segunda-feira, 2 de julho de 2018

Gloriosa bandeira


por LÚCIA SENNA
Escritora e cantora
Cronista do Mundo Botafogo

Estamos em plena Copa do Mundo mas, para ser sincera, não estou no clima.  A bandeira do Brasil permanece lá por dentro de algum armário do quartinho de serviço. Logo ela que, sabendo-se linda e colorida, era a primeira a dirigir-se para a janela da varanda, semanas antes do grande evento. Vaidosa e altiva, tremulava ao sabor do vento e por lá ficava até o final do campeonato. Nem de longe parecia ser uma senhora de idade avançada.

Hoje, abatida e desanimada, não quer dar as caras. Ao que parece anda meio depré e, certamente, tem lá suas razões. Nascida em 19 de novembro de 1889, sob o signo de Escorpião, não brinca em serviço. Dona de grande magnetismo pessoal, a todos encanta e seduz. O espírito crítico, no entanto, faz parte da sua essência, bem como um forte sentimento de justiça.  Não é mulher de meios termos, de meias verdades. E tem mais: quando estabelece uma meta, não desiste até atingi-la. Escorpiana pura!

Republicana por natureza, considera inaceitável ostentar no peito dizeres de “Ordem e Progresso”, na situação caótica em que se encontra o Brasil. Já até ameaçou retirá-los enquanto o analfabetismo não for erradicado do país. Conhecedora de seus direitos, sabe que sendo um símbolo nacional, em hipótese alguma pode ser desrespeitada. Mas o fato inconteste é que está com a autoestima abalada. Envergonhada com a corrupção que assola a nação, não quer saber de Copa nem de nada.

Senhora de fino trato e patriota de carteirinha, cobre-se de verde e amarelo todas as vezes que é chamada a participar de alguma manifestação cívica, seja de caráter oficial ou particular. Pontual, jamais reclama de levantar cedinho para ser hasteada. Agora, cansada e desiludida, tira o time de campo. Afirma estar velha demais para fingir sentimentos inexistentes. Ainda assim, continua lutando com unhas e dentes pelos ideais republicanos, razão da própria existência.

Admirável essa grande dama! Tem uma biografia invejável. Sua chegada estabelece um antes e depois: sai a Monarquia, entra a República. E ela chega deslumbrante, trazendo em seus símbolos conceitos da mais alta relevância. Para marcar o grande acontecimento, ganhou até um hino de presente do grande poeta Olavo Bilac. Quanta honra! Ser a carteira de identidade de todo um povo era razão mais do que suficiente para sentir-se gloriosa!

Em 2014, quando o Rio sediou a copa, nossa musa já estava com 125 anos. Apesar da idade, portou-se como uma jovem e incansável anfitriã. Lépida e fagueira, saudava com charme e simpatia todas as inúmeras bandeiras que por aqui chegavam. Consciente da sua notória beleza, abria-se – tal qual um pavão – exibindo a exuberância de suas cores e o intenso brilho das 27 estrelas contidas em seu corpo! A velha senhora não cabia em si de contentamento. Tampouco, a cidade maravilhosa!

Mas depois de um certo 7x1, o que se viu foi uma multidão de brasileiros chorando copiosamente por entre as cadeiras vazias do ‘Maraca’. O Rio de Janeiro transformou-se em um autêntico rio de lágrimas. Que houve um trauma, sem dúvida, houve. Corte profundo na alma, nenhum. Temos problemas muito mais sérios e, portanto, não faz sentido transformar uma Copa do Mundo perdida em pesadelo nacional. Quem dera que todas as nossas questões fossem essa. Quem dera...

Tal qual a bandeira, também não botei meu bloco na rua. Não comprei sequer um adereço para usar, como costumava fazer. Não tenho reunido ninguém aqui em casa e nem tenho sido convidada a participar de algum churrasco com parentes ou amigos.  Nada de especial na programação. Mas assisto aos jogos e torço pela seleção do Tite. Devo confessar que ainda me emociono – que bom! – quando os jogadores entram em campo e começam a entoar o nosso hino, uma autêntica linguagem de sedução.

Ah, pátria amada, me entristece perceber o teu abatimento ao constatares que por aqui está tudo russo. Hás de renascer das cinzas, e que seja “... em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo...”.

[Nota da autora: Estou convicta que aquela única e brilhante estrelinha solitária presente na nossa bandeira é sinal inequívoco que essa gloriosa e centenária senhora é botafoguense desde criancinha. Alguém duvida?]

[Nota do editor: Olavo Bilac, botafoguense apaixonado e figura central do Clube de Regatas Botafogo, compôs o Hino à Bandeira do Brasil em 1906. Confira aqui a história e o lindo audio de 4m14s: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hino_%C3%A0_Bandeira_do_Brasil]

106 comentários:

Anónimo disse...

Lúcia ,
Emocionante a crônica. Muito boa ideia teres transformado a nossa Bandeira na protagonista da Copa.
Bravo! Beijos da ELIZA

Anónimo disse...

Lúcia , minha amiga
Crônica espetacular. Super original e criativa, bem ao teu estilo!
És inconfundível! Amei.
Bjs da Isabel

Anónimo disse...

Li muitas crônicas sobre a Copa do Mundo nesses últimos dias. Mas , com toda sinceridade , nenhuma tão interessante quanto a tua. Quanta imaginação! Cada dia sou mais teu fã . EDSON

Anónimo disse...

Lúcia Senna,
Cada crônica tua é um golaço. A nota final onde fazes a correlação da estrelinha isolada na bandeira do Brasil , com a nossa estrela solitária é deslumbrante. Nosso Botafogo registrado na Bandeira Nacional? É DEMAIS para um coração alvinegro. Abraços ,
MARCELO

Anónimo disse...

Crônica nota 10. Além de tudo, instrutiva! Beleza!
Abraços ALCEGLAN

Anónimo disse...

Amiga, impossível não se emocionar diante dela. Quando tremula, os olhos marejam, o coração acelera e a emoção nos faz esquecer, ainda que por alguns instantes, o trágico e grave momento que nosso país atravessa.Parabéns pela ideia de homenageá-la. O dia há de chegar de podermos vê-la altiva e orgulhosa de seus filhos. Parabéns. Maria Inês.

Anónimo disse...

Acho, Lucia SENNA ,que se a bandeira pudesse exprimir seus sentimentos falaria exatamente o que você escreveu sobre ela.
Deprimida,cansada, abatida mas Gloriosa!
ALOÍSIO

Anónimo disse...

Lúcia, pois eu estou curtindo adoidado. Tenho um grupo de amigos animadíssimos e depois dos jogos vamos pro ALZIRAO. Diga pra nossa Bandeira sair da deprê pois o clima é de festa Kkkkk.
Beijos. Taty

Anónimo disse...

Emocionado completamente com a ' sacada' da cronista. Nunca tinha pensado nisso mas está claro que a Bandeira do Brasil é botafoguense.
A estrelinha solitária é a nossa estrela D' Alva. Parabéns, Lucia.
Botafoguense Arretado

Anónimo disse...

Oi, minha querida amiga
Li a crônica e fiquei mais uma vez admirado com a tua inspiração. Dar vida à bandeira brasileira foi show de bola ( para ficar dentro da linguagem futebolística ).
Teu estilo é único. Inigualável!
Fico muito orgulhoso de ter uma amiga tão bacana assim.
Beijos , minha linda .
Milton

Anónimo disse...

Desta vez demorou mas valeu a espera.E como valeu! A " velha senhora" tem mesmo motivos de sobra pra estar desanimada. No entanto, como diz a cronista, o país há de renascer das próprias cinzas e a bandeira altiva voltará a tremular ao sabor do vento. Torcemos para que isso aconteça sem muita demora.
Abraços
AMAURY

Anónimo disse...

A imagem da bandeira sem os dizeres de " Ordem e Progresso " substituída pelos felinos e pelas aves do Pantanal é excelente. Tudo a ver com o texto quando diz que a Bandeira não aceita carregar no peito aqueles dizeres , uma vez que o país está à beira do caos. Super coerente!
Abraços
RODRIGO

Anónimo disse...

Fiquei com uma Peninha da nossa Bandeira? Tadinha , escondidinha dentro de um armario ... Mas, tenho absoluta certeza , que ela voltará a se orgulhar de ser um dos mais importantes símbolos nacionais.
Adorei a crônica!
LENA

Anónimo disse...

Linda e emocionante crônica!
Em termos de bandeiras e hinos somos imbatíveis. Temos que respeitar os nossos símbolos nacionais. E agora temos uma razão a mais: nossa estrela solitária também está registrada na bandeira. Emocionante!
TADEU

Anónimo disse...

Lúcia Senna vem se afirmando como uma ótima cronista. Tenho entrado nas " Letras LUCIA SENNA " e é sempre um prazer ler os textos, interessantes , divertidos , leves mas construídos com muita inteligência.
Parabéns, Lucia . Parabenizo também o editor pela qualidade do blog em todos os sentidos.
LEANDRO PAIVA.

Anónimo disse...

Nossos símbolos nacionais precisam mesmo ser respeitados. Canso de ver bandeiras velhas e até rasgadas hasteadas em várias escolas públicas pelo Rio de Janeiro. Gostei da humanização que você deu a Bandeira. Muito bom!
DARIO ALVES

Anónimo disse...

Querida amiga,
Tens o maior jeito pra contar histórias. Olha, fico imaginando que sérias uma ótima professora de história. As crianças iriam adorar aprender tudo sobre a Bandeira do Brasil contadas dessa forma tão lúdica ...
Se nós adultos gostamos tanto quanto mais a criançada.
Parabéns, querida
SANDRA

Anónimo disse...

Nossa cronista transborda de imaginação e otimismo.
Todos os textos trazem uma energia muito positiva no final. Isso é digno de ser admirado. Quando todos estão pessimistas , lá vem ela com uma.luz no final do túnel.
Formidável!
Carlos

Anónimo disse...

Escreves de uma forma muito engraçada e criativa. Sei que te dizer isso é lugar comum.Nao importa. A original es tu, não eu.
Parabéns.
Waldir Soares

Anónimo disse...

Lucia , amiga querida
Também sou do signo de Escorpião.
Me vi retratada na crônica. Minhas características todas lá.Amei saber que a nossa linda bandeira é do meu signo. Digna, ética, verdadeira e dona de um grande magnetismo pessoal? Puxa, igualzinha a mim.kkkkkk.
Beijos da Marlene.

Anónimo disse...

Como sempre a crônica da Lucia sobre a Bandeira Nacional,e,claro, mesclado com os jogos da Copa, não deixa de ser super interessante. Apesar de estarmos numa situação caótica, de corrupção, desemprego, etc.,não há como não assistirmos os melhores jogadores do mundo. Mesmo a Bandeira guardadinha, tristinha, sozinha,nossos corações são verde e amarelo e sucumbimos ao fascínio, paixão, angústia dos jogos e emocionarmos pela luta dos jogadores para serem "Campeões da Copa do Mundo".Bjs. Sonia Costa

Anónimo disse...

Uma "senhora",que do alto dos seus 129 anos, sabe muito bem dos seus direitos e que nao admite , em nenhuma hipotese , ser desrespeitada é admirável. Uma mulher e tanto!
Merece ser o símbolo da nossa Pátria.Agora , nós é que não estamos merecendo ser representados por tão grande dama.
Essa é a questão. Esperemos por dias melhores.








Anónimo disse...

Quer saber de uma coisa? Você é o máximo!
Gabriel - um fã entre tantos.

Anónimo disse...

A crônica é toda muito boa mas, Lucia, você ter notado que a nossa estrela solitária está registrada na Bandeira Nacional.... é algo surpreendente e GLORIOSO !
Nunca mais vou esquecer disso.
Obrigado. Cleber Machado.

Anónimo disse...

Que história mais bonitinha!
Adorei. Concordo com alguém que disse aqui que estudar história do Brasil dessa forma seria muito legal.
Poderias escrever um livro didático: " História (lúdica ) do Brasil" .
Beijos. VAL.

Anónimo disse...

Tão bonito quanto o hino Nacional e o HINO à Bandeira , de autoria de Olavo Bilac . Não poderia ser diferente.Um poeta espetacular e por cima botafoguense, tinha que ser deslumbrante. É devolvo a pergunta da cronista: "Alguém duvida ? "
Kkkkk
Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

Uma ideia muito interessante.
A bandeira como protagonista da Copa. GOSTEI!
ABRAÇOS
CELSO

Anónimo disse...

Oi, Lucia
Sensacional! Aproveitei a dica do editor e li tudo sobre a história da nossa Bandeira e , de quebra , ainda ouvi o hino que Olavo Bilac compôs.
Ganhei em divertimento e em cultura.
Eta blog bom! A gente aprende divertindo- se .
Parabéns para os dois.
Beijos da prima Luciana.

Unknown disse...

Ola Lucia,
Quanta gentileza com a nossa bandeira!! a cada cronica um mergulho na historia, dividindo conosco informações sobre o tema que abordas..
Quanto ao mundial, sinto o mesmo, estamos cabisbaixos demais, desacreditados de tudo!!
Se pelo menos o Brasil trouxesse a taça, a nossa fofa sairia do armário e iriamos todos pra rua com a moral la encima!!
Parabéns!!

Anónimo disse...

Pena que a nossa "grande dama" nao está animada. Logo ela que é tão exuberante , tão altiva e bonita!
Mas, como dizes, estamos todos a meio pau. O sentimento que nos invade é de tristeza, de luto , de abatimento. Com determinação e comprometimento vamos, com toda certeza, virar essa página. O certo é levantar a cabeça, arregaçar as mangas e trabalhar por melhores dias. Parabéns pelo texto bem elaborado !
João Martini

Anónimo disse...

A cronista está oferecendo uma boa oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre a Bandeira do nosso país.
Tenho certeza que muitos de nós não chegamos a perceber o significado dos seus símbolos, o porquê das suas cores, a sua história e principalmente a sua importância política.
LUCIA SENNA, com muita graça, nos faz um resumo bem humorado da nossa Bandeira.
O editor segue , complementando em nota , o caminho certo para quem quiser saber mais sobre um dos nossos principais símbolos nacionais. É só seguir a trilha rsrs. Finalizo parabenizando- os pelo excelente conteúdo da crônica e do blog Mundo Botafogo, meu momento de lazer e boas pesquisas sobre o GLORIOSO.
ADEMAR

Anónimo disse...

Crônica Gloriosa ! Olavo Bilac, poeta botafoguense apaixonado, deve ter feito um pedido do tipo: " tudo bem, eu faço o hino à bandeira mas em troca quero a minha Estrela Solitária impressa nela."
Acordo firmado ! Resultado: fantástico. Essa é a verdade dos fatos rsrs.
Abraços,
Anônimo Convicto.

Anónimo disse...

Lábaro que não ostentas neste Mundial,
Única causa, somente, não possuiu tal!
Concorreram muito, bastante, para este fato,
Inacreditáveis denúncias do mal,
Arraigado em nosso País, de qualquer ato

Solerte cometido contra seu povo de índole
Eivada de calmas, pacíficas intenções...
No caso da cronista, bem informada e ávida
Nos noticiários sobre as vis corrupções,
As negociatas, togas vilipendiadas;

Crônico terrivelmente, o assunto da crônica,
Obnubilou tuas posturas declaradas
Sempre a favor do certo, da correção! A tônica
Tem toda coragem e todo discernimento,
Aquele que usas em paralelo ao talento!

Sérgio Sampaio,
www.umpoetinha.com.br

Anónimo disse...

Oi , Lucia
Acabei de ler a crônica. Aninha e Delia também curtiram muito.
Continuas ótima e cheia de boas ideias guardadas no teu baú de imaginações.
Beijos da Chesca.

Anónimo disse...

Admiro tua capAcidade criativa que a tudo imprime uma qualidade de superprodução.
Parabéns!

Anónimo disse...

Depois da tua crônica estou versada em Bandeira do Brasil. Sei tudo!
Entrei no site indicado pelo editor, viajei pelo nosso passado ao som do HINO à Bandeira do grande poeta botafoguense, Olavo Bilac. Foi um belo passeio cultural.
Beijos da Ju.

Anónimo disse...

Como a bandeira da crônica também nao botei ainda o meu bloco na rua. Mas já começo a ficar mais animada. Depois de vencermos o México, despertei para o sonho do hexa.
Vamos nos cobrir de verde e amarelo pois tá pintando Brasil pra levantar a taça.
Beijos da Lia

Anónimo disse...

Oi, Luquita
Curti muito a crônica. Aqui em Rio das Ostras o povo está bastante animado , agora que passamos para as quartas de final. O futebol nos proporcionando um oásis no meio do caos. Beijos da prima SILVIA

Anónimo disse...

Sou professor de história para o segundo grau. Quando li o título da crônica interessei - me imediatamente pela leitura. É que texto tão agradável. Não há dúvida que aprender história do Brasil de uma forma tão descontraída e bem humorada o aprendizado acontece sem " sofrimento ". É a memórizacao é imediata. Se e permites tenho vontade de levar o texto para a sala de aula e utiliza- lo para que a classe fique mais interessada. Acho que é possível até mesmo fazer uma dinâmica de grupo com o tema ou coisa que o valha. Fantástica a ideia da cronista! Meus sinceros parabéns!
O editor fez a complementação necessária e o conjunto da obra não poderia ter sido mais instrutiva.
Venancio Soares - professor.

Anónimo disse...

O texto está muito bom.Mas as notas finais da cronista e do editor são um presente muito especial.
É admirável que a Lucia tenha feito a correlação da estrelinha única que Apare por cima do trópico na Bandeira Nacional , com a nossa Estrela Solitária. Que grande percepção! E que o Ruy Moura tenha nos dado de mão beijada o site da história da nossa Bandeira,acompanhada do belo hino feito pelo brilhante Olavo Bilac.Programa maravilhoso e sem sair de casa rsrs.
Grande e GLORIOSO abraço.

Anónimo disse...

Uma crônica que diverte instruindo.
Beleza em dose dupla.
Luiz Soares

Anónimo disse...

Ficarias linda empunhando a Bandeira do Salgueiro em pleno Sambondromo num domingo de Carnaval. Isso sim.
O resto é conversa fiada.

Anónimo disse...

Impensável transformar a bandeira numa centenária senhora entristecia pela corrupção que toma conta do Brasil. Só tu com a tua leveza e originalidade para nos trazer uma história real e surreal ao mesmo tempo. São essas contradições que dão graça e vivacidade nos textos que escreves.
Beijos, amiga fofa.
Clara

Anónimo disse...

Que beleza a história da nossa Bandeira. Conhecia muito pouco e já nem me lembrava da letra do hino composto por Bilac. A Lucia SENNA fez um texto tão agradável e simpático que a vontade que tenho é de levantar- me e aplaudi- la de pé.
Receba cara cronista minha admiração e meu carinho.
Nicolau Albuquerque

Anónimo disse...

Lúcia,
O tema poderia descambar para a mesmice pois só dá artigo e matéria sobre a Copa do Mundo nesses dias de jogos. São todas muito parecidas .
A tua foi totalmente sui generis.
Tens um jeito teu de tudo transformar em riso e alegria.
Também sendo bruxa não me admira que tenhas lá tuas poções mágicas escondidas a sete chaves para nos deixar encantados com teus textos incríveis.
Da amiga TELMA

Anónimo disse...

Gosto de todas as tuas crônicas mas tem algumas que julgo excelentes.
Essa de hoje é uma delas. Outra foi sobre a língua portuguesa. Gosto quando o protagonista do texto é uma Bandeira ou a nossa língua. Fica surpreendente e muito interessante.
NELIO

Anónimo disse...

Depois de tantos comentários tão elogiosos, dizer mais o que ?
Que ADOREI!
Beijinhos, Lourdes

Anónimo disse...

Duas coisas são admiráveis numa mulher : a inteligência e o bom humor diante da vida.
Se além dessas qualidades ela ainda é bonita, sexy é botafoguense...bem aí é irresistivelmente GLORIOSA.
PARABÉNS, GLORIOSA ALVINEGRA!

Ruy Moura disse...

Muito obrigado pela deferência, Leandro. Fazemos o possível para agradar e fidelizar os nossos excelentes leitores, que constituem um conjunto de rara qualidade em se tratando de um blogue desportivo.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Obrigado, 'prima' Luciana.
Beijos Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Obrigado, Ademar. Não regateamos esforços para servir os nossos excelentes leitores, cuja qualidade é largamente demonstrada comentário a comentário.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Poeta infinitamente brilhante. Uma honra a tua presença contínua!

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Obrigado na parte que me cabe, Venancio.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Obrigado, Anônimo/a. Como os leitores gostaram tanto da crônica sobre a bandeira e o hino, na próxima semana alargarei o assunto com uma crônica sobre a bandeira que certamente surpreenderá os leitores. Será... a 'outra face' da bandeira. Ou o regresso ás origens.

