quarta-feira, 12 de outubro de 2011

1988: Botafogo, campeão internacional em Palma de Mallorca


O Botafogo conquistou a Taça Cidade Palma de Mallorca, no dia 13 de Agosto de 1988, ao vencer o célebre Barcelona por 1x0, com gol de Marinho.

No 1º jogo o Botafogo também vencera a poderosa equipa do Boca Juniors. Eis a campanha invicta do Glorioso:

BOTAFOGO 3x1 C. A. BOCA JUNIORS (Argentina)
» Gols: Josimar 11', Carlos Magno 23' e Helinho 25' (Botafogo); Correa (pen.) 22' (Boca Juniors)
» Competição: Taça Cidade Palma de Mallorca
» Data: 12.08.1988
» Local: Luís Sitjar (Palma de Mallorca)
» Público: 12.000
» Árbitro: Sergio Albert
» Disciplina: Expulsões de Doménech, aos 61', Sánchez Guillermo e Helinho, aos 76', o médico do Botafogo e Luisinho aos 80'
» Botafogo: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gottardo, Mauro Galvão e Renato Martins; Luisinho, Carlos Magno e Paulinho Criciúma; Marinho, Mazolinha e Helinho.
» Boca Juniors: Genaro, Sánchez Guillermo, Doménech, Correa, Espinosa, Musladini, Varela, Soñora, Berti, Barroso (Ibáñez) e Arias.

BOTAFOGO 1x0 F. C. BARCELONA (Espanha)
» Gol: Marinho
» Competição: Taça Cidade de Mallorca
» Data: 13.08.1988
» Local: Luís Sitjar (Palma de Mallorca)
» Árbitro: Sánchez Arminio
» Botafogo: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gottardo, Mauro Galvão e Renato Martins; Luisinho, Vítor e Carlos Magno; Marinho, Mazolinha e Gilmar. Técnico: João Batista Carlos Pinheiro.
» Barcelona: Zubizarreta, López Recarte, Serna, Milla e Julio Alberto; Eusébio (Urbano), Roberto, Soler (Roura) e Carrasco; Julio Salinas e Beguiristain. Técnico: Hendrik Johannes ‘Johan’ Cruijff.

Súmulas: Cláudio Falcão, Pedro Varanda e Rui Moura (colaboradores e editor do blogue Mundo Botafogo); Fontes: Botafogo F.R., El Mundo Deportivo (Carme Barceló), O Globo, Jornal do Brasil e Jornal dos Sports.

4 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Rui, é muito interessante que a imprensa nunca fale dessas conquistas do Botafogo pelo simples motivo de que não são oficiais, não referendadas pela fifa. O mais curioso é que aquele amistoso de 81 no Japão daquele time, virou título mundial interclubes, mas não é referendado pela fifa, e então o que dizer dessa palhaçada. O fato é que oficial ou não, o Botafogo sempre venceu adversários dificílimos em dezenas de torneios internacionais onde a arbitragem nunca nos atrapalhava, em compensação no Brasil... Curioso, mas reclamar da má intenção da arbitragem brasielira em relação ao clube mais nojento que conheço é choro, mas quando eles perdem, é melhor nem falar. Infelizmente a nossa imprensa esportiva é nojenta e interesseira, mas como diz o Mauro: "um dia a globo vai falir e o framengo vai cair e eu vou rir de montão". Abs eSB!

marlon disse...

Prezado Rui,
não sei se você acompanha e leu a coluna do Tostão de hoje. O grande analista mineiro tocou no problema que você destacou recentemente em uma análise aqui, o da inconsistência das equipes da série A. grande abraço, Marlon

TOSTÃO

Time bom é a Barcelusa

O Corinthians, sem um centroavante, melhorou muito no ataque. Coincidência?

A cada rodada, muda a lista dos times que lutam pelo título, por vaga na Libertadores, na Copa Sul-Americana e para fugir do rebaixamento.
Diferentemente da Série A, em que não existe uma equipe nitidamente superior, a Portuguesa, na Série B, está muito à frente das outras. Fora a Lusa, ou melhor, a Barcelusa, há também equilíbrio na segunda divisão.
Além do equilíbrio, outra causa de tanta irregularidade nas equipes da Série A é a ausência de um jogo coletivo consistente e constante. Os times ganham e perdem por meio de jogadas individuais, aéreas, erros de árbitros, expulsões e outros lances isolados.
Nada disso dá segurança para a próxima partida. Pouquíssimas vezes, uma equipe impõe sua superioridade.
O Corinthians, contra o Atlético-GO, foi exceção. Coletivamente, foi brilhante. No primeiro tempo, marcou por pressão, não deixou o adversário trocar passes e decidiu a partida. Caio Júnior deve ter pensado muito em como enfrentar essa pressão.
O perigo de o Corinthians jogar dessa forma é terminar o primeiro tempo em desvantagem, cansado, e não ter condição física para reagir. Mas vale a pena correr o risco.
O Corinthians, sem um típico centroavante, melhorou muito nos dois últimos jogos que disputou. Quem estava na frente, geralmente o meia Alex, movimentava-se e trocava passes, o que não costuma ocorrer com um típico centroavante.
Isso não significa que é sempre melhor não ter um centroavante. Mas há, em todo o mundo, uma supervalorização desse jogador. Se o Corinthians vencer e fizer cinco ótimas partidas sem centroavante, na primeira que perder, dirão que faltou um. Com frequência, um time possui um centroavante artilheiro, mas não joga bem nem vence.
No esquema dito moderno, com uma linha de três meias, o centroavante costuma ficar isolado e mais fácil de ser marcado. Os dois zagueiros, acostumados a marcar apenas um jogador, têm grandes dificuldades quando enfrentam uma dupla de atacantes, como a do Botafogo, com Herrera e Loco Abreu. Os dois fizeram falta contra o Bahia.
O centroavante ideal é o que faz gols e que dá passes decisivos para o companheiro, que, no momento do lance, ocupa seu lugar. A troca de posições, em vários setores, é característica das grandes equipes.
Ter volantes só para marcar, meias para armar e centroavantes para fazer gols, tudo certinho, compartimentado, previsível, é o caminho para a ineficiência e para a mediocridade.

Ruy Moura disse...

Sergio, o lindo futebol pioneiro do Brasil virou coisa terceiro-mundista comandada pela Flapress. A ignorância e pequeneza deles nem sequer os permite identificar o mal que fazem ao futebol e ao país. Enfim... Os atributos cerebrais nunca foram equitativamente distribuídos por todos os humanos...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Obrigado pela informação, Marlon. Isso mostra que o Tostão (que muito aprecio) também lê o Mundo Botafogo!

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...