domingo, 3 de junho de 2018

Sporting XXIV: um título presenciado ao vivo!


A convite das minhas filhas sportinguistas estreei-me no novo Pavilhão Rocha para as modalidades de quadra do meu ‘Botafogo português’, o Sporting Clube de Portugal, a maior potência nacional do desporto português, sendo o 3º clube europeu com mais conquistas coletivas continentais em todas as modalidades, secundando o Barcelona (1º) e o Real Madrid (2º), e o clube do mundo com mais medalhados olímpicos representando o país.

O Sporting atravessou um período de cerca de 25 anos suprimindo modalidades, mas desde há cinco anos a nova presidência encetou uma recuperação única, construindo o novo pavilhão e recuperando todas as modalidades e acrescentando outras, totalizando atualmente 55 modalidades em todos os escalões etários.

O Sporting obtém títulos em todas as modalidades, e as que não ganhavam há 20 ou 30 anos o campeonato nacional (handebol, hóquei em patins, voleibol…) também já venceram os campeonatos nacionais. A nível continental, há cinco anos havia 22 títulos europeus conquistados na história do clube e atualmente já há 29 conquistas.

O jogo de hóquei patins a que assisti ontem foi muito simbólico porque o Sporting já fora campeão europeu da modalidade e não ganhava o campeonato nacional há 30 anos, terminando com o jejum em todas as modalidades. Foi um delírio entre a torcida vencer o FC Porto, que era o campeão nacional, com uma rodada de antecedência.

Eis a brilhante campanha leonina:

TURNO

Sporting 7x1 CI Sagres (c)
Sporting 4x1 HCP Grândola (f)
Sporting 6x0 SC Tomar (c)
Sporting 3x2 A Juventude de Viana (f)
Sporting 7x1 HC Turquel (c)
Sporting 2x0 Valença HC (f)
Sporting 3x1 AD Valongo (c)
Sporting 6x2 HC Braga (f)
Sporting 7x2 OC Barcelos (c)
Sporting 3x0 CD Paço d’Arcos (f)
Sporting 3x3 SL Benfica (c)
Sporting 1x2 FC Porto (f)
Sporting 9x1 UD Oliveirense (c)

RETURNO

Sporting 6x3 CI Sagres (f)
Sporting 11x4 HCP Grândola (c)
Sporting 3x1 SC Tomar (f)
Sporting 7x1 A Juventude de Viana (c)
Sporting 7x1 HC Turquel (f)
Sporting 2x1 Valença HC (c)
Sporting 5x3 AD Valongo (f)
Sporting 5x3 HC Braga (c)
Sporting 2x2 OC Barcelos (f)
Sporting 13x2 CD Paço d’Arcos (c)
Sporting 7x4 SL Benfica (f)
Sporting 4x3 FC Porto (c)
Sporting x UD Oliveirense (f)

Síntese: 25 jogos, 22 vitórias, 2 empates e 1 derrota; saldo de gols 121x44.

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo).

2 comentários:

Lúcia Costa disse...

Bonito ver pai e filhas felizes com a gloriosa vitoria do Sporting.
Qualquer dia desses e quando menos se esperar , o Lucas estará também na foto, exibindo o seu lindo e simpático sorriso, todo vestido de verde e branco.
Que vocês tenham muitos e muitos momentos iguais a esse.
Beijos,

Ruy Moura disse...

No Pavilhão vestido de verde e branco o Lucas não esteve, mas já envergou o traje sportinguista e foi publicado no blogue! As minhas filhas são 'loucas' pelo Sporting!

E eu, mais do que futebol, gosto de futsal e de hóquei em patins no ginásio, pólo aquático na piscina, regatas no mar, ciclismo na estrada e, acima de tudo, atletismo na pista!

Mas como diaria um grande botafoguense: "Eu não gosto de futebol, gosto é do Botafogo." E do Sporting... Logo, em qualquer desporto vibro com os feitos e as conquistas de ambos os clubes.É a vantagem de ser culturalmente luso-carioca! (rsrsrs)

Beijos, querida Lúcia.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...