Abraços Gloriosos.

Lúcia Costa disse...

Levar emoção aos que me lêem é o que almejo. Valeu Eliza.
BEIJOS, amiga !

Lúcia Costa disse...


Adorei o " és inconfundível ".
Isso só poderia vir de amigas
muito especiais , como uma certa Isabel. Bjs.

Lúcia Costa disse...

Meu caro Edson!
Fico nas nuvens com teu conentario. Obrigada e quero poder estar à altura desse fã, a cada crônica publicada.
Grande abraço.

Lúcia Costa disse...

Uma botafoguense só poderia mesmo fazer a tal associação de ideias kkkkk
Grande abraço.

Lúcia Costa disse...

A história da nossa Bandeira é realmente muito interessante.
Fico feliz que tenhas curtido Abraços,

Lúcia Costa disse...

Concordo contigo, Aloísio.
Sem querer ser presunçosa , penso que captei direitinho a indignação da nossa velha dama digna. Abraços,

Lúcia Costa disse...

Agora, Taty, terás que ir pro AZARÃO KKKK.
Quem sabe em 2022?
Beijos, Tatita

Lúcia Costa disse...

Acho que foi ideia do Olavo Bilac. Esses poetas são sensacionais !
ABRAÇOS, grande botafoguense arretado.

Lúcia Costa disse...

E eu, mais ainda de ter um amigo que me é tão carinhoso e que vive a me fazer altos elogios desde sempre.
Beijos, Milton.

Lúcia Costa disse...

Isso vai acontecer , Amaury!
É esperar pra ver. Se não tivermos a chance de testemunhar esse renascimento, certamente nossos netos, bisnetos , tataranetos, etc.... kkkk
Abraço,

Lúcia Costa disse...

Pois é...E ainda assim temos que correr para preservação do meio - ambiente. Caso contrário, as aves e felinos entrarão em extinção e não sobrará uma sequer para figurar na nossa Bandeira. Situação periclitante! Abraços ,


Lúcia Costa disse...

Se nós brasileiros começarmos a tomar atitudes drásticas em relação à todas essas situações calamitosas que dominam o pais, nesse triste momento histórico, a Bandeira voltará a tremular, altiva como é da sua natureza.
Beijinhos, querida.

Lúcia Costa disse...

Ter a nossa Estrela solitária cravada na Bandeira do Brasil é simplesmente o máximo.
Abraços, TADEU

Lúcia Costa disse...

Oi, Leandro, tenho imenso orgulho em fazer parte de um blogue de tão alto nível. Devemos isso ao Ruy Moura , nosso querido editor, que imprime ao Mundo Botafogo um grau de credibilidade estratosférico. Quem conhece o blogue ,dele não se afasta jamais! E o número de leitores so faz crescer dia após dia.
Obrigada , caro leitor , pelos elogios dirigidos ao editor e a mim também. ABRAÇOS,

Lúcia Costa disse...

Obrigada , Dario.
E que a nossa Bandeira tenha o respeito que bem merece.
Abraços,

Lúcia Costa disse...

A ludicidade encanta crianças e adultos. Ah, se colocássemos o lúdico no nosso dia a dia... a vida seria ainda mais fantástica ! Beijos, Sandrinha.

Lúcia Costa disse...

Sou mesmo otimista, Carlos.
Claro que esse otimismo tem que ter um pé na realidade dos fatos. Agora, o outro pé, pode caminhar até mesmo pelo imponderável. Porque não? Kkkk
Abraços,

Lúcia Costa disse...

Obrigada , Waldir.E desculpas pelo comentário nada criativo.
Kkkk.
Abraços

Lúcia Costa disse...

Exatamente,Marlene. Idêntica a você. Nunca vi duas personalidades tão fantasticamente parecidas.
No quesito "magnetismo pessoal" , então, vocês são gêmeas e siamesas kkkk
Beijos, queridona.

Lúcia Costa disse...

Pois é,Sonia! Agora teremos que esperar mais 4 anos pelo Hexa. Tudo bem! Nesse país, aprendemos a ser pacientes...
Beijos,

Lúcia Costa disse...

Muito bem dito. Façamos por merece- la. Abraços.

