segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Botafoguenses entre os 20 maiores meio-campistas da história mundial

O Portal ‘Goal.com’ elaborou uma lista dos 20 maiores meio-campistas da história do futebol mundial com base na qualidade geral apresentada pelo jogadores tanto por clube e seleção, bem como títulos conquistados, grandes atuações, consistência e longevidade.

Foram incluídos apenas atletas que tiveram sucesso em equipes montadas com dois ou três meio-campistas, não tendo sido considerados meias em posições mais avançadas rumo ao ataque (casos, entre outros, de Michel Platini, Zidane e Zico).

A lista foi elaborada pelos jornalistas Carlo Garganese e Mark Doyle e inclui três atletas que foram Glórias no Botafogo de Futebol e Regatas, isto é, 15% da lista!

Eis as referências textuais do Portal sobre os três atletas:

Didi

Eleito o craque da Copa do Mundo de 1958, vencida pelo Brasil, Didi foi um dos primeiros grandes mestres nas cobranças de falta e, dizem, o responsável pela criação do termo "Jogo Bonito".

Ex-Fluminense, Botafogo e Real Madrid, criou a "Folha Seca", forma de bater na bola que deixava goleiros loucos. Bicampeão mundial, um eterno ídolo. Um craque para sempre!

Gerson


O Canhotinha de Ouro, como passou a ser apelidado, foi parte integral da Seleção Brasileira que encantou o mundo na Copa de 1970 e, até hoje, é considerada por alguns especialistas como o maior time que já pisou os gramados.

Ídolo especialmente de Botafogo, Fluminense e São Paulo, a sua técnica apurada deixava os companheiros em excelentes posições para marcar após lançamentos espetaculares. O mais digno sucessor de Didi, eternizado pelo Tri Mundial!

Clarence Seedorf


Clarence Seedorf era tão obcecado pelo lado tático do jogo, que durante os seus anos finais no Milan o técnico Massimiliano Allegri reconheceu que o holandês lhe deixava "louco". Meses depois, ele viveria os seus últimos momentos encantando o Brasil com a camisa do Botafogo.

Formado nas categorias de base do Ajax, este craque de passe apurado e espetacular leitura dos espaços é o único homem a ter conquistado a Champions League por três clubes diferentes: Real Madrid, Milan e Ajax agradecem!

Texto integral em https://www.goal.com/br/listas/modric-xavi-didi-e-os-20-maiores-meio-campistas-da-historia/shzx6hv9wmf816yj0m78vq3ed

4 comentários:

Sergio disse...

Quando vejo essas coisas sobre o Botafogo e olha para o time atual e as porcarias que casta perpetuas encasteladas em G.S., tenho vontade de chorar. O que estão fazendo com o Glorioso é criminoso. Por isso, prefiro não ver mais jogos do time atual. O amor não acaba, mas há um limite para a paciência. ABS e SB!

Ruy Moura disse...

É isso, Sergio. Há um tempo já que a minha paciência se esgotou. Começo a ver os jogos e acabo desligando. Vejo uns bocados e outros não. O amor não acaba, mas n~~ao temho nenhuma vontade de chorar. Confesso que a vontade é de esbofetear várias vezes a gentalha da oligarquia botafoguenseque que há décadas - excetuando a presidência de Bebeto de Freitas - está atirando o Botafogo na sarjeta.

Abraços Gloriosos.

Carlos Eduardo disse...

A respeito disso concordando ou não com alguns nomes nessa lista o que a gente vê de semelhante entre esses caras é o uso exacerbado da inteligência,sendo isso o que nos falta na atualidade e como faz falta.
Não sei se você já viu a entrevista do João Saldanha ao Roda-Viva em 1987,se ainda não viu,tem no youtube.
Fiquei de boca-aberta com tamanha lucidez e realidade do cenário politico e esportivo do Brasil naquela época(que se repete até hoje),ele criticando as taticas que prejudicam o jogo,preparação física,formação de tecnicos que mais são educadores físicos e que não entendem nada de "bola".
Foi uma aula que eu tive em quase 2 horas de vídeo.
Não temos reposição a altura nem dentro de campo que dirá nos microfones.
Quanto ao Botafogo atual,o descaso que é dado por quem o comanda é o reflexo do que vemos em campo,só isso.
Burrice de cabo a rabo,ninguém sabe nada,ninguém joga nada,um bando de zero a esquerda.
Abraços,Ruy!!!

Ruy Moura disse...

A lucidez e a colocação dos problemas pelo João Saldanha creio que muito se deve a ter sido militante do Partido Comunista. Os comunistas herdaram uma reflexão baseada no materialismo dialético e em questões sempre bem colocadas (em minha opinião, o problema deles não foram as questões, mas as respostas a essas questões, propondo doutrina contrária ao que a ciência marxista propunha).

Em João Saldanha ocorre o mesmo: lucidez, questões bem colocadas mas... nem sempre as respostas certas na prática. Nem cono técnico, nem como jornalista, nem como político'. O modo como Saldanha atacou o Botafogo nos anos subsquentes à sua saída de treinador, era mortal. Atacou violentamento Paulo Antônio Azeredo, Sergio Darcy, Xisto Toniato e, em geral, todos os dirigentes do futebol. Eu não concordo com as suas posições exacerbadas e extremas, mas sem dúvida uma figura fascinante que fazia 'mexer' tudo em que tocava.

Não se vi essa entrevista. Vi bastantes, mas já não me lembro se assisti a essa.

Concordo inteiramnete: "Quanto ao Botafogo atual, o descaso que é dado por quem o comanda é o reflexo do que vemos em campo,só isso. Burrice de cabo a rabo, ninguém sabe nada, ninguém joga nada, um bando de zero a esquerda."

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...