domingo, 5 de maio de 2019

A mais espetacular virada do Botafogo no século XXI

Texto ANÔNIMO

Você, fã de futebol, certamente já leu ou ouviu falar a frase “há coisas que só acontecem com o Botafogo”. Quase sempre, falando de algum gol sofrido ou fiasco do time Carioca, porém, hoje, vamos usar a célebre frase, criada por um filósofo apaixonado na mesa de bar, para lembrarmos uma virada espetacular que aconteceu há pouco mais de três anos.

Na noite do dia 4 de setembro de 2014, o Botafogo, lutando para não cair, ia até Fortaleza enfrentar o Ceará, líder da Série B, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, no Rio, vitória do Vozão por 2 a 1, o que dava ao time cearense uma certa tranquilidade.

Quando a bola rolou, foi o Botafogo que fez 1 a 0, em um belo gol do lateral Edílson (hoje no Grêmio). Minutos depois, Bill deixou tudo igual, e em seguida, o veterano Magno Alves, de pênalti, virou para o Ceará. Porém, quando todos já estavam prontos para o fim da etapa inicial, o sobrenatural apareceu. Em um cruzamento baixo e ruim, Yuri Mamute mergulhou quase no calcanhar do zagueiro, e de cabeça, empatou novamente o jogo.

Na segunda etapa, o tempo foi passando… passando… até que o jovem goleiro Andrey, do Botafogo, falhou, e Bill fez 3 a 2 para o Ceará, já na reta final da partida. Houve até um apagão no estádio, o que fez a partida ficar paralisada por alguns minutos. Essa parada, foi tempo o suficiente para a partida transmitida pela TV Globo, entre Flamengo e Coritiba, vencida pelos cariocas nos pênaltis, acabar. Que tal acompanhar os minutos finais de Ceará x Botafogo? Nada disso. A TV Globo informou que o Ceará estava classificado.

Porém, a bola ainda rolava em Fortaleza. Já era 48 do segundo tempo… e aí, aí há coisas que só acontecem com o Botafogo. Walysson tentou chutar colocado, pegou fraco, mas o goleiro Jaílson (hoje no Palmeiras), falhou, e o peruano Cachito Ramírez deixou tudo igual. Porém, ainda era preciso virar o jogo, e faltavam poucos segundos. No vídeo https://www.youtube.com/watch?v=-rZXG2MwQgY, o próprio Edinho (que comentava o jogo pelo SporTV), já dizia que de nada adiantava…

Ledo engano. O Ceará deu a saída, Magno Alves perdeu um gol inacreditável, e segundos depois, o zagueiro André Bahia, jogando de centro-avante, acertou esses chutes, que dificilmente acertará de novo, de fora da área, no ângulo… um golaço, o da virada e o da classificação.

Apesar da eliminação na fase seguinte para o Santos, pode ter certeza, que essa virada histórica, está entranhada na retina de qualquer torcedor do Botafogo, até hoje. Até mesmo esse que vos escreve, inventaste a dança do gol feliz, após o chute de André Bahia…


FICHA TÉCNICA 
Botafogo 4x3 Ceará
» Gols: Edilson, aos 15’, Yuri Mamute, aos 45+1, Ramírez, aos 90+3’ e André Bahia, aos 90+5 (Botafogo); Bill, aos 20’ e 75’ e Magno Alves, aos 26’
» Competição: Copa do Brasil 
» Data: 03.09.2014 
» Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE) 
» Público: 37.794 pagantes 
» Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG); Assistentes: Pablo da Costa (MG) e Márcio Correia Dias (PA)
» Disciplina: cartão amarelo – Emerson Sheik, Yuri Mamute, Gabriel, Ramírez (Botafogo); Samuel Xavier, Ricardinho, Anderson (Ceará)
» Botafogo: Andrey, Edilson, Bolívar, André Bahia e Júnior César (Júlio Cesar); Gabriel, Mario Bolatti (Ferreyra), Cachito Ramirez e Daniel (Yuri Mamute); Emerson Sheik e Wallyson. Técnico: Vagner Mancini.
» Ceará: Jailson, Samuel, Anderson, Alex Lima e João Carlos; Vicente, Eduardo, Ricardinho (Michel) e Nikão (Souza); Bill (Amaral) e Magno Alves. Técnico: Sérgio Soares.

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo).

2 comentários:

Filipe disse...

..Foi mesmo de arrepiar! Eu tive o.prazer de assistir aquela partida memoravel..Na hora do gol .dei um soco no puff da sala enquanto explodia aquele grito em agudo..a mil e um hz..incontrolável..Foogoooo!!! Alguns vizinhos acordaram ...até hj lembram que alembrança abraço Rui

Ruy Moura disse...

Foi mirabolante em todos os aspectos: virada espetacular, no fim dos acréscimos e com um golaço de... um zagueiro!!!

Abraços Gloriosos.

Na altitude, faltou atitude; no planejamento, sobrou a falta dele

Crédito: Vítor Silva / SAF Botafogo. por DINAFOGO | Coluna “Botafogo nisso!” | Colaborador do Mundo Botafogo O Botafogo foi eliminado da...