quarta-feira, 1 de maio de 2019

Basquete Fantástico: Botafogo nas semifinais da Liga Nacional

A fantástica equipe do Botafogo, superando-se pelo espírito de união, de conjunto e de brio profissional, comandada por um técnico excepcional, que faz questão de afirmar “não faço nada sozinho; aqui é tudo em conjunto", bateu a fortíssima equipe do Pinheiros, guiada pelo extraordinário Jamaal, em grande forma física e técnica, e alcançou espetacularmente as semifinais da Liga Nacional (NBB), reeditando a vitória alcançada no Torneio Super 8 em que se classificou entre as quatro melhores equipes.

O Mundo Botafogo, em comentário à última partida, mencionava que “no 5º e último jogo o Botafogo tem que inverter a tendência do efeito ‘casa’: no seu Ginásio o Botafogo ganhou duas partidas ao Pinheiros (ambas por 15 pontos) e fora de casa perdeu as duas partidas. Sendo a próxima e última partida fora de casa, o Botafogo tem que quebrar a tendência e vencer no reduto adversário.”

Pois o Botafogo superou-se, talvez no jogo mais sensacional de toda a competição, conforme afirmação do locutor do jogo, que anunciou ter sido a partida que bateu o recorde de espectadores assistindo em simultâneo: 12.500 espectadores!

Os minutos finais foram avassaladores, com as equipes alternando a liderança do placar, e acabando com uma ponta final fantástica do Botafogo, que lhe valeu a consagração ao G4 do basquetebol nacional.

O Botafogo iniciou-se forte na partida mas o Pinheiros rapidamente tomou a vanguarda aos 5’, anotando 10-8 a seu favor. Desde aí o Pinheiros comandou o jogo até ao fim do 3º quarto, ganhando-os todos: 22-20 no 1º quarto, 16-14 no 2º quarto e 23-19 no 3º quarto. O Botafogo foi sempre reagindo estoicamente aos placares desfavoráveis, encostou no Pinheiros diversas vezes, mas não evitou a diferença de 8 pontos no final do 3º quarto: 61-53 a favor do Pinheiros.

Porém, o melhor estava guardado para o final. O Botafogo arranca 5 pontos seguidos no início do último quarto e acossa o Pinheiros através de desempenho extraordinário de Jamaal, secundado por Cauê Borges, Coelho e Diego. A equipa ameaça várias vezes a liderança do Pinheiros. Aos 5´ Diego é desqualificado com o placar em 61-58 favorável ao Pinheiros, mas a equipe continua lutando com enorme garra e brio profissional, resistindo bravamente a acabando por encostar no Pinheiros com uma bola de 3 de Coelho: 63-62 para o Pinheiros. E, na sequência, após errar um lance livre, Jamaal não perdoa e numa bola de 3 empata para o Botafogo: 67-67.

Os últimos minutos foram indescritíveis: o Pinheiros reagiu e chegou a 74-70, mas o Botafogo virou o jogo após cestas de Arthur e Maique. Porém, a 45” do fim o Pinheiros passa para a frente do marcador: 76-75. Mas assistido por Jamaal, Cauê faz uma bola de 3 e coloca o Botafogo em vantagem: 78-76 a 30” do fim. E nos últimos segundos, muito tensos, o Botafogo, jogando com maior discernimento, conquistou mais 4 pontos: dois lances livres de Cauê e outros dois de Jamaal, fechando o placar em 82-78 e levando o Botafogo a uma semifinal que não acontecia desde 2001, quando o atual técnico era jogador do Glorioso.

Jamaal foi o cestinha com 21 pontos e liderou também as assistências (6). A equipe distinguiu-se nas bolas de 3: 13/22 com 59% de aproveitamento. A semifinal será jogada contra o Flamengo, iniciando-se no Ginásio Oscar Zelaya na próxima sexta-feira, dia 03.05.2019.

Botafogo 82x78 EC Pinheiros (SP)
» Parciais: 22-20; 16-14; 23-19; 17-29
» Equipe e pontuação: Jamaal (21), Cauê (16), Coelho (11), Diego (11), Maique (9), Arthur (8), Guga (4), Ansaloni (2), Mogi (0) e Murilo (0)
» Data: 30.04.2019
» Local: Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP)
» Botafogo: Coelho, Cauê, Jamaal, Ansaloni e Arthur. Entraram: Guga, Mogi, Diego, Maique e Murilo. Técnico: Léo Figueiró.
» Pinheiros: Isaac, Toledo, Dawkins, Renato e Betinho. Entraram: Bennett, Ware, Ruivo e Gabriel. Técnico: César Guidetti.

2 comentários:

Jatahy disse...

Isso, Grande vitória. Espero que o time de futebol absorva um pouco da determinação do basquete e do volei.
Abraços

Ruy Moura disse...

Seria ouro sobre azul, Jatahy. Mas não será porque a determinação da turma do vôlei e do basquete é absolatamente fora de série, são extraordinariamente comandados dentro de campo (Lorena e Jamaal) e fora de campo (Walner e Léo). No futebol a equipa não tem nem determinação nem sentido coletivo, não tem quem pense e comande a equipe e o treinador ainda é caso para ver.

O que eu penso é que deviam passar aos futebolistas sessões de vídeos dos jogos de vôlei e basquete para se envergonharem e aprenderem o que é união, espírito coletivo e entreajuda constante.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...