudar por isso. Esperemos que melhore ainda mais nas próximas contratações e tenhamos pouco a criticar-lhe.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 4x0 Ceará
» Gols: Herrera 5’ e 57’, Loco Abreu 72’, Cidinho 82’
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’
» Data: 07.11.2011
» Público: 36.995 pagantes; 42.000 presentes
» Renda: R$ 760.960,00
» Arbitragem: Edivaldo Elias da Silva (PR); Assistentes: Gilson Coutinho (PR) e José Pontarolo (PR)
» Disciplina: cartão amarelo – Herrera e Elkeson (Botafogo); Heleno, Edmílson e Erivélton (Ceará); cartão vermelho – Fabrício (Ceará)
» Botafogo: Jéfferson; Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Éverton); Marcelo Mattos, Renato, Elkeson (Alex) e Maicosuel; Herrera (Cidinho) e Loco Abreu.
Técnico: Caio Júnior.
Técnico: Caio Júnior.
» Ceará: Diego; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Vicente; João Marcos (Cleber), Heleno, Eusébio e Thiago Humberto (Felipe Azevedo); Osvaldo e Washington (Edmílson).
Técnico: Vágner Mancini.
Técnico: Vágner Mancini.
13 comentários:
Elkeson continua mostrando muita técnica, com seus driblesm e objetividade. A equipe mostra estar subindo de produção, com consistência em todos o setores. Está ficando difícil elogiar um jogador específico, pois todos estão se dedicando ao máximo.
A nota negativa do jogo desta quarta vai para Márcio Azevedo, que não gostou de ser substituído por Everton, que fez o cruzamento do quarto gol do Botafogo, para Cidinho marcar, de cabeça. Alessandro foi buscar Azevedo no túnel, levando-o para o banco de reservas, após ele ser substituído. Se o antigo camisa 2 não é o mais técnico dos atletas, ao menos mostra estar comprometido com o grupo, dando uma lição no substituído lateral-esquerdo.
"A liderança carioca ainda não veio, só a vice-liderança, porque o São Paulo venceu e a assumiu. Mas parece que é questão de tempo, pelo futebol que o time da Estrela Solitária vem jogando,colírio, de fato."-Juca Kfouri
Veja o que um querido amigo são-paulino fala sobre a fase do Botafogo:
http://aureliojornalismo.blogspot.com/2011/09/analise-de-um-amigo-sao-paulino-sobre.html
É sempre bom ter uma visão de fora..
abraços
Concordo inteiramente, Aurélio. Quanto ao Alessandro, considero que não serve para a nossa equipa, mas sempre me pareceu um homem e um atleta íntegro. Por isso é que ele tem influência no grupo.
O Márcio Azevedo devia ser severamente chamado à atenção e barrado na equipa principal. Se facilitarmos, começa a bagunça e depois temos uma equipa com panelinhas à moda do Cuca. Isso seria fatal.
Disciplina e blindagem associadas a este futebol, é receita campeã. Só faltará conseguirmos marcar uma margem de gols que deixe sem margem de manobra os homens do apito.
Abraços Gloriosos!
Rui,
Desde o jogo contra o time da colina que o atual Botafogo me faz recordar o Botafogo do final dos anos 60 e início de 70.
Passa segurança, confiança, jogadas, disposição tática e a certeza que o gol é questão de tempo.
Os jogadores, titulares e reservas, demonstram em cada jogada e gol que estão muito unidos.
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Sem dúvida, Gil. É o melhor Botafogo do século XXI. Espero que não desiluda, que continue e se aperfeiçoe.
Abraços Gloriosos!
A jogada que originou o gol do Loco e as comemorações da equipe nos quatro gols são emblemáticas da fase que passa o Botafogo. Futebol dígno de nossas tradições - técnico, efetivo, ofensivo, alegre. Somente um futebol assim - sobrando para derrotar adversários, arbitragens, tribunais e imprensa, atrai o apoio da exigente torcida botafoguense.
Sinto cheiro de títulos já em 2011 - Copa Sulamericana e Brasileirão.
Que bom o regresso do Augusto ao MB com as suas interessantes e inteligentes abordagens. Mas... calma... um título desses já seria bom... os dois acho que é pedir muito. Em minha opinião devia-se priorizar porque o Brasileirão é muito exigente fisicamente. Acho, aliás, que a equipa deve ser inteligente a gerir os esforços, porque se puxar muito, rebenta e lá se vai a possibilidade de títulos (os treinadores de 2007 a 2010 rebentaram as equipas, tecnicamente e fisicamente).
Todos os anos tenho priorizado a Sul-americana, porque acho que não tínhamos time para suportar a exigência do Brasileirão. Mas este ano acho que o Brasileirão devia ser a prioridade. E em 2012 estaríamos em força na Libertadores.
Abraços Gloriosos!
Eu estava lá: o Engenhão estava lindo lindo lindo lindo.
Caro Rui. Sem lhe puxar o saco, coisa que não faço e você muito menos precisa, fico com mais uma opção de leitura pós-jogos do glorioso.É sempre bom ler sentenças como a que você escreveu: "... tipica de quem quer disputar o título. E não apenas disputar uma vaga na Libertadores como apregoam os comentaristas (?) cathartiformes".
Fraterno abrazço. Loris
Rui, concordo inteiramente.
Mudando de assunto. O Elkeson foi eleito o destaque do Brasileirão por leitores do Globo (!!!), através de uma enquete.
Feito fantástico, que não é noticiado provavelmente por ter roubado a cena do protagonista da companhia teatral ‘GloboEsporte’.
Desta vez — sem patriotismo barato — o povo brasileiro mostrou que seu conhecimento sobre futebol pode oferecer uma tremenda resistência à empulhação midiática.
Se fosse o R10 — certamente o que esperavam que fosse e que levou à ‘encomenda’ da ‘pesquisa’ –, daria capa do caderno de esportes, dos jornais ‘especializados’, matéria de 2 blocos no Globo Esporte com a visita do ‘craque’, quadro especial do Faustão…
Mas como foi o Elkeson, noticiaram somente aqui > http://oglobo.globo.com/esportes/brasileiro2011/mat/2011/09/08/destaque-do-brasileiro-na-opiniao-dos-leitores-elkeson-nao-tem-pressa-de-chegar-selecao-tenho-muita-estrada-pela-frente-925311744.asp
Saudações botafoguenses!
Que inveja, Júlio. Eu também queria ter estado lá...
Abraços Gloriosos!
Muito inteligente e subtil a tua maneira de dizeres para eu continuar a comentar os jogos... Obrigado.
Abraços Gloriosos!
Estamos habituados a isso, Luiz. É-me indiferente, mas lamento porque a não publicitação das coisas do nosso Glorioso acaba por menorizar o clube. A nossa direção precisa de fazer algo que contrarie esse estado de coisas.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário