quarta-feira, 8 de março de 2017

Lúcia Senna, a ‘bruxa’

Chamam de bruxa as mulheres que assumem seu poder pessoal. As que não têm medo de serem livres.

Chamam de bruxa as mulheres que cheiram a ervas e que as cultivam em seus jardins.

Chamam de bruxa as mulheres que ensinam brincadeiras às crianças e brincam com elas, mesclando a mestre e a aprendiz.

Chamam de bruxa as mulheres que sonham seus encantamentos, que encontram respostas no vento, que sentem o cheiro da chuva chegando com as nuvens ainda leves de água...

Chamam de bruxa todas as loucas que falam com seus bichos, as que se encantam com pássaros, que se comovem com seus cantos.

Chamam de bruxa, mulheres que trocam um par de sapatos novos por um passeio na praia e uma ida ao shopping, por um banho de cachoeira.

Chamam de bruxa, mulheres que caminham descalças, que secam cabelo com a brisa da manhã, que se entregam ao luar com a mesma intensidade que uma loba uiva, nas noites de lua cheia!

Chamam de bruxa, as que fazem unguentos, preparam chás, penduram ervas nas janelas, que se sentam na terra e trocam com ela, a sabedoria mensal, imersa em seu sangue sagrado.

Chamam de bruxa todas as que encontram em seu canto sagrado e nas marcas de seu rosto, o mapa de sua sagrada jornada.

Chamam de bruxa aquelas que têm como templo, as estrelas e o firmamento, como sagrado as águas que correm pelos campos, e firmam seus passos no solo que as sustentam.

Chamam de bruxa as que se abençoam por serem: mulheres benditas, geradoras de vida, cuidadoras por natureza, fênix por natureza, ainda que esmagadas diariamente pela hipocrisia humana.

Chamam de bruxa as que brilham, mas que caminham sob o manto da simplicidade.

Chamam de bruxa as que iluminam, mas que caminham por entre as sombras, levando sua luz aos que necessitam, sem julgamentos, apenas no acolhimento da alma.

Chamam de bruxa as que possuem a coragem de ser quem são, sem medo apenas com o coração repleto de amor e que em seus intentos espalham sementes do bem, pelos corações que se abrem para que elas possam entrar!

Chamam de bruxa, as mulheres repletas do poder de Si mesmo, que assustam por serem diferentes, mas que encantam quando compreendidas e respeitadas, pois não precisam ser aceitas. Não precisam da aprovação de ninguém para serem as Mulheres de Poder que são!

Autoria: Rose Kareemi Ponce.

Nota do editor: o Mundo Botafogo ama a sua Rainha, a 'bruxa mágica' que encanta a vida de todos nós.  

9 comentários:

Lúcia Costa disse...

Ruy Moura,

Tenho que te dizer e a quantos queiram ouvir que tu és um grande homem. Entendo por grande homem aquele ser humano transparente, que não se refugia atrás de cortinas de fumaça. Um grande homem é aquele que pode até cair, mas tem força suficiente para levantar-se e seguir lutando. Um grande homem é aquele que jamais se deixa abater pelas coisas pequenas pois são grandes de espírito, grandes de alma e grandes de coração.Um grande homem é aquele que deseja construir um mundo melhor e não mede esforços para isso.Um grande homem é aquele que tem sensibilidade e olhos de poeta. Um grande homem é aquele que sabe admirar uma mulher por seus alicerces morais e beleza interior.
Obrigada Ruy, pela belíssima e inesperada homenagem. Tenho uma honra imensa em ser chamada de bruxa, criaturas cheias de mistério e encanto!
Obrigada ainda por me fazer feliz , prestigiando-me cada vez mais no MUNDO BOTAFOGO. ZEN PALAVRAS (KKK).
Só um GRANDE HOMEM para dedicar-me tão belo texto, no dia de hoje - Dia Internacional da Mulher!
Gloriosos beijos de admiração

Ruy Moura disse...

Lúcia, GRANDE mesmo é uma certa mulher que eu conheço muito bem, que entre as suas origens indígenas e as suas magias urbanas fez a síntese perfeita roubando a cena às maravilhosas cores do arco-íris e irradiando beleza de alma e coração à sua volta. GRANDE mesmo é uma mulher que eu conheço muito bem, que despida de materialidades ousou construir um mundo pleno de espiritualidades autênticas.

GRANDE ÉS TU, LÚCIA SENNA!

Anónimo disse...

BRUXA OU FADA?
Pensando melhor, que diferença faz se as duas tem magia, encanto, quebranto e ...o meu pranto?
TADEU

Anónimo disse...

Lúcia,
Quero deixar registrado a admiração que tenho por ti, pois teus textos são encharcados de energia vital. Tens o poder da alegria. O nosso poeta Vinicius de Moraes nos dá uma notável definição de alegria: " Ela é uma luz no coração " Tem algo mais preciso do que isso? Ela ilumina e aquece a alma. Assim, és tu. Tuas crônicas iluminam e aquecem a alma dos teus fiéis leitores. Hoje, dia Internacional da Mulher, desejo-te toda sorte do mundo e que possas continuar nos encantando sempre.
Guilherme

PCORRÊA disse...

Uma bruxa é geralmente retratada no imaginário popular como uma mulher velha, nariguda e encarquilhada, exímia e contumaz manipuladora de Magia Negra e dotada de uma gargalhada terrível. A palavra vem do verbo italiano bruciare que significa queimar (brucia), na época da Inquisição, estrangeiros fora da itália ao ouvirem gritar brucia associaram a palavra com a ré. É inegável a conexão entre esta visão e a visão da Hag ou Crone dos anglófonos. É também muito popularizada a imagem da bruxa como a de uma mulher sentada sobre uma vassoura voadora, ou com a mesma passada por entre as pernas, andando aos saltitos.
Mas alguns utilizam o termo, contudo, para designar as mulheres sábias detentoras de conhecimentos sobre a natureza e, possivelmente até magia.
Lendo esse seu texto, passou-me que essa BRUXA Lúcia Senna vai contra tudo isso já que é uma mulher bonita, só pelas fotos mostra toda sua classe e o ar de sabedoria e visão de vida.
Portanto para mim, Lúcia Senna é a real virtuose da sabedoria, magia de nos encantar com seus sábios textos da vivência que tem de vida e da sua sensibilidade de ver o que nós mortais atarefados pela crise, problemas do dia a dia não percebemos.
Portanto, bruxa para essa ♕ é algo poético, lindo e que pela sua magia natural encanta a todos nós.
Beijão ♕ e continue sendo nossa bruxa.

Ruy Moura disse...

Belíssimo comentário, meu amigo.
Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

É uma fada-bruxinha...
Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

Lúcia, Lúcia, Lúcia...

Ondes estás que não respondes? Estamos, o pessoal do escritório e eu , aguardando por ti. Lá no trabalho, na nossa hora do recreio, a falta que fazes é imensa. Acho até que nos tornamos mais amigos por conta das tuas crônicas. Portanto, volto a perguntar?
Lúcia Senna, onde estás que não respondes?

Ruy, caro amigo
Só tu para me dizeres onde anda a nossa querida cronista. Ela tornou-se indispensável,
Ruy. Não há dúvida que é bruxa. Uma bonita bruxa, é bom que se diga...
Estou te aguardando para uma cervejinha bem gelada.
Abraços,

Ruy Moura disse...

Rsrsrs...

Maurício, a 'Bruxa' está quase, quase, chegando... Teremos um novo 'banquete' no Mundo Botafogo já, já... Para gáudio desse pessoal aí que tenho a sensação que já anda meio triste com a ausência da Rainha do Mundo Botafogo... (rsrsrs)

Vamos beber uma cervejinha logo mais?... (rs)

Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...