Lúcia Costa disse...

Obrigada , Gabriel!
Sinto- me altamente lisonjeada!
Grande abraço,

Lúcia Costa disse...

Gloriosa estrela solitária!
Delícia saber que a nossa bandeira é também botafoguense. Bom demais!
Abraços, Cleber

Lúcia Costa disse...

Será? Acho que vai encalhar nas prateleiras das livrarias.
Tudo bem, até escrevo.Tenho, no entanto, uma condição : a de comprares toda a edição.
Topas ? Kkkk
Beijos,

Lúcia Costa disse...

Eu não duvido. Tinha que ser deslumbrante e é DESLUMBRANTE!
Abraços,

Lúcia Costa disse...

Que bom, Celso. É alentador saber que gostaste da crônica. Afinal, escrevo para que os meus caros e queridos leitores gostem.
Grande abraço,

Lúcia Costa disse...

Aqui é assim, Lulu!
Sem perceber, o leitor está adquirindo cultura. Depois de algum tempo, vira um sábio!
Kkkkk Beijos,prima .

Lúcia Costa disse...

Pelo jeito, amiga, a " nossa fofa " vai permanecer no armário por muitos e muitos anos. São tantas as razões que ela tem para ficar amoada...
o Brasil ter perdido a chance do hexa é só mais uma e de loooooooonge a menos importante.
Beijos,minha fotógrafa preferida.

Lúcia Costa disse...

Tens toda razão. De nada adianta chorar sobre o leite derramado. Bola pra frente .
Obrigada pelo elogio.
Abraços,.

Lúcia Costa disse...

Sem dúvida, é importante adquirimos mais conhecimentos sobre os símbolos da Pátria.
O Ruy Moura trouxe dicas valiosas para Quem quiser conhecer mais sobre o tema.
Ele é GLORIOSO!
Grande abraço, Ademar.

Lúcia Costa disse...

O Brasil já não vai mais levantar a taça, Lia.
Nós, brasileiros, é que precisamos levantar a nossa autoestima que ,por diversos motivos, está no chão.
Beijos, amiga

Lúcia Costa disse...

O meu baú de imaginação?
Kkkkk. GIRO!
Gostei , CHESCA.
BEIJINHOS.

Lúcia Costa disse...

Um comentário maravilhoso mas um tanto ou quanto exageraaaaado.
Mas eu adooooooooro!!!
Obrigada

Lúcia Costa disse...

O blogue do Ruy é exatamente isso : um belo passeio cultural. Se o CR7 é um craque da bola, o Ruy Moura é um craque nas matérias que posta no MUNDO Botafogo.
Beijos,Juju

Lúcia Costa disse...

Acabou a alegria. O oásis secou. Agora só o caos permanece intacto. Kkkkk
Beijos,prima

Lúcia Costa disse...

Seria uma honra imensa se levares a crônica para a sala de aula. E depois quero saber se houve uma boa aceitação .
Ideia aprovada .Agradecida me despeço. Abraços,

Lúcia Costa disse...

Acho que posso dizer que Ruy e eu ficamos exultantes com os bons comentários que nos trazes. Maravilhoso e estimulante ver o nosso trabalho reconhecido.
Obrigada,

Lúcia Costa disse...

Alegria também em dose dupla!
Obrigada, Luís.

Lúcia Costa disse...

Quem dera ...
Viviane Araújo é lindíssima e insubstituível.
Mas, confesso que o teu comentário deixou- me com a autoestima bem alta kkkk
Valeu!

Lúcia Costa disse...

Obrigada, Clara por tão simpático comentário!
AMEI!
VALEU , amiga !

Lúcia Costa disse...

Aplaudir- me de pé?
Nossa! Não mereço tanto!
Vamos fazer o seguinte : aplauda- me sentado, caro leitor! E eu ficarei sensibilizada pelo resto do ano. Brincadeiras à parte, teu comentário é delicioso!
Obrigada pelo carinho.
Abraços,

Lúcia Costa disse...

Ah, Telma! Comentario cheio de magia esse teu. Obrigada, amiga. Beijos,

Lúcia Costa disse...

Dar voz a quem não tem ?
Também gosto. Interessante imaginar o que certos objetos nos diriam se fossem capaz de exprimir seus " sentimentos ".
Além de tudo é bem divertido dar vida a quem não tem.
Sinto- me como o Geppeto e seu famoso boneco de pau,Pinocchio.
Abraços,

Lúcia Costa disse...

Não precisa dizer mais nada mesmo, minha querida.
Basta dizer que tu consideras os meus textos espetaculares,
que eu sou o máximo, que sou incrível. .
Kkkkk
Beijos,

Lúcia Costa disse...

O que dizer diante de um comentário tão repleto de elogios?
Não sei. Juro que não sei!
Então, só me resta te agradecer pelas doces palavras.
Grande abraço!.

Lúcia Costa disse...

Deve ter ocorrido exatamente assim , naquele velho esquema do " é dando que se recebe ".
Na verdade , é lógico que Olavo Bilac , homem íntegro e de conduta ilibada, jamais entraria no jogo imoral de certos políticos que só atuam na base de trocas. Poeta e , além de tudo, botafoguense, compôs um hino emocionante para a nossa Bandeira.
Abraço, anónimo convicto.
Continue tendo as tuas convicções mas ...saia do anonimato. Kkkk

Lúcia Costa disse...

Tenho o mesmo sentimento, amiga. Ela , tremulando altiva , em algum evento esportivo ou até fora do Brasil, sobe uma emoção inexplicável! Apesar de toda a tristeza devido à prolongada crise, ainda assim não dá para resisti- la. É por demais sedutora.
Beijos,

Lúcia Costa disse...

Honrada também me sinto com os teus poemas sem par a adornar com luminosidade única, as crônicas que aqui escrevo.
Obrigada, GLORIOSO poeta.

Janette almeida disse...

Oi Lucia,
Sou brasileira com muito orgulho!!
O Brasil é um país de emoções.O futebol é a paixão dos brasileiros. O Brasil é um país forte,país divertido, amigo que tem raça, alegria, harmonia. Povo solidário.
Também não vi ruas enfeitadas,nem praças e nem grandes comemorações.
O povo brasileiro anda triste, decepcionado com a política que vai minando e destruindo os sonhos deste povo.
Nossa bandeira...
Adorada em nossos corações,manto verde, amarelo, azul sagrado, esperança para nação.Somos fortes e brasileiros,com fé, força e garra venceremos a malandragem da política.
Temos um grito em nosso interior.
Temos que vencer.

Lúcia Costa disse...

Temos, JANE, vários gritos presos nas nossas gargantas. Gritamos por uma sociedade mais justa onde todos possam usufruir de benefícios que ficam restritos a uma pequena parcela da população. Gritamos pelo fim dos políticos corruptos que só pensam em ganhar dinheiro com falcatruas. Clamamos para que o dinheiro dos nossos impostos sejam revertidos para a saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, segurança nas estradas, enfim...a lista de prioridades não tem fim.
Também amo o meu país mas ando desolada. Estamos em ano de eleições e o nosso voto é a arma que temos para dar uma virada nesse jogo.
Cabe a nós nos envolvermos mais , buscarmos informações em fontes adequadas para finalmente votar em alguém que verdadeiramente respeite o cargo que venha a exercer e junto com o povo possa dar um novo " grito do Ipiranga " dessa vez lá em Brasília.
Obrigada amiga pelo ótimo comentário.
Beijos

Anónimo disse...

Que a Bandeira Nacional permaneça trancafiada dentro de um armário qualquer, é triste. Mas que a nossa RAINHA do Mundo Botafogo fique tanto tempo sem nos oferecer a sua graça e majestade, é muito inquietante.
Desde o dia dois do corrente não temos um texto da porta bandeira do nosso estimado blog. Lúcia Senna volte a nos alegrar. Seus fãs ficam ansiosos por suas crônicas com gosto de ' quero mais '.
Por favor, entenda isso como um carinho e jamais como uma cobrança descabida. É só um jeito de dizer o quanto gostamos de você.
AMAURY

Lúcia Costa disse...

É um comentário tão doce e meigo que não haveria a mais remota possibilidade de entender de outra forma , Aumaury.
Sim, estou aqui com algumas ideias rondando a minha cabeça. Estou aguardando que caiam das nuvens e tomem conta das pontas dos meus dedos. Kkkkk
Obrigada mesmo pelo carinho.
Grande abraço e até breve.